O QUE OS PRÉ-CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA JÁ DISSERAM SOBRE O PORTE DE ARMAS PELA POPULAÇÃO
20 de junho de 2018

 

 

Com 62.517 homicídios registrados em 2016, o Brasil atingiu, pela primeira vez na História, a taxa de 30 mortes violentas para cada 100 mil habitantes. Foi o que apontou o Atlas da Violência 2018, divulgado no início deste mês com base em dados do Ministério da Saúde.

Do total de assassinatos, 71,1% foram cometidos com armas de fogo. Os números são alarmantes, mas os pesquisadores afirmam que o cenário poderia ser ainda mais trágico se não houvesse restrição para a posse e o porte de armas no País.

“Uma verdadeira corrida armamentista que vinha acontecendo desde meados dos anos 1980 só foi interrompida em 2003, quando foi sancionado o Estatuto do Desarmamento”, diz o texto do Atlas. “Naturalmente, outros fatores têm que ser atacados para garantir um País com menos violência, porém, o controle da arma de fogo é central.”

Embora a defesa do Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/03) seja quase uma unanimidade entre especialistas em segurança pública, a lei é criticada com frequência e propostas de flexibilização têm ganhado espaço no âmbito das eleições de 2018.

O movimento é puxado, em grande parte, pelas declarações do pré-candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL), líder nas pesquisas de intenção de voto nos cenários sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conforme o último levantamento do Datafolha.

Ex-militar, o deputado federal pelo Rio de Janeiro costuma dizer que é preciso “armar o cidadão de bem”. Hoje, para conseguir a posse, é preciso declarar a efetiva necessidade da arma, e o pedido é analisado pela Polícia Federal.

Preocupados com o desempenho de Bolsonaro, outros candidatos têm defendido mudanças na legislação.

Antes entusiasta do Estatuto do Desarmamento, o ex-governador de São Paulo e pré-candidato ao Planalto pelo PSDB, Geraldo Alckmin, por exemplo, mudou de opinião recentemente e afirmou que, em áreas rurais, o porte de armas deve ser “facilitado”. A declaração foi dada em 17 de maio, um dia depois de Bolsonaro dizer que daria um fuzil a cada produtor agrícola do Brasil. O combate à violência no campo é, hoje, uma das principais reivindicações do setor.

Para Ilona Szabó, diretora do Instituto Igarapé, é importante que o debate sobre segurança pública ganhe destaque nas eleições, “mas não há solução mágica, nem salvador da pátria”. Segundo ela, a população precisa “ficar atenta aos fatos e deixar de lado os mitos, para que os candidatos tenham que aprofundar o debate e oferecer soluções concretas”.

“A ideia de que armar civis torna as sociedades mais seguras é um mito. Estudo do Ipea feito em São Paulo mostra que o aumento de 1% [na quantidade] de armas de fogo eleva em até 2% a taxa de homicídios”, disse Szabó ao HuffPost Brasil.

“A evidência de países como os Estados Unidos reforça o achado: os estados americanos que têm leis de armas mais permissivas registraram aumentos acentuados em homicídios, roubos, assaltos domiciliares e acidentes envolvendo crianças”, completa Szabó.

No Congresso Nacional, iniciativas para afrouxar o Estatuto do Desarmamento tramitam há anos. O PL 3722/2012 é um deles: de autoria do deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC), o projeto voltou a ser discutido no início deste ano, em meio à intervenção federal no Rio de Janeiro. Uma das sugestões do texto, que tem o apoio da “bancada da bala”, é acabar com a obrigatoriedade de justificar à PF a necessidade da posse de arma.

Saiba o que 12 pré-candidatos ao Planalto já disseram sobre o porte de arma:

Álvaro Dias (Podemos)

O cidadão entende que tem que portar arma para se defender legitimamente, e eu não posso negar esse direito.Álvaro Dias, em sabatina do UOL em maio.

“A incompetência do governo e a corrupção jogam no chão a segurança pública do País, e a consequência é esse desejo da legítima defesa. O cidadão entende que tem que portar arma para se defender legitimamente, e eu não posso negar esse direito”, declarou Dias.

Ciro Gomes (PDT)

Eu não facilitarei a posse de arma para ninguém.Ciro Gomes, em entrevista no Twitter Brasil em setembro de 2017.

“O maior equívoco para enfrentar a bandidagem, a violência que nos amedronta, é imaginar que uma população armada, sem maior treinamento, vai reduzir a violência. Isso não é a experiência que a gente conhece no mundo. Os países que restringem o uso de armas têm menos violência. Eu não facilitarei a posse de arma pra ninguém porque eu sou amante da paz e quero nosso povo protegido”, afirmou Ciro.

Flávio Rocha (PRB)

Sou contra o monopólio da força pelo Estado.Flávio Rocha, em entrevista à TV Folha em abril.

“Não sou a favor da pena de morte porque o único que pode tirar uma vida é Deus. Com relação ao desarmamento, sou contra o monopólio da força pelo Estado”, disse o empresário, sinalizando que pode defender cidadãos armados.

Geraldo Alckmin (PSDB)

Porte de arma pode ter. Na área rural, até deve ser facilitado.Geraldo Alckmin, em evento de pré-campanha em maio.

“Porte de arma pode ter. Na área rural, até deve ser facilitado. Se mora isolado, fica alvo fácil. No agro hoje, as coisas são caras, os equipamentos têm valores impressionantes. Então você atrai quadrilha. Vamos estudar tudo isso com detalhes. Não quero entrar nessa miudeza eleitoral. Precisamos verificar com seriedade”, declarou o ex-governador.

Guilherme Boulos (PSOL)

[Armar a população] é um contrassenso, é um absurdo, e todos os estudos mostram isso.Guilherme Boulos, em entrevista no Twitter Brasil em abril.

“Acreditar que armar a população vai reduzir a violência é a mesma coisa que querer distribuir cachaça para acabar com o alcoolismo. É um contrassenso, é um absurdo, e todos os estudos mostram isso. Nos lugares onde as pessoas têm mais arma, isso só aumenta a insegurança porque as pessoas reagem de uma maneira mais ofensiva”, disse o líder do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto).

Henrique Meirelles (MDB)

Imaginem isso [cidadão armado] espalhado pelo País. Imaginem qualquer briga de trânsito.Henrique Meirelles, em evento com ruralistas em junho.

“Alguns dos senhores podem até preferir [ter armas] para se defender de uma invasão. É compreensível. Mas imaginem isso espalhado pelo País. Imaginem qualquer briga de trânsito”, afirmou o ex-ministro.

Jair Bolsonaro (PSL)

Irresponsável o governo que desarma o cidadão de bem e deixa a vagabundagem muito bem armada. Eu quero equilibrar esse jogo.Jair Bolsonaro, em vídeo publicado no Twitter em junho.

“Irresponsável o governo que desarma o cidadão de bem e deixa a vagabundagem muito bem armada. Eu quero equilibrar esse jogo, dar o direito à legítima defesa para a população. Não é você comprar na birosca da esquina uma .40 para você, vai ter algum critério para essa questão”, disse o deputado.

João Amoêdo (Novo)

A pessoa deve ter a liberdade de portar arma, se for de seu interesse.João Amoêdo, em entrevista ao HuffPost Brasil em dezembro de 2017.

“Na questão do desarmamento, o partido já se posicionou contra. A gente acha que a pessoa deve ter liberdade de portar arma, se for de seu interesse, claro que com responsabilidade. A gente vai deixar que essa solução venha da população”, afirmou o ex-banqueiro.

Lula (PT)

Tem um cidadão que acha que vai acabar com a violência dando arma, eu quero dar emprego.Lula, em entrevista concedida em dezembro de 2017.

“Tem um cidadão que acha que vai acabar com a violência dando arma, eu quero dar emprego. Se você gera um emprego, você gera um salário e consequentemente um consumidor. Um jovem empregado tem menor chance de se envolver com a violência”, disse o ex-presidente.

Manuela D’Ávila (PCdoB)

Quando os cidadãos são armados, está comprovado que as mulheres são as maiores vítimas.Manuela D’Avila, em entrevista ao Nexo em fevereiro.

“A política que resolve o tema da segurança pública não é armar os cidadãos. Aliás, quando os cidadãos são armados, está comprovado que as mulheres são as maiores vítimas. Nós precisamos equipar polícias, remunerar bem os policiais”, declarou a deputada.

Marina Silva (Rede)

Não se resolve o problema da segurança distribuindo armas para a população. Isso é uma insanidade.Marina Silva, em vídeo publicado no Twitter em maio.

“Não se resolve o problema da segurança distribuindo armas para a população. Isso é uma insanidade. As pesquisas mostram que, em uma casa onde tem uma arma, o risco de acontecer uma tragédia é incomparavelmente maior. A segurança é um problema do Estado. Nós temos que treinar continuadamente nossos policiais, nós temos que valorizá-los economicamente e simbolicamente”, afirmou a ex-senadora.

Rodrigo Maia (DEM)

Eu acho que já está ficando madura a possibilidade de um recadastramento [revisão do Estatuto].Rodrigo Maia, em evento com ruralistas em maio.

“Eu acho que já está ficando madura a possibilidade de um recadastramento, de retirar a discricionariedade [poder de decisão da Polícia Federal sobre a liberação do porte] e ver de que forma a gente consegue, de fato, ter uma lei que garanta ao indivíduo um direito que qualquer País do mundo tem”, disse o presidente da Câmara, mostrando-se favorável a ampliar possibilidades de porte de arma.

 

 

Via; Huff Post Brasil

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

30/04/2024 BRASIL PASSA DE 4 MILHÕES DE CASOS DE DENGUE; MORTES CHEGAM A 1.937   O Brasil passou de 4 milhões de casos de dengue registrados neste ano, conforme atualização do Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde nesta segunda-feira (29). No total, 4.127.571 casos prováveis da doença foram notificados em todo o país nos quatro primeiro ...
  • Compartilhe:

29/04/2024 TSE MULTA LULA EM R$ 250 MIL   O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) impôs uma multa de R$ 250 mil a Lula e à coligação partidária Brasil da Esperança pelo impulsionamento de conteúdo eleitoral considerado negativo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro durante a eleição de 2022. A informação é do Uol, publicada n ...
  • Compartilhe:

29/04/2024 CRIANÇA MORRE ATROPELADA POR ÔNIBUS ESCOLAR EM MUQUÉM DO SÃO FRANCISCO Uma fatalidade envolvendo um ônibus escolar vitimou um aluno de uma escola das Pedrinhas, em Muquém do São Francisco, na manhã desta segunda-feira (29). O Gazeta 5 esteve no local durante toda a manhã e tentou buscar informações sobre o acontecido, no entanto todos estão abalados e não cons ...
  • Compartilhe:

29/04/2024 DAVI BRITO, DO BBB 24, TEM CONTA DO INSTAGRAM HACKEADA O perfil do Instagram de Davi Brito foi hackeado na noite desta segunda-feira (29). Além dele, a conta de sua irmã Raquel Brito também foi alvo dos ataques cibernéticos. A informação foi confirmada pela equipe do baiano através do X, antigo Twitter, e por uma nota divulgada pela equipe ju ...
  • Compartilhe:

29/04/2024 JOGADORA DA SELEÇÃO BRASILEIRA REVELA DIAGNÓSTICO DE DOENÇA GRAVE A jogadora da Seleção Brasileira e do Orlando Pride Luana Bertolucci revelou, nesta segunda-feira (29), que foi diagnósticada com linfoma de Hodgkin, um tipo de câncer no sistema linfático. Por meio de um comunicado publicado em seu perfil no Instagram, a atleta contou que descobriu a doença a ...
  • Compartilhe:

29/04/2024 PROJETO MORAR LEGAL REGULARIZA IMÓVEIS DE MAIS UMA QUADRA NO CENTRO DE BARREIRAS Nesta sexta-feira (26), o prefeito Zito Barbosa entregou os títulos de propriedade para moradores de mais uma quadra inteira no Centro de Barreiras, marcando um avanço significativo no Projeto Morar Legal. A iniciativa, coordenada pela Procuradoria Geral do Município, visa promover a regularizaç ...
  • Compartilhe:

29/04/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS REALIZA 8ª EDIÇÃO DA CARAVANA DA CIDADANIA EM COMEMORAÇÃO AOS 30 ANOS DO BAIRRO SANTA LUZIA A oferta dos serviços essenciais para a comunidade acontecerá nesta quarta-feira, 1º   A Prefeitura de Barreiras retoma nesta próxima quarta-feira (1º), com a realização da 8ª edição da Caravana da Cidadania com o objetivo de proporcionar aos moradores os serviços essenciais por meio de ...
  • Compartilhe:

29/04/2024 UNINDO FORÇAS: ALTA PRODUTIVIDADE E SUSTENTABILIDADE NA AGRICULTURA DO OESTE BAIANO Na semana em que o Dia Mundial da Terra é celebrado, a atenção global se volta para a urgência de abordar as mudanças climáticas. Em meio a essa preocupação, produtores rurais do oeste baiano têm se destacado ao unirem forças com pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV), de M ...
  • Compartilhe:

28/04/2024 CACHORRO MORRE APÓS SER ESQUECIDO EM CARRO DE PETSHOP EM VITÓRIA DA CONQUISTA   Um cachorro da raça shih-tzu de cinco anos morreu em Vitória da Conquista após ser levado para um petshop no município. Na denúncia feita pela esteticista Rosemeire de Oliveira Martins, tutora do animal, foi informado que o pet ficou esquecido dentro de um carro do estabelecimento. De ac ...
  • Compartilhe:

27/04/2024 DUAS VÍTIMAS DO ACIDENTE QUE DEIXOU 20 FERIDOS NA BR-242 MORREM NO HOSPITAL DO OESTE Duas vítimas do acidente que deixou 20 feridos no oeste da Bahia, morreram na madrugada deste sábado (27). Elas estavam internadas no Hospital do Oeste, na cidade de Barreiras. Uma das vítimas foi identificada como Dulcinéia Aurora de Oliveira. Ela era cobradora (prestadora de serviço da empres ...
  • Compartilhe:

27/04/2024 PF PRENDE MULHER SUSPEITA DE AJUDAR EM FUGA DO PRESÍDIO FEDERAL DE MOSSORÓ A Polícia Federal (PF) prendeu uma mulher suspeita de ajudar dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró – Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento – após a fuga em 14 de fevereiro. A mulher foi detida preventivamente ontem (26), na cidade de Aquiraz, no Ceará. ...
  • Compartilhe:

27/04/2024 PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE BARREIRAS, OTONIEL INICIA ENCONTROS PARA OUVIR A SOCIEDADE E CONSTRUIR PLANO DE GOVERNO   Para Barreiras seguir em frente! Com foco nesse objetivo, o pré-candidato a prefeito de Barreiras pelo União Brasil, Otoniel, participou nesta sexta-feira (26), no Hotel Morubixaba, com empresários e empreendedores do primeiro encontro do grupo de trabalho que irá elaborar o plano de gove ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 VIDEO: VEREADORES TROCAM “SOPAPOS” NA CÂMARA MUNICIPAL Foto: Reprodução / PIndobanews Uma confusão com direito a socos encerrou a sessão da Câmara de Vereadores de Pindobaçu, no Piemonte Norte do Itapicuru, nesta quinta-feira (25). Imagens que circulam pelas redes sociais mostram a briga, que deixou vereadores com escoriações. Ao final do entre ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DA BAHIA APROVAM PARALISAÇÃO DE 48H   Foto: Divulgação/APLB Professores da rede estadual aprovaram, na manhã desta quinta-feira (25), uma paralisação de 48 horas para a próxima segunda-feira (29) e terça-feira (30), durante assembleias regionais realizadas em todo o estado. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação d ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 BARREIRAS: RROJETO ESCOLINHA DE TRÂNSITO FORMA 152 FISCAIS MIRINS DE TRÂNSITO A iniciativa do 10º Beic conta com a parceria das secretarias municipais de Educação e de Segurança Cidadã e Trânsito   Nesta quinta-feira (25), estudantes, professores, diretores e apoiadores do Projeto Escolinha de Trânsito, realizado pelo 10º Batalhão de Ensino, Instrução e Capaci ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 BARREIRAS: COLISÃO ENTRE MICRO-ÔNIBUS E CAMINHONETE DEIXA CERCA DE 20 FERIDOS NA BR 242, NA ALTURA DO CERRADÃO   Na manhã desta sexta-feira, 26, por volta das 8h, um colisão grave, envolvendo uma caminhonete um micro-ônibus, deixou cerca de 20 pessoas feridas, na altura do KM 858, próximo ao Cerradão, em Barreiras. De acordo com informações, o micro-ônibus saiu de LEM, quando teria tido um probl ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 PINTOR CAI E MORRE ENQUANTO TRABALHAVA NO CENTRO DE IBOTIRAMA   Um pintor caiu e morreu enquanto trabalhava no centro de Ibotirama, na manhã desta quarta-feira (24). O caso aconteceu na rua JJ Seabra e, por conta da popularidade da vítima, causou tristeza na cidade. Ainda não há informações sobre o que provocou a queda, que foi registrada pela Polí ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 INCÊNDIO ATINGE DEPÓSITO DE MATERIAL RECICLÁVEL EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES Um incêndio de grandes proporções atingiu um depósito de material reciclável em Luís Eduardo Magalhães na quarta-feira (24). O incidente ocorreu na rua Ibotirama, no bairro Santa Cruz. Segundo o Corpo de Bombeiros, equipes da 2ª Companhia foram acionadas para a ocorrência. Três caminhões- ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 HOMEM É ASSASSINADO EM IBOTIRAMA NA NOITE DESTA QUINTA-FEIRA (25) O crime ocorreu na noite de ontem, 25, quando Reinan Cavalcanti foi morto a tiros, próximo ao bairro São João, na BA 160. Segundo o site Gazeta 5, o rapaz foi atingido na região do tórax e da cabeça. O crime teria sido cometido por dois homens em uma motocicleta. A Polícia Militar esteve no [ ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 SINEBAHIA: CONFIRA AS VAGAS DE EMPREGO DISPONÍVEIS EM BARREIRAS NESTA SEXTA-FEIRA (26) O SineBahia divulgou as oportunidades de trabalho disponíveis nesta sexta-feira (26) para a cidade de Barreiras, no oeste da Bahia. Os interessados devem buscar atendimento em uma das unidades do órgão. Não é preciso agendar e as senhas serão distribuídas conforme disponibilidade e por ordem ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade