
Dos(as) 50 estudantes do Brasil aprovados(as) para participar do Programa Jovens Embaixadores em 2023 três são alunos(as) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA): Lara Florentino (Campus Camaçari), Lucas da Costa Ramos (Campus Feira de Santana) e Wesley Andrade (Campus Eunápolis).
Entre os institutos federais que tiveram estudantes selecionados(as) para o Programa, o IFBA foi o único a ter três estudantes aprovados na seleção. Entre os 50 discentes selecionados em todo o País, 17 são estudantes de institutos federais. Dois institutos federais tiveram dois dos seus estudantes selecionados: o IFRN e o IFSC. O resultado da seleção foi divulgado na última sexta-feira (4).
Patrocinado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, e conta com o apoio de parceiros dos setores público e privado, o Programa Jovens Embaixadores é iniciativa que leva estudantes de ensino médio da rede pública de todas as partes do Brasil para um intercâmbio de três semana nos Estados Unidos. O programa seleciona estudantes do ensino médio da rede pública “com excelente desempenho escolar, fluência em inglês e engajamento em iniciativas de impacto social”.
De acordo com informações da Embaixada dos Estados Unidos “a programação completa acontecerá de 10 a 29 de janeiro de 2023. No dia 13 de janeiro, os estudantes embarcarão para a capital dos EUA, Washington, D.C. Em seguida, serão divididos em grupos menores para uma experiência em outras cidades, onde participarão de atividades como oficinas sobre liderança e empreendedorismo, projetos de impacto social, reuniões com representantes do governo norte-americano, visitarão escolas da região e farão apresentações sobre o Brasil”
JOVENS EMBAIXADORES(AS) DO IFBA
Estudante do Campus Camaçari, Lara Morena de Sá Florentino está entre os(as) 50 estudantes selecionados(as) em todo o Brasil pelo Jovens Embaixadores. Lara é colaboradora em uma ONG que tem como foco ajudar pessoas com dificuldade de acesso a serviços de saúde, alimentação e itens de higiene pessoal.
Outro estudante do IFBA que conquistou a aprovação na seleção para participar do Programa é Lucas da Costa Ramos, do Campus Feira de Santana. Lucas colabora com um projeto de TV que faz gravação de aulas e materiais didáticos compartilhados com jovens com necessidades especiais.
Lucas Ramos, do Campus Feira de Santana
Completa a lista de selecionados(as), Wesley Moreira Andrade, estudante do IFBA Campus Eunápolis, e que integra um projeto que desenvolve um estudo de caso sobre pesticidas utilizados na agricultura e como buscar alternativas menos nocivas.
Na edição Programa Jovens Embaixadores de 2022 duas estudantes do curso de informática modalidade integrada do campus Camaçari do IFBA também foram aprovadas na seleção nacional: Camily Guimarães Carvalho e Jhudy dos Santos Souza. (leia mais aqui)
Mais informações sobre o resultado da seleção do Programa Jovens Embaixadores estão disponíveis em Embaixada dos EUA divulga nomes dos 50 Jovens Embaixadores selecionados para o programa de 2023