OZIEL OLIVEIRA APONTA PEDRO PARENTE COMO RESPONSÁVEL PELA CRISE COM CAMINHONEIROS
1 de junho de 2018

De  volta a prefeitura de Luís Eduardo Magalhães depois de dois mandatos fora do poder, Oziel Oliveira (PSD), tem o histórico político entrelaçado com o munício que ocupava em 2015 a sexta posição do ranking de PIB per capita da Bahia. Eram 55.074,20. Em 2017, a cidade contava com uma população, de acordo com o IBGE, superior às 83 mil. A distância para Salvador, quase mil quilômetros, somado à ocupação sulista promovida pelo agronegócio fez com que a parte rica da cidade pouco se identificasse com o restante do estado, contudo, arrefeceu-se nos últimos anos. A cidade abriga a segunda maior feira da Agroindústria do país, a Bahia Farm Show. Na última semana, a greve dos caminhoneiros provocada, inicialmente, pela política de alta de preços promovida pelo governo Michel Temer e pelo presidente da Petrobras Pedro Parente paralisou a cidade que tem a sua economia ancorada no agronegócio. O prefeito conversou com a reportagem do BNews sobre o adiamento da feira, a greve dos caminhoneiros e respondeu às críticas de sua terceira gestão à frente do município. Confira!

A Bahia Farm Show foi adiada em uma decisão tomada pelo conselho da feira. Houve prejuízos para os organizadores e para o negócio?

Oziel Oliveria: Primeiro, a decisão foi acertada em transferir a feira para a próxima semana. Já que a Bahia Farm Show é a segunda maior feira do Brasil. Tudo o que está acontecendo agora é externo aos participantes da feira. O que está acontecendo no país hoje extravasou as nossas competências. Nos teríamos todas as condições para podermos realizar a feira na data programada, pois ela é planejada com um ano de antecedência. Há um planejamento estratégico, marketing, é vendida e montada tão logo termina a do ano anterior.

Quanto aos participantes e expositores?

Oziel Oliveria: Foi tudo bem alinhado. Houve consenso entre as instituições financeiras que participam da feira e as indústrias. Porque a Bahia Farm é uma feira da indústria. Temos mais de 900 marcas e é uma feira de grande porte. Isso tem uma representatividade muito grande dentro do segmento industrial. Não somente em Luís Eduardo Magalhães em toda MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) onde estão os nossos braços das revendas.

A estimativa é superar os R$ 1,5 bi em negócios?

Oziel Oliveria: Ano passado nós tivemos este volume de negócios. A expectativa para este ano é ainda melhor porque tivemos uma supersafra e o momento para agronegócio ainda é muito bom. Nós sabemos que o país vive um momento de dificuldade, porque o caminhoneiros, por exemplo vivem um momento muito difícil. A cadeia do agronegócio é muito grande e um elo quebrou. Está sentindo dificuldades.

Já conseguem estimar o prejuízo com a paralisação?

Oziel Oliveria: Hoje ainda não temos este cálculo. Se estimava que (a greve) duraria três ou quatro dias e já estamos no oitavo (concedeu a entrevista na segunda-feira 28). O que impacta na nossa economia é que grande parte da nossa formação de preço para agricultura é baseada no preço do petróleo e isso também já vinha demando uma atenção para o alto custo. Este ano é atípico porque tivemos alta produção, com outros fatores que nos ajudaram muito foi a valorização das commodities no mercado internacional. Isso nos carregou para cima. No entanto, o óleo diesel tem um impacto muito grande na cadeia de produção. Toda a nossa produção depende do diesel: o trator, a colheitadeira, o transporte logístico todo no caminhão. Como a cadeia é grande, apenas parte dela é dos produtores, o setor de transporte tem sentido muito. Os reajustes diários no preço do diesel causaram um efeito devastador em toda a atividade econômica.

O senhor atribui esta política ao atual governo?

Oziel Oliveria: Com certeza. A política adotada pelo presidente (Michel) Temer, levando para a presidência da Petrobras, Pedro Parente, é um desastre para a nação. Nós não podemos, num país que é totalmente agrícola, onde nós já representamos mais 40% do PIB nacional, ter o petróleo como base de produção aumentando quase todo dia. Esta política da Petrobras é completamente errada para diversos setores, inclusive agora impactando não somente a produção de grãos, como também transporte e o gás de cozinha que impacta na vida de todos os cidadãos. Esta política não tem como ser suportada pelo brasileiro. A política da Petrobras atualmente é devastadora da economia nacional e com certeza só poderia chegar onde chegou. Não podemos ter uma operação dolarizada para um povo que vive em real. Levando a falência das empresas e na Bahia se perdeu uma fábrica de um componente que é importante é que ureia. Nós sabemos como isso é importante, sobretudo, para o nordeste. Pedro Parente está tomando decisões que quem está pagando é o povo brasileiro e a agricultura é o único setor que vem arrastando a economia e exportação na nossa balança comercial.

Os centros comercias em LEM apoiaram a greve? Como é que a prefeitura viu este movimento?

Oziel Oliveria: Tenho visto que toda a população convive e depende de certo modo deste setor. A nossa economia tem esta matriz. Para chegar na agroindústria tem a fase primaria que é a agricultura. Todo o processo gira em torno disso. O comerciante, o trabalhador e setor público vivem disso. Nossa receita vem deste setor. Estamos desde as primeiras reuniões nas quais o caminhoneiros externavam que não estavam aguentando os custos. Quando começou esta política do presidente Temer, nos últimos dois anos, dobrou o preço do combustível. Chegou a hora que eles não aguentam mais trocar os pneus do caminhão, o caminhão e tampouco a manutenção. Foi procurado uma forma de ter um manifesto para mudar este processo. Aqui em Luís Eduardo já nasceu grande. O setor de transporte aqui é muito pesado, nós exportamos para mais de 40 países no mundo, e é tudo transportando nos caminhões. Quando houve a paralisação nós do setor público demos apoio assim como toda a população. Diariamente damos suporte com alguma estrutura. As BRs não foram fechadas. Trânsito de animais vivos, rações, combustível para o transporte público e carros de passeio não foram parados; O governo fragilizado não consegue ter credibilidade. Tem que se encontrar uma solução que talvez não seja neste governo.

Outra coisa possível de ser observada em Luís Eduardo foi o apoio à intervenção militar panfletado em carros e caminhonetes de luxo pela cidade. Isso não lhe preocupa?

Oziel Oliveria: Preocupa. Todos os brasileiros precisam se preocupar com isso. Parece que as pessoas não sabem o que é uma intervenção militar. Nós precisamos lutar para que tenhamos uma evolução democrática. Fortalecer a democracia é o caminho e não o que vi hoje em todo o Brasil que é uma parte colocando isso nos seus carros. Há uma parte da população que não passou por este período, como eu passei e outras pessoas, e o processo de democratização foi construído com muito sacrifício. Nós precisamos fortalecer a democracia. Este é o caminho. A redução dos impostos, menos cargos públicos e mais investimento do governo federal, estadual e municipal são saídas para esta crise. Governo menor e forte.

 

O senhor conversou com os caminhoneiros?

Oziel Oliveria: Esse movimento vai servir para que muitos que estão poder e os analistas políticos reflitam sobre este ponto de mudança. Temos uma eleição a pouco meses e a população desacreditou tanto na condição de se tocar o país que você vê este tipo de manifesto do qual, reforço, sou totalmente contrário. Tenho conversado com as pessoas e muita das pessoas são jovens que não passaram pelo processo da ditadura militar e não sabem o que estão falando.

Como é que a saúde financeira de LEM?

Oziel Oliveria: Muito bem. Nós temos uma economia forte. Vivemos as dificuldades que todos os municípios vivem até porque encontrei a prefeitura com uma folha muito alta. Foi feito um gerenciamento de toda a folha mantendo um quadro adequado. Estou fazendo investimentos e com todas as dificuldades que este ano estão acometendo a todos os municípios estamos seguindo. A média do PIB há dois foi muito pequena e continua pequena e isso traz redução das transferências da União. Temos perdido participação do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Perdemos 39% nos primeiros três meses. Mês de abril 13% e o tesouro nacional já noticiou à prefeitura a perda de 20% no mês de junho e 19% em julho. Isso preocupa porque temos uma cidade jovem que precisa de investimento e quando a própria União reduz assim nós precisamos aqui fazer um planejamento muito preciso para organizar nossas metas e cumprir o que determina LRF e manter o investimento em outras áreas.

Chegando aqui conversamos com taxistas e outras pessoas que moram e se queixaram muito da falta de asfaltamento. Tem problema?

Oziel Oliveria: Procede a reivindicação. Como eu disse, a cidade está sendo construída ainda. Para se ter uma ideia estamos tocando 200 mil m³ de asfalto. Estamos investindo em equipamentos. Tocamos várias frentes de obras. Estamos fazendo saneamento básico, asfaltamento com recursos próprios e outras. Pela demanda de uma cidade grande, com quase 100 mil habitantes, a infraestrutura é a principal demanda. Estamos fazendo asfaltamento com qualidade de longa durabilidade. As obas de grandes porte estão sendo tocadas. Mesmo assim, a comunidade pede ainda mais e nós vamos fazer no período em que estivermos na prefeitura.

Falaram também de demissões na área da Educação e perseguição política.

Oziel Oliveria: Jamais. Não trato a política desta forma. Se fosse assim, não estaria no meu quarto mandato. Estou no meu terceiro mandato de prefeito e fui deputado federal. O que ocorre é que todo ajuste da máquina administrativa vem de processo seletivo e o que tem se feito são adequações. Preciso pagar em dia e enxugar. Redução de 40 professores foi adequação técnica. Colocar professor concursado. Vale ressaltar que eu já encontrei a folha com mais de 54% e que precisei adequar à lei. Meu trabalho é fazer gestão. 51% é minha meta para fazer investimento.

Como é relação com o governo estadual? Ele tem atendido.

Oziel Oliveria: O governador Rui Costa é um homem comprometido com a gestão e tem feito investimentos importante aqui em LEM e em toda a região Oeste. Tem investido em várias áreas como segurança, saúde e buscado interagir com o setor empresarial.

 

 

Via; BNews

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

07/05/2024 CONFIRA LISTA COM 148 CONCURSOS ABERTOS E 26.565 VAGAS EM TODO O PAÍS Nesta semana, o caderno Trabalho & Formação Profissional preparou lista com 148 concursos e 26.565 vagas, além de cadastro reserva. No Distrito Federal, há seis concursos abertos com 226 vagas. Para o Centro—Oeste, há 28 seleções abertas com 3.664 oportunidades. Nos conselhos regionais ...
  • Compartilhe:

07/05/2024 PALESTINO X FLAMENGO: ONDE ASSISTIR AO VIVO, HORÁRIO E ESCALAÇÕES   Pressionado pelo mau momento vivido após a conquista do Campeonato Carioca, o Flamengo tenta abrir vantagem na segunda colocação do Grupo E da Libertadores nesta terça-feira, às 21h (de Brasília), contra o Palestino, em Coquimbo, no Chile, pela quarta rodada da competição. Onde assi ...
  • Compartilhe:

07/05/2024 EMPRESÁRIO CONTRATA EX-POLICIAIS CIVIS E ESPANCA NAMORADO DA EX-ESPOSA Um policial civil aposentado e outro que teve a aposentadoria cassada foram alvo de busca e apreensão durante operação deflagrada nas primeiras horas desta terça-feira (7/5) por equipes da 18ª Delegacia de Polícia (Brazlândia). A dupla é acusada de ter sido contratada para espancar um homem ...
  • Compartilhe:

07/05/2024 ‘ISSO É DESMORALIZANTE E DEIXA POPULAÇÃO MAIS VULNERÁVEL’, DIZ ACM NETO APÓS FUGA DO PRESÍDIO DE BARREIRAS O vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, expressou sua indignação diante da fuga de ao menos seis detentos do Conjunto Penal de Barreiras. Neto destacou a situação precária das estruturas prisionais e policiais do Estado, atribuindo ao descaso e ao sucateamento da segurança pública ao l ...
  • Compartilhe:

07/05/2024 PRIMEIRAS CÂMERAS DE SEGURANÇA SÃO INSTALADAS EM FARDAS DE POLICIAIS MILITARES DE SALVADOR As câmeras corporais, começaram a ser implantadas nas fardas dos policiais militares de Salvador nesta terça-feira (7). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), nesta primeira etapa 448 Equipamentos de Proteção Individual (EPI) serão usados pelos agentes lotados e ...
  • Compartilhe:

07/05/2024 BARREIRAS: ZITO BARBOSA ENTREGA ASFALTO, ILUMINAÇÃO EM LED E ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA REQUALIFICAÇÃO DE DUAS QUADRAS NO RESIDENCIAL SÃO FRANCISCO   Na noite desta segunda-feira (06/05), o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, deixou entusiasmada a população do Residencial São Francisco. Além de ter  entregue a requalificação asfáltica em todas as ruas e de ter implantado a iluminação em LED, Zito assinou ordem de serviço para r ...
  • Compartilhe:

06/05/2024 URGENTE: PRESOS FOGEM DO CONJUNTO PENAL DE BARREIRAS Na noite deste domingo (05), seis presidiários do Conjunto Penal de Barreiras fugiram após serrarem as grades das celas, porém a fuga só foi percebida durante a manhã. Todas as polícias das cidades do entorno de Barreiras estão de prontidão desde as primeiras horas desta segunda-feira (06) p ...
  • Compartilhe:

06/05/2024 BARREIRAS: PREFEITURA REALIZARÁ ENTREGA NESTA SEGUNDA-FEIRA (06/05) DA REQUALIFICAÇÃO ASFÁLTICA, SINALIZAÇÃO E ILUMINAÇÃO EM LED DO RESIDENCIAL SÃO FRANCISCO   A cidade de Barreiras se prepara para celebrar um marco importante em seu desenvolvimento urbano. Nesta segunda-feira, dia 6 de maio, às 18 horas, a Prefeitura de Barreiras realizará a entrega oficial da requalificação asfáltica, sinalização viária e implantação da iluminação em L ...
  • Compartilhe:

06/05/2024 BARREIRAS: CENTRO DE ESPECIALIDADES LEONÍDIA AYRES DE ALMEIDA REALIZA MAIS UM SÁBADO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO Em conformidade com o Projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora, a Secretaria de Saúde de Barreiras realizou mais um sábado de atendimento à população no Centro de Especialidades Leonídia Ayres de Almeida, localizado no bairro Morada Nobre. Neste sábado (4), 15 pacientes realizaram end ...
  • Compartilhe:

06/05/2024 BARREIRAS SUPERA ÍNDICE NACIONAL E ESTADUAL NA COBERTURA DE VACINA BCG O desenvolvimento de vacinas é sem dúvidas um dos grandes avanços da ciência e da medicina no Brasil e no mundo. E é seguindo nesse objetivo de fortalecer o sistema imunológico de crianças, jovens e idosos, que a Capital do Oeste mais uma vez foi destaque no quesito saúde pública municipal ...
  • Compartilhe:

06/05/2024 TRAGÉDIA NO RS: NÚMERO DE MORTOS SOBE PARA 83 Subiu para 83 o número de mortos no Rio Grande do Sul em decorrência das chuvas que atingem o estado, conforme balanço divulgado nesta segunda-feira, 6, pela Defesa Civil gaúcha. No domingo, 5, eram 78. Ao todo, o estado contabiliza 111 pessoas desaparecidas e 276 feridas. Subiu para 83 o n ...
  • Compartilhe:

06/05/2024 LUÍSA SONZA COMETE GAFE AO COBRAR LULA SOBRE DESASTRE NO RIO GRANDE DO SUL; ENTENDA Gaúcha de Tuparendi, no Rio Grande do Sul, a cantora Luísa Sonza tem usado sua visibilidade para conseguir ajuda para as vítimas do desastre. Entretanto, mesmo com a boa intenção, a artista publicou um vídeo de uma idosa argentina em situação anterior às chuvas torrenciais no Rio Grande ...
  • Compartilhe:

06/05/2024 HORÓSCOPO: CONFIRA A PREVISÃO DE HOJE (06/05) PARA O SEU SIGNO Áries (21/03 – 20/04) Negociações terão andamento positivo nesta semana. Espere por conquistas e vitórias. Você poderá equilibrar as finanças e encontrar novas maneiras de ganhar dinheiro. Sol e Vênus iluminarão caminhos de crescimento e soluções que trarão estabilidade material e ...
  • Compartilhe:

06/05/2024 SINEBAHIA: CONFIRA AS VAGAS DE EMPREGO DISPONÍVEIS EM BARREIRAS NESTA SEGUNDA-FEIRA VAGAS DE BARREIRAS PARA DIA 06/05/2024 ATENDENTE VAGA EXCLUSIVA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA Ensino médio completo Experiência mínima de 06 meses na carteira Empresa oferece: vale transporte, assistência Médica e odontológica e vale refeição. 01 VAGA AUXILIAR DE ESCRITÓRIO VAGA EXCLUSIVA P ...
  • Compartilhe:

06/05/2024 ISMAEL PEDROSA ALERTA QUE O PRAZO PARA TIRAR TÍTULO ELEITORAL TERMINA EM 8 DE MAIO Na semana passada, o advogado, empresário e pré candidato à vereador, Ismael Pedrosa, usou suas redes sociais para chamar atenção dos eleitores que precisam solicitar a emissão do primeiro título, atualizar os dados cadastrais, regularizar a situação com a Justiça Eleitoral, ou até mesmo ...
  • Compartilhe:

06/05/2024 GRAVE ACIDENTE NA BA-160 DEIXA UMA VÍTIMA FATAL Um motorista morreu em um acidente envolvendo o carro que ele dirigia e uma carreta, na BA-160, no trecho de Paratinga. O acidente aconteceu no fim da tarde, entretanto não há detalhes sobre as circunstâncias. De acordo com informações, o corpo da vítima ficou preso às ferragens, e bombeiros ...
  • Compartilhe:

04/05/2024 ROBERTO DE SENA E MÁRCIA RASIA LANÇAM NOVOS LIVROS DE POESIA NA BIENAL DO LIVRO EM SALVADOR                     Os escritores barreirenses Roberto de Sena e Márcia Rasia lançaram novos livros de poesia na Bienal do Livro 2024 em Salvador.  Márcia lançou o seu terceiro livro AOS QUATRO VENTOS e Roberto de Sena lançou o seu 10º livro c ...
  • Compartilhe:

04/05/2024 FRANCO PORTO E ARIADNE GODINHO LANÇAM DOIS LIVROS NA BIENAL DO LIVRO EM SALVADOR       O escritor barreirense Franco Porto (Membro da Academia Barreirense de Letras – ABL), e sua esposa Ariadne Godinho lançaram dois livros na Bienal do Livro 2024 em Salvador. “O Caracol Colorido” e “Férias cor-de-rosa” são trabalhos voltados para a ...
  • Compartilhe:

03/05/2024 ENCONTRO DE TRABALHO PARA BARREIRAS SEGUIR EM FRENTE: PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO OTONIEL SE REÚNE COM JUVENTUDE E DESPORTISTAS     Dando continuidade aos encontros de trabalho para a elaboração do plano de governo para a gestão de Barreiras de 2025 a 2028, que irá ouvir todos os segmentos da sociedade, bairros e localidades da zona rural, o pré-candidato a prefeito de Barreiras, Otoniel, ao lado do prefeito Z ...
  • Compartilhe:

03/05/2024 CONHEÇA A HISTÓRIA DO PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE BARREIRAS OTONIEL TEIXEIRA
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade