BARREIRAS: DEVOTOS DO SENHOR DOS AFLITOS SE PREPARAM PARA MAIS UMA ”ROMARIA DO CANTINHO”

30 de jun de 2018

 

Neste ano, são esperadas mais de 25 mil pessoas na localidade

Tudo pronto para a 8ª Edição da Romaria do Cantinho do Senhor dos Aflitos. Todos os anos, uma multidão enfrenta o frio, o cansaço e fazem um percurso de cerca de 18km durante a madrugada do dia 02 de julho, para chegar à Capela do Senhor dos Aflitos. No local, a imagem do Crucificado recebe visitas há quase 300 anos. Com fé e devoção, milhares de pessoas fazem seus pedidos ou agradecem as graças alcançadas.

A Igreja do Senhor dos Aflitos foi elevada à condição de Santuário Diocesano do Senhor dos Aflitos, e a estimativa é que o local de peregrinação receba cerca de 25 mil católicos, no próximo dia 02 de julho, muitos saem de Barreiras à pé até o Santuário para assistirem às missas. “Temos uma grande expectativa para esse ano, o festejo está bem divulgado e acreditamos que virá um público ainda maior, principalmente com as melhorias feitas ano passado como a implantação da Lei Seca e urbanização do povoado. Isso aumenta a demanda de criarmos as estruturas de acolhimento aos visitantes, e manter essa parceria sólida com a Prefeitura”, disse o reitor do Santuário, Padre Verneson Francisco.

De acordo com Dom Josafá Menezes, Bispo Diocesano de Barreiras, a romaria deste ano agracia os devotos e peregrinos com algumas conquistas. “Estamos entregando aos romeiros e devotos do Senhor dos Aflitos, a primeira da série o Centro de Espiritualidade Senhor dos Aflitos. Entendendo o papel religioso como fator de dinamização do turismo da região, a Prefeitura Municipal de Barreiras, inaugurou na Romaria de 2017 as obras de urbanização do povoado do Senhor dos Aflitos e fez várias intervenções de caráter administrativo para organizar o espaço e inibir os abusos prejudiciais à programação cultural e religiosa do Cantinho” ressalta Dom Josafá.

Os devotos que quiserem participar da caminhada com destino ao Cantinho do Senhor dos Aflitos, a concentração será a partir das 23h deste domingo (01/07) na Praça São João Batista, no centro de Barreiras. Às 00h, os romeiros, saem em caminhada com destino ao povoado Cantinho do Senhor dos Aflitos.

Programação

Tríduo (29/06 a 01/07)

29.06 – 19h30 – Abertura do Tríduo

30.06 – às 18h00 – Missa e Inauguração do Centro de Espiritualidade Senhor dos Aflitos

01.07 – às 10h00 – Missa de São Pedro e São Paulo. Bênção das barcas dos pescadores e dos animais dos boiadeiros, vaqueiros, carros-de-boi e dos instrumentos dos agricultores e criadores devotos e da região.

18h – Show – Antônio Cardoso

– Lançamento da 2ª Edição do Manual do Peregrino ao Cantinho do Senhor dos Aflitos.

Programação 02/07

00h – 8ª Romaria saindo da Igreja de São João Batista para o Cantinho do Senhor dos Aflitos.

04h30 – Acolhimento da Romaria e missa dos romeiros.

08h – Missa dos Devotos – bênção das profissões que fizeram contribuíram para o crescimento de Barreiras e da região

10h – Batismo

12h – Ofício de Nossa Senhora

15h – Terço da Misericórdia

16h – Missa solene presidida pelo Bispo Diocesano Dom Josafá

17h30 – Procissão pelas ruas do povoado.

18h – Despedida dos Romeiros.
– Lançamento da 2ª Edição do Manual do Peregrino ao Cantinho do Senhor dos Aflitos

  • Compartilhe:

Publicidade