TITO DESTACA POTENCIAL DE BARREIRAS E DO OESTE DA BAHIA NA TRIBUNA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

26 de jun de 2019

 

Em seu discurso no Plenário da Câmara dos Deputados, nessa terça-feira (25), o deputado federal Tito (Avante/BA) apresentou sua trajetória pessoal, política e profissional, e destacou o grande potencial de Barreiras e de toda a região Oeste. 

De acordo com o deputado, graças à sua localização geográfica privilegiada, Barreiras tornou-se, nas últimas décadas, o centro de convergência de uma região muito rica e pujante, que abrange mais de trinta e cinco outros municípios. Hoje, o Oeste Baiano é o maior produtor de grãos do Estado, com safras recordes, em grande parte, direcionadas para a exportação. 

Após destacar as potencialidades da região, sublinhou que os gargalos de infraestrutura são um dos maiores entraves para o pleno desenvolvimento regional e para a logística de escoamento da produção agrícola do oeste da Bahia, carro chefe do desenvolvimento regional. 

“Se, com todas estas dificuldades, o Brasil ainda consegue ser um gigante do agronegócio, é graças à competência, à garra e à determinação dos nossos produtores rurais, sejam eles pequenos, médios ou grandes. Todos colaboram com o progresso do nosso País. O Poder Público como um todo, mas especialmente o Governo Federal, deve, para tanto, fazer a sua parte, reduzindo o chamado ‘Custo Brasil’”, disse o parlamentar. 

Para Tito, ações precisam ser desenvolvidas no âmbito da regularização fundiária regional, no investimento e aperfeiçoamento da telefonia celular nas várias comunidades rurais que ainda estão desassistidas. Os municípios precisam ser contemplados com investimentos em obras de esgotamento sanitário e em sistemas de abastecimento de água potável, também na implantação dos aterros sanitários tão necessários, e “aqui reafirmo o meu compromisso de continuar trabalhando a cada dia para levar estes investimentos federais para a nossa região”. 

Tito ressaltou ainda que no caso específico do Oeste Baiano, há também quatro grandes obras de competência federal que aumentariam de maneira extraordinária a competitividade das commodities no mercado internacional. Destaque para a ampliação do Aeroporto Regional de Barreiras, a duplicação da BR-242 no trecho que liga Barreiras ao município Luís Eduardo Magalhães, melhorias e conclusão dos trechos e pontes na BR 135 no trecho que liga São Desidério ao município de Correntina e, a conclusão das obras da Ferrovia Oeste-Leste, que ligará futuramente o Porto de Ilhéus no litoral baiano, passando pelo oeste até a Ferrovia Norte Sul, em Figueirópolis no estado de Tocantins. 

O parlamentar reafirma que o Oeste Baiano não é caracterizado somente pela sua potencialidade econômica. A região detém muitas atrações turísticas, sendo um destino procurado por quem busca sossego, aventura e experiências únicas. Barreiras, Angical, Cristópolis, Catolândia, Santa Maria da Vitória, São Desidério, Correntina, Barra, Riachão das Neves e Formosa do Rio Preto, dentre outras, se destacam neste cenário. Assim, necessita também de investimentos no ecoturismo regional para atrair mais visitantes, distribuindo riqueza e melhor qualidade de vida para o povo do Oeste. 

“Portanto, reafirmo aqui o meu compromisso em destacar a minha querida região Oeste da Bahia e todos os seus municípios, ressaltando que muito haverá de ser realizado em favor da nossa população”, finalizou Tito. 

 

Via: Fala Barreiras

  • Compartilhe:

Publicidade