TRABALHADORES LEVAM 2,8 ANOS A MAIS PARA SE APOSENTAR APÓS REFORMA
30 de janeiro de 2023

 

Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estão levando, em média, 2,8 anos a mais para conseguir se aposentar após a aprovação da reforma da Previdência. O adicional é maior para os homens (3,5 anos) e menor no caso das mulheres (2 anos).

Os dados foram retratados em estudo do então Ministério do Trabalho e Previdência sob a gestão de Jair Bolsonaro (PL).

O trabalho comparou dados de 2021, os mais recentes disponíveis, com o quadro observado em 2019, último ano de vigência das regras antigas. A referência usada é a idade do segurado na data de início do benefício.

O objetivo dos técnicos era estimar os primeiros efeitos da reforma sobre a idade média de aposentadoria, variável considerada peça-chave para a maior sustentabilidade do RGPS (Regime Geral de Previdência Social).

Quanto maior é essa idade, mais tempo o trabalhador contribui para sua aposentadoria, gerando receitas ao INSS. Consequentemente, ele fica menos tempo recebendo o benefício, o que reduz a despesa futura do governo.

Segundo os resultados, a idade média de aposentadoria dos homens passou de 58,7 para 62,2 anos entre 2019 e 2021. Entre as mulheres, o patamar passou de 57,3 para 59,3 anos.

O aumento das faixas etárias tem relação com uma das mudanças centrais da reforma da Previdência: a fixação de idades mínimas de aposentadoria em 65 anos para homens e 62 anos para mulheres.

A alteração passou a valer para novos trabalhadores, mas quem já estava no mercado de trabalho precisa seguir uma das quatro diferentes regras de transição. Todas elas impõem algum tipo de pedágio, embora o segurado possa eleger aquela que lhe for mais favorável.

Na prática, isso fez com que trabalhadores próximos da aposentadoria tivessem de adiar os planos e contribuir um pouco mais para conseguir o benefício.

“Entre os fatores que explicam o maior impacto para homens está o fato de que as aposentadorias por tempo de contribuição e especial, que estão entre as mais afetadas, são predominantemente concedidas para homens”, diz o estudo.

A aposentadoria por tempo de contribuição permitia acessar o benefício independentemente da idade, desde que cumpridos 30 anos de recolhimento ao INSS por mulheres e 35 anos por homens.

Segurados desse grupo tinham, em geral, mais tempo no mercado de trabalho formal, remuneração mais elevada e pagavam contribuições maiores ao INSS. Por consequência, conseguiam obter benefícios de aposentadoria mais elevados.

Já trabalhadores de menor renda e com mais dificuldade de acesso ao emprego formal acabavam se aposentando pela regra de idade já existente, mas que não era obrigatória. Contribuíam por um mínimo de 15 anos e precisavam atingir 60 anos de idade (mulheres) e 65 anos (homens).

Por esse motivo, segundo defensores da idade mínima, era necessário uma medida para garantir maior equidade ao sistema, estabelecendo um piso etário obrigatório.

As aposentadorias especiais, por sua vez, são concedidas a trabalhadores expostos a condições prejudiciais de saúde ou submetidos a riscos à sua integridade física. Entre os profissionais com direito a essa categoria estão os mineiros que atuam no subsolo.

As regras para esses segurados também ficaram mais duras com a reforma. Além dos tempos mínimos de contribuição, entre 15 e 25 anos a depender do grau de risco da profissão, é preciso também atingir as idades de 55 a 60 anos. A transição combina esses dois fatores numa soma de pontos, que precisa alcançar um patamar mínimo para a concessão do benefício.

Como resultado dessas modificações, a idade média da aposentadoria por tempo de contribuição dos homens subiu 1,4 ano, de 56,5 para 57,9 anos entre 2019 e 2021. No mesmo período, a idade média da aposentadoria especial do sexo masculino subiu 2,5 anos, de 49,9 para 52,4 anos.

Ambos os resultados ficam abaixo da média geral dos homens porque houve também uma mudança na composição dos benefícios. As aposentadorias especiais, que registram idades menores, perderam peso nas concessões, contribuindo para que a média global ficasse maior.

No caso das mulheres, a alta foi de 1,4 ano nas aposentadorias por tempo de contribuição (de 53,44 para 53,85 anos) e de 2,2 para as categorias especiais (50 para 52,2 anos).

Na avaliação do especialista Otavio Sidone, mestre em economia pela USP (Universidade de São Paulo) e que atuou como técnico na então Secretaria de Previdência, o aumento nas idades mínimas das aposentadorias é “absolutamente fundamental”. Segundo ele, a medida ajuda na sustentabilidade fiscal do regime e na promoção de maior equidade entre beneficiários.

“Por ser a maior política pública de transferência de renda do país, a Previdência é um instrumento fundamental do Estado para a redistribuição de renda, juntamente com a necessidade de um sistema tributário progressivo”, diz. Os benefícios previdenciários são a maior despesa do Orçamento e somaram R$ 809,5 bilhões no ano passado.

O IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário) critica a reforma e considera que parte das mudanças resultou em regras excessivamente duras.

“O trabalhador que acessa a aposentadoria especial só trabalha por até 25 anos, mesmo. Mas as regras de transição tornaram praticamente impossível que a pessoa se aposente”, diz o diretor do IBDP Paulo Bacelar.

Segundo ele, alguns profissionais que teriam direito às condições especiais estão optando pelas regras gerais para conseguir requerer o benefício. Membros do instituto sugeriram mudanças ao novo governo.

Em entrevista à Folha, em dezembro, o então futuro ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT), teceu críticas à reforma e disse que constituiria um grupo para avaliar possíveis modificações. Ele repetiu as declarações em 3 de janeiro, logo após assumir o cargo, mas foi desautorizado um dia depois pelo Palácio do Planalto.

As idades médias de aposentadoria devem subir ainda mais devido à menor atratividade de algumas das regras de transição previstas na emenda constitucional.

Uma delas foca trabalhadores que estavam a no máximo dois anos de preencher os requisitos da aposentadoria por tempo de contribuição quando a reforma foi promulgada. Eles podem requerer o benefício mediante o cumprimento de um pedágio de 50% do tempo restante, mas o valor pago pelo INSS ainda será calculado de acordo com o fator previdenciário —fórmula que em grande parte das vezes atua como redutora do benefício.

Segundo relatos, essa regra foi usada de forma recorrente nos primeiros três anos de vigência da reforma, respondendo por mais da metade dos pedidos. De agora em diante, porém, seu uso será cada vez mais difícil.

 

Idiana Tomazelli / Folha de São Paulo

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

28/03/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS DISPONIBILIZA FORMULÁRIO ONLINE DE CONSULTA PÚBLICA PARA ELABORAÇÃO DA LDO-2025 Por meio da Secretaria de Planejamento, a Prefeitura de Barreiras disponibilizou no site oficial do município o formulário online de sugestão e participação popular para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2025. O formulário ficará disponível para a Consulta Públ ...
  • Compartilhe:

28/03/2024 GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE BARREIRAS PASSA POR MUDANÇAS EM ÓRGÃOS DA COORPORAÇÃO   A Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito realizou mudanças na coordenação de órgãos da Guarda Civil Municipal, sendo eles a Corregedoria e Ouvidoria da Instituição, as mudanças decorrem dos prazos de permanência na função estabelecidos pela Lei Municipal n° 1.204/2016 de 06 ...
  • Compartilhe:

28/03/2024 PASCOA NA PRAÇA: COMERCIANTES RECEBEM CAPACITAÇÃO PARA TRABALHAR NA VILA DO PEIXE E PRAÇA CASTRO ALVES   Nesta terça-feira (26), a Secretaria de Agricultura e Tecnologia junto com a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, realizaram encontros com os comerciantes que irão trabalhar na comercialização de alimentos típicos durante a Semana Santa em Barreiras. Na Vila do Peixe, a pales ...
  • Compartilhe:

28/03/2024 POETA RONALDO SENA SE DEDICA AO VÍDEO CLIPE ROMARIA DOS GERAIS   O poeta barreirense Ronaldo Sena, está se dedicando ao seu vídeoclip Romaria dos Gerais. Segundo ele, apesar dos sofrimentos pelas perdas na família, é preciso prosseguir lutando pelos seus sonhos. Romaria dos Gerais, é um projeto de Ronaldo Sena, classificado na Lei Paulo Gustavo de Inc ...
  • Compartilhe:

28/03/2024 PARABÉNS PARA DANIELLE QUEIROZ   Nossos parabéns para Danielle Queiroz, filha do ativista politico Queiroz da Santa Luiza e de dona Lindelci Queiroz. Danielle faz aniversário nesta quinta-feira. A ela, o Mural do Oeste deseja muitas felicidades e muitas alegrias na vida. Parabéns.
  • Compartilhe:

28/03/2024 COMITÊ GESTOR DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO E AGROINDUSTRIAL DO MATOPIBA REALIZA 1ª REUNIÃO O Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Agropecuário e Agroindustrial do Matopiba (CGPDA-Matopiba) realizou a 1ª reunião no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) nessa terça-feira (26). A reunião teve por objetivo a instalação do Comitê Gestor (CGPDA Matopiba) e foi conduzida pe ...
  • Compartilhe:

28/03/2024 ATRAVÉS DE EMENDA PARLAMENTAR, EURES RIBEIRO DESTINA ÔNIBUS ESCOLAR A UNEB DE BOM JESUS DA LAPA Bom Jesus da Lapa recebe e receberá grandes investimentos em diferentes áreas através de diversas emendas parlamentares que destinadas pelo deputado Eures Ribeiro ao município. Na área da educação tem ação chegando com o veículo escolar para a Universidade Estadual da Bahia – UNEB, no va ...
  • Compartilhe:

28/03/2024 PREFEITO NEO ARAÚJO PARTICIPA DA PRIMEIRA REUNIÃO DO COMITÊ GESTOR DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO E AGROINDUSTRIAL DO MATOPIBA Tive a honra de me juntar e fazer parte da primeira reunião do Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Agropecuário e Agroindustrial do Matopiba, uma iniciativa do Ministério da Agricultura e Pecuária, o MAPA, em Brasília. A finalidade é traçar um plano de desenvolvimento Agropecuário e a ...
  • Compartilhe:

27/03/2024 ROGÉRIO TAVARES: UMA TRAJETÓRIA DE LUTA E DEDICAÇÃO AO BAIRRO RIBEIRÃO Rogério Tavares, uma figura emblemática enraizada nas tramas políticas e sociais do bairro Ribeirão, em Barreiras, tem sua história entrelaçada com uma jornada marcada por desafios e conquistas. Desde jovem, Tavares demonstrou um profundo compromisso com sua comunidade, uma paixão que o levou ...
  • Compartilhe:

27/03/2024 PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE BARREIRAS DESTACA PARCERIA E HARMONIA ENTRE OS PODERES LEGISLATIVO E EXECUTIVO PARA O DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO   Em entrevista ao Mural do Oeste, o presidente da Câmara de Vereadores de Barreiras, Alcione Rodrigues, destacou a importância da parceria e harmonia entre os poderes legislativo e executivo como fundamentais para o desenvolvimento do município. Em suas palavras, ele ressaltou que essa cola ...
  • Compartilhe:

26/03/2024 BAHIA: TJ BAHIA NEGA RECURSO DA CÂMARA E PIMENTEL É FORTE PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE CATOLÂNDIA Foto da internet Oeste Global | Luís Carlos Nunes – Na última 4ª feira (13 de março), o Desembargador Ângelo Jerônimo e Silva Vita, da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia, publicou a decisão referente ao Agravo de Instrumento em que a Câmara Municipal de Catolândia interp ...
  • Compartilhe:

26/03/2024 PSDB DE BARREIRAS DECLARA APOIO A PRÉ-CANDIDATURA DE OTONIEL TEIXEIRA     O pré-candidato a prefeito de Barreiras, Otoniel Teixeira, recebeu mais um forte apoio nesta terça-feira. Trata-se do PSDB – Partido da Social Democracia, presidindo por Kaduda Braga. Kaduda é uma jovem liderança de Barreiras, já foi candidato a deputado estadual, empresári ...
  • Compartilhe:

26/03/2024 LEM: MOTORISTA MORRE APÓS CAPOTAR CAMINHONETE NA BR-242 a manhã desta terça-feira (26), por volta das 10h30, as equipes de Bombeiros da 2ªCIA/17ºBBM foram acionadas para atender a um resgate veicular na BR/242, cerca de 15 km distante do centro de Luís Eduardo Magalhães, próximo ao Setor Industrial. Segundo informações obtidas no local, a vítim ...
  • Compartilhe:

26/03/2024 COM GRANDES INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA, BAIANÓPOLIS AVANÇA E SE TORNA UM DOS MODELOS DE GESTÃO NO OESTE BAIANO A cidade de Baianópolis vem sendo reconhecida em todo oeste baiano pelo seu acelerado processo de melhoria estrutural e foi sobre este tema que o Mural do Oeste conversou com o secretário de Finanças do município, Alberto Carvalho. Em conversa com o Jornal Cidade, Alberto ressaltou que toda a me ...
  • Compartilhe:

26/03/2024 VEREADORA PASTORA IVETE RICARDI TEM ATUAÇÃO DE DESTAQUE NA BUSCA PELA OFERTA DE MELHORES SERVIÇOS NO SETOR DE SAÚDE PARA A POPULAÇÃO DE BARREIRAS A vereadora Pastora Ivete Ricardi tem se destacado nos últimos anos como uma figura importante na política de Barreiras. Em entrevista ao Mural do Oeste, Ivete Ricardi demonstrou um olhar atento ao setor de saúde da cidade de Barreiras, comentou sobre as queixas recebidas em seu gabinete de super ...
  • Compartilhe:

26/03/2024 SANTA RITA DE CÁSSIA COMPLETA 184 ANOS NESTA TERÇA-FEIRA, 26 DE MARÇO; VEJA VÍDEO
  • Compartilhe:

26/03/2024 EM PRÉ-CAMPANHA PARA PREFEITO DE BOM JESUS DA LAPA, EURES RIBEIRO VISITA COMUNIDADE DE CHAPADA GRANDE Em sua caminhada durante a pré-campanha à prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro realizou mais uma visita especial no município. Desta vez, o deputado estadual mais bem votado nas últimas eleições visitou a querida comunidade da Chapada Grande. “Junto com o vereador Léo de Lió, Zenil ...
  • Compartilhe:

25/03/2024 #EU PASSEI! CURSINHO PREPARATÓRIO PARA O ENEM DE BRASÍLIA CHEGA A LUÍS EDUARDO MAGALHÃES COM TUDO   No último sábado, dia 23, a cidade de Luís Eduardo Magalhães recebeu um evento educacional marcante: o aulão do cursinho preparatório para o ENEM do #EuPassei! Liderado e fundado pelo professor Richi Átila, um baiano criado na Capital Federal, o projeto tem como objetivo principal prop ...
  • Compartilhe:

25/03/2024 DEPUTADO EURES RIBEIRO PARTICIPA DE ENTREGA DE EQUIPAMENTOS DE SAÚDE PARA MUNICÍPIOS DO INTERIOR BAIANO O deputado estadual Eures Ribeiro iniciou esta semana acompanhando uma grande ação do nosso estado, em Salvador, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado da secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, que entregaram equipamentos de saúde para municípios do interior baiano. “ ...
  • Compartilhe:

25/03/2024 MULHERES DO AGRO: PROJETO EDUCATIVO VAI CONTEMPLAR 8 MIL ESTUDANTES DO OESTE BAIANO Para o Núcleo das Mulheres do Agro, o setor produtivo e a educação andam sempre juntos. Prova disso é o crescimento do projeto Algodão que Aquece, desenvolvido pela entidade desde 2018 e que já beneficiou mais de 25 mil crianças e jovens das escolas de todo o Oeste baiano. Este ano, o projeto ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade