TRAVAS PARA MOBILIZAÇÃO E MEDO PÓS-8/1 ESVAZIAM ATOS NO 15/11 UM ANO APÓS BOOM EM QUARTÉIS
16 de novembro de 2023

 

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foram às ruas em manifestações neste feriado da Proclamação da República num momento em que a direita ainda lida com a perda de fôlego nas mobilizações. Os atos desta quarta-feira (15) foram afetados também pela onda de calor.

Na avenida Paulista, manifestantes se concentraram em frente ao prédio da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Um dos organizadores, o deputado estadual Tomé Abduch (Republicanos), líder do movimento Nas Ruas, disse que o medo tem inibido parte da militância.

Punições aos participantes dos ataques do 8 de janeiro e decisões do STF (Supremo Tribunal Federal) são apontadas como causas do temor de voltar às ruas. Há um ano, os protestos tiveram adesão superior, impulsionados pela contestação do resultado das urnas, no golpismo incitado por Bolsonaro.

Com a indumentária típica dos protestos bolsonaristas —verde e amarelo, bandeiras do Brasil e gritos de guerra contra a esquerda—, a manifestação na capital paulista pediu impeachment de Lula (PT), atacou o STF, clamou pela volta da Operação Lava Jato e apoiou Israel, entre outras pautas.

O ato, que tinha como mote oficial a defesa dos direitos constitucionais nos 134 anos de Proclamação da República, foi convocado por nove movimentos conservadores. O Nas Ruas, que tem entre seus fundadores a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), é o mais conhecido.

Entre os demais grupos envolvidos, estavam: Tias e Tios do Zap, Escolhidos por Deus, Arquitetos Fora da Caixa Brasil, Renovação Patriota e Na Luz do Caminho.

Nos cartazes e falas no caminhão de som, eram muitos os apelos por liberdade, ecoando a retórica de Bolsonaro e a visão de que Poderes têm atuado contra a direita e os direitos individuais.

Termômetros ao longo da avenida marcavam 38°C no início da tarde, o que fez com que uma fatia dos participantes buscasse abrigo nas poucas áreas de sombra.

No microfone, organizadores reconheciam o esforço dos que permaneciam sob o sol. Na tentativa de aglutinar os presentes, uma das oradoras conclamou todos a “unir forças em frente à carreta”.

As convocações anunciavam a concentração para as 12h e o começo do ato às 14h. Quando deu o horário do início, o número de participantes era insuficiente para o fechamento de uma das pistas da avenida. Eles dividiram o espaço com os carros, e só depois o trânsito foi bloqueado no sentido Paraíso.

Em redes sociais, foram compartilhadas imagens de outras manifestações bolsonaristas na avenida como se fossem desta quarta, distorcendo a realidade para afirmar que a via estava lotada.
A Polícia Militar não informou estimativa de público.

Manifestantes ficaram dispersos pela Paulista, mas se limitavam a poucas centenas no começo da tarde. No ano passado, insatisfeitas com a eleição de Lula e pedindo intervenção do Exército, milhares de pessoas se concentraram diante de quartéis.

“Hoje é um dia importante para que a gente possa voltar para as ruas de maneira ordeira, democrática, responsável, sem nenhum tipo de ataque a instituições ou pessoas”, disse Abduch à Folha, ressaltando que a democracia pressupõe liberdade de expressão e de manifestação.

Ao redor, cartazes exibiam frases como “fora STF” e “STF organização criminosa”. O parlamentar e porta-voz do Nas Ruas afirmou não compactuar com mensagens contra a existência das instituições, mas defendeu a legitimidade de discordar, por exemplo, de decisões do Judiciário.

“As pessoas estão com um pouco de medo de voltarem às ruas, e eu gostaria muito que elas não tenham. Se a gente estiver nas ruas de maneira educada e sem ataques a pessoas ou a instituições, não há por que haver medo. O que não pode acontecer é desrespeito, quebrar patrimônio público [como no 8/1].”

Segundo ele, “a população ficou assustada” com as respostas ao 8 de janeiro, com penas criticadas pelo exagero. Um manifestante mostrava placa que se referia aos réus como presos políticos.

Abduch disse ter ido ao ato para defender uma reforma administrativa na máquina federal e a privatização da Sabesp —projeto do governador Tarcísio de Freitas, seu colega de partido—, além de se posicionar contra medidas do governo Lula que ameaçam o equilíbrio fiscal.

Ativistas de direita ouvidos pela Folha têm relatado nos bastidores que o afastamento de políticos das convocações é uma das razões para o arrefecimento das mobilizações. Além disso, dizem que é desafiador convergir para uma causa capaz de arregimentar multidões como no passado.

Ao longo deste ano, bolsonaristas promoveram em 7 de setembro e 12 de outubro atos com bandeiras da direita e do conservadorismo. Em ambas as datas, concentrações em diferentes cidades tiveram público reduzido, baixa adesão da classe política e repercussão tímida.

Os protestos de outubro tinham como mote central a oposição ao aborto. Ao discursar em Belo Horizonte, Bolsonaro notou que o público era menor do que na vez anterior em que passou pela capital mineira e disse crer que “a diminuição no número de pessoas é pelo temor do que aconteceu em 8 de janeiro”.

Nem o ex-presidente nem seu núcleo duro, que inclui os filhos políticos, participaram ativamente das convocações, que foram puxadas sobretudo por movimentos, influenciadores digitais e aliados.

Nesta quarta, a difusão das pautas era nítida na Paulista. Camisetas e cartazes passavam pelo “fora, Lula” e pela defesa de voto impresso auditado e chegavam ao pedido para que o Senado “pare” o STF.

Também foram vistas mensagens de endosso a Israel na guerra contra o Hamas, apoio à eleição de Donald Trump nos EUA em 2024 e protestos contra o aborto e a doutrinação ideológica nas escolas.

“Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”, cantavam manifestantes, que também entoavam em coro: “Lula, cachaceiro, devolve o meu dinheiro”. Alguns reivindicavam a deposição e a prisão do petista, assim como a saída do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

Discussões e trocas de provocações ocorreram ao longo do ato com transeuntes que se expressavam contra a manifestação ou em defesa de Lula. Um homem de camisa vermelha foi vaiado, e uma mulher que fez o “L” com os dedos antes de entrar na estação do metrô ouviu de volta: “Cuidado com o celular”.

Ambulantes vendiam adereços em verde e amarelo, como chapéus e apitos, e camisetas de “Bolsonaro presidente”, estampadas com um desenho do político que perdeu a reeleição no ano passado por uma diferença de 1,8 ponto percentual para Lula e está inelegível até 2030.

Além de São Paulo, foram realizadas manifestações neste feriado em pelo menos outras 12 capitais, segundo o portal UOL. Até a publicação deste texto, Bolsonaro não havia comentado o assunto.

 

Igor Gielow / Folhapress

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

19/05/2024 OTONIEL CUMPRE EXTENSA AGENDA DE EVENTOS DURANTE O FIM DE SEMANA   O pré-candidato a prefeito de Barreiras, Otoniel Teixeira vem sendo o mais solicitado nos eventos  que ocorrem em Barreiras. Neste fim de semana não foi diferente.  No sábado ele participou da festa da família na escola municipal Paulo Freire, ao meio dia participou do lançamento da pr ...
  • Compartilhe:

19/05/2024 CONFIRA LISTA COM 136 CONCURSOS ABERTOS E 17.608 VAGAS EM TODO O PAÍS Nesta semana, o caderno Trabalho & Formação Profissional preparou uma lista com 136 concursos e 17.608 vagas, além de cadastro reserva. No Distrito Federal, há sete concursos abertos com 377 vagas. Para o Centro—Oeste, há 19 seleções abertas com 2.877 oportunidades. Nos conselhos region ...
  • Compartilhe:

19/05/2024 PROVAS DO ENEM 2024 SERÃO EM 3 E 10 DE NOVEMBRO; CONFIRA O CRONOGRAMA   O cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi divulgado nesta segunda-feira (13). As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, e o gabarito oficial será divulgado em 20 de novembro. A previsão é de que os resultados sejam divulgados em 13 de janeiro de 2025. De ...
  • Compartilhe:

19/05/2024 COM CRISE NO RS, VAI FALTAR ARROZ NO PRATO DOS BRASILEIROS?
  • Compartilhe:

18/05/2024 COTEGIPE: IDOSO É RESGATADO APÓS DESAPARECER EM MATA FECHADA   Um idoso de 87 anos, identificado como Plácido, foi resgatado por bombeiros militares do 17º BBM, em Barreiras, que estava desaparecido desde a noite de quarta-feira (15) após adentrar em uma mata fechada no Povoado de Barroquinha, em Cotegipe, interior da Bahia. O senhor, que sofre de Alz ...
  • Compartilhe:

18/05/2024 ABL FESTEJA 19 ANOS COM SARAU Os 19 anos de criação da Academia Barreirense de Letras (ABL) serão comemorados no dia 20 de maio com um encontro festivo na sede da entidade, abrindo a programação cultural da instituição na semana em que se comemora também o aniversário de Barreiras. No evento acontece a terceira edição ...
  • Compartilhe:

18/05/2024 ABERTAS INSCRIÇÕES PARA A CORRIDA DO ALGODÃO 2024 Com o tema Transformação a cada passo, evento será realizado pela Abapa nos dias 23 e 24 de agosto, na Praça do Avião, em Luís Eduardo Magalhães. Estão abertas as inscrições para a Corrida do Algodão 2024, que será realizada nos dias 23 e 24 de agosto, na praça do Avião, em Luís Eduar ...
  • Compartilhe:

18/05/2024 BARREIRAS 133 ANOS: PREFEITURA APRESENTOU NESTA SEXTA-FEIRA 17, A PROGRAMAÇÃO OFICIAL DAS FESTIVIDADES Naiara Azevedo, Bandas Escandurras, Brodericks e Marcelo Rakar fazem parte da programação especial   Emoção e alegria associadas à cultura, esporte, lazer e entrega de obras deram o tom do lançamento da programação oficial em comemoração aos 133 anos de emancipação política da Capital ...
  • Compartilhe:

18/05/2024 VEREADOR E PRESIDENTE DA CÂMARA DE BARREIRAS, ALCIONE RODRIGUES, VISITA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO RIACHINHO JUNTO COM SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE     Na manhã desta sexta-feira, a Unidade de Saúde da Família do Riachinho recebeu a visita do vereador e presidente da Câmara de Barreiras, Alcione Rodrigues, acompanhado pelo secretário municipal de saúde, Melchisedec Neves. A visita teve como objetivo acompanhar de perto os servi ...
  • Compartilhe:

17/05/2024 CONFIRA AS ATRAÇÕES DO ANIVERSÁRIO DE BARREIRAS       Estas são as atrações do aniversário de 133 anos de Barreiras. Tem som para todos os gostos. Dia 24/05 tem om Rock de Marcelo Hakar, Banda Brodericks, Luanda e também a Banda Zyonautas, No dia 25 as atrações são as seguintes: Naiara Azevedo, Escanduras, Daniel Cruz, Noss ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 MARILDE GUEDES, PRESIDENTE DA ABL, LANÇA SEU PRIMEIRO LIVRO DE POESIA ”CENA POÉTICA”   No dia 23 de maio, às 17:30, a Festa Literária Internacional de Barreiras (FLIB) será palco do lançamento do primeiro livro de poemas de Marilde Guedes. O evento ocorrerá na sede da Academia Barreirense de Letras (ABL), uma instituição prestigiada na qual Marilde exerce a presidência. ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 INEMA PRECISA ADOTAR MEDIDAS DURAS PARA IMPEDIR AS PCH’S DE POLUIR O RIO GRANDE. GOVERNO DO ESTADO TEM QUE TOMAR SÉRIAS PROVIDÊNCIAS; LEIA A NOTA ABAIXO   NOTA O Grupo de Estudos em Tecnologias Ambientais do Cerrado e do Semiárido da Bahia – Mandacaru, em conjunto com o Grupo de Pesquisa Holocene: Mudanças Ambientais Globais e Cerrado, ambos da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), por meio desta nota, se posicionam com relação a ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 EM PARCERIA COM A PREFEITURA DE BARREIRAS, NÚCLEO MULHERES DO AGRO PROMOVE I SEMINÁRIO ALGODÃO QUE AQUECE Barreiras foi escolhida pelo Núcleo Mulheres do Agro para sediar o I Seminário Algodão que Aquece, realizado na última sexta-feira (10). O evento reuniu professores da rede municipal de ensino para uma formação continuada com palestras técnicas e disseminação de conhecimento sobre sustentab ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 VITÓRIA OFICIALIZA ACERTO COM THIAGO CARPINI   O Vitória já tem um novo técnico. Thiago Carpini foi anunciado pelo clube na noite desta terça-feira (14). O profissional, que está na Europa desde que foi demitido do São Paulo, será oficialmente apresentado na próxima quinta (16). O Leão já estava conversando com o profissional ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 NARRADOR SILVIO LUIZ MORRE AOS 89 ANOS   O narrador esportivo Silvio Luiz morreu nesta quinta-feira (16) às 9h40, aos 89 anos de idade, em decorrência de falência múltipla dos órgãos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Hospital Oswaldo Cruz. O Hospital Alemão Oswaldo Cruz informa que o paciente, Sr ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 BARREIRAS: CIPT-O RECUPERA MATERIAIS PROVENIENTES DE ROUBO E INDIVÍDUO É CONDUZIDO A DELEGACIA DE POLÍCIA   No final da tarde de ontem, quarta-feira, 15, por volta das 17h, policiais da CIPT-O recuperaram materiais provenientes de roubo e um indivíduo foi conduzido à delegacia de polícia, na rua Jesuíno Pamplona, no bairro Jardim Ouro Branco, em Barreiras. A PM foi acionada através do disk den ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 OTONIEL SE REÚNE COM POPULAÇÃO PARA DISCUTIR SUGESTÕES PARA CULTURA E TURISMO QUE SERÃO INSERIDAS EM SEU PLANO DE GOVERNO     Na noite desta quarta-feira, 15 de maio, o tradicional clube ABCD de Barreiras foi palco de um importante encontro organizado pelo vereador e pré-candidato a prefeito, Otoniel Teixeira. O evento teve como objetivo ouvir sugestões da população para a elaboração de propostas sólid ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 BARREIRAS: NOVOS MEMBROS DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE FORAM EMPOSSADOS NESTA QUARTA-FEIRA, 15 Atuante em caráter permanente e deliberativo, o Conselho Municipal de Saúde desenvolve atividades na formulação de estratégias e no controle da execução da política municipal de saúde. Em Barreiras, os novos membros do Conselho tomaram posse nesta quarta-feira (15), no Plenário Dr. Aroldo ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 PRESTADORES DE SERVIÇOS DA BAHIA FARM SHOW COMEMORAM CRESCIMENTO DO SETOR PARA EDIÇÃO 2024 Empresas das áreas para atendimento aos estandes como Buffet, decoração e mobiliário, limpeza, recepção ganham espaço junto com a chegada da feira agrícola, que será realizada de 11 a 15 de junho, em Luís Eduardo Magalhães. A Bahia Farm Show cresce a cada ano e os grandes resultados chega ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 ABAPA OFERECE MAIS UMA EDIÇÃO DO CURSO DE EXECUTOR DE AVIAÇÃO AGRÍCOLA  A aviação agrícola é uma ferramenta que auxilia de forma ágil o controle da operação fitossanitária e influencia na manutenção do potencial produtivo no campo. Visando fortalecer a segurança técnica nessas operações a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), ofereceu e ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade