SUPREMO CONFIRMA DECISÃO DE BARROSO PARA SENADO CRIAR CPI DA COVID
14 de abril de 2021

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quarta-feira (14) confirmar a decisão do ministro Luís Roberto Barroso de mandar o Senado instalar a CPI da Covid.

Os ministros concordaram que a minoria da Casa Legislativa conseguiu apoio de um terço dos parlamentares e, por isso, tem o direito de abrir uma comissão para apurar ações e possíveis omissões do governo federal na condução da crise sanitária decorrente da pandemia do coronavírus.

Os magistrados entenderam que estão presentes os três requisitos exigidos pela Constituição para criação de CPI, que são, além da assinatura de ao menos 27 senadores, a indicação de fato determinado a ser investigado e a definição de prazo de duração.

Apenas o ministro Marco Aurélio divergiu. Ele defendeu que decisões tomadas pelo relator de maneira individual em mandados de segurança não precisam ser analisadas pelo plenário.

A decisão representa uma derrota para o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que trabalhou para evitar a instalação da comissão.

Após a ordem judicial de Barroso, porém, o chefe do Executivo mobilizou sua base aliada e conseguiu ampliar o objeto da CPI para que também apure os repasses do governo federal a estados e municípios, o que dilui a pressão de uma investigação focada apenas no Palácio do Planalto.

O requerimento de criação da CPI foi lido na terça-feira (13) pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

Em meio à pressão da base governista para tentar minar a comissão, Pacheco decidiu unir dois requerimentos apresentados por senadores, formando uma única comissão que, além de investigar a gestão do presidente Bolsonaro, também tratará de repasses de verbas federais para estados e municípios.

No julgamento desta quarta-feira, o STF deixou claro que a decisão respeita a jurisprudência da corte que prevê decisão para determinar a criação da comissão quando estão presentes os três requisitos previstos na Constituição.

Os ministros afirmaram, porém, que a ordem do Supremo não representa uma intromissão nos trabalhos do Legislativo. Isso quer dizer que o Supremo não determinará data de instalação, composição do colegiado nem cronograma de trabalho da CPI.

Não é a primeira vez que o STF determina a instalação de CPIs a pedido da oposição. Em 2005, o Supremo mandou instaurar a dos Bingos, em 2007, a do Apagão Aéreo, e, em 2014, a da Petrobras.

Barroso afirmou que a Constituição é expressa em afirmar que não cabe juízo político do presidente das Casas Legislativas para decidir sobre abertura ou não de uma CPI.

“Trata-se de garantia que decorre da cláusula do Estado democrático de Direito e que viabiliza às minorias parlamentares o exercício da oposição democrática. Tanto é assim que o quórum é de um terço dos membros da Casa Legislativa, e não de maioria”, afirmou.

A decisão de Barroso foi duramente criticada por Bolsonaro, que acusou o ministro de atuar com viés político e disse que o Supremo interfere nos demais Poderes.

Pacheco, que se elegeu para comandar o Senado com apoio do governo, também criticou a decisão.

Ele qualificou a decisão do STF de equivocada e disse que, neste momento, “com a gravidade que a pandemia nos exige união, vai ser um ponto fora da curva”.

Os ministros analisaram mandado de segurança apresentado pelos senadores Jorge Kajuru (Cidadania-GO) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE). Eles haviam apresentado o pedido de instalação de CPI ao presidente do Senado e, diante da resistência em acolher a solicitação, acionaram o Supremo.

A crise política desencadeada com a decisão de Barroso foi ampliada após Kajuru divulgar um diálogo que teve com Bolsonaro por telefone em que o tema era o assunto entre os dois.

Na ligação, o presidente pressiona o senador para ampliar o objeto da CPI e pede para o parlamentar também pedir ao Supremo que seja determinada a abertura de impeachment contra ministro da corte no Senado.

Ao votar nesta quarta, Barroso afirmou que a jurisprudência do Supremo é pacífica quanto a permitir que parlamentares que tenham proposto a criação de CPIs no Congresso Nacional possam recorrer à corte para postular a sua instalação.

“Nas democracias, a Constituição institucionaliza e limita o exercício do poder político. E, na maior parte dos países, é a Suprema Corte ou o tribunal constitucional que interpreta adequadamente esse limites”, afirmou Barroso.

“Diversos países do mundo vivem recessão democrática. Exemplos conhecidos são Hungria, Polônia, Turquia, Rússia, Geórgia, Venezuela. Todos eles, sem exceção, assistiram processos de ataques e esvaziamento de seus tribunais constitucionais. Quando a cidadania daqueles países já era tarde. Reafirmar o papel das Supremas Cortes de proteger a democracia e os direitos fundamentais é imprescindível ato de resistência democrática.”

O ministro disse que não há de criativo, original ou inusitado na decisão liminar concedida por ele.

“Concedi à luz da doutrina. Quanto à jurisprudência, o tema foi objeto de apreciação pelo STF em diversas ocasiões, com a participação de componentes atuais do nosso plenário”, afirmou.

“A instalação de uma CPI não se submete a um juízo discricionário seja do presidente da casa legislativa, seja do plenário da casa legislativa. Não pode o órgão diretivo ou a maioria se opor a tal requerimento por questões de conveniência ou de oportunidade políticas. Atendidas exigências constitucionais, impõe-se a instalação da comissão parlamentar de inquérito.”

O relator disse que o papel do Supremo na defesa dos direitos das minorias deve ser exercido com parcimônia.

“Como regra geral, decisões políticas devem ser tomadas por quem tem voto. Todavia, neste mandado de segurança o que está em jogo não são decisões políticas, mas o cumprimento da Constituição, e o que se discute é o direito das minorias parlamentares de fiscalizarem o poder público, no caso específico diante de uma pandemia que já consumiu 360 mil vidas apenas no Brasil”, disse Barroso.

Antes do voto de Barroso, o subprocurador-geral da República Humberto Jacques de Medeiros, representante da Procuradoria-Geral da República no julgamento, afirmou que o Ministério Público Federal entende que não há litígio entre poderes da República, “apenas a necessidade de aclararmos, de reiterarmos a jurisprudência dessa corte mesmo na situação incomum em que se vive”.

“O que demonstra que não há nenhum tipo de tensão entre Poderes, mas apenas delimitação clara, reafirmação precisa da vinculação do ato de instalação de uma CPI”, disse Jacques.

 

Matheus Teixeira e Marcelo Rocha, Folhapress

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

24/04/2024 ANDERSON VIAN, UM JOVEM PRÉ-CANDIDATO A VEREADOR, A SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO DE BARREIRAS     Cristão, fisioterapeuta de formação, pós-graduado em gestão em serviços de saúde, ortotraumatologia e respiratória. Nascido em Barreiras, passou sua infância em Riachão das Neves. É casado com Vanessa e tem dois filhos: Pietro e Lorenzo. Anderson ingressou na gestão públic ...
  • Compartilhe:

24/04/2024 FAZENDA MUNICIPAL DE BARREIRAS COMEMORA RESULTADOS POSITIVOS COM CANAL DE COMUNICAÇÃO ON-LINE O Setor de Tributos, vinculado à Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Barreiras, tem se destacado ao implementar um novo canal de comunicação direta com os contribuintes, dentro do Projeto Facilitando, resultando na significativa redução das demandas e maior agilidade nos atendimentos. Segund ...
  • Compartilhe:

24/04/2024 ESCOLA ANTÔNIO BENTO DE FREITAS REALIZA PROJETO DE LEITURA E ESCRITA, EM BARREIRAS Na Escola Municipal Antônio Bento de Freiras, em Barreiras, um projeto está ganhando destaque neste mês de abril: “Livro Nosso de Cada Dia: Vivenciando a Leitura e Escrita na Diversidade Textual”. Com foco nas autoras da literatura infantil, o projeto tem como objetivo geral contribui ...
  • Compartilhe:

24/04/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS CONCLUI REQUALIFICAÇÃO DA PONTE DO VAL DA BOA ESPERANÇA Moradores do Sucuriuzinho e de localidades adjacentes usufruem desde sábado (20), da nova estrutura da ponte sobre o Rio de Ondas, na região do Val da Boa Esperança, realizada pela Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes. Durante ...
  • Compartilhe:

24/04/2024 SEBRAE REVELA MUNICÍPIOS BAIANOS VENCEDORES DO PRÊMIO SEBRAE PREFEITURA EMPREENDEDORA O Sebrae anunciou os municípios baianos vencedores do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. A cidade de Bom Jesus da Lapa se destacou na categoria turismo, graças aos investimentos significativos realizados na gestão anterior de Eures Ribeiro. Apesar da recente premiação recebida pelo atual ...
  • Compartilhe:

24/04/2024 TAMANDUÁ TOMADOR DE MANDATO VAI ATACAR DOIS PREFEITOS DA REGIÃO QUE NÃO ESTÃO TRABALHANDO   O Tamanduá Tomador de Mandato avisou a redação do Mural do Oeste que tá amolando as unhas para cravar nas costelas de dois prefeitos da região que não estão trabalhando, não fizeram uma obra importante, não cumpriram  o que prometeram e ainda querem ser reeleito. “Dei um prazo ...
  • Compartilhe:

24/04/2024 TRIBUNA POPULAR NA CÂMARA DE VEREADORES EVIDENCIARÁ TRABALHO DESENVOLVIDO PELO 4º BATALHÃO DE ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO INSTALADO EM BARREIRAS   _A atividade legislativa contará com a ilustre presença do Gen Div Ribeiro, Comandante da 6ª região Militar, tendo como expositor o Ten Cel Kosciureski, atual Comandante do 4º BEC_ A Câmara Municipal de Barreiras realizará nesta quarta-feira (24), às 19:30h, no plenário da Casa de Le ...
  • Compartilhe:

24/04/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS ENTREGARÁ EM BREVE A NOVA PONTE DO CANTINHO DO SENHOR DOS AFLITOS   Com expectativa de conclusão para as próximas semanas, a Prefeitura de Barreiras avança com a construção da ponte do Cantinho do Senhor dos Aflitos, distante 20km da sede, sendo mais uma estrutura de mobilidade que será entregue à população na zona rural. A obra coordenada pela Secr ...
  • Compartilhe:

24/04/2024 FUNCIONÁRIO TEM A CABEÇA DECEPADA DURANTE ATAQUE EM HOSPITAL DE FORTALEZA Foto: Reprodução/Câmeras de Segurança Um funcionário teve a cabeça decepada durante ataque dentro de hospital em Fortaleza na manhã desta terça-feira (23). Outro funcionário foi baleado e levado ao centro cirúrgico da unidade.   Um homem teria entrado na área de recebimento de cargas ...
  • Compartilhe:

23/04/2024 PM CUMPRE MANDADO DE PRISÃO EM BOM JESUS DA LAPA   No final da tarde de ontem, segunda-feira, 22, por volta das 17h10, a 38ª CIPM, realizou a prisão de um indivíduo com mandado de prisão em aberto, em Bom Jesus da Lapa. O réu responde pelo crime de estupro em Brasília, foi localizado e identificado atraves de documento (RG) e recebeu vo ...
  • Compartilhe:

23/04/2024 SAULO MARTINS, PRESIDENTE DA UNIQJOB, SE REÚNE COM PREFEITO DE SÃO DESIDÉRIO E AGRADECE O APOIO ÀS QUADRILHAS JUNINAS   Em um gesto de reconhecimento e apoio à cultura local, o presidente da UNIQJOB, União das Quadrilhas Juninas do Oeste da Bahia, Saulo Martins, encontrou-se recentemente com o prefeito de São Desidério, Zé Carlos. O encontro foi marcado por um clima de celebração e agradecimento, confor ...
  • Compartilhe:

23/04/2024 CONFIRA A PREVISÃO DO TEMPO PARA TODO O PAÍS NESTA QUARTA-FEIRA (24)
  • Compartilhe:

23/04/2024 PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES, ALCIONE RODRIGUES DE PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE AMPLIAÇÃO DO AEROPORTO REGIONAL DE BARREIRAS   O presidente da Câmara de Vereadores de Barreiras, Alcione Rodrigues, demonstrou mais uma vez seu compromisso com o desenvolvimento da cidade ao participar de uma importante audiência pública em Brasília. Ao lado de seus colegas vereadores Yure Ramon, Rider Castro, Eurico Queiroz e Rodrig ...
  • Compartilhe:

23/04/2024 TAMANDUÁ TOMADOR DE PARTIDO CORRE ATRÁS DE TATICO NA SANTA LUZIA. EM CINCO MINUTOS O RAPAZ FOI PARAR EM IRECÊ     O Mural do Oeste avisou que o Tamanduá Tomador de Partido estava em Barreiras e na região e que iria iniciar sucessivos ataques em várias cidades. Pois, no início da tarde desta terça-feira, o bicho deu o ar da graça e tentou pular nas costelas do pré-candidato a vereador Tatico ...
  • Compartilhe:

23/04/2024 BURITIRAMA: CONFIRA TODAS AS ATRAÇÕES DA MICARAMA 2024
  • Compartilhe:

23/04/2024 CONFIRA AS ATRAÇÕES DOS FESTEJOS DE SANTA RITA DE CÁSSIA   Os preparativos para os festejos de Santa Rita de Cássia já estão em pleno vapor, e os moradores e visitantes podem esperar por dias de muita animação e diversão. Com uma grade repleta de talentos musicais, a festa promete ser inesquecível para todos os presentes. Uma das grandes atra ...
  • Compartilhe:

23/04/2024 PREFEITO DE BURITIRAMA REALIZA ENTREGA DE TRATORES EQUIPADOS PARA COMUNIDADES LOCAIS O prefeito Arival Viana, da cidade de Buritirama, realizou uma importante entrega para as comunidades de São José e Baixão de Panela, e regiões adjacentes. Em um gesto de apoio e desenvolvimento local, o prefeito entregou dois tratores, devidamente equipados e modernizados, para impulsionar as a ...
  • Compartilhe:

23/04/2024 EX-SECRETÁRIO DE SAÚDE, ANDERSON VIAN ANUNCIA PRÉ-CANDIDATURA A VEREADOR EM BARREIRAS
  • Compartilhe:

23/04/2024 PREFEITURA DE BAIANÓPOLIS ENTREGA AMPLIAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM COCOS Na última semana, a cidade de Baianópolis celebrou um marco importante em sua trajetória rumo ao desenvolvimento sustentável e ao bem-estar de sua população. Sob a gestão da prefeita Jandira Xavier, a prefeitura entregou a ampliação e modernização do sistema de abastecimento de água do d ...
  • Compartilhe:

23/04/2024 BARREIRAS: BARROCÃO DE BAIXO GANHARÁ MODERNA ESCOLA   A Prefeitura de Barreiras está avançando nas obras da escola que está sendo construída no Barrocão de Baixo, zona rural do município. Com 70% do trabalho de construção concluído, a nova unidade promete oferecer ensino de qualidade, com conforto e segurança para mais de 500 estudante ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade