STF MANTÉM LULA PRESO E ADIA JULGAMENTO SOBRE ATUAÇÃO DE MORO
25 de junho de 2019
Segunda Turma do Supremo nega habeas corpus ao ex-presidente Lula

Na última sessão do semestre, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu negar nesta terça-feira (25) liberdade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enquanto não conclui a análise de um pedido de suspeição do ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sérgio Moro, apresentado pela defesa do petista.

Por 3 votos a 2, os integrantes do colegiado rejeitaram proposta do ministro Gilmar Mendes para que Lula ficasse em liberdade até a decisão final sobre o habeas corpus.

Votaram contra a concessão temporária de liberdade os ministros Edson Fachin, Cármen Lúcia e Celso de Mello. Apenas o ministro Ricardo Lewandowski se manifestou favorável à proposta de Gilmar Mendes.

A sessão desta terça-feira foi interrompida assim que a maioria dos magistrados negou a proposta de Gilmar Mendes. Não há data definida para a retomada do julgamento que irá apreciar a postura do ministro da Justiça. As duas turmas da Suprema Corte voltarão a se reunir apenas em agosto, após o recesso do Judiciário de julho que inicia na semana que vem.

O pedido de liberdade que levanta suspeição aos atos de Moro na condução do processo que condenou Lula começou a ser julgado pela Segunda Turma em dezembro, mas o julgamento foi interrompido antes de ser concluído. Na ocasião, os ministros Luiz Edson Fachin e Cármen Lúcia votaram contra o pedido para conceder liberdade a Lula.

À época, Gilmar Mendes pediu mais tempo para analisar o caso na hora em que ia votar. Ele liberou o habeas para julgamento no dia 10 de junho, seis meses depois de solicitar a suspensão. Além de Gilmar, ainda faltam votar em relação ao mérito do caso os ministros Ricardo Lewandowski e Celso de Mello.

O pedido de liberdade que questiona o imparcialidade de Moro foi apresentado pela defesa de Lula no ano passado, na ocasião em que o então juiz responsável pelos processos da Lava Jato no Paraná aceitou o convite de Jair Bolsonaro para comandar o Ministério da Justiça.

A defesa do ex-presidente questiona a atuação do atual ministro da Justiça no julgamento do petista na primeira instância da Justiça Federal pelo caso do triplex do Guarujá (SP).

Moro condenou o ex-presidente da República a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. Esse processo culminou na prisão de Lula após a condenação ter sido confirmada em segunda instância em janeiro do ano passado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

>>> Veja como votaram os ministros da 2ª Turma em relação à proposta de conceder liberdade provisória a Lula:

  • Gilmar Mendes: autor da proposta, o ministro defendeu que o habeas corpus que questiona Moro não deveria ser analisado nesta terça-feira pelo colegiado porque, segundo ele, é preciso mais tempo para analisar a suposta parcialidade do ex-juiz da Lava Jato na condenação de Lula. Ao votar, o magistrado defendeu que o ex-presidente fosse solto até que o Supremo conclua o julgamento. O ministro reconheceu que se trata de um caso de réu preso, porém, disse que a série de reportagens publicadas pelo site The Intercept revelando supostas conversas entre Moro e integrantes da força-tarefa da Lava Jato trouxeram um fato novo para a análise da suposta parcialidade do ex-magistrado. “Não há como negar que as matérias possuem relação com fatos públicos e notórios cujos desdobramentos ainda estão sendo analisados. […] Situações que podem influenciar o deslinde das circunstâncias”, enfatizou.
  • Edson Fachin: relator da Lava Jato no STF, o ministro afirmou que, por ora, não vê motivos para mudar o voto que deu em dezembro contra o pedido de liberdade de Lula. “Não se tem notícia a que o aludido material [conversas obtidas pelo The Intercept] tenha sido submetido a escrutínio das autoridades”, observou.
  • Ricardo Lewandowski: defendeu que o julgamento não deveria ser adiado novamente, mas disse que, caso o tribunal decidisse julgar o habeas corpus em outro momento, concordava com a concessão da liberdade provisória ao ex-presidente. “Os autos trazem elementos suficientes, da plausibilidade, eis que o paciente [Lula] já se encontra preso há mais de 400 dias, da concessão da liminar”, ponderou.
  • Celso de Mello: o decano da Suprema Corte votou contra a concessão de liberdade temporária a Lula até que a Segunda Turma conclua o julgamento do habeas corpus. “Portanto, senhora presidente, neste momento, eu pedindo vênia aos iminentes ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewadowski, me manifesto no sentido do indeferimento da concessão da medida cautelar, na linha do voto proferido pelo iminente ministro relator, mas insistindo em que este meu pronunciamento não envolve nem sequer antecipa a decisão que eu já tenho preparada e que já tenho pronta no voto elaborado para examinar o mérito, o fundo, da controvérsia suscitada na presente processual”, afirmou Celso de Mello.
  • Cármen Lúcia: última a se pronunciar sobre a proposta de Gilmar Mendes, a ministra destacou que, em dezembro, já votou contra o pedido de liberdade de Lula com base na suspeita de que Moro agiu com parcialidade na condenação do ex-presidente. “Eu que já votei no mérito, inicialmente, acompanhando [o relator] também mantenho [o voto] e não tenho outro acréscimo a fazer”, declarou a magistrada. Ela ressaltou, contudo, que “o julgamento não acabou”. “O acervo que pode ser trazido ainda, como comprovações posteriores, não impede o uso de instrumentos constitucionais e processuais para garantir os direitos do paciente.”

Outro pedido negado

Segunda Turma do STF rejeita primeiro habeas corpus de Lula

Mais cedo na mesma sessão, os cinco ministros da Segunda Turma negaram, por 4 votos a 1, outro pedido de liberdade apresentado pelos defensores de Lula. Nesta outra ação, os advogados do petista questionavam a conduta do relator da Lava Jato no Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Felix Fischer.

No ano passado, Fischer negou, em uma decisão individual, o pedido de absolvição do ex-presidente apresentado ao STJ pela defesa do petista. Inconformados com o fato de o relator da Lava Jato no STJ ter decidido apreciar a ação monocraticamente, em vez de ter submetido o caso ao plenário da Quinta Turma da Corte, os advogados do petista recorreram.

Ao analisar o caso, a Quinta Turma decidiu, por unanimidade, manter a condenação do ex-presidente, mas reduziu a pena de Lula de 12 anos e 1 mês de prisão, imposta pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), para 8 anos e 10 meses de prisão. O pedido de habeas corpus julgado nesta terça-feira pela Segunda Turma que questionava a decisão de Felix Fischer já havia sido negado individualmente pelo relator da Lava Jato no Supremo, ministro Edson Fachin.

Nesta tarde, Fachin e os ministros Gilmar Mendes, Celso de Mello e Cármen Lúcia rejeitaram os argumentos dos defensores de Lula de que o relator da Lava Jato no STJ não poderia ter rejeitado sozinho o recurso que pedia a liberdade do petista. Apenas o ministro Ricardo Lewandowski concordou com a defesa e votou a favor da soltura do ex-presidente da República.

Via: G1

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

28/01/2022 LULA NÃO PAGA IMPOSTOS E ENTRA PARA LISTA DE DEVEDORES DA UNIÃO Para quem quer ser presidente, não soa como bom presságio. O nome do ex-presidente Lula foi parar na Dívida Ativa da União: 1,2 milhão de reais em débitos tributários. Os dados são da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional. Lula, como informa o órgão, deixou de pagar impostos.   Via: ...
  • Compartilhe:

28/01/2022 SECRETARIA DE SAÚDE DE BARREIRAS INFORMA O 335º E O 336° ÓBITOS, EM DECORRÊNCIA DA COVID-19 A Secretaria de Saúde de Barreiras informa o 335º e o 336° óbitos, ocorridos na quarta-feira (26) e nesta quinta-feira (27), por consequência da Covid-19. Apesar de todo o zelo e empenho das equipes de saúde do Hospital do Oeste e do Pronto Atendimento Coronavírus localizado no Hospital Mun ...
  • Compartilhe:

28/01/2022 HOMEM É PRESO APÓS RECEBER DROGA PELOS CORREIOS EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES Na tarde desta quinta-feira, 27, por volta das 16h, uma guarnição da CIPE/CERRADO recebeu uma denúncia de que um elemento em uma moto Honda BIZ, de cor vermelha, buscaria uma encomenda nos correios, cujo conteúdo seria droga. Ao realizar ronda nas proximidades do local informado. Um homem com as ...
  • Compartilhe:

28/01/2022 SANTA MARIA DA VITÓRIA: POLÍCIA FEDERAL CUMPRE MANDADO DE BUSCA E APREENSÃO EM OPERAÇÃO CONTRA FRAUDES NO AUXÍLIO EMERGENCIAL A Polícia Federal (PF) cumpriu um mandado de busca e apreensão durante uma operação contra fraudes no Auxílio Emergencial, na cidade de Santa Maria da Vitória, no oeste da Bahia, na manhã desta sexta-feira (28). As investigações apontam que o suspeito do crime usou o aplicativo “Caixa ...
  • Compartilhe:

28/01/2022 SÃO DESIDÉRIO SEGUE COM VACINAÇÃO INFANTIL CONTRA A COVID-19 Segundo dados da Secretaria de Saúde de São Desidério, até o momento mais de 300 doses de vacinas pediátricas contra a Covid-19 já foram aplicadas em crianças do município desde o dia 17 de janeiro, quando teve início a vacinação. A imunização segue em todos os Postos de Saúde e Unidad ...
  • Compartilhe:

28/01/2022 PT ENTRA COM AÇÃO NO STF POR AMPLIAÇÃO DE PRAZO PARA FORMAÇÃO DE FEDERAÇÕES Foto: Divulgação O PT entrou, nesta quinta-feira (27), com pedido no STF (Supremo Tribunal Federal) para a ampliação do prazo para que os partidos optem por formar federações partidárias.Essa questão chegou ao Supremo após o PTB ter movido ação contra a lei que libera a criação das fede ...
  • Compartilhe:

28/01/2022 COVID-19: PELA SEGUNDA VEZ, EM MENOS DE UMA SEMANA, SALVADOR CHEGA A 100% DE OCUPAÇÃO DE UTI PEDIÁTRICA   Pela segunda vez, em menos de uma semana, Salvador chega a 100% de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica para pacientes com Covid-19. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) nesta quinta-feira (27), todas as 20 vagas est ...
  • Compartilhe:

27/01/2022 ACM NETO LIDERA DISPUTA PELO GOVERNO MAS É ULTRAPASSADO QUANDO WAGNER É ASSOCIADO A LULA   O ex-prefeito ACM Neto (DEM) lidera a disputa ao governo do Estado na pesquisa Opnus, contratada pelo grupo Metrópole, divulgada nesta quinta-feira (27). No entanto, conforme o levantamento, no cenário que possui a vinculação dos nomes dos políticos da Bahia com os pré-candidatos a pres ...
  • Compartilhe:

27/01/2022 CANTORA E PASTORA LUDMILA FERBER MORRE AOS 56 ANOS A cantora gospel Ludmila Ferber morreu, aos 56 anos, na noite da última quarta-feira (26/1). A informação é da revista Quem. Ela tratava um câncer de pulmão desde 2018. Na época que compartilhou sobre a doença, a cantora contou que iniciava o tratamento de quimioterapia, mas afirmou estar po ...
  • Compartilhe:

27/01/2022 ALEMANHA ULTRAPASSA BARREIRA DE 200 MIL NOVAS INFECÇÕES POR DIA   A Alemanha notificou hoje (27) 203,13 mil infecções pelo novo coronavírus, ultrapassando pela primeira vez a barreira de 200 mil por dia e atingindo novo recorde desde o início da pandemia. Os dados são do Instituto Robert Koch (RKI) de virologia. Na quinta-feira da semana passada (20), ...
  • Compartilhe:

27/01/2022 BARREIRAS: ADOLESCENTE É ESFAQUEADO DURANTE ASSALTO NO BAIRRO SANTO ANTONIO E MORRE NO HO Na noite de ontem, quarta-feira, 26, um adolescente identificado por Ícaro Alves e Silva, de 17 anos, foi vítima de latrocínio no bairro Santo Antonio, na cidade de Barreiras. Segundo informações, Ícaro estava a bordo de uma bicicleta quando indivíduos não identificados assaltaram ele, levan ...
  • Compartilhe:

26/01/2022 AO VIVO E COM IMAGENS: ASSISTA A ESTREIA DO FLAMENGO NO CAMPEONATO CARIOCA
  • Compartilhe:

26/01/2022 MORRE DONA TETÉ, MÃE DO ARTISTA PLÁSTICO AGAMENON AMORIM   Morreu a senhora Ester Carvalho Brandão, carinhosamente conhecida por dona Teté, mãe do artista plástico Agamenon Amorim. Sempre foi uma mulher forte, que se dedicou a cuidar com carinho dos filhos e marido (já falecido). Representante autêntica de Barreiras dos tempos em que quase todo ...
  • Compartilhe:

26/01/2022 PAULO AFONSO: CÂMARA SUSPENDE ATIVIDADES APÓS SURTO ENTRE VEREADORES E FUNCIONÁRIOS Foto: Divulgação / Facebook da Câmara Municipal de Paulo Afonso Entre esta quarta-feira (26) e a sexta-feira (28) estão suspensas as atividades na Câmara de Vereadores de Paulo Afonso, na divisa com Sergipe e Alagoas. A medida ocorre após vereadores, assessores e funcionários da Casa contraí ...
  • Compartilhe:

26/01/2022 CURSO DE IDIOMAS SERÁ OFERTADO PARA ESTUDANTES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO O Governo do Estado publicou, nesta quarta-feira (26), decreto que institui o Programa Outras Palavras, de incentivo ao ensino e aperfeiçoamento dos estudantes da rede pública estadual em Língua Estrangeira, por meio da oferta de cursos de idiomas, como atividade complementar. A ação visa promo ...
  • Compartilhe:

26/01/2022 A INJEÇÃO QUE FAZ O CABRA DISCURSAR NA MARRA FALANDO BEM DE ACM   Roberto de Sena   No ano em que Paulo Braga venceu as eleições contra Saulo Pedrosa aconteceu um  fato inusitado e que entrou para a história política de Barreiras. Deraldino era candidato a vereador do lado de Saulo e fervoroso adversário de Paulo Braga. Andava pelas ruas com uma ...
  • Compartilhe:

26/01/2022 TRABALHADOR FORMAL ESTÁ HÁ TRÊS ANOS SEM GANHO SALARIAL REAL, DIZ PESQUISA   A combinação de desemprego elevado, atividade econômica morna e disparada da inflação tornaram piores as condições para as negociações de reajuste salarial em 2021. No ano passado, os trabalhadores formais completaram três anos sem ganho real, quando o aumento supera a inflação do ...
  • Compartilhe:

26/01/2022 SECRETARIA DE SAÚDE DE BARREIRAS INFORMA O 333 ÓBITO POR COVID-19 A Secretaria de Saúde de Barreiras informa o 333°óbito, ocorrido nesta terça-feira (25), no Hospital do Oeste. Apesar do empenho da equipe médica, a paciente de 64 anos não resistiu ao avanço da doença agravada pelas comorbidades de hipertensão, diabetes e doença respiratória crônica. Ne ...
  • Compartilhe:

26/01/2022 MAIS DE 250 PESSOAS AGUARDAM VAGAS EM HOSPITAIS NA BAHIA: DEMANDA CRESCEU 928% Com o aumento dos casos ativos e da taxa de transmissão da covid-19, a fila da regulação para pacientes com a doença voltou a crescer na Bahia. Houve um aumento de 928% nos primeiros dias de janeiro de 2022. Dia 1º, eram 25 pessoas na fila – oito para Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) ...
  • Compartilhe:

26/01/2022 ASSOCIAÇÃO DE JURISTAS PEDE AO MPF INVESTIGAÇÃO SOBRE GANHOS DE MORO   A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) entrou nesta terça-feira (25) com uma representação no Ministério Público Federal para que o ex-juiz e presidenciável Sergio Moro seja investigado por seu trabalho na consultoria Alvarez & Marsal. O assunto já é alvo de ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade