CUBA DEIXA O PROGRAMA MAIS MÉDICOS APÓS DECLARAÇÕES DE BOLSONARO
14 de novembro de 2018

Em carta, o governo cubano afirma que declarações recentes do presidente eleito motivaram a decisão

Médicos cubanos chegam para participar do Programa Mais Médicos  (foto: Carlos Moura/CB/D.A Press)

O governo cubano anunciou, nesta quarta-feira (14/11), que deixará o Programa Mais Médicos, do qual participa desde 2013. Em um comunicado, o Ministério da Saúde Pública de Cuba afirma que a decisão se deve a declarações recentes do presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro.

“O presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, com referências diretas, desrespeitosas e ameaçadoras à presença de nossos médicos, declarou e reiterou que modificará termos e condições do Programa Mais Médicos, com desrespeito à Organização Panamericana de Saúde e ao acordado por esta com Cuba”, diz um trecho do comunicado (leia íntegra abaixo, em espanhol).
“Portanto, diante desta lamentável realidade, o Ministério da Saúde Pública de Cuba tomou a decisão de não continuar participando no Programa Mais Médicos e assim o comunicou à diretora da Opas e aos líderes brasileiros que fundaram e defenderam esta iniciativa”, prossegue.

Questionamentos de Bolsonaro

Bolsonaro usou as redes sociais para comentar a decisão do governo cubano. Segundo ele, o governo cubano decidiu sair do programa porque não aceitou as condições impostas por ele, como “aplicação de teste de capacidade e salário integral aos profissionais cubanos”.

Ao longo da campanha e depois de eleito, Bolsonaro deu diversas declarações criticando o programa, iniciado em 2013, no governo de Dilma Rousseff, com intermediação da Opas. No começo deste mês, em entrevista ao Correio, o presidente eleito voltou a questionar a iniciativa, colocando em dúvida a formação dos médicos e descrevendo a situação dos profissionais cubanos como uma violação dos direitos humanos.

“Olha, respeitosamente, qual o negócio que podemos fazer com Cuba? Vamos falar de direitos humanos? Pega uma senhora que está aí de branco, que veio no programa Mais Médicos. Falei “senhora” porque não sei se ela é médica, não fez programa de revalidação. Pergunta se ela tem filhos. Já perguntei. Tem dois, três, estão em Cuba. Não vêm para cá. Isso para uma mãe, não é mais que uma tortura? Ficar um ano longe dos filhos menores? Quem vem para cá de outros países ganha salário integral. Os cubanos ganham aproximadamente 25% do salário. O resto vai para alimentar a ditadura cubana?”, afirmou.

Dados do Mais Médicos

Ao todo, 63 milhões de brasileiros passaram a ter atendimento médico com a instalação do Programa Mais Médicos, em 2013, segundo dados do Ministério da Saúde. O mais recente balanço do progarma, divulgado em 2016, pontuou que a ação é responsável por 48% das equipes de atenção básica em municípios com até 10 mil habitantes. Em 1,1 mil cidades atendidas pelo programa, ele representava toda a cobertura de saúde básica.

O especialista em saúde pública e professor aposentado da UnB Flávio Goulart disse ao Correio que o Brasil não tem condições de repor os médicos que serão perdidos com a saída de Cuba do programa. Apesar da polêmica, o Mais Médico contrata profissionais de diversas nacionalidades. Ao todo, 18.240 prossifionais trabalham na saúde básica por meio do programa.

Na carta que divulgou, o ministério cubano informa que a continuidade do Mais Médicos foi acertada em 2016 com a Opas e o governo brasileiro e que, nos cinco anos de presença no país, cerca de 20 mil médicos cubanos fizeram cerca de 113 milhões de atendimentos em 3,6 mil municípios. “Mais de 700 municípios tiveram um médico pela primeira vez na história”, afirma o texto.
“Não é aceitável que se questionem a dignidade, o profissionalismo e o altruísmo dos colaboradores cubanos que, com o apoio de suas famílias, prestam atualmente serviços em 67 países. Em 55 anos, foram cumpridas 600 mil missões internacionais em 164 nações, das quais participaram mais de 400 mil trabalhadores de saúde, que em não poucos casos cumpriram essa honrosa tarefa em mais de uma ocasião”, diz o governo da ilha caribenha.

Íntegra do comunicado de Cuba sobre o Programa Mais Médicos

 
Este programa previó la presencia de médicos brasileños y extranjeros para trabajar en zonas pobres y apartadas de ese país.
 
La participación cubana en el mismo se realiza a través de la Organización Panamericana de la Salud y se ha distinguido por ocupar plazas no cubiertas por médicos brasileños ni de otras nacionalidades.
 
En estos cinco años de trabajo, cerca de 20 mil colaboradores cubanos atendieron a 113 millones 359 mil pacientes, en más de 3 mil 600 municipios, llegando a cubrirse por ellos un universo de hasta 60 millones de brasileños en el momento en que constituían el 80 por ciento de todos los médicos participantes en el programa. Más de 700 municipios tuvieron un médico por primera vez en la historia.
 
La labor de los médicos cubanos en lugares de pobreza extrema, en favelas de Río de Janeiro, Sao Paulo, Salvador de Bahía, en los 34 Distritos Especiales Indígenas, sobre todo en la Amazonía, fue ampliamente reconocida por los gobiernos federal, estaduales y municipales de ese país y por su población, que le otorgó un 95 por ciento de aceptación, según estudio encargado por el Ministerio de Salud de Brasil a la Universidad Federal de Minas Gerais.
 
El 27 de septiembre de 2016 el Ministerio de Salud Pública, en declaración oficial, informó próximo a la fecha de vencimiento del convenio y en medio de los acontecimientos en torno al golpe de estado legislativo judicial contra la presidenta Dilma Rousseff que Cuba “continuará participando en el acuerdo con la Organización Panamericana de la Salud para la aplicación del Programa Más Médicos, mientras se mantengan las garantías ofrecidas por las autoridades locales”, lo cual se ha respetado hasta este momento.
 
El presidente electo de Brasil, Jair Bolsonaro, con referencias directas, despectivas y amenazantes a la presencia de nuestros médicos, ha declarado y reiterado que modificará términos y condiciones del Programa Más Médicos, con irrespeto a la Organización Panamericana de la Salud y a lo convenido por esta con Cuba, al cuestionar la preparación de nuestros médicos y condicionar su permanencia en el programa a la reválida del título y como única vía la contratación individual.
 
Las modificaciones anunciadas imponen condiciones inaceptables e incumplen las garantías acordadas desde el inicio del Programa, que fueron ratificadas en el año 2016 con la renegociación del Término de Cooperación entre la Organización Panamericana de la Salud y el Ministerio de Salud de Brasil y el Convenio de Cooperación entre la Organización Panamericana de la Salud y el Ministerio de Salud Pública de Cuba. Estas inadmisibles condiciones hacen imposible mantener la presencia de profesionales cubanos en el Programa.
 
Por tanto, ante esta lamentable realidad, el Ministerio de Salud Pública de Cuba ha tomado la decisión de no continuar participando en el Programa Más Médicos y así lo ha comunicado a la Directora de la Organización Panamericana de la Salud y a los líderes políticos brasileños que fundaron y defendieron esta iniciativa.
 
No es aceptable que se cuestione la dignidad, la profesionalidad y el altruismo de los colaboradores cubanos que, con el apoyo de sus familias, prestan actualmente servicios en 67 países. En 55 años se han cumplido 600 mil misiones internacionalistas en 164 naciones, en las que han participado más de 400 mil trabajadores de la salud, que en no pocos casos han cumplido esta honrosa tarea en más de una ocasión. Se destacan las hazañas de la lucha contra el ébola en África, la ceguera en América Latina y el Caribe, el cólera en Haití y la participación de 26 brigadas del Contingente Internacional de Médicos Especializados en Desastres y Grandes Epidemias “Henry Reeve” en Pakistán, Indonesia, México, Ecuador, Perú, Chile y Venezuela, entre otros países.
 
En la abrumadora mayoría de las misiones cumplidas los gastos han sido asumidos por el gobierno cubano. Igualmente, en Cuba se han formado de manera gratuita 35 mil 613 profesionales de la salud de 138 países, como expresión de nuestra vocación solidaria e internacionalista.
 
A los colaboradores se les ha mantenido en todo momento el puesto de trabajo y el 100 por ciento de su salario en Cuba, con todas las garantías laborales y sociales, como al resto de los trabajadores del Sistema Nacional de Salud.
 
La experiencia del Programa Más Médicos para Brasil y la participación cubana en el mismo demuestra que sí se puede estructurar un programa de cooperación Sur-Sur bajo el auspicio de la Organización Panamericana de la Salud, para impulsar sus metas en nuestra región. El Programa de las Naciones Unidas para el Desarrollo y la Organización Mundial de la Salud lo califican como el principal ejemplo de buenas prácticas en cooperación triangular y la implementación de la Agenda 2030 con sus Objetivos de Desarrollo Sostenible.
 
Los pueblos de Nuestra América y del resto del mundo conocen que siempre podrán contar con la vocación humanista y solidaria de nuestros profesionales.
 
El pueblo brasileño, que hizo del Programa Más Médicos una conquista social, que confió desde el primer momento en los médicos cubanos, aprecia sus virtudes y agradece el respeto, sensibilidad y profesionalidad con que le atendieron, podrá comprender sobre quién cae la responsabilidad de que nuestros médicos no puedan continuar prestando su aporte solidario en ese país. 
 
La Habana, 14 de noviembre de 2018″
MURAL DO OESTE / Com Correio Braziliense
  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

08/05/2024 DOCUMENTO DO PT NACIONAL EXCLUI CANDIDATURA DE GERALDO JÚNIOR NA CAPITAL E ENFRAQUECE O PARTIDO DOS TRABALHADORES EM TODO O ESTADO Um  documento publicado pelo  PT nacional tem o explosivo potencial de enfraquecer o partido em todos os municípios da Bahia. Em Barreiras por exemplo, onde PT já se encontra rachado internamente. sem apoio de parte dos seus aliados,  com a publicação do documento, a situação pode piorar ai ...
  • Compartilhe:

08/05/2024 ABAPA FORTALECE AGRICULTURA FAMILIAR NO OESTE DA BAHIA COM PROJETO DE IRRIGAÇÃO A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) está empenhada em fortalecer a agricultura familiar no Oeste da Bahia através do projeto “Apoio aos Pequenos Agricultores Familiares”. A iniciativa inclui a doação de kits de irrigação e visitas técnicas, o que reduz o risco ...
  • Compartilhe:

08/05/2024 IPTU 2024: PREFEITURA DE BARREIRAS INICIA ENTREGA DE CARNÊS COM ATÉ 10% DE DESCONTO A Prefeitura, por meio da Secretaria da Fazenda, iniciou nesta segunda-feira (6), a distribuição dos carnês do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), no município de Barreiras. Este ano, serão distribuídos 46.675 carnês. O desconto pode chegar até 10% de desconto na ...
  • Compartilhe:

08/05/2024 LEM: MOTORISTA É AGREDIDO E TEM CARRO QUEIMADO APÓS ATROPELAR TRÊS PESSOAS QUE FICARAM GRAVEMENTE FERIDAS, ENTRE ELAS UMA CRIANÇA Um grave acidente de trânsito envolvendo carro, pedestre, carrinho com bebê e bicicleta deixou três (03) pessoas gravemente feridas, em Luis Eduardo Magalhães. O acidente ocorreu por volta das 13h20 desta terça-feira (07), na rua Acre, entrada do bairro Bosque dos Girassóis. Segundo informaç ...
  • Compartilhe:

08/05/2024 A MAIOR ENCHENTE JÁ VISTA NO RIO GRANDE DO SUL – O QUE CAUSOU TAMANHA CATÁSTROFE
  • Compartilhe:

08/05/2024 CÂMARA MUNICIPAL DE BARREIRAS REALIZA NESTA QUARTA-FEIRA (8) SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO DIA DAS MÃES   Em uma emocionante demonstração de reconhecimento e carinho, a Câmara Municipal de Vereadores de Barreiras se prepara para celebrar o Dia das Mães com uma sessão solene marcada para esta quarta-feira, dia 08. O vereador e presidente da Câmara, Alcione Rodrigues, estende um convite espec ...
  • Compartilhe:

07/05/2024 CONFIRA LISTA COM 148 CONCURSOS ABERTOS E 26.565 VAGAS EM TODO O PAÍS Nesta semana, o caderno Trabalho & Formação Profissional preparou lista com 148 concursos e 26.565 vagas, além de cadastro reserva. No Distrito Federal, há seis concursos abertos com 226 vagas. Para o Centro—Oeste, há 28 seleções abertas com 3.664 oportunidades. Nos conselhos regionais ...
  • Compartilhe:

07/05/2024 PALESTINO X FLAMENGO: ONDE ASSISTIR AO VIVO, HORÁRIO E ESCALAÇÕES   Pressionado pelo mau momento vivido após a conquista do Campeonato Carioca, o Flamengo tenta abrir vantagem na segunda colocação do Grupo E da Libertadores nesta terça-feira, às 21h (de Brasília), contra o Palestino, em Coquimbo, no Chile, pela quarta rodada da competição. Onde assi ...
  • Compartilhe:

07/05/2024 EMPRESÁRIO CONTRATA EX-POLICIAIS CIVIS E ESPANCA NAMORADO DA EX-ESPOSA Um policial civil aposentado e outro que teve a aposentadoria cassada foram alvo de busca e apreensão durante operação deflagrada nas primeiras horas desta terça-feira (7/5) por equipes da 18ª Delegacia de Polícia (Brazlândia). A dupla é acusada de ter sido contratada para espancar um homem ...
  • Compartilhe:

07/05/2024 ‘ISSO É DESMORALIZANTE E DEIXA POPULAÇÃO MAIS VULNERÁVEL’, DIZ ACM NETO APÓS FUGA DO PRESÍDIO DE BARREIRAS O vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, expressou sua indignação diante da fuga de ao menos seis detentos do Conjunto Penal de Barreiras. Neto destacou a situação precária das estruturas prisionais e policiais do Estado, atribuindo ao descaso e ao sucateamento da segurança pública ao l ...
  • Compartilhe:

07/05/2024 PRIMEIRAS CÂMERAS DE SEGURANÇA SÃO INSTALADAS EM FARDAS DE POLICIAIS MILITARES DE SALVADOR As câmeras corporais, começaram a ser implantadas nas fardas dos policiais militares de Salvador nesta terça-feira (7). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), nesta primeira etapa 448 Equipamentos de Proteção Individual (EPI) serão usados pelos agentes lotados e ...
  • Compartilhe:

07/05/2024 BARREIRAS: ZITO BARBOSA ENTREGA ASFALTO, ILUMINAÇÃO EM LED E ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA REQUALIFICAÇÃO DE DUAS QUADRAS NO RESIDENCIAL SÃO FRANCISCO   Na noite desta segunda-feira (06/05), o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, deixou entusiasmada a população do Residencial São Francisco. Além de ter  entregue a requalificação asfáltica em todas as ruas e de ter implantado a iluminação em LED, Zito assinou ordem de serviço para r ...
  • Compartilhe:

06/05/2024 URGENTE: PRESOS FOGEM DO CONJUNTO PENAL DE BARREIRAS Na noite deste domingo (05), seis presidiários do Conjunto Penal de Barreiras fugiram após serrarem as grades das celas, porém a fuga só foi percebida durante a manhã. Todas as polícias das cidades do entorno de Barreiras estão de prontidão desde as primeiras horas desta segunda-feira (06) p ...
  • Compartilhe:

06/05/2024 BARREIRAS: PREFEITURA REALIZARÁ ENTREGA NESTA SEGUNDA-FEIRA (06/05) DA REQUALIFICAÇÃO ASFÁLTICA, SINALIZAÇÃO E ILUMINAÇÃO EM LED DO RESIDENCIAL SÃO FRANCISCO   A cidade de Barreiras se prepara para celebrar um marco importante em seu desenvolvimento urbano. Nesta segunda-feira, dia 6 de maio, às 18 horas, a Prefeitura de Barreiras realizará a entrega oficial da requalificação asfáltica, sinalização viária e implantação da iluminação em L ...
  • Compartilhe:

06/05/2024 BARREIRAS: CENTRO DE ESPECIALIDADES LEONÍDIA AYRES DE ALMEIDA REALIZA MAIS UM SÁBADO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO Em conformidade com o Projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora, a Secretaria de Saúde de Barreiras realizou mais um sábado de atendimento à população no Centro de Especialidades Leonídia Ayres de Almeida, localizado no bairro Morada Nobre. Neste sábado (4), 15 pacientes realizaram end ...
  • Compartilhe:

06/05/2024 BARREIRAS SUPERA ÍNDICE NACIONAL E ESTADUAL NA COBERTURA DE VACINA BCG O desenvolvimento de vacinas é sem dúvidas um dos grandes avanços da ciência e da medicina no Brasil e no mundo. E é seguindo nesse objetivo de fortalecer o sistema imunológico de crianças, jovens e idosos, que a Capital do Oeste mais uma vez foi destaque no quesito saúde pública municipal ...
  • Compartilhe:

06/05/2024 TRAGÉDIA NO RS: NÚMERO DE MORTOS SOBE PARA 83 Subiu para 83 o número de mortos no Rio Grande do Sul em decorrência das chuvas que atingem o estado, conforme balanço divulgado nesta segunda-feira, 6, pela Defesa Civil gaúcha. No domingo, 5, eram 78. Ao todo, o estado contabiliza 111 pessoas desaparecidas e 276 feridas. Subiu para 83 o n ...
  • Compartilhe:

06/05/2024 LUÍSA SONZA COMETE GAFE AO COBRAR LULA SOBRE DESASTRE NO RIO GRANDE DO SUL; ENTENDA Gaúcha de Tuparendi, no Rio Grande do Sul, a cantora Luísa Sonza tem usado sua visibilidade para conseguir ajuda para as vítimas do desastre. Entretanto, mesmo com a boa intenção, a artista publicou um vídeo de uma idosa argentina em situação anterior às chuvas torrenciais no Rio Grande ...
  • Compartilhe:

06/05/2024 HORÓSCOPO: CONFIRA A PREVISÃO DE HOJE (06/05) PARA O SEU SIGNO Áries (21/03 – 20/04) Negociações terão andamento positivo nesta semana. Espere por conquistas e vitórias. Você poderá equilibrar as finanças e encontrar novas maneiras de ganhar dinheiro. Sol e Vênus iluminarão caminhos de crescimento e soluções que trarão estabilidade material e ...
  • Compartilhe:

06/05/2024 SINEBAHIA: CONFIRA AS VAGAS DE EMPREGO DISPONÍVEIS EM BARREIRAS NESTA SEGUNDA-FEIRA VAGAS DE BARREIRAS PARA DIA 06/05/2024 ATENDENTE VAGA EXCLUSIVA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA Ensino médio completo Experiência mínima de 06 meses na carteira Empresa oferece: vale transporte, assistência Médica e odontológica e vale refeição. 01 VAGA AUXILIAR DE ESCRITÓRIO VAGA EXCLUSIVA P ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade