STF RACHA SOBRE INVESTIDA CONTRA PROCURADORES E TEME IMPACTO JUDICIÁRIO
24 de outubro de 2021

 

Com destino ainda incerto na Câmara dos Deputados, a proposta que altera a composição do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) e amplia o poder do Congresso sobre o órgão divide os integrantes do STF (Supremo Tribunal Federal).

Nos bastidores, ministros críticos aos métodos da Lava Jato demonstram apoio à PEC (proposta de emenda à Constituição) que aumenta o número de indicados por Câmara e Senado na composição do órgão. Já outra ala do tribunal diz acreditar que as alterações são inconstitucionais.

Uma questão que tem sido discutida em conversas reservadas é até que ponto as alterações no CNMP podem impactar no CNJ (Conselho Nacional de Justiça), órgão equivalente do Judiciário e que é chefiado pelo presidente do Supremo.

Líderes do Congresso já avisaram que um dos objetivos após o debate sobre o CNMP é mirar no conselho responsável por fiscalizar a atuação da magistratura.

Autor do texto original da PEC, o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) levantou a possibilidade na sessão em que o substitutivo do relator, deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), foi rejeitado por 297 a 182 —11 votos a menos que o necessário para aprovar uma PEC.

“O que impede de discutirmos posteriormente um texto com relação ao CNJ? Agora, aqui é fruto do amadurecimento, do entendimento, da composição, de um clima de diálogo”, disse.

“Mas parece que alguns não querem punir os seus que extrapolam. Nenhuma instituição é respeitada se não tiver a capacidade de colocar todos debaixo da lei e da Constituição. Aqueles que extrapolam se comportam como laranjas podres que, dentro de uma caixa, irão apodrecer as demais laranjas.”

Apesar da derrota do substitutivo de Magalhães, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que liderou as negociações em favor da matéria, afirmou que “o jogo só termina quando acaba” e que irá analisar “possibilidades regimentais” para levar o tema novamente à votação.

Na quarta-feira (20), após o resultado, Lira ameaçou votar na sequência o texto de Teixeira, mas recuou.

Deputados e líderes partidários avaliam que a PEC original tem ainda mais resistência —e menos voto— do que o substitutivo de Magalhães, fruto de uma concertação.

Ainda que a proposta seja aprovada na Câmara e mesmo que o Senado avalize a decisão dos deputados, associações de classe do Ministério Público e partidos contrários à proposta já se articulam para apresentar ações no STF a fim de impedir a implementação das mudanças.

Atualmente, o conselho responsável por realizar a fiscalização administrativa, financeira e disciplinar dos integrantes do Ministério Público é composto por 14 membros.

A proposta rejeitada na Câmara aumentava para 17 o número de conselheiros e ampliava de 2 para 5 o número de indicados do Congresso no colegiado.

Uma decisão da corte favorável à PEC do CNMP, avaliam especialistas, daria tração à tramitação de uma proposta similar relativa ao CNJ. Caso ocorra esse julgamento, no centro do debate estará a discussão jurídica sobre a extensão da equivalência a ser dada entre ambos os órgãos.

Em 2005, logo após a criação dos dois colegiados, o STF julgou uma ação em que definiu balizas para a atuação do CNJ.

Agora, um dos argumentos de associações de procuradores é que as regras definidas 16 anos atrás também valem para o CNMP. Isso tornaria inconstitucionais os principais trechos da PEC, pois o Supremo decidiu, por exemplo, que é obrigatório manter maioria qualificada de integrantes da carreira no órgão.

Deputados e magistrados garantistas, no entanto, afirmam que a simetria prevista pela Constituição entre Ministério Público e Judiciário não abrange essa área. Sob reserva, ministros dizem acreditar que a tendência seria ver se repetir na análise do tema a mesma divisão que ocorre em julgamentos criminais que debateram temas centrais da Lava Jato.

De um lado, os magistrados que seguem uma linha mais garantista, como Gilmar Mendes, Kassio Nunes Marques, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski, demonstram simpatia com a proposta de alterar a composição do CNMP para criar um ambiente favorável a um controle mais rígido da atuação de procuradores e promotores que abusem de seus poderes.

De outro, os ministros que costumam defender os métodos da Lava Jato, como Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Edson Fachin, têm criticado a PEC nos bastidores.

Na avaliação de magistrados, é mais difícil prever a posição dos outros integrantes da corte sobre o tema.

O ministro Alexandre de Moraes, por exemplo, costuma criticar excessos de investigadores e ter deferência a decisões desta natureza tomadas pela classe política, mas é oriundo do Ministério Público e geralmente se posiciona em favor das causas da classe.

Também há a expectativa de que as ministras Cármen Lúcia e Rosa Weber se posicionem contra pontos da PEC que permitam uma maior ingerência sobre o CNMP, caso a proposta seja aprovada com uma redação final que de alguma maneira coloque sob risco a autonomia funcional da categoria.

A possibilidade de o Congresso tentar fazer o mesmo com o CNJ é apontada como um risco concreto pelo presidente da ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República), Ubiratan Cazetta.

Ele disse que, durante as discussões para tentar costurar um acordo no substitutivo, Teixeira e Lira sinalizavam a possibilidade de mexer no órgão da Justiça também.

“Quando se contrapunha a simetria com o CNJ, a resposta deles era de que podiam mexer no CNJ também. O quanto isso é real, o quanto era mais um argumento para desfazer a nossa crítica, eu não sei dizer”, afirmou.

“A impressão que a gente tem, às vezes, é que eles [congressistas] são mais cuidadosos para enfrentar o CNJ. Não é tão fácil”, disse.

Apesar disso, continuou Cazetta, há um risco concreto. “Os dois foram criados com a ideia de uma simetria. Quando você mexe em um, abre a porta para mexer no outro.”

Assim como acontece no CNMP, hoje o CNJ tem “dois cidadãos, de notável saber jurídico e reputação ilibada” indicados pelo Congresso —um pela Câmara, outro pelo Senado.

“A lógica do Lira de fazer com que você tenha um maior número de indicações externas poderia ser replicada ao CNJ. É o que ele disse expressamente, que pode fazer uma PEC para mudar o CNJ”, disse. “Ele chegou a falar: ‘Apresentem a PEC’.”

A mudança na escolha do corregedor também seria outra possibilidade. No substitutivo derrotado de Magalhães, o corregedor seria indicado pelo Congresso. No texto de Teixeira, não há essa obrigatoriedade, mas o nome pode vir de fora do Ministério Público, o que é criticado pelas associações.

Hoje, no CNJ, o corregedor é um ministro indicado pelo Superior Tribunal de Justiça. “Na teoria, é replicável também, mas a minha intuição diz que eles não tentariam, porque a resistência do Supremo e do Judiciário como um todo seria evidente.”

 

Folhapress

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

19/04/2024 COLISÃO ENTRE ÒNIBUS E CARRETA DEIXA FERIDOS NA BR 135 EM FORMOSA DO RIO PRETO     Por volta do meio dia de hoje, sexta-feira, 19, ocorreu uma colisão traseira envolvendo uma carreta e um ônibus da empresa Real Maia, que seguia sentido ao Piauí, deixando feridos na BR 135, no município de Formosa do Rio Preto. Não há maiores detalhes do que teria provocado o ac ...
  • Compartilhe:

19/04/2024 SECRETARIA DE SAÚDE DE BARREIRAS ABRE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE FONOAUDIÓLOGOS E TERAPEUTAS OCUPACIONAIS A Secretaria Municipal de Saúde de Barreiras publicou no Diário Oficial nº 4142 o edital 02/2024 do Processo Seletivo Simplificado para atender às demandas emergenciais com ênfase no cuidado e acompanhamento de pacientes com transtornos do espectro autista (TEA). Serão contratados terapeutas o ...
  • Compartilhe:

19/04/2024 SECRETÁRIO DE MEIO DE BARREIRAS DE BARREIRAS RECEBE HOMENAGEM DO EXÉCITO BRASILEIRO Nesta sexta-feira (19), em comemoração ao Dia do Exército Brasileiro, o 4ª Batalhão de Engenharia de Construção de Barreiras realizou uma solenidade especial. O evento homenageou personalidades que têm sido parceiras da instituição militar. Durante a cerimônia, o secretário de Meio Ambie ...
  • Compartilhe:

19/04/2024 BARREIRAS, SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E TRABALHO PROMOVE DIA + SAÚDE NO CENTRO POP   Nesta quinta-feira (18), demandatários que utilizam dos serviços disponíveis no Centro Pop – espaço que atende a população em situação de rua – participaram do Dia D + Saúde promovido pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho em parceria com a Secretaria Municipal de Saú ...
  • Compartilhe:

19/04/2024 POLICIAIS MILITARES, GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS E BOMBEIROS MILITARES SÃO HOMENAGEADOS NO PLENÁRIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE BARREIRAS   Na noite do dia 17.04.2024, as Forças de Segurança atuantes em Barreiras (PMBA, Bombeiros e Guarda Civil Municipal) foram homenageadas no plenário da Câmara Municipal de Barreiras. O Ten Cel PM Ivã Antonio, comandante do 10º BEIC, ocupou a tribuna do plenário Dr. Aroldo Cavalcante e fa ...
  • Compartilhe:

19/04/2024 PREFEITO DE SANTANA, MARCÃO, IRÁ PRESTAR DEPOIMENTO À POLÍCIA FEDERAL NOS PRÓXIMOS DIAS   O prefeito de Santana, no Oeste da Bahia, Marcão, deverá prestar depoimento nos próximos dias na sede da Polícia Federal em Barreiras. A informação foi trazida por uma fonte, apontando que o prefeito está sob investigação, embora os detalhes precisos sobre o motivo do depoimento aind ...
  • Compartilhe:

18/04/2024 MAIARA ABRE O JOGO SOBRE EMAGRECIMENTO E ESPECULAÇÕES SOBRE PROBLEMAS DE SAÚDE Nos últimos meses, a transformação física de Maiara, da dupla com Maraisa, tem sido motivo de intensa especulação e preocupação entre os fãs. A cantora sertaneja apresentou um emagrecimento extremo, que acendeu alertas sobre sua saúde. Com uma série de imagens e vídeos evidenciando s ...
  • Compartilhe:

18/04/2024 NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SENHOR JOSÉ BONIFÁCIO MACÊDO Recebemos com muita tristeza a notícia do falecimento do senhor José Bonifácio Macêdo, aos 89 anos, ocorrido nesta quarta-feira (17). Filho primogênito de Ahylon Macêdo e Mirandolina Ribeiro Macêdo, José Bonifácio teve grande atuação na política de Barreiras sendo vereador por dois manda ...
  • Compartilhe:

18/04/2024 COMEÇA EDIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO SOBRE VIDA DO COMPOSITOR BARREIRENSE ALCYVANDO LUZ. EQUIPE AINDA VAI GRAVAR EM SALVADOR Começou a ser feita a edição do documentário sobre a vida do gênio da música brasileira Alcyvando Luz. Todas as entrevistas coletadas até agora estão tendo um tratamento especial na Cine 7. O documentário foi idealizado pelo escritor barreirense Roberto de Sena que também orientou toda a n ...
  • Compartilhe:

18/04/2024 MEGA-SENA 2714: SORTEIO DESTA QUINTA-FEIRA TEM PRÊMIO ESTIMADO EM R$ 72 MILHÕES A Caixa Econômica Federal realiza nesta quinta-feira (18) o concurso 2.714 da Mega-Sena, com prêmio estimado em R$ 72 milhões. O sorteio será realizado às 20h, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Caixa. Como apostar Para concorrer, os apostadores podem registrar seus jogos até uma ...
  • Compartilhe:

18/04/2024 SENADO APROVA PEC SOBRE CRIMINALIZAÇÃO DA POSSE DE DROGAS   O Senado aprovou nesta terça-feira (16), em dois turnos, a proposta que inclui na Constituição Federal a criminalização da posse e do porte de qualquer quantidade de droga ilícita. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) teve 53 votos favoráveis e nove contrários no primeiro turn ...
  • Compartilhe:

18/04/2024 POLÍCIA FEDERAL PRENDE EX-DEPUTADO; SAIBA MAIS A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira, 18, o ex-deputado federal Wladimir Costa (Solidariedade, foto) no Aeroporto Internacional de Belém, no Pará, por crimes eleitorais. Abordado ao chegar de voo à capital paraense, ele encaminhado ao sistema prisional do estado. Segundo a PF, Wladimir ...
  • Compartilhe:

18/04/2024 PSD OFICIALIZA JONNICLEI SILVA COMO PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE RIACHÃO DAS NEVES   Uma noite de sábado (6) histórica em Riachão das Neves com muita comemoração popular, marcou o lançamento oficial da pré-candidatura de Jonniclei Silva, conhecido como Jonni, pelo Partido Social Democrático (PSD) do município de Riachão das Neves, no Oeste da Bahia. O espaço City H ...
  • Compartilhe:

18/04/2024 LEM: IDOSO É PROCURADO SUSPEITO DE MATAR ANTIGO INQUILINO POR CAUSA DE DÍVIDA DE CONTA DE ÁGUA Um idoso de 77 anos é procurado por suspeita de matar o antigo inquilino, após ele deixar o imóvel sem pagar duas contas de água que juntas somam de R$ 350. O crime aconteceu na quarta-feira (17), em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, conforme informado pela Polícia Civil da cidade. A ...
  • Compartilhe:

18/04/2024 EM DOIS MESES, PREFEITURA DE FORMOSA DO RIO PRETO REALIZA ENTREGA DE 116 PRÓTESES DENTÁRIAS Em menos de dois meses de adesão ao Programa Brasil Sorridente, a Prefeitura de Formosa do Rio Preto por meio da Secretaria Municipal da Saúde já realizou a entrega de 116 próteses dentárias. “Esse número de entregas em tão pouco tempo já representa um marco para a comunidade e sim ...
  • Compartilhe:

17/04/2024 PALESTRA DA SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE E TURISMO DE BARREIRAS AOS ALUNOS DO CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS PM 2023/2. FOI REALIZADO NO 10º BEIC   Na manhã de ontem, terça-feira, 16, aconteceu no 10⁰ BEIC palestra da SEMATUR (Secretaria do Meio Ambiente e Turismo de Barreiras), proferida pelo senhor Judson Almeida, diretor de fiscalização do Órgão, aos alunos do Curso de Formação de Soldados PM 2023.2. Foi uma palestra muito ...
  • Compartilhe:

17/04/2024 SECRETARIA DE SAÚDE DE BARREIRAS REALIZA MOBILIZAÇÃO ESPECIAL EM ALUSÃO AO DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER O Dia Mundial de Combate ao Câncer foi comemorado no dia 8 de abril e ao longo de todo mês, a Secretaria de Saúde de Barreiras está realizando várias mobilizações com objetivo de chamar atenção da população sobre os cuidados de prevenção de uma das doenças que mais mata pessoas no mun ...
  • Compartilhe:

17/04/2024 VEREADORA IVETE RICARDI POSSUI TRABALHO DE ATENDIMENTO DE DEMANDAS A DOMICÍLIO     A vereadora de Barreiras, Pastora Ivete Ricardi, anunciou recentemente seu apoio ao pré-candidato a prefeito de Barreiras Danilo Henrique. Em entrevista ao Mural do Oeste, Ivete Ricardi destacou a importância de uma gestão comprometida com o bem-estar da população e acredita que D ...
  • Compartilhe:

17/04/2024 MUQUÉM DO SÃO FRANCISCO: FEDERAÇÃO DO PT, PCdoB e PV ESTÁ ALINHADA. AGORA É OUTRA HISTÓRIA O líder político Evandro Guimarães. mais conhecido como Vandim da farmácia PV, Antonio Alberto Freire mais conhecido com Ceará, PCdoB e Divina Michelly Pimentel PT irão comandar a federação Brasil da esperança em Muquém do São Francisco nas eleições de 2024 PT PV é PCdoB planeja lança ...
  • Compartilhe:

17/04/2024 SINDSERVCATOL: EDITAL DE CONVOCAÇÃO ELEIÇÃO SINDICAL 2024-2028
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade