STF MANTÉM LULA PRESO E ADIA JULGAMENTO SOBRE ATUAÇÃO DE MORO
25 de junho de 2019
Segunda Turma do Supremo nega habeas corpus ao ex-presidente Lula

Na última sessão do semestre, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu negar nesta terça-feira (25) liberdade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enquanto não conclui a análise de um pedido de suspeição do ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sérgio Moro, apresentado pela defesa do petista.

Por 3 votos a 2, os integrantes do colegiado rejeitaram proposta do ministro Gilmar Mendes para que Lula ficasse em liberdade até a decisão final sobre o habeas corpus.

Votaram contra a concessão temporária de liberdade os ministros Edson Fachin, Cármen Lúcia e Celso de Mello. Apenas o ministro Ricardo Lewandowski se manifestou favorável à proposta de Gilmar Mendes.

A sessão desta terça-feira foi interrompida assim que a maioria dos magistrados negou a proposta de Gilmar Mendes. Não há data definida para a retomada do julgamento que irá apreciar a postura do ministro da Justiça. As duas turmas da Suprema Corte voltarão a se reunir apenas em agosto, após o recesso do Judiciário de julho que inicia na semana que vem.

O pedido de liberdade que levanta suspeição aos atos de Moro na condução do processo que condenou Lula começou a ser julgado pela Segunda Turma em dezembro, mas o julgamento foi interrompido antes de ser concluído. Na ocasião, os ministros Luiz Edson Fachin e Cármen Lúcia votaram contra o pedido para conceder liberdade a Lula.

À época, Gilmar Mendes pediu mais tempo para analisar o caso na hora em que ia votar. Ele liberou o habeas para julgamento no dia 10 de junho, seis meses depois de solicitar a suspensão. Além de Gilmar, ainda faltam votar em relação ao mérito do caso os ministros Ricardo Lewandowski e Celso de Mello.

O pedido de liberdade que questiona o imparcialidade de Moro foi apresentado pela defesa de Lula no ano passado, na ocasião em que o então juiz responsável pelos processos da Lava Jato no Paraná aceitou o convite de Jair Bolsonaro para comandar o Ministério da Justiça.

A defesa do ex-presidente questiona a atuação do atual ministro da Justiça no julgamento do petista na primeira instância da Justiça Federal pelo caso do triplex do Guarujá (SP).

Moro condenou o ex-presidente da República a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. Esse processo culminou na prisão de Lula após a condenação ter sido confirmada em segunda instância em janeiro do ano passado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

>>> Veja como votaram os ministros da 2ª Turma em relação à proposta de conceder liberdade provisória a Lula:

  • Gilmar Mendes: autor da proposta, o ministro defendeu que o habeas corpus que questiona Moro não deveria ser analisado nesta terça-feira pelo colegiado porque, segundo ele, é preciso mais tempo para analisar a suposta parcialidade do ex-juiz da Lava Jato na condenação de Lula. Ao votar, o magistrado defendeu que o ex-presidente fosse solto até que o Supremo conclua o julgamento. O ministro reconheceu que se trata de um caso de réu preso, porém, disse que a série de reportagens publicadas pelo site The Intercept revelando supostas conversas entre Moro e integrantes da força-tarefa da Lava Jato trouxeram um fato novo para a análise da suposta parcialidade do ex-magistrado. “Não há como negar que as matérias possuem relação com fatos públicos e notórios cujos desdobramentos ainda estão sendo analisados. […] Situações que podem influenciar o deslinde das circunstâncias”, enfatizou.
  • Edson Fachin: relator da Lava Jato no STF, o ministro afirmou que, por ora, não vê motivos para mudar o voto que deu em dezembro contra o pedido de liberdade de Lula. “Não se tem notícia a que o aludido material [conversas obtidas pelo The Intercept] tenha sido submetido a escrutínio das autoridades”, observou.
  • Ricardo Lewandowski: defendeu que o julgamento não deveria ser adiado novamente, mas disse que, caso o tribunal decidisse julgar o habeas corpus em outro momento, concordava com a concessão da liberdade provisória ao ex-presidente. “Os autos trazem elementos suficientes, da plausibilidade, eis que o paciente [Lula] já se encontra preso há mais de 400 dias, da concessão da liminar”, ponderou.
  • Celso de Mello: o decano da Suprema Corte votou contra a concessão de liberdade temporária a Lula até que a Segunda Turma conclua o julgamento do habeas corpus. “Portanto, senhora presidente, neste momento, eu pedindo vênia aos iminentes ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewadowski, me manifesto no sentido do indeferimento da concessão da medida cautelar, na linha do voto proferido pelo iminente ministro relator, mas insistindo em que este meu pronunciamento não envolve nem sequer antecipa a decisão que eu já tenho preparada e que já tenho pronta no voto elaborado para examinar o mérito, o fundo, da controvérsia suscitada na presente processual”, afirmou Celso de Mello.
  • Cármen Lúcia: última a se pronunciar sobre a proposta de Gilmar Mendes, a ministra destacou que, em dezembro, já votou contra o pedido de liberdade de Lula com base na suspeita de que Moro agiu com parcialidade na condenação do ex-presidente. “Eu que já votei no mérito, inicialmente, acompanhando [o relator] também mantenho [o voto] e não tenho outro acréscimo a fazer”, declarou a magistrada. Ela ressaltou, contudo, que “o julgamento não acabou”. “O acervo que pode ser trazido ainda, como comprovações posteriores, não impede o uso de instrumentos constitucionais e processuais para garantir os direitos do paciente.”

Outro pedido negado

Segunda Turma do STF rejeita primeiro habeas corpus de Lula

Mais cedo na mesma sessão, os cinco ministros da Segunda Turma negaram, por 4 votos a 1, outro pedido de liberdade apresentado pelos defensores de Lula. Nesta outra ação, os advogados do petista questionavam a conduta do relator da Lava Jato no Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Felix Fischer.

No ano passado, Fischer negou, em uma decisão individual, o pedido de absolvição do ex-presidente apresentado ao STJ pela defesa do petista. Inconformados com o fato de o relator da Lava Jato no STJ ter decidido apreciar a ação monocraticamente, em vez de ter submetido o caso ao plenário da Quinta Turma da Corte, os advogados do petista recorreram.

Ao analisar o caso, a Quinta Turma decidiu, por unanimidade, manter a condenação do ex-presidente, mas reduziu a pena de Lula de 12 anos e 1 mês de prisão, imposta pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), para 8 anos e 10 meses de prisão. O pedido de habeas corpus julgado nesta terça-feira pela Segunda Turma que questionava a decisão de Felix Fischer já havia sido negado individualmente pelo relator da Lava Jato no Supremo, ministro Edson Fachin.

Nesta tarde, Fachin e os ministros Gilmar Mendes, Celso de Mello e Cármen Lúcia rejeitaram os argumentos dos defensores de Lula de que o relator da Lava Jato no STJ não poderia ter rejeitado sozinho o recurso que pedia a liberdade do petista. Apenas o ministro Ricardo Lewandowski concordou com a defesa e votou a favor da soltura do ex-presidente da República.

Via: G1

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

16/08/2022 TCM MULTA EX-PREFEITO E SECRETÁRIO DE JABORANDI POR IRREGULARIDADE NA COMPRA DE MEDICAMENTOS NO MUNICÍPIO   Após auditoria temática feita na Prefeitura, irregularidades no fornecimento de medicamentos no município de Jaborandi, no ano de 2019, foram acatadas, parcialmente, pelos conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA) nesta terça-feira (16). O conselheiro Nelson Pelegrino, r ...
  • Compartilhe:

16/08/2022 JUSMARI PROTOCOLA MOÇÃO DE PESAR PELO FALECIMENTO DO JOVEM LEANDRO VARELA TAVARES   A deputada Jusmari Oliveira apresentou na Assembleia Legislativa Moção de Pesar pelo falecimento do jovem Leandro Varela Tavares, ocorrido em Barreiras. Leia  abaixo o texto da Moção:   Nos causou profunda tristeza o falecimento do jovem Leandro Varela Tavares, de apenas  29 anos. ...
  • Compartilhe:

15/08/2022 PASTOR E ESPOSA MORREM APÓS BATIDA ENTRE CARRO E CAMINHÃO Um pastor de uma igreja evangélica e a esposa dele morreram após uma batida entre o carro em que eles estavam e um caminhão de carga manhã desta segunda-feira (15), na BR-101, em trecho da cidade de Nova Viçosa, no extremo sul da Bahia. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF ...
  • Compartilhe:

15/08/2022 LEM: ADOLESCENTE ESTÁ DESAPARECIDA HÁ TRÊS DIAS No final da tarde desta segunda-feira, 15, a Secretária de Segurança Pública de LEM divulgou a foto de uma adolescente identificada como Elane Souza Santos, de 15 anos, desapareceu após sair de casa há três dias. A família mora no bairro Mimoso II. De acordo com informações, a jovem, que es ...
  • Compartilhe:

15/08/2022 LEM: RECONHECIMENTO FACIAL AUXILIA NA CAPTURA DO PRIMEIRO FORAGIDO DA JUSTIÇA O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública alcançou o primeiro foragido da Justiça, na cidade de Luís Eduardo Magalhães (LEM), no Oeste da Bahia. O homem é o segundo homicida preso nesta segunda-feira (15), com ajuda da ferramenta. Guarnições da 85ª Companhia Ind ...
  • Compartilhe:

15/08/2022 NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO PROFESSOR LEANDRO VARELA TAVARES Foi com profunda tristeza que recebemos a informação do falecimento do servidor do município, Leandro Varela Tavares, aos 29 anos, filho da também servidora municipal Magnólia do Carmo da Silva, ocorrido neste sábado (13), em Barreiras. Leandro era professor de Educação Física do Colégio M ...
  • Compartilhe:

14/08/2022 OZIEL E JUSMARI COMEMORAM O DIA DOS PAIS NA COMUNIDADE VEREDA DAS LAJES, NO KM 30 EM BARREIRAS             O candidato a deputado federal Oziel Oliveira e a deputada Jusmari Oliveira comemoram o Dia dos Pais do jeito que eles mais gostam: no meio do povo no quilômetro 30, em Barreiras. Eles participaram da comemoração do aniversário,  da APIAOB (Associação ...
  • Compartilhe:

13/08/2022 ASSALTANTES SUSPEITOS DE VÁRIOS DELITOS SÃO PRESOS APÓS OPERAÇÃO DA PM EM SERRA DO RAMALHO     Dois indivíduos suspeitos de vários furtos no município de Serra do Ramalho, no Oeste da Bahia, foram presos em flagrante após assaltarem um supermercado no povoado de Agrovila 6, zona rural do município. Trata-se de dois jovens, um de 18 e outro de 24 anos, os quais não tiveram ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 RENQUE ENVIESADO – POEMA DE ELTA MINEIRO, TALENTOSA ESCRITORA DE IBOTIRAMA         Renque enviesado Conheço todas as palavras tuas Desde “crivo a desavisada” Entre elas uma linguagem rebuscada Buscando o julgamento do verso na praça És catedrático, bem sei! Eu, atrevida, desatenta Posso aqui agora neste momento Encenar minhas estrofes, Ou, quem ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 PRODUTORES RURAIS DO OESTE DA BAHIA PREPARAM MAIOR OPERAÇÃO CONTRA INCÊNDIOS FLORESTAIS NO CERRADO BAIANO A região do Oeste Baiano se prepara para sediar o maior curso para pilotos agrícolas em combate aéreo a incêndios em Campos e Florestas, que ocorrerá de (15) a (18) em Luís Eduardo Magalhães e contará com a participação de 18 aeronaves inscritas. A abertura da capacitação será na próxi ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 ESTADO AUTORIZA INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA, DESENVOLVIMENTO URBANO E EDUCAÇÃO NA CIDADE DE CANÁPOLIS O Estado da Bahia anunciou a execução de diversas obras, nesta sexta-feira (12), no município de Canápolis, no oeste baiano. Nos povoados de Santo Antônio, Canabrava, Cafundó e Baixa das Cascas, foi autorizado o início dos trabalhos de pavimentação com paralelepípedo, que terá um investim ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 FORÇAS ARMADAS ESTÃO PREOCUPADAS COM O POSSÍVEL USO POLÍTICO DO 7 DE SETEMBRO POR BOLSONARO   Integrantes da cúpula militar afirmaram que existe a preocupação de uma ala significativa das Forças Armadas de que Bolsonaro se aproprie do 7 de Setembro para fazer campanha em cima dele, informa o blog de Bela Megale, do jornal “O Globo”. De acordo com a publicação, há ainda o me ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 BARREIRAS: MUITA COISA AINDA PARA ACONTECER NA POLÍTICA LOCAL     Tem muita coisa para acontecer na política de Barreiras nas próximos dias. É tapa, rasteira, dedo no olho e o diabo a quatro. Aguardem.
  • Compartilhe:

12/08/2022 PARABÉNS PARA O ADVOGADO DOURIVALDO AQUINO   O Mural do Oeste parabeniza o competente advogado Dorivaldo Aquino por mais um aniversário. Desejamos a ele muito sucesso em sua brilhante carreira. Dourivaldo Aquino foi Chefe de Gabinete na gestão do Prefeito Antonio Henrique e hoje se dedica a advocacia com muito profissionalismo e compe ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 USO DE MÁSCARAS SERÁ OBRIGATÓRIO EM FEIRA DE SANTANA APÓS CASO CONFIRMADO DE VARÍOLA DOS MACACOS, AFIRMA PREFEITO     Foi realizada na manhã desta quinta-feira (11), uma coletiva de imprensa promovida pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, junto com integrantes da Secretaria de Saúde, para transmitir as devidas orientações com relação à varíola dos macacos, já que ontem (10), o primei ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 MORRE O CANTOR ZELITO MIRANDA AOS 66 ANOS O cantor Zelito Miranda morreu na madrugada desta sexta-feira (12), aos 66 anos, vítima de problemas no pulmão. O forrozeiro passou mal, por volta das 5h, e foi socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu e morreu antes de chegar ao hosp ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 EX-MINISTRO DO STF, SOBRE 2° TURNO: ”VOTARIA EM BOLSONARO, EMBORA NÃO SEJA BOLSONARISTA” Marco Aurélio Mello, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), disse hoje, em entrevista ao UOL, que, num eventual segundo turno entre Jair Bolsonaro e Lula, escolheria o candidato à reeleição. Para justificar o voto em Bolsonaro, o ex-ministro citou a alternância de poder e o longo perí ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 PREFEITURA REALIZA MAIS UMA EDIÇÃO DA FERINHA LUAR DO CERRADO EM SÃO DESIDÉRIO Movimento da economia local, entretenimento, artesanato e muita gastronomia, foram os ingredientes que garantiram o sucesso de mais uma edição da Feirinha Luar do Cerrado que aconteceu na noite dessa quarta-feira,10, na Praça Abelardo Alencar. O evento é uma realização da Prefeitura de São De ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 CONFIRA OS NÚMEROS ATUALIZADOS DA COVID-19 EM BARREIRAS   A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Desde o Boletim Nº 739, de 08 de agosto de 2022, não houve coletas de novas amostras de casos que indicam suspeição de coronavírus (Covid-19). Informa ainda, que foram conclu ...
  • Compartilhe:

11/08/2022 CARTA PELA DEMOCRACIA REÚNE QUASE 2 MIL MILITARES E MAIS DE 8 MIL POLICIAIS   A carta em defesa da democracia que será lida nesta quinta-feira (11) na Faculdade de Direito da USP, em São Paulo, alcançou até mesmo policiais e militares, grupos que compõem a base do eleitorado do presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo levantamento feito por articuladores do documen ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade

Publicidade