UM TERÇO DOS LÍDERES TEME QUE SUAS EMPRESAS FIQUEM INVIÁVEIS EM UMA DÉCADA
10 de maio de 2023

 

Cerca de um terço dos dirigentes de empresas familiares e não familiares no Brasil diz não acreditar que suas empresas serão economicamente viáveis em até uma década, caso não façam modificações e mantenham o rumo atual —essa proporção é menor que a média global (39%).

32% dos líderes de empresas familiares pensam assim e 33% dos empresários brasileiros, em geral. Para preservar sua empresa, o diretor executivo diz concentrar investimentos e promover inovações, como maiores aportes em automação de processos e na formação e aprimoramento dos funcionários.

Os dados são de um estudo exclusivo da PwC, que ouviu 250 pessoas no Brasil, entre líderes de negócios familiares e não familiares. No total, foram ouvidos 4.400 executivos ao redor do mundo.

No cenário atual, a alta de preços —que tira a rentabilidade e a previsibilidade dos negócios—, os solavancos da economia brasileira e a guerra da Ucrânia parecem pesar na avaliação dos executivos de empresas familiares.

Entre os fatores de maior preocupação, os executivos apontam justamente a inflação (para 38% dos líderes familiares e 39% dos diretores brasileiros, em geral), a instabilidade macroeconômica (32% ante 38%) e os conflitos geopolíticos (25% ante 23%).

Para os líderes globais, esses percentuais são, respectivamente, de 40%, 31% e 25%.

Em abril, a prévia da inflação, o IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15), desacelerou o ritmo de alta para 0,57%. Os preços dos alimentos deram uma trégua ao consumidor e sinalizam uma perda de fôlego da inflação.

O resultado, no entanto, não foi suficiente para que o Banco Central reduzisse os juros básicos, e a Selic foi mantida em 13,75% ao ano, o que também afeta nas compras de longo prazo do consumidor.

Pelo levantamento, os diretores executivos de empresas familiares se dizem mais otimistas com o futuro da economia brasileira nos próximos 12 meses do que os demais dirigentes de empresas ao redor do mundo.

Segundo a PwC, 35% dos diretores desses negócios familiares dizem acreditar em um crescimento do país nos próximos 12 meses. Entre os demais dirigentes de empresas brasileiras, 27% pensam o mesmo, sendo que as respostas incluem os de empresas familiares.

“O que percebemos é que uma das principais questões que os empresários colocam é como encarar o presente e ao mesmo tempo o futuro, a maioria compartilha da mesma expectativa, em relação ao crescimento da economia global. Os familiares de fato estão mais otimistas com o crescimento do país”, aponta Helena Rocha, sócia da PwC Brasil.

Os dirigentes de negócios familiares são os que mais temem mudanças nas demandas e preferências do consumidor, com 65% se dizendo preocupados com essa questão —63% dos executivos brasileiros deram a mesma resposta e 56% do total dos entrevistados no Brasil e no exterior.

“A forma como as empresas vão se preparar para o futuro e qual é a agenda necessária para atingir esse equilíbrio é o que vai definir o futuro dos negócios familiares, que são mais sensíveis às mudanças. Os líderes vão precisar transformar essas dificuldades em oportunidades”, diz Rocha.

Quando questionados sobre as previsões de investimentos para os próximos 12 meses, os executivos familiares destacam, sobretudo, os aportes em automação de processos e sistemas (87%), o aumento da formação e das habilidades dos empregados (78%) e a implantação de tecnologia em nuvem e em inteligência artificial (72%).

Por comparação, os líderes brasileiros em geral preveem aportar 84%, 74% e 76% nesses itens, respectivamente.

Por outro lado, a escassez de mão de obra ou déficit de competências é um problema apontado por 60% nas empresas familiares, por 57% dos brasileiros em geral e 52% dos entrevistados em geral.

Para Edgard Barki, coordenador do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV EAESP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas), se por um lado pode não parecer muito bom quando um terço dos líderes acha que tem o risco de quebrar, por outro, essa fatia tem a consciência de que é necessário inovar para manter a empresa.

“Sendo um negócio familiar ou não, estando no Brasil ou fora, o ritmo de mudanças no mercado é cada vez maior. Mesmo a Apple, se parar de se modernizar, corre esse risco em dez anos. Ter essa preocupação em buscar modernização é fundamental. Caso não mudem, vão ser engolidos pela concorrência.”

Ele ressalta que há cerca de cinco anos, pouco se falava de diversidade e hoje uma empresa que não fala sobre isso já está desatualizada. “Não apenas a tecnologia, mas a mentalidade também precisa ser renovada constantemente.”

Ainda segundo os dados, os executivos de empresas familiares têm uma expectativa maior de impacto dos riscos climáticos na cadeia de suprimentos: 27% dos líderes temem um impacto grande ou extremo nos próximos 12 meses, ante 22% da média brasileira.

Com as mudanças causadas pela pandemia nas cadeias de suprimentos, as empresas familiares também dizem buscar mais fornecedores alternativos (65%) que as demais empresas nacionais (53%).

“O pós-pandemia trouxe para esses executivos a necessidade de reinvenção de seus negócios, equilibrando prioridades e recursos. Quando observamos, os líderes de empresas familiares têm concentrado investimento em automação de processos e sistemas, novas tecnologias”, afirma a sócia da PwC Brasil.

 

Douglas Gavras/Folhapress

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

21/06/2024 BARREIRAS: GINCANA DO JEB 2024 CHEGA AO FIM COM VITÓRIA DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ITARAJÚ QUEIROZ DOS SANTOS       Encerrou nesta quinta-feira (20), a Gincana dos Jogos Estudantis Barreirense 2024 (JEB), e a grande campeã foi a Escola Municipal Professor Itarajú Queiroz dos Santos. A competição, que reuniu estudantes do ensino fundamental I, do segundo ao quinto ano, de 33 escolas munici ...
  • Compartilhe:

20/06/2024 ABERTAS INSCRIÇÕES PARA MAIS DE 14 MIL VAGAS EM CURSOS TÉCNICOS GRATUITOS NA BAHIA Estão abertas, a partir desta terça-feira (18), as inscrições para o sorteio de mais de 14 mil vagas para 44 cursos técnicos de Educação Profissional e Tecnológica nas formas integrada e subsequente ao nível médio. Os cursos, ofertados pela Secretaria da Educação do Estado, estão distri ...
  • Compartilhe:

20/06/2024 NÃO HAVIA MOTIVO PARA GREVE NAS UNIVERSIDADES, DIZ MINISTRO O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou nesta segunda-feira (17) que o governo tem dialogado com todas as categorias e que não havia motivo para a greve deflagrada por servidores e professores das universidades federais. Segundo o ministro, a expectativa é de que as instituições retome ...
  • Compartilhe:

20/06/2024 SÃO JOÃO DE BARREIRAS: O MAIOR FESTEJO JUNINO DA BAHIA COMEÇA HOJE (20) A Prefeitura de Barreiras está em contagem regressiva para o início do maior São João da Bahia. Amanhã (20), os festejos juninos serão lançados oficialmente e se estenderão até o domingo (23). A montagem da estrutura está sendo finalizada no Centro Esportivo Deputado Luiz Braga, Barreirinh ...
  • Compartilhe:

20/06/2024 BARREIRAS CONTINUA A LIDERAR O RANKING DAS CIDADES MAIS SEGURAS DO BRASIL A Capital do Oeste celebra mais uma conquista significativa ao não aparecer no Atlas da Violência, divulgado anualmente pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Este relatório, elaborado em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), apresenta um panorama atualiz ...
  • Compartilhe:

19/06/2024 ROGÉRIO TAVARES COMEMORA CHEGADA DA REURB AO BAIRRO RIBEIRÃO O bairro Ribeirão, localizado na cidade de Barreiras, está prestes a passar por uma transformação significativa com a implementação do programa de regularização fundiária. Esta iniciativa trará uma série de benefícios para os moradores, promovendo melhorias na qualidade de vida e garanti ...
  • Compartilhe:

19/06/2024 PREFEITURA ORGANIZA UM BELO ESPAÇO PARA O SÃO JOÃO. JÁ ESTA TUDO PRONTO.VAI SER UMA BELA FESTA     Roberto de Sena Mural do Oeste   Visitei nesta terça-feira, 19 de maio, o espaço que a prefeitura está preparando para a festa do São João. Fiquei impressionado com a beleza, a decoração, o espaço de shows, o planejamento de segurança e todas as ações que estão sendo d ...
  • Compartilhe:

19/06/2024 BATE PAPO AGRADÁVEL COM FILHAS DO SAUDOSO ALCYVANDO LUZ Tivemos um belo encontro com as filhas de Alcyvando Luz, Rita Luz e a Promotora de Justiça Cecília Luz. A conversa foi a respeito do Documentário sobre o genial músico barreirense Alcyvando Luz. Um papo agradabilíssimo, cordial e muito descontraído. Cecília se mostrou muito satisfeita com rea ...
  • Compartilhe:

18/06/2024 TOINHO O PISEIRO É CONFIRMADO COMO ATRAÇÃO PRINCIPAL NA INAUGURAÇÃO DA PAVIMENTAÇÃO EM SÍTIO DO HERMENEGILDO O cantor Toinho O Piseiro foi confirmado como a atração principal na inauguração da tão aguardada obra de pavimentação da comunidade de Sítio do Hermenegildo, localizada no município de Cristópolis. O evento está marcado para o dia 29 de junho, a partir das 18h e promete ser um marco na h ...
  • Compartilhe:

18/06/2024 HOSPITAL DO OESTE DIVULGA VAGA DE EMPREGO; SAIBA MAIS
  • Compartilhe:

18/06/2024 EM COMITIVA, PREFEITO ZITO BARBOSA VISITA A 18ª BAHIA FARM SHOW EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES     Na última sexta-feira (14), o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, junto com a comitiva formada de secretários e vereadores da Capital do Oeste visitou a 18ª Bahia Farm Show, realizada entre os dias 11 a 15 de junho, em Luís Eduardo Magalhães. Considerada uma das maiores feiras agrícolas ...
  • Compartilhe:

18/06/2024 ACIDENTE ENTRE MOTO E CARRO DEIXA UM MULHER FERIDA EM IBOTIRAMA Uma colisão entre uma moto e uma carreta deixou uma mulher ferida, na noite desta segunda-feira (17), em Ibotirama. O acidente aconteceu na intersecção da BR-242 com a Avenida Irmã Daniela. A moto deixava a avenida pra acessar a BR, momento em que encontrou a carreta. Conforme informações, no ...
  • Compartilhe:

18/06/2024 PREFEITURA DE SÃO DESIDÉRIO REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL DO 1° QUADRIMESTRE DE 224 Conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a Prefeitura de São Desidério realizou na manhã desta segunda-feira, 17, no auditório da Câmara de Vereadores uma Audiência Pública para apresentação das contas referente ao Primeiro Quadrimestre de 2024, Demonstração de Execuçã ...
  • Compartilhe:

18/06/2024 ILUMINA BARREIRAS INAUGURA O CENTRO DE CONTROLE OPERACIONAL DO PARQUE DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA DA CAPITAL DO OESTE   Desde o mês de janeiro, a Prefeitura de Barreiras por meio da Concessionária Ilumina Barreiras, realiza o maior projeto de modernização, manutenção e telegestão do Estado da Bahia no Município. Nesta sexta-feira (14), com objetivo de avançar ainda mais nas ações de controle e operacio ...
  • Compartilhe:

18/06/2024 DIA DO ALGODÃO 2024 CONFIRMA PROGRAMAÇÃO COM RENOMADOS ESPECIALISTAS DO SETOR AGRÍCOLA BRASILEIRO O evento será realizado no dia 20 de julho, na Fazenda Orquídeas, em Barreiras, no oeste da Bahia.   Com o compromisso de proporcionar aos cotonicultores o que há de melhor e mais moderno em pesquisa e tecnologia, o Dia do Algodão 2024 confirma a programação com renomados especialistas da cot ...
  • Compartilhe:

18/06/2024 HEITOR COSTA PASSA MAL DURANTE APRESENTAÇÃO NA BAHIA Sensação do Arrocha em 2024, o cantor Heitor Costa, de 21 anos, colhe os frutos do sucesso com uma das maiores agendas de shows do São João. No entanto, em meio às bonanças, o artista se deparou com o ônus de uma vida corrida na estrada e passou mal durante uma apresentação na Bahia. O [&he ...
  • Compartilhe:

18/06/2024 DETRAN-BA REALZA LEILÃO DE CARROS COM VALORES A PARTIR DE R$ 2 MIL O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) está com dois editais abertos com oferta de veículos a partir de R$2 mil. São 610 lotes com veículos conservados e sucatas aproveitáveis disponíveis em Salvador e mais oito cidades do interior do estado. Entre os destaques estão um Chevro ...
  • Compartilhe:

18/06/2024 VEREADORA PASTORA IVETE RICARDI: UM PILAR DO TRABALHO SOCIAL EM BARREIRAS A vereadora Pastora Ivete Ricardi tem se destacado como uma figura de grande relevância no cenário político e social de Barreiras. Com uma atuação marcada pelo contato direto com a população, Ivete Ricardi vai além das funções legislativas tradicionais, dedicando-se intensamente ao trabalh ...
  • Compartilhe:

17/06/2024 COM SALÁRIOS ENTRE R$ 8,5 MIL E R$ 14 MIL, TRF1 ABRE CONCURSO   Foi publicado o edital para o concurso do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). O certame oferece 17 vagas imediatas para técnico judiciário e analista judiciário, além do cadastro de reserva para os dois cargos, cuja remuneração inicial é de R$ 8,5 mil e R$ 14 mil, respecti ...
  • Compartilhe:

17/06/2024 EM ELEIÇÃO DE CIDADE MENOS POPULOSA DA BAHIA VENCE QUEM PROCURA ELEITOR QUE MORA FORA Para governar o município com menor população na Bahia, os candidatos terão de pensar além dos 3,4 mil moradores de Catolândia, no Oeste baiano. O município é um dos que tem mais eleitores do que moradores. Para se ter ideia, na última eleição municipal estavam aptos a votar pouco mais d ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade