TRAVAS PARA MOBILIZAÇÃO E MEDO PÓS-8/1 ESVAZIAM ATOS NO 15/11 UM ANO APÓS BOOM EM QUARTÉIS
16 de novembro de 2023

 

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foram às ruas em manifestações neste feriado da Proclamação da República num momento em que a direita ainda lida com a perda de fôlego nas mobilizações. Os atos desta quarta-feira (15) foram afetados também pela onda de calor.

Na avenida Paulista, manifestantes se concentraram em frente ao prédio da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Um dos organizadores, o deputado estadual Tomé Abduch (Republicanos), líder do movimento Nas Ruas, disse que o medo tem inibido parte da militância.

Punições aos participantes dos ataques do 8 de janeiro e decisões do STF (Supremo Tribunal Federal) são apontadas como causas do temor de voltar às ruas. Há um ano, os protestos tiveram adesão superior, impulsionados pela contestação do resultado das urnas, no golpismo incitado por Bolsonaro.

Com a indumentária típica dos protestos bolsonaristas —verde e amarelo, bandeiras do Brasil e gritos de guerra contra a esquerda—, a manifestação na capital paulista pediu impeachment de Lula (PT), atacou o STF, clamou pela volta da Operação Lava Jato e apoiou Israel, entre outras pautas.

O ato, que tinha como mote oficial a defesa dos direitos constitucionais nos 134 anos de Proclamação da República, foi convocado por nove movimentos conservadores. O Nas Ruas, que tem entre seus fundadores a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), é o mais conhecido.

Entre os demais grupos envolvidos, estavam: Tias e Tios do Zap, Escolhidos por Deus, Arquitetos Fora da Caixa Brasil, Renovação Patriota e Na Luz do Caminho.

Nos cartazes e falas no caminhão de som, eram muitos os apelos por liberdade, ecoando a retórica de Bolsonaro e a visão de que Poderes têm atuado contra a direita e os direitos individuais.

Termômetros ao longo da avenida marcavam 38°C no início da tarde, o que fez com que uma fatia dos participantes buscasse abrigo nas poucas áreas de sombra.

No microfone, organizadores reconheciam o esforço dos que permaneciam sob o sol. Na tentativa de aglutinar os presentes, uma das oradoras conclamou todos a “unir forças em frente à carreta”.

As convocações anunciavam a concentração para as 12h e o começo do ato às 14h. Quando deu o horário do início, o número de participantes era insuficiente para o fechamento de uma das pistas da avenida. Eles dividiram o espaço com os carros, e só depois o trânsito foi bloqueado no sentido Paraíso.

Em redes sociais, foram compartilhadas imagens de outras manifestações bolsonaristas na avenida como se fossem desta quarta, distorcendo a realidade para afirmar que a via estava lotada.
A Polícia Militar não informou estimativa de público.

Manifestantes ficaram dispersos pela Paulista, mas se limitavam a poucas centenas no começo da tarde. No ano passado, insatisfeitas com a eleição de Lula e pedindo intervenção do Exército, milhares de pessoas se concentraram diante de quartéis.

“Hoje é um dia importante para que a gente possa voltar para as ruas de maneira ordeira, democrática, responsável, sem nenhum tipo de ataque a instituições ou pessoas”, disse Abduch à Folha, ressaltando que a democracia pressupõe liberdade de expressão e de manifestação.

Ao redor, cartazes exibiam frases como “fora STF” e “STF organização criminosa”. O parlamentar e porta-voz do Nas Ruas afirmou não compactuar com mensagens contra a existência das instituições, mas defendeu a legitimidade de discordar, por exemplo, de decisões do Judiciário.

“As pessoas estão com um pouco de medo de voltarem às ruas, e eu gostaria muito que elas não tenham. Se a gente estiver nas ruas de maneira educada e sem ataques a pessoas ou a instituições, não há por que haver medo. O que não pode acontecer é desrespeito, quebrar patrimônio público [como no 8/1].”

Segundo ele, “a população ficou assustada” com as respostas ao 8 de janeiro, com penas criticadas pelo exagero. Um manifestante mostrava placa que se referia aos réus como presos políticos.

Abduch disse ter ido ao ato para defender uma reforma administrativa na máquina federal e a privatização da Sabesp —projeto do governador Tarcísio de Freitas, seu colega de partido—, além de se posicionar contra medidas do governo Lula que ameaçam o equilíbrio fiscal.

Ativistas de direita ouvidos pela Folha têm relatado nos bastidores que o afastamento de políticos das convocações é uma das razões para o arrefecimento das mobilizações. Além disso, dizem que é desafiador convergir para uma causa capaz de arregimentar multidões como no passado.

Ao longo deste ano, bolsonaristas promoveram em 7 de setembro e 12 de outubro atos com bandeiras da direita e do conservadorismo. Em ambas as datas, concentrações em diferentes cidades tiveram público reduzido, baixa adesão da classe política e repercussão tímida.

Os protestos de outubro tinham como mote central a oposição ao aborto. Ao discursar em Belo Horizonte, Bolsonaro notou que o público era menor do que na vez anterior em que passou pela capital mineira e disse crer que “a diminuição no número de pessoas é pelo temor do que aconteceu em 8 de janeiro”.

Nem o ex-presidente nem seu núcleo duro, que inclui os filhos políticos, participaram ativamente das convocações, que foram puxadas sobretudo por movimentos, influenciadores digitais e aliados.

Nesta quarta, a difusão das pautas era nítida na Paulista. Camisetas e cartazes passavam pelo “fora, Lula” e pela defesa de voto impresso auditado e chegavam ao pedido para que o Senado “pare” o STF.

Também foram vistas mensagens de endosso a Israel na guerra contra o Hamas, apoio à eleição de Donald Trump nos EUA em 2024 e protestos contra o aborto e a doutrinação ideológica nas escolas.

“Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”, cantavam manifestantes, que também entoavam em coro: “Lula, cachaceiro, devolve o meu dinheiro”. Alguns reivindicavam a deposição e a prisão do petista, assim como a saída do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

Discussões e trocas de provocações ocorreram ao longo do ato com transeuntes que se expressavam contra a manifestação ou em defesa de Lula. Um homem de camisa vermelha foi vaiado, e uma mulher que fez o “L” com os dedos antes de entrar na estação do metrô ouviu de volta: “Cuidado com o celular”.

Ambulantes vendiam adereços em verde e amarelo, como chapéus e apitos, e camisetas de “Bolsonaro presidente”, estampadas com um desenho do político que perdeu a reeleição no ano passado por uma diferença de 1,8 ponto percentual para Lula e está inelegível até 2030.

Além de São Paulo, foram realizadas manifestações neste feriado em pelo menos outras 12 capitais, segundo o portal UOL. Até a publicação deste texto, Bolsonaro não havia comentado o assunto.

 

Igor Gielow / Folhapress

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

21/04/2024 BARREIRAS: HOMEM É MORTO A PAULADAS APÓS DISCUSSÃO NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO    No final da madrugada de hoje, sábado, 20, por volta das 5h, ocorreu um homicídio no bairro Santo Antônio, em Barreiras. Segundo informações, Nielitôn de Oliveira Soares, 37 anos, foi morto após uma provável discussão com outra pessoa não identificada. O autor, teria utilizado um peda ...
  • Compartilhe:

21/04/2024 NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DA SENHORA JOSEFA DE ARAÚJO ANDRADE   Recebemos com muita tristeza e pesar a notícia do falecimento da matriarca da família Araújo Andrade, senhora Josefa de Araújo Andrade, aos 95 anos, ocorrido nesta sexta-feira (19). Viúva do saudoso Baltazarino Araújo Andrade, ex-prefeito de Barreiras, a senhora Josefa, carinhosamente c ...
  • Compartilhe:

20/04/2024 O CORAÇÃO FATAL DO ABISMO – POEMA DE ROBERTO DE SENA       Roberto de Sena – Poema     Sonhei que estava fazendo yoga em uma sinagoga minha sina joga silencio comigo] Minha obra é macabra uma cabra má querendo me atormentar mas sigo com minha obra naquela esquina em que o vento dobra espero que o sorriso se abra e que ...
  • Compartilhe:

20/04/2024 CORRENTINA: CÂMERAS DE SEGURANÇA REGISTRAM MOMENTO EM QUE MOTORISTA DE CARRO PERDE CONTROLE DA DIREÇÃO E CAI EM RIO. VEJA VÍDEO ‘ Câmeras de segurança registraram o momento em que o motorista de um carro perdeu o controle da direção e caiu em um rio, nesta sexta-feira (19), na cidade de Correntina, no oeste da Bahia. Não há informações de feridoS. Nas imagens, é possível ver que um motociclista passa pelo loc ...
  • Compartilhe:

20/04/2024 BARREIRAS RECEBE VISITA DE OFICIAIS DA MARINHA PARA REALIZAR VISTORIA QUE IRÁ ACELERÁ PROCESSO LICITATÓRIO PARA CONSTRUÇÃO DE MAIS UMA PONTE SOBRE O RIO GRANDE   construção de mais uma ponte na Capital do Oeste, que faz parte do planejamento da gestão municipal para proporcionar mais mobilidade e fortalecer o desenvolvimento da cidade, ganhou mais celeridade nesta quinta-feira (16), com a visita de oficiais da Marinha do Brasil que realizam vistori ...
  • Compartilhe:

20/04/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS ENTREGARÁ EM BREVE MAIS DUAS NOVAS UNIDADES DE SAÚDE PARA A POPULAÇÃO Bairros Santo Antônio e Cidade Nova   Primando pela qualidade de vida e o bem-estar dos munícipes, a Prefeitura da Capital do Oeste segue investindo na saúde pública municipal com a construção de diversas estruturas de saúde, a exemplo das mais novas Unidades de Saúde da Família que es ...
  • Compartilhe:

20/04/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS ENTREGA CADEIRAS DE LOCOMOÇÃO E BANHO PARA PACIENTES Nesta sexta-feira (19), a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Saúde, realizou mais uma concessão de cadeiras de locomoção e de banho para pacientes atendidos no Centro Especializado em Reabilitação Aníbal Barbosa Filho – CER II, marcando um novo momento na vida e na rotina dos ...
  • Compartilhe:

19/04/2024 COLISÃO ENTRE ÒNIBUS E CARRETA DEIXA FERIDOS NA BR 135 EM FORMOSA DO RIO PRETO     Por volta do meio dia de hoje, sexta-feira, 19, ocorreu uma colisão traseira envolvendo uma carreta e um ônibus da empresa Real Maia, que seguia sentido ao Piauí, deixando feridos na BR 135, no município de Formosa do Rio Preto. Não há maiores detalhes do que teria provocado o ac ...
  • Compartilhe:

19/04/2024 SECRETARIA DE SAÚDE DE BARREIRAS ABRE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE FONOAUDIÓLOGOS E TERAPEUTAS OCUPACIONAIS A Secretaria Municipal de Saúde de Barreiras publicou no Diário Oficial nº 4142 o edital 02/2024 do Processo Seletivo Simplificado para atender às demandas emergenciais com ênfase no cuidado e acompanhamento de pacientes com transtornos do espectro autista (TEA). Serão contratados terapeutas o ...
  • Compartilhe:

19/04/2024 SECRETÁRIO DE MEIO DE BARREIRAS DE BARREIRAS RECEBE HOMENAGEM DO EXÉCITO BRASILEIRO Nesta sexta-feira (19), em comemoração ao Dia do Exército Brasileiro, o 4ª Batalhão de Engenharia de Construção de Barreiras realizou uma solenidade especial. O evento homenageou personalidades que têm sido parceiras da instituição militar. Durante a cerimônia, o secretário de Meio Ambie ...
  • Compartilhe:

19/04/2024 BARREIRAS, SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E TRABALHO PROMOVE DIA + SAÚDE NO CENTRO POP   Nesta quinta-feira (18), demandatários que utilizam dos serviços disponíveis no Centro Pop – espaço que atende a população em situação de rua – participaram do Dia D + Saúde promovido pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho em parceria com a Secretaria Municipal de Saú ...
  • Compartilhe:

19/04/2024 POLICIAIS MILITARES, GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS E BOMBEIROS MILITARES SÃO HOMENAGEADOS NO PLENÁRIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE BARREIRAS   Na noite do dia 17.04.2024, as Forças de Segurança atuantes em Barreiras (PMBA, Bombeiros e Guarda Civil Municipal) foram homenageadas no plenário da Câmara Municipal de Barreiras. O Ten Cel PM Ivã Antonio, comandante do 10º BEIC, ocupou a tribuna do plenário Dr. Aroldo Cavalcante e fa ...
  • Compartilhe:

19/04/2024 PREFEITO DE SANTANA, MARCÃO, IRÁ PRESTAR DEPOIMENTO À POLÍCIA FEDERAL NOS PRÓXIMOS DIAS   O prefeito de Santana, no Oeste da Bahia, Marcão, deverá prestar depoimento nos próximos dias na sede da Polícia Federal em Barreiras. A informação foi trazida por uma fonte, apontando que o prefeito está sob investigação, embora os detalhes precisos sobre o motivo do depoimento aind ...
  • Compartilhe:

18/04/2024 MAIARA ABRE O JOGO SOBRE EMAGRECIMENTO E ESPECULAÇÕES SOBRE PROBLEMAS DE SAÚDE Nos últimos meses, a transformação física de Maiara, da dupla com Maraisa, tem sido motivo de intensa especulação e preocupação entre os fãs. A cantora sertaneja apresentou um emagrecimento extremo, que acendeu alertas sobre sua saúde. Com uma série de imagens e vídeos evidenciando s ...
  • Compartilhe:

18/04/2024 NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SENHOR JOSÉ BONIFÁCIO MACÊDO Recebemos com muita tristeza a notícia do falecimento do senhor José Bonifácio Macêdo, aos 89 anos, ocorrido nesta quarta-feira (17). Filho primogênito de Ahylon Macêdo e Mirandolina Ribeiro Macêdo, José Bonifácio teve grande atuação na política de Barreiras sendo vereador por dois manda ...
  • Compartilhe:

18/04/2024 COMEÇA EDIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO SOBRE VIDA DO COMPOSITOR BARREIRENSE ALCYVANDO LUZ. EQUIPE AINDA VAI GRAVAR EM SALVADOR Começou a ser feita a edição do documentário sobre a vida do gênio da música brasileira Alcyvando Luz. Todas as entrevistas coletadas até agora estão tendo um tratamento especial na Cine 7. O documentário foi idealizado pelo escritor barreirense Roberto de Sena que também orientou toda a n ...
  • Compartilhe:

18/04/2024 MEGA-SENA 2714: SORTEIO DESTA QUINTA-FEIRA TEM PRÊMIO ESTIMADO EM R$ 72 MILHÕES A Caixa Econômica Federal realiza nesta quinta-feira (18) o concurso 2.714 da Mega-Sena, com prêmio estimado em R$ 72 milhões. O sorteio será realizado às 20h, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Caixa. Como apostar Para concorrer, os apostadores podem registrar seus jogos até uma ...
  • Compartilhe:

18/04/2024 SENADO APROVA PEC SOBRE CRIMINALIZAÇÃO DA POSSE DE DROGAS   O Senado aprovou nesta terça-feira (16), em dois turnos, a proposta que inclui na Constituição Federal a criminalização da posse e do porte de qualquer quantidade de droga ilícita. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) teve 53 votos favoráveis e nove contrários no primeiro turn ...
  • Compartilhe:

18/04/2024 POLÍCIA FEDERAL PRENDE EX-DEPUTADO; SAIBA MAIS A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira, 18, o ex-deputado federal Wladimir Costa (Solidariedade, foto) no Aeroporto Internacional de Belém, no Pará, por crimes eleitorais. Abordado ao chegar de voo à capital paraense, ele encaminhado ao sistema prisional do estado. Segundo a PF, Wladimir ...
  • Compartilhe:

18/04/2024 PSD OFICIALIZA JONNICLEI SILVA COMO PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE RIACHÃO DAS NEVES   Uma noite de sábado (6) histórica em Riachão das Neves com muita comemoração popular, marcou o lançamento oficial da pré-candidatura de Jonniclei Silva, conhecido como Jonni, pelo Partido Social Democrático (PSD) do município de Riachão das Neves, no Oeste da Bahia. O espaço City H ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade