INCOMODADO COM ATAQUES DA FAMÍLIA BOLSONARO, MOURÃO ADMITE QUE PODE RENUNCIAR AO CARGO
26 de abril de 2019

Em público, o presidente Jair Bolsonaro e o vice Hamilton Mourão vivem um casamento sólido, visitado apenas por desavenças ocasionais e amenas, próprias das uniões estáveis e felizes. “Esse casamento é até 2022, no mínimo”, disse Bolsonaro em café da manhã com a imprensa na quinta-feira 25, no Palácio do Planalto. “Continuamos dormindo na mesma cama. Só tem briga para saber quem vai arrumar a cozinha”, divertiu-se Bolsonaro. “Ou cortar a grama”, emendou Mourão. Por trás das alegres metáforas matrimoniais, a realidade que se esconde nos bastidores mostra que, das crises políticas que o atual governo enfrentou até aqui, a mais grave é esta — as hostilidades, amenizadas em público mas incandescentes em privado, entre o presidente e o vice.

As divergências vieram à tona pelas mãos de Carlos Bolsonaro, o Zero Dois, que postou um vídeo na conta do pai no YouTube no qual o guru Olavo de Carvalho desfia críticas impiedosas aos militares — “são incultos e presunçosos”. Seu alvo era claro: o general Hamilton Mourão, a quem o proselitista já chamou de “adolescente desqualificado”. O presidente, mais incomodado com as críticas ao golpe de 64 do que ao vice, pediu que o vídeo fosse retirado do ar. Mas, a essa altura, já estava aberta a temporada de ataques a Mourão. Na saraivada de tuítes que se seguiu ao episódio, o vice foi acusado de se opor às propostas do presidente, de se aliar a adversários, de se aproximar de empresários importantes, de bajular a mídia, de se apresentar como sensato e transigente — tudo isso, segundo Carlos, planejado para que Mourão se viabilize como alternativa de poder.

A questão central é uma só: Bolsonaro avaliza as críticas públicas que o filho tem feito ao vice, acusando-o de conspirar contra o governo? A resposta é “sim”. Ele não concorda com tudo, mas acha que o filho está mirando no alvo certo. “Algumas críticas são justas”, admitiu Bolsonaro na quinta-­feira. Quais? “Não vou entrar em detalhes”, cortou. Desde a postagem do vídeo, o general Mourão começou a cristalizar sua desconfiança de que os ataques de Carlos tinham o aval do presidente. No domingo, o general, cuja aparência sisuda esconde uma personalidade brincalhona, estava calado, triste e até teve picos de pressão. Cercado por familiares, mostrou-se contrariado e disse que, se aquilo continuasse, não descartava a saída extrema de renunciar. “Se ele (Bolsonaro) não me quer, é só me dizer. Pego as coisas e vou embora”, desabafou. Resignado, explicou que é um soldado a serviço da nação. No governo, tudo o que faz, diz ele, é tentar ajudar o presidente, e não o contrário. “O presidente nunca me disse para parar, para não falar com essa ou aquela pessoa. Então, entendo que não estou fazendo nada de errado. Mas se ele quiser que eu pare…”, disse.

Bolsonaro, por sua vez, está convencido do oposto, e já emitiu vários sinais de sua insatisfação com o vice. Na terça-feira 23, durante a reunião do Conselho de Governo, no Palácio do Planalto, alguém elogiou o presidente e declarou que ele vencera sozinho uma eleição difícil, sem a ajuda dos políticos. “Não, teve o Mourão comigo”, Bolsonaro ironizou. Semanas atrás, irritado com algo que não deixou muito claro aos interlocutores, o presidente voltou a censurar o vice. “O negócio é o seguinte: o Mourão é general lá no Exército. Aqui quem manda sou eu. Eu sou o presidente”, afirmou, elevando o tom de voz. Bolsonaro tampouco freou os filhos. Ao contrário, Carlos, depois do vídeo de Olavo de Carvalho, intensificou os ataques (veja o quadro ao lado). O deputado Eduardo Bolsonaro também entrou na roda, declarando que o general realmente precisa ser enquadrado: “O Mourão não foi eleito para ficar dando declarações contrárias às do presidente ou para agradar a uma parte da opinião pública. A função do vice é substituir o presidente em uma eventual ausência dele. Tem de ser um soldado na porta do quartel. Nada mais”. Para o Zero Três, o vice enseja a desconfiança de que ele pode almejar um cargo mais alto da República. “No começo eu ouvia esse papo e achava besteira. Agora, já não sei mais”, afirma.

O gabinete da Vice-Presidência funciona no anexo 2 do Palácio do Planalto, a apenas alguns metros de onde despacha o presidente. É uma sala relativamente modesta, se comparada à de Bolsonaro. É lá que Mourão recebe a imprensa — a quem o presidente acusa de querer boicotá-lo — e mantém as portas abertas aos parlamentares críticos do governo. No início do mês, Mourão recebeu o líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP). A assessoria do parlamentar acionou o gabinete do vice e pediu o encontro. Após algumas horas, a audiência foi confirmada diretamente por Mourão, que, atencioso, ligou para o senador e marcou a reunião para dois dias depois. “Nós conversamos com quem tem sensatez para conversar”, diz o senador, um opositor feroz ao governo, ao expor o motivo de ter procurado o vice, e não o presidente, para discutir uma agenda de melhorias de infraestrutura em seu estado. Ao fim do encontro, Mourão passou seu contato pessoal ao parlamentar e colocou-se à disposição.

Na segunda-feira, o vice recebeu a deputada Perpétua Almeida, do PCdoB. Ela foi pedir a Mourão apoio para aumentar a proteção nas fronteiras do Acre e para ajudar a destravar a proposta de criação de um escritório do Banco do Brics (grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) no Brasil. Na reunião, encontrou um vice-­presidente receptivo, que lhe confidenciou ter uma prima, Arminda Mourão, ex-filiada ao PCdoB. Entre risos, Mourão contou que a prima tentou convencê-lo a ingressar no partido. “O vice-­presidente entende a liturgia do cargo que está ocupando. É um democrata”, disse Perpétua a VEJA.

Até aliados do governo, que têm esbarrado em dificuldades para falar com ministros e com o próprio presidente, batem à porta de Mourão. O deputado de primeiro mandato Márcio Labre (PSL-RJ) procurou o vice dizendo ser seu fã. Em uma conversa de quarenta minutos, eles falaram de política a pesca, e chegaram a tratar sobre as declarações do vice-presidente. Ao parlamentar, Mourão explicou que, quando entrou no Exército, foi instruído a ser sincero e a sempre falar o que pensava. “Com o Bolsonaro é a mesma coisa. Enquanto não recebo uma diretriz, mantenho pública a minha opinião pessoal”, ponderou. É essa desenvoltura que tem catalisado as desconfianças do presidente e de alguns aliados sobre as verdadeiras intenções do vice.

Em um governo tão sectário na política e na ideologia, o amplo leque de ações do vice soa como provocação — ou, o que é pior, como conspiração. Para piorar, os petardos que mantêm aceso o conflito costumam ser disparados por assessores que, às vezes mais realistas que o rei, apostam no confronto. Tanto que foi Carlos, e não Bolsonaro, quem publicou o vídeo na conta do pai. E foi o coronel Itamar, que cuida da rede social do vice, quem curtiu um comentário da jornalista Rachel Sheherazade, do SBT, que enfureceu Carlos. São os peões da intriga palaciana.

Há duas semanas, o deputado Marco Feliciano (PODE-SP), vice-líder do governo, protocolou um inusitado pedido de impeachment de Mourão. Mas, curiosamente, ele mesmo admite que não quer a cassação do vice. “Foi um tiro de alerta. Eu não mirei o coração do Mourão. Eu mirei os ouvidos — os dele e os de todos os que estão com ele. Agora, aqueles que frequentam o gabinete podem ser vistos como conspiradores”, afirmou o parlamentar a VEJA. Antes de apresentar o pedido, Feliciano foi ao Palácio do Planalto para consultar o presidente sobre sua ideia. Acompanhando a audiência estava o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, amigo de Mourão. O parlamentar e o presidente conversaram a respeito da reforma da Previdência e, depois de alguns minutos, Feliciano pediu para ficar a sós com Bolsonaro. O general saiu da sala, e Feliciano então falou da proposta de impeachment. Explicou que questionaria o decoro de Mourão. “Nos 100 dias de governo foram 100 dias de vice alfinetando o presidente”, disse. O presidente não fez nenhum comentário. Feliciano tomou o silêncio como sinal verde. O pedido de impeachment já foi devidamente arquivado pelo presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia.

No café da manhã de quinta-feira, Bolsonaro e Mourão sentaram-se lado a lado, em cena de harmonia. Fizeram questão de dizer que Carlos tem o direito de expressar sua opinião. Mourão chegou a comentar que o fato de Carlos ser filho do presidente não o obriga a ficar “de bico calado”. Mas é uma ingenuidade a noção de que a crítica do filho do presidente seja comparável à de qualquer político. Ainda mais quando o referido filho teve papel fundamental na campanha e exerce influência indiscutível sobre o presidente. “Ele é, de longe, o mais influente dos filhos”, confirma um ministro da ala dos auxiliares mais poderosos do governo.

Na história brasileira, não são raros os conflitos entre titular e vice. O marechal Deodoro da Fonseca, o primeiro presidente da República, desconfiava, com razão, de Floriano Peixoto, que assumiria seu lugar nove meses depois da posse. Café Filho conspirava contra Getúlio Vargas. João Goulart não dava trégua a Jânio Quadros. Na redemocratização, Itamar Franco voltou-se contra Fernando Collor. Dilma Rousseff acreditava que Michel Temer era o vice mais discreto e servil com que um presidente poderia contar. Deu no que deu. Na crise de agora, seria útil, para a paz política, que as hostilidades ficassem dentro de casa — como acontece nos casamentos de sucesso. Diz o cientista político e colunista de VEJA Sérgio Praça: “Basta Bolsonaro manter-se vivo que Mourão não terá importância. Ele tem de seguir a sua agenda e evitar essas crises à toa”.

 

Via: Veja

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

30/04/2024 BRASIL PASSA DE 4 MILHÕES DE CASOS DE DENGUE; MORTES CHEGAM A 1.937   O Brasil passou de 4 milhões de casos de dengue registrados neste ano, conforme atualização do Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde nesta segunda-feira (29). No total, 4.127.571 casos prováveis da doença foram notificados em todo o país nos quatro primeiro ...
  • Compartilhe:

29/04/2024 TSE MULTA LULA EM R$ 250 MIL   O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) impôs uma multa de R$ 250 mil a Lula e à coligação partidária Brasil da Esperança pelo impulsionamento de conteúdo eleitoral considerado negativo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro durante a eleição de 2022. A informação é do Uol, publicada n ...
  • Compartilhe:

29/04/2024 CRIANÇA MORRE ATROPELADA POR ÔNIBUS ESCOLAR EM MUQUÉM DO SÃO FRANCISCO Uma fatalidade envolvendo um ônibus escolar vitimou um aluno de uma escola das Pedrinhas, em Muquém do São Francisco, na manhã desta segunda-feira (29). O Gazeta 5 esteve no local durante toda a manhã e tentou buscar informações sobre o acontecido, no entanto todos estão abalados e não cons ...
  • Compartilhe:

29/04/2024 DAVI BRITO, DO BBB 24, TEM CONTA DO INSTAGRAM HACKEADA O perfil do Instagram de Davi Brito foi hackeado na noite desta segunda-feira (29). Além dele, a conta de sua irmã Raquel Brito também foi alvo dos ataques cibernéticos. A informação foi confirmada pela equipe do baiano através do X, antigo Twitter, e por uma nota divulgada pela equipe ju ...
  • Compartilhe:

29/04/2024 JOGADORA DA SELEÇÃO BRASILEIRA REVELA DIAGNÓSTICO DE DOENÇA GRAVE A jogadora da Seleção Brasileira e do Orlando Pride Luana Bertolucci revelou, nesta segunda-feira (29), que foi diagnósticada com linfoma de Hodgkin, um tipo de câncer no sistema linfático. Por meio de um comunicado publicado em seu perfil no Instagram, a atleta contou que descobriu a doença a ...
  • Compartilhe:

29/04/2024 PROJETO MORAR LEGAL REGULARIZA IMÓVEIS DE MAIS UMA QUADRA NO CENTRO DE BARREIRAS Nesta sexta-feira (26), o prefeito Zito Barbosa entregou os títulos de propriedade para moradores de mais uma quadra inteira no Centro de Barreiras, marcando um avanço significativo no Projeto Morar Legal. A iniciativa, coordenada pela Procuradoria Geral do Município, visa promover a regularizaç ...
  • Compartilhe:

29/04/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS REALIZA 8ª EDIÇÃO DA CARAVANA DA CIDADANIA EM COMEMORAÇÃO AOS 30 ANOS DO BAIRRO SANTA LUZIA A oferta dos serviços essenciais para a comunidade acontecerá nesta quarta-feira, 1º   A Prefeitura de Barreiras retoma nesta próxima quarta-feira (1º), com a realização da 8ª edição da Caravana da Cidadania com o objetivo de proporcionar aos moradores os serviços essenciais por meio de ...
  • Compartilhe:

29/04/2024 UNINDO FORÇAS: ALTA PRODUTIVIDADE E SUSTENTABILIDADE NA AGRICULTURA DO OESTE BAIANO Na semana em que o Dia Mundial da Terra é celebrado, a atenção global se volta para a urgência de abordar as mudanças climáticas. Em meio a essa preocupação, produtores rurais do oeste baiano têm se destacado ao unirem forças com pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV), de M ...
  • Compartilhe:

28/04/2024 CACHORRO MORRE APÓS SER ESQUECIDO EM CARRO DE PETSHOP EM VITÓRIA DA CONQUISTA   Um cachorro da raça shih-tzu de cinco anos morreu em Vitória da Conquista após ser levado para um petshop no município. Na denúncia feita pela esteticista Rosemeire de Oliveira Martins, tutora do animal, foi informado que o pet ficou esquecido dentro de um carro do estabelecimento. De ac ...
  • Compartilhe:

27/04/2024 DUAS VÍTIMAS DO ACIDENTE QUE DEIXOU 20 FERIDOS NA BR-242 MORREM NO HOSPITAL DO OESTE Duas vítimas do acidente que deixou 20 feridos no oeste da Bahia, morreram na madrugada deste sábado (27). Elas estavam internadas no Hospital do Oeste, na cidade de Barreiras. Uma das vítimas foi identificada como Dulcinéia Aurora de Oliveira. Ela era cobradora (prestadora de serviço da empres ...
  • Compartilhe:

27/04/2024 PF PRENDE MULHER SUSPEITA DE AJUDAR EM FUGA DO PRESÍDIO FEDERAL DE MOSSORÓ A Polícia Federal (PF) prendeu uma mulher suspeita de ajudar dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró – Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento – após a fuga em 14 de fevereiro. A mulher foi detida preventivamente ontem (26), na cidade de Aquiraz, no Ceará. ...
  • Compartilhe:

27/04/2024 PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE BARREIRAS, OTONIEL INICIA ENCONTROS PARA OUVIR A SOCIEDADE E CONSTRUIR PLANO DE GOVERNO   Para Barreiras seguir em frente! Com foco nesse objetivo, o pré-candidato a prefeito de Barreiras pelo União Brasil, Otoniel, participou nesta sexta-feira (26), no Hotel Morubixaba, com empresários e empreendedores do primeiro encontro do grupo de trabalho que irá elaborar o plano de gove ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 VIDEO: VEREADORES TROCAM “SOPAPOS” NA CÂMARA MUNICIPAL Foto: Reprodução / PIndobanews Uma confusão com direito a socos encerrou a sessão da Câmara de Vereadores de Pindobaçu, no Piemonte Norte do Itapicuru, nesta quinta-feira (25). Imagens que circulam pelas redes sociais mostram a briga, que deixou vereadores com escoriações. Ao final do entre ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DA BAHIA APROVAM PARALISAÇÃO DE 48H   Foto: Divulgação/APLB Professores da rede estadual aprovaram, na manhã desta quinta-feira (25), uma paralisação de 48 horas para a próxima segunda-feira (29) e terça-feira (30), durante assembleias regionais realizadas em todo o estado. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação d ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 BARREIRAS: RROJETO ESCOLINHA DE TRÂNSITO FORMA 152 FISCAIS MIRINS DE TRÂNSITO A iniciativa do 10º Beic conta com a parceria das secretarias municipais de Educação e de Segurança Cidadã e Trânsito   Nesta quinta-feira (25), estudantes, professores, diretores e apoiadores do Projeto Escolinha de Trânsito, realizado pelo 10º Batalhão de Ensino, Instrução e Capaci ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 BARREIRAS: COLISÃO ENTRE MICRO-ÔNIBUS E CAMINHONETE DEIXA CERCA DE 20 FERIDOS NA BR 242, NA ALTURA DO CERRADÃO   Na manhã desta sexta-feira, 26, por volta das 8h, um colisão grave, envolvendo uma caminhonete um micro-ônibus, deixou cerca de 20 pessoas feridas, na altura do KM 858, próximo ao Cerradão, em Barreiras. De acordo com informações, o micro-ônibus saiu de LEM, quando teria tido um probl ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 PINTOR CAI E MORRE ENQUANTO TRABALHAVA NO CENTRO DE IBOTIRAMA   Um pintor caiu e morreu enquanto trabalhava no centro de Ibotirama, na manhã desta quarta-feira (24). O caso aconteceu na rua JJ Seabra e, por conta da popularidade da vítima, causou tristeza na cidade. Ainda não há informações sobre o que provocou a queda, que foi registrada pela Polí ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 INCÊNDIO ATINGE DEPÓSITO DE MATERIAL RECICLÁVEL EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES Um incêndio de grandes proporções atingiu um depósito de material reciclável em Luís Eduardo Magalhães na quarta-feira (24). O incidente ocorreu na rua Ibotirama, no bairro Santa Cruz. Segundo o Corpo de Bombeiros, equipes da 2ª Companhia foram acionadas para a ocorrência. Três caminhões- ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 HOMEM É ASSASSINADO EM IBOTIRAMA NA NOITE DESTA QUINTA-FEIRA (25) O crime ocorreu na noite de ontem, 25, quando Reinan Cavalcanti foi morto a tiros, próximo ao bairro São João, na BA 160. Segundo o site Gazeta 5, o rapaz foi atingido na região do tórax e da cabeça. O crime teria sido cometido por dois homens em uma motocicleta. A Polícia Militar esteve no [ ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 SINEBAHIA: CONFIRA AS VAGAS DE EMPREGO DISPONÍVEIS EM BARREIRAS NESTA SEXTA-FEIRA (26) O SineBahia divulgou as oportunidades de trabalho disponíveis nesta sexta-feira (26) para a cidade de Barreiras, no oeste da Bahia. Os interessados devem buscar atendimento em uma das unidades do órgão. Não é preciso agendar e as senhas serão distribuídas conforme disponibilidade e por ordem ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade