BOLSONARO ATACA ESQUERDA, IMPRENSA, FRANÇA E RAONI DURANTE DISCURSO NA ONU
24 de setembro de 2019

Em seu primeiro discurso no plenário da Assembleia-Geral das Nações Unidas, o presidente Jair Bolsonaro abriu frentes de ataques severos contra os governos de esquerda no Brasil, a atitude da França diante dos incêndios na Amazônia e até mesmo o cacique caiapó Raoni Metuktire, uma das principais vozes contra as políticas indigenista e ambiental da sua gestão. Sob a alegação de que trazia a “verdade” ao plenário, o brasileiro criticou até mesmo a própria ONU, a quem acusou de “perverter a identidade biológica”, em referência à agenda da organização em favor da diversidade de gênero.

“Apresento aos senhores um novo Brasil, que esteve à beira do socialismo”, declarou logo no início de seu discurso de 31 minutos – 11 a mais do que o determinado pela ONU a cada chefe de Estado. “Meu país esteve muito próximo do socialismo, o que nos colocou numa situação de corrupção generalizada, grave recessão econômica, altas taxas de criminalidade e de ataques ininterruptos aos valores familiares e religiosos que formam nossas tradições”, completou, em uma clara apresentação do viés ideológico de seu governo.

Em plena situação de fritura de seu ministro da Justiça, em Brasília, Bolsonaro interrompeu seus ataques apenas ao alçar a figura do ex-juiz Sergio Moro, a quem elogiou por seu combate à corrupção. Igualmente valeu-se da presença da indígena Yzany Kalapalo, que trouxe à ONU como parte de sua delegação, para dar credibilidade a sua versão de que a Amazônia não está sendo destruída, de que seu governo combate o incêndio criminoso e de que sua política indigenista segue os anseios dos nativos brasileiros.

Bolsonaro não chegou a mencionar a França diretamente, mas referiu-se à nação presidida por Emmanuel Macron como “um país” que adotou uma postura colonialista, seguiu a “mídia sensacionalista” e ousou “sugerir a aplicação de sanções contra o Brasil” no episódio dos incêndios na Amazônia. O presidente brasileiro pediu respeito à soberania nacional e atribuiu a polêmica internacional em torno do desmatamento da Amazônia à “mídia sensacionalista”.

“É uma falácia dizer que a Amazônia é patrimônio da humanidade, e um equívoco, como atestam os cientistas, afirmar que nossa floresta é o pulmão do mundo”, afirmou. “Valendo-se dessas falácias, um ou outro país, em vez de ajudar, embarcou nas mentiras da mídia e se portou de forma desrespeitosa, com espírito colonialista.”

Nesse capítulo, Bolsonaro voltou a ser agressivo em relação às reservas indígenas. Afirmou que não vai aumentar a área demarcada como terra indígena dos atuais 14% do território nacional para 20%, “como alguns chefes de Estado gostariam que acontecesse”. Mas completou que pretende permitir aos índios brasileiros, como os ianomâmis e os da Raposa Serra do Sol, a exploração econômica de suas reservas – citou ouro, diamante, urânio, nióbio e terras raras -,  para que não sejam mais “latifundiários pobres em terras ricas”.

O presidente alegou ainda que haver no país 225 povos indígenas e outras 70 tribos isoladas para sustentar, em seguida, que o cacique Raoni não fala em nome de todos eles. Raoni é a principal liderança que, especialmente no plano internacional, atua em favor da preservação ambiental e da proteção de áreas indígenas desde os anos 1980.

“A visão de um líder indígena não representa a de todos os índios brasileiros. Muitas vezes alguns desses líderes, como o cacique Raoni, são usados como peças de manobra por governos estrangeiros na sua guerra informacional para avançar seus interesses na Amazônia”, declarou. “Infelizmente, algumas pessoas, de dentro e de fora do Brasil, apoiadas em ONGs, teimam em tratar e manter nossos índios como verdadeiros homens das cavernas.”

Em seu afã de declarar superada a suposta conversão do Brasil ao regime socialista, Bolsonaro deu destaque especial à ação de Cuba, país que se desdobra atualmente para manter sua orientação política e que enfrenta crises fiscal e de desabastecimento. Afirmou que o Brasil “deixou de contribuir com a ditadura cubana” ao revisar o programa Mais Médicos.

“Há poucas décadas, tentaram mudar o regime brasileiro e de outros países da América Latina. Foram derrotados”, declarou, como forma indireta de defender as ditaduras militares de direita que vigoraram na região entre os anos 1960 e 1980.

Em mais um ataque à esquerda, acusou o Foro de São Paulo de ser uma “organização criminosa” criada para difundir o socialismo por Fidel Castro e os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez, da Venezuela. O Foro é uma entidade legítima que reúne os partidos de esquerda. Bolsonaro, porém, foi sucinto ao tocar no desafio da crise política da Venezuela, onde disse haver 60.000 agentes cubanos em ação. Em apenas duas linhas escritas, disse estar o Brasil empenhado no restabelecimento da democracia no país com o qual tem a maior fronteira terrestre.

Seu discurso não deixou de causar impressão na plateia. A chanceler Angela Merkel expressou na face sua contrariedade. Mas não houve, como se temia, protesto de delegação insatisfeita com a mensagem de Bolsonaro.

Ideologia

Em linha com o pensamento do guru de seu governo, Olavo de Carvalho, o presidente condenou os “sistemas ideológicos de pensamento que não buscam a verdade, mas o poder absoluto”. Trata-se de uma definição repetida com frequência pelo chanceler Ernesto Araújo em seus discursos contra a “contaminação” do globalismo e do marxismo cultural em instituições e até mesmo na família.

Bolsonaro se disse vítima desse sistema, ao ter sido “covardemente esfaqueado por um militante de esquerda”, e trouxe esse arrazoado ao falar contra a atuação da própria ONU em prol dos direitos humanos e, especificamente, da defesa à diversidade de gênero. Para o presidente, “essa ideologia” a ser eliminada está expressa no politicamente correto, na repetição de clichês e palavras de ordem. Afeta a família, atinge as crianças e “deixa um rastro de morte, ignorância e miséria”.

“Não estamos aqui para apagar nacionalidades e soberanias em nome de um interesse global abstrato. esta não é a Organização do Interesse Global. É a ONU. Assim deve permanecer”, declarou.

Em resposta a duras críticas dirigidas a seu governo pela alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, Bolsono insistiu que a criminalidade está diminuindo no país. Avisou também que terroristas disfarçados de perseguidos políticos não terão mais esconderijo no Brasil.

Abertura econômica

Indo e voltando aos temas, sem uma ordem muita clara em sua oratória, Bolsonaro cometeu um deslize ao afirmar que, em apenas oito meses, seu governo conseguiu arrematar as negociações de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia e também com os países do EFTA (Noruega, Suíça, Islândia e Liechtenstein). As discussões haviam sido retomadas e praticamente finalizadas na gestão anterior, de Michel Temer.

Sua declaração em favor da assinatura de novos acordos comerciais, porém, remarcou seu compromisso com a agenda liberal do Ministério da Economia. Bolsonaro condenou os “vícios e amarras de quase duas décadas de irresponsabilidade fiscal, aparelhamento do Estado e corrupção generalizada” que, embora não tenha mencionado, vinculou aos governos do PT. Mencionou também, com entusiasmo, o início do processo de adesão do Brasil à Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Como manda a tradição nas Nações Unidas, coube ao Brasil o primeiro discurso, seguido pelos Estados Unidos. Essa deferência se dá desde a primeira reunião plenária oficial da Assembleia-Geral, em 1947. Naquela época, a ONU tinha 57 membros. Nesta 74ª reunião, são 195.

Até 1982, os discursos do Brasil foram feitos pelos ministros de Relações Exteriores ou pelos chefes da missão do país na ONU. Naquele ano, porém, o discurso foi feito pelo então presidente brasileiro, o general João Baptista Figueiredo. Na redemocratização, falaram no plenário da Assembleia-Geral os presidentes José Sarney, Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Michel Temer.

Bolsonaro deverá manter uma conversa informal com o presidente americano, Donald Trump, logo depois de seus discursos, no prédio da ONU. O retorno de Bolsonaro a Brasília está previsto para hoje. Por razões médicas, ele cancelou todos os encontros bilaterais que manteria ao longo da semana em Nova York. O chanceler Ernesto Araújo cumprirá parte dos encontros nos quais o presidente se ausentará.

 

 

Via: Veja

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

19/05/2024 CONFIRA LISTA COM 136 CONCURSOS ABERTOS E 17.608 VAGAS EM TODO O PAÍS Nesta semana, o caderno Trabalho & Formação Profissional preparou uma lista com 136 concursos e 17.608 vagas, além de cadastro reserva. No Distrito Federal, há sete concursos abertos com 377 vagas. Para o Centro—Oeste, há 19 seleções abertas com 2.877 oportunidades. Nos conselhos region ...
  • Compartilhe:

19/05/2024 PROVAS DO ENEM 2024 SERÃO EM 3 E 10 DE NOVEMBRO; CONFIRA O CRONOGRAMA   O cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi divulgado nesta segunda-feira (13). As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, e o gabarito oficial será divulgado em 20 de novembro. A previsão é de que os resultados sejam divulgados em 13 de janeiro de 2025. De ...
  • Compartilhe:

19/05/2024 COM CRISE NO RS, VAI FALTAR ARROZ NO PRATO DOS BRASILEIROS?
  • Compartilhe:

18/05/2024 COTEGIPE: IDOSO É RESGATADO APÓS DESAPARECER EM MATA FECHADA   Um idoso de 87 anos, identificado como Plácido, foi resgatado por bombeiros militares do 17º BBM, em Barreiras, que estava desaparecido desde a noite de quarta-feira (15) após adentrar em uma mata fechada no Povoado de Barroquinha, em Cotegipe, interior da Bahia. O senhor, que sofre de Alz ...
  • Compartilhe:

18/05/2024 ABL FESTEJA 19 ANOS COM SARAU Os 19 anos de criação da Academia Barreirense de Letras (ABL) serão comemorados no dia 20 de maio com um encontro festivo na sede da entidade, abrindo a programação cultural da instituição na semana em que se comemora também o aniversário de Barreiras. No evento acontece a terceira edição ...
  • Compartilhe:

18/05/2024 ABERTAS INSCRIÇÕES PARA A CORRIDA DO ALGODÃO 2024 Com o tema Transformação a cada passo, evento será realizado pela Abapa nos dias 23 e 24 de agosto, na Praça do Avião, em Luís Eduardo Magalhães. Estão abertas as inscrições para a Corrida do Algodão 2024, que será realizada nos dias 23 e 24 de agosto, na praça do Avião, em Luís Eduar ...
  • Compartilhe:

18/05/2024 BARREIRAS 133 ANOS: PREFEITURA APRESENTOU NESTA SEXTA-FEIRA 17, A PROGRAMAÇÃO OFICIAL DAS FESTIVIDADES Naiara Azevedo, Bandas Escandurras, Brodericks e Marcelo Rakar fazem parte da programação especial   Emoção e alegria associadas à cultura, esporte, lazer e entrega de obras deram o tom do lançamento da programação oficial em comemoração aos 133 anos de emancipação política da Capital ...
  • Compartilhe:

18/05/2024 VEREADOR E PRESIDENTE DA CÂMARA DE BARREIRAS, ALCIONE RODRIGUES, VISITA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO RIACHINHO JUNTO COM SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE     Na manhã desta sexta-feira, a Unidade de Saúde da Família do Riachinho recebeu a visita do vereador e presidente da Câmara de Barreiras, Alcione Rodrigues, acompanhado pelo secretário municipal de saúde, Melchisedec Neves. A visita teve como objetivo acompanhar de perto os servi ...
  • Compartilhe:

17/05/2024 CONFIRA AS ATRAÇÕES DO ANIVERSÁRIO DE BARREIRAS       Estas são as atrações do aniversário de 133 anos de Barreiras. Tem som para todos os gostos. Dia 24/05 tem om Rock de Marcelo Hakar, Banda Brodericks, Luanda e também a Banda Zyonautas, No dia 25 as atrações são as seguintes: Naiara Azevedo, Escanduras, Daniel Cruz, Noss ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 MARILDE GUEDES, PRESIDENTE DA ABL, LANÇA SEU PRIMEIRO LIVRO DE POESIA ”CENA POÉTICA”   No dia 23 de maio, às 17:30, a Festa Literária Internacional de Barreiras (FLIB) será palco do lançamento do primeiro livro de poemas de Marilde Guedes. O evento ocorrerá na sede da Academia Barreirense de Letras (ABL), uma instituição prestigiada na qual Marilde exerce a presidência. ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 INEMA PRECISA ADOTAR MEDIDAS DURAS PARA IMPEDIR AS PCH’S DE POLUIR O RIO GRANDE. GOVERNO DO ESTADO TEM QUE TOMAR SÉRIAS PROVIDÊNCIAS; LEIA A NOTA ABAIXO   NOTA O Grupo de Estudos em Tecnologias Ambientais do Cerrado e do Semiárido da Bahia – Mandacaru, em conjunto com o Grupo de Pesquisa Holocene: Mudanças Ambientais Globais e Cerrado, ambos da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), por meio desta nota, se posicionam com relação a ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 EM PARCERIA COM A PREFEITURA DE BARREIRAS, NÚCLEO MULHERES DO AGRO PROMOVE I SEMINÁRIO ALGODÃO QUE AQUECE Barreiras foi escolhida pelo Núcleo Mulheres do Agro para sediar o I Seminário Algodão que Aquece, realizado na última sexta-feira (10). O evento reuniu professores da rede municipal de ensino para uma formação continuada com palestras técnicas e disseminação de conhecimento sobre sustentab ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 VITÓRIA OFICIALIZA ACERTO COM THIAGO CARPINI   O Vitória já tem um novo técnico. Thiago Carpini foi anunciado pelo clube na noite desta terça-feira (14). O profissional, que está na Europa desde que foi demitido do São Paulo, será oficialmente apresentado na próxima quinta (16). O Leão já estava conversando com o profissional ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 NARRADOR SILVIO LUIZ MORRE AOS 89 ANOS   O narrador esportivo Silvio Luiz morreu nesta quinta-feira (16) às 9h40, aos 89 anos de idade, em decorrência de falência múltipla dos órgãos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Hospital Oswaldo Cruz. O Hospital Alemão Oswaldo Cruz informa que o paciente, Sr ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 BARREIRAS: CIPT-O RECUPERA MATERIAIS PROVENIENTES DE ROUBO E INDIVÍDUO É CONDUZIDO A DELEGACIA DE POLÍCIA   No final da tarde de ontem, quarta-feira, 15, por volta das 17h, policiais da CIPT-O recuperaram materiais provenientes de roubo e um indivíduo foi conduzido à delegacia de polícia, na rua Jesuíno Pamplona, no bairro Jardim Ouro Branco, em Barreiras. A PM foi acionada através do disk den ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 OTONIEL SE REÚNE COM POPULAÇÃO PARA DISCUTIR SUGESTÕES PARA CULTURA E TURISMO QUE SERÃO INSERIDAS EM SEU PLANO DE GOVERNO     Na noite desta quarta-feira, 15 de maio, o tradicional clube ABCD de Barreiras foi palco de um importante encontro organizado pelo vereador e pré-candidato a prefeito, Otoniel Teixeira. O evento teve como objetivo ouvir sugestões da população para a elaboração de propostas sólid ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 BARREIRAS: NOVOS MEMBROS DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE FORAM EMPOSSADOS NESTA QUARTA-FEIRA, 15 Atuante em caráter permanente e deliberativo, o Conselho Municipal de Saúde desenvolve atividades na formulação de estratégias e no controle da execução da política municipal de saúde. Em Barreiras, os novos membros do Conselho tomaram posse nesta quarta-feira (15), no Plenário Dr. Aroldo ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 PRESTADORES DE SERVIÇOS DA BAHIA FARM SHOW COMEMORAM CRESCIMENTO DO SETOR PARA EDIÇÃO 2024 Empresas das áreas para atendimento aos estandes como Buffet, decoração e mobiliário, limpeza, recepção ganham espaço junto com a chegada da feira agrícola, que será realizada de 11 a 15 de junho, em Luís Eduardo Magalhães. A Bahia Farm Show cresce a cada ano e os grandes resultados chega ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 ABAPA OFERECE MAIS UMA EDIÇÃO DO CURSO DE EXECUTOR DE AVIAÇÃO AGRÍCOLA  A aviação agrícola é uma ferramenta que auxilia de forma ágil o controle da operação fitossanitária e influencia na manutenção do potencial produtivo no campo. Visando fortalecer a segurança técnica nessas operações a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), ofereceu e ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 SECRETARIA DE SEGURANÇA CIDADÃ E TRÂNSITO DE BARREIRAS REALIZA 3ª EDIÇÃO DA ENTREGA REFERÊNCIAS ELOGIOSAS A GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS Na terça-feira (14), a Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito de Barreiras realizou a 3ª Edição da entrega de Referências Elogiosas aos Guardas Civis Municipais (GCM). O evento que aconteceu na sede da GCM teve como objetivo, reconhecer o fruto dos serviços prestados à população barre ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade