STF RACHA SOBRE INVESTIDA CONTRA PROCURADORES E TEME IMPACTO JUDICIÁRIO
24 de outubro de 2021

 

Com destino ainda incerto na Câmara dos Deputados, a proposta que altera a composição do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) e amplia o poder do Congresso sobre o órgão divide os integrantes do STF (Supremo Tribunal Federal).

Nos bastidores, ministros críticos aos métodos da Lava Jato demonstram apoio à PEC (proposta de emenda à Constituição) que aumenta o número de indicados por Câmara e Senado na composição do órgão. Já outra ala do tribunal diz acreditar que as alterações são inconstitucionais.

Uma questão que tem sido discutida em conversas reservadas é até que ponto as alterações no CNMP podem impactar no CNJ (Conselho Nacional de Justiça), órgão equivalente do Judiciário e que é chefiado pelo presidente do Supremo.

Líderes do Congresso já avisaram que um dos objetivos após o debate sobre o CNMP é mirar no conselho responsável por fiscalizar a atuação da magistratura.

Autor do texto original da PEC, o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) levantou a possibilidade na sessão em que o substitutivo do relator, deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), foi rejeitado por 297 a 182 —11 votos a menos que o necessário para aprovar uma PEC.

“O que impede de discutirmos posteriormente um texto com relação ao CNJ? Agora, aqui é fruto do amadurecimento, do entendimento, da composição, de um clima de diálogo”, disse.

“Mas parece que alguns não querem punir os seus que extrapolam. Nenhuma instituição é respeitada se não tiver a capacidade de colocar todos debaixo da lei e da Constituição. Aqueles que extrapolam se comportam como laranjas podres que, dentro de uma caixa, irão apodrecer as demais laranjas.”

Apesar da derrota do substitutivo de Magalhães, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que liderou as negociações em favor da matéria, afirmou que “o jogo só termina quando acaba” e que irá analisar “possibilidades regimentais” para levar o tema novamente à votação.

Na quarta-feira (20), após o resultado, Lira ameaçou votar na sequência o texto de Teixeira, mas recuou.

Deputados e líderes partidários avaliam que a PEC original tem ainda mais resistência —e menos voto— do que o substitutivo de Magalhães, fruto de uma concertação.

Ainda que a proposta seja aprovada na Câmara e mesmo que o Senado avalize a decisão dos deputados, associações de classe do Ministério Público e partidos contrários à proposta já se articulam para apresentar ações no STF a fim de impedir a implementação das mudanças.

Atualmente, o conselho responsável por realizar a fiscalização administrativa, financeira e disciplinar dos integrantes do Ministério Público é composto por 14 membros.

A proposta rejeitada na Câmara aumentava para 17 o número de conselheiros e ampliava de 2 para 5 o número de indicados do Congresso no colegiado.

Uma decisão da corte favorável à PEC do CNMP, avaliam especialistas, daria tração à tramitação de uma proposta similar relativa ao CNJ. Caso ocorra esse julgamento, no centro do debate estará a discussão jurídica sobre a extensão da equivalência a ser dada entre ambos os órgãos.

Em 2005, logo após a criação dos dois colegiados, o STF julgou uma ação em que definiu balizas para a atuação do CNJ.

Agora, um dos argumentos de associações de procuradores é que as regras definidas 16 anos atrás também valem para o CNMP. Isso tornaria inconstitucionais os principais trechos da PEC, pois o Supremo decidiu, por exemplo, que é obrigatório manter maioria qualificada de integrantes da carreira no órgão.

Deputados e magistrados garantistas, no entanto, afirmam que a simetria prevista pela Constituição entre Ministério Público e Judiciário não abrange essa área. Sob reserva, ministros dizem acreditar que a tendência seria ver se repetir na análise do tema a mesma divisão que ocorre em julgamentos criminais que debateram temas centrais da Lava Jato.

De um lado, os magistrados que seguem uma linha mais garantista, como Gilmar Mendes, Kassio Nunes Marques, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski, demonstram simpatia com a proposta de alterar a composição do CNMP para criar um ambiente favorável a um controle mais rígido da atuação de procuradores e promotores que abusem de seus poderes.

De outro, os ministros que costumam defender os métodos da Lava Jato, como Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Edson Fachin, têm criticado a PEC nos bastidores.

Na avaliação de magistrados, é mais difícil prever a posição dos outros integrantes da corte sobre o tema.

O ministro Alexandre de Moraes, por exemplo, costuma criticar excessos de investigadores e ter deferência a decisões desta natureza tomadas pela classe política, mas é oriundo do Ministério Público e geralmente se posiciona em favor das causas da classe.

Também há a expectativa de que as ministras Cármen Lúcia e Rosa Weber se posicionem contra pontos da PEC que permitam uma maior ingerência sobre o CNMP, caso a proposta seja aprovada com uma redação final que de alguma maneira coloque sob risco a autonomia funcional da categoria.

A possibilidade de o Congresso tentar fazer o mesmo com o CNJ é apontada como um risco concreto pelo presidente da ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República), Ubiratan Cazetta.

Ele disse que, durante as discussões para tentar costurar um acordo no substitutivo, Teixeira e Lira sinalizavam a possibilidade de mexer no órgão da Justiça também.

“Quando se contrapunha a simetria com o CNJ, a resposta deles era de que podiam mexer no CNJ também. O quanto isso é real, o quanto era mais um argumento para desfazer a nossa crítica, eu não sei dizer”, afirmou.

“A impressão que a gente tem, às vezes, é que eles [congressistas] são mais cuidadosos para enfrentar o CNJ. Não é tão fácil”, disse.

Apesar disso, continuou Cazetta, há um risco concreto. “Os dois foram criados com a ideia de uma simetria. Quando você mexe em um, abre a porta para mexer no outro.”

Assim como acontece no CNMP, hoje o CNJ tem “dois cidadãos, de notável saber jurídico e reputação ilibada” indicados pelo Congresso —um pela Câmara, outro pelo Senado.

“A lógica do Lira de fazer com que você tenha um maior número de indicações externas poderia ser replicada ao CNJ. É o que ele disse expressamente, que pode fazer uma PEC para mudar o CNJ”, disse. “Ele chegou a falar: ‘Apresentem a PEC’.”

A mudança na escolha do corregedor também seria outra possibilidade. No substitutivo derrotado de Magalhães, o corregedor seria indicado pelo Congresso. No texto de Teixeira, não há essa obrigatoriedade, mas o nome pode vir de fora do Ministério Público, o que é criticado pelas associações.

Hoje, no CNJ, o corregedor é um ministro indicado pelo Superior Tribunal de Justiça. “Na teoria, é replicável também, mas a minha intuição diz que eles não tentariam, porque a resistência do Supremo e do Judiciário como um todo seria evidente.”

 

Folhapress

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

06/12/2021 BOMBEIROS MILITARES APAGAM INCÊNDIO A CAMINHÃO PIPA EM PARATINGA Na noite de ontem, domingo, 5, os bombeiros militares debelaram um incêndio a um caminhão pipa na BA 160, sentido o município de Paratinga. Foram adotadas medidas de segurança e isolamento da área e realizado rescaldo. Fonte:Bombeiros Militares
  • Compartilhe:

06/12/2021 BARREIRAS: IMAGEM RARA MOSTRA CONSTRUÇÃO DA “PONTE DE CIMENTO” NA BR-242, DÉCADA DE 60 Até os dias de hoje sofremos com essa ponte que forma um “gargalo” na artéria principal da cidade que possui a quarta maior frota do interior do estado, quando já poderia existir a “ponte auxiliar” e assim concretizar a ligação entre a Aylon Macêdo e (ACM e Cleriston Andrade), alargand ...
  • Compartilhe:

06/12/2021 MOTOTAXISTA DE 35 ANOS É MORTO A TIROS EM BOM JESUS DA LAPA Um mototaxista foi morto no Bairro São Gotardo, em Bom Jesus da Lapa, no início da noite deste domingo(5). Segundo a Polícia Militar, Roberto M P Santos, de 35 anos, foi assassinado com vários tiros na rua da Lagoa. Dois indivíduos em uma motocicleta confrontaram Roberto, sendo que um deles efe ...
  • Compartilhe:

06/12/2021 DJ IVIS É VAIADO E DEIXA O PALCO EM SHOW APÓS SAIR DA CADEIA   Após deixar a cadeia na qual estava detido por agredir a ex-mulher, Pamella Holanda, DJ Ivis tem retomado parcerias musicais e até feito alguns shows. Parte do público, no entanto, reprova as aparições do cantor. Na noite do último sábado, DJ Ivis foi vaiado em uma apresentação em ...
  • Compartilhe:

06/12/2021 BN/SÉCULOS: GESTÃO DE RUI COSTA É AVALIADA POSITIVAMENTE POR 78,15% DOS BAIANOS Foto: Joílson César / Ag. Haack / Bahia Notícias A gestão do governador Rui Costa (PT) é avaliada positivamente por 78,15% dos baianos, de acordo com o levantamento do instituto Séculus Análise e Pesquisa, divulgado nesta segunda-feira (6) em parceria com o Bahia Notícias. Outros 20,59% dos ...
  • Compartilhe:

06/12/2021 TERCEIRA VIA TENTA SE “DESBOLSONARIZAR”, MAS ESBARRA EM ENTRAVES REGIONAIS   A menos de um ano das eleições, a decisão do presidente Jair Bolsonaro de se filiar ao PL e a provável entrada do ex-juiz Sergio Moro na disputa de 2022 levaram o bloco de partidos que defendem a terceira via a tentar promover expurgos de bolsonaristas. Essa movimentação é vista na ala ...
  • Compartilhe:

06/12/2021 CONFIRA CALENDÁRIO DE PAGAMENTOS DO INSS DE 2022   Os mais de 36 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem checar a data dos depósitos dos benefícios ao longo de 2022. Para aqueles que recebem um salário mínimo, os depósitos referentes a janeiro serão feitos entre os dias 25 de janeiro e 7 de ...
  • Compartilhe:

06/12/2021 BOLSONARO: “NÃO VOU DIZER QUE NO MEU GOVERNO NÃO TEM CORRUPÇÃO” No cercadinho do Palácio da Alvorada, o presidente voltou a afirmar que não há como saber o que acontece em todos os ministérios Jair Bolsonaro (foto) voltou a admitir nesta segunda-feira (6) que pode haver corrupção em seu governo. No cercadinho do Palácio da Alvorada, o presidente disse ...
  • Compartilhe:

06/12/2021 HOMEM ACHA MILHÕES EM PAREDES DE IGREJA   Um encanador encontrou US$ 600 mil, o que corresponde a R$ 3,4 milhões (na cotação atual), durante manutenção em uma igreja do Texas, nos Estados Unidos. A instituição religiosa, chamada de Lakewood Church,  pertence ao pastor e autor Joel Osteen. Um porta-voz da igreja disse ao The N ...
  • Compartilhe:

06/12/2021 BOLSONARO ESTEVE NO POSTO MÉDICO DO PALÁCIO DO PLANALTO NESTA SEGUNDA-FEIRA Foto: Isac Nóbrega/PR O presidente Jair Bolsonaro foi ao posto médico do Palácio do Planalto na manhã desta segunda-feira (6). O chefe do executivo ficou cerca de 2h no local, segundo informações do jornal O Globo. A Secretaria de Comunicação Social da Presidência não informou o motivo da ...
  • Compartilhe:

06/12/2021 ENTRE A REALIZAÇÃO OU NÃO DO CARNAVAL, RUI DIZ QUE PREFERE “SAÚDE DOS BAIANOS”   O governador Rui Costa (PT) declarou, em conversa com a imprensa na manhã desta segunda-feira (6), que prefere “a saúde dos baianos” do que qualquer eventual risco em decorrência da realização do Carnaval em meio à pandemia da Covid-19. Segundo o chefe do Executivo baiano, “em via ...
  • Compartilhe:

06/12/2021 SAIBA COMO FUNCIONA O MODELO DE FRETAMENTO DA BUSER Apostar em uma viagem de ônibus é uma excelente maneira de conhecer o Brasil sem precisar investir muito dinheiro. Afinal, com boas estradas cortando o território nacional de Norte a Sul nascem regularmente novas rotas que facilitam ainda mais reencontrar familiares ou simplesmente descobrir os q ...
  • Compartilhe:

06/12/2021 SORTEIO DEFINE GRUPOS DA COPA DO NORDESTE 2022 Estão definidos os dois grupos da Copa do Nordeste 2022. Um sorteio nesta segunda-feira na sede da CBF definiu as duas chaves da competição, cada uma com oito equipes. Cabeças de chave, Fortaleza e Sport ficaram no Grupo A, enquanto Bahia e Ceará entraram no B. Veja abaixo como os 16 times fic ...
  • Compartilhe:

06/12/2021 GOVERNO DO ESTADO PROPÕE PISO SALARIAL DE R$ 5,5 MIL PARA TODOS OS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA Nenhum dos mais de 66 mil professores vinculados à rede estadual de educação do Paraná vai receber menos de R$ 5.545 por mês a partir de janeiro de 2022. O incremento em relação ao atual piso salarial em vigor no Estado (R$ 3.730) para 40 horas/aulas semanais é de 48,7% e vai beneficiar mais ...
  • Compartilhe:

06/12/2021 EX-PRESIDENTE DO PT É ASSASSINADO NA MANHÃ DESTA SEGUNDA-FEIRA (6)   O secretário de Governo da Prefeitura de Nova Odessa (SP), Marco Antônio Barion, foi assassinado a tiros na manhã desta segunda-feira (6) em frente ao condomínio onde morava. Barion, que era ex-presidente do PT em Americana, teria sido alvo de ao menos 13 disparos de arma de fogo, segundo ...
  • Compartilhe:

06/12/2021 DEPUTADO DA BASE DE RUI COSTA PARTICIPA DE AGENDAS COM ACM NETO E DEVE DESEMBARCAR DO GOVERNO O deputado estadual Dal (PP), da base do governador da Bahia, Rui Costa, participou neste domingo (5) de duas agendas do maior rival do PT no estado, o pré-candidato do DEM ao Palácio de Ondina, ACM Neto. Dal apareceu com o ex-prefeito de Salvador nas cidades de Gandu e Wenceslau Guimarães. Na ú ...
  • Compartilhe:

06/12/2021 ATRIZ MILA MOREIRA MORRE AOS 72 ANOS   A atriz Mila Moreira morreu na madrugada desta segunda-feira (6), aos 72 anos de idade. Ela estava internada no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, – o mesmo em que Luciano Szafir ficou hospitalizado recentemente – e o comunicado foi feito pela equipe médica, que não revelo ...
  • Compartilhe:

06/12/2021 OPORTUNIDADE DE EMPREGO PARA PROFISSIONAL DO SEXO FEMININO; CONFIRA Contrata-se profissional para vaga de telemarketing. Requisitos: Sexo Feminino, boa dicção, comunicativa. Precisa ter noções de informática Básica. O cargo exposto é para venda de consórcios. Mais informações (77) 99868-1544
  • Compartilhe:

06/12/2021 OUÇA A MÚSICA ‘O TOCA FITA DO MEU CARRO’, INTERPRETADA POR VALDINEY DOURADO
  • Compartilhe:

06/12/2021 BARREIRAS: SUICÍDIO É REGISTRADO NO BAIRRO JARDIM OURO BRANCO NA MADRUGADA DESTE DOMINGO A Polícia foi acionada na madrugada deste domingo (05), para atender uma ocorrência onde uma mulher de 29 anos, natural de Aracaju/SE, identificada como Brenda Maria Figueiredo Bittencourt, teria se suicidado, com o uso de uma corda amarrada ao pescoço. O triste fato foi confirmado em uma residê ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade