STF FORMA MAIORIA PARA OBRIGAR GOVERNO BOLSONARO A ADOTAR MEDIDAS CONTRA COVID ENTRE ÍNDIOS
5 de agosto de 2020

O STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria, nesta quarta-feira (5), para referendar a decisão do ministro Luís Roberto Barroso de obrigar o governo Jair Bolsonaro a adotar diversas medidas para conter o avanço do coronavírus na população indígena.

O Supremo determinou que o Executivo crie barreiras sanitárias para aldeias em isolamento. Para os locais nos quais os índios mantêm contato com invasores, o governo deverá elaborar um plano de retirada de ocupantes ilegais das áreas protegidas.

O julgamento ainda não acabou. Todos os ministros que já votaram defenderam a manutenção da decisão liminar (provisória) de Barroso de 8 de julho.

Houve divergência, porém, sobre a determinação ou não de prazo para o Executivo retirar os invasores. Os ministros Alexandre de Moraes, Rosa Weber e Gilmar Mendes afirmaram que o governo deve elaborar um plano de retirada, mas não fixaram prazo.

Os ministros Edson Fachin e Lewandowski, por sua vez, defenderam que a corte tem de estabelecer uma data limite para realizar as ações de remoção dos invasores.

Fachin propôs dar 60 dias para o governo fazer a retirada após a homologação do plano de remoção, enquanto Lewandowski defendeu dar 120 dias para o Executivo apresentar um planejamento nesse sentido. A ação pede a retirada de invasores em sete terras indígenas e alega que, em alguma delas, a população já ultrapassa as 20 mil pessoas.

A ordem para o governo adotar medidas de contenção do avanço do coronavírus já vinha sendo cumprida desde 8 de julho, quando Barroso tomou a primeira decisão a respeito.

Por isso, o governo já criou uma sala de situação para avaliar o tema, composta por integrantes do Supremo e representantes indígenas e do Executivo.

Entre as ações determinadas por Barroso e referendadas pelo plenário estão a extensão dos serviços do Subsistema Indígena de Saúde aos povos indígenas, a execução de um plano de monitoramento e o apoio técnico da Fundação Oswaldo Cruz para o caso.

Os ministros concordaram que a retirada de invasores não é uma operação simples, uma vez que pessoas se alocaram em terras indígenas há muitos anos e com filhos pequenos e famílias.

“Indefiro, por ora, o pedido de retirada dos invasores diante do risco que pode oferecer à vida, à saúde e à segurança das comunidades. Observo, porém, que é dever da União equacionar o problema das invasões e desenvolver um plano de desintrusão. Portanto, se nenhum plano for desenvolvido a respeito da desintrusão, voltarei ao tema”, avisou Barroso.

O ministro foi o primeiro a votar, na segunda-feira (3), e afirmou que é “inaceitável a inação do governo federal em relação a invasões em terras indígenas”.

Já o ministro Alexandre de Moraes classificou as invasões como um “problema seríssimo” e uma “chaga” do país.

“A decisão liminar do ministro Barroso é extremamente importante porque permite atuação mais eficaz do Estado e vai ao encontro do princípio constitucional da eficiência”, disse.

Moraes demonstrou preocupação com “inúmeros garimpeiros” que invadem terras indígenas, principalmente na Região Norte do país.

O ministro ressaltou que as operações para retirada de invasores não são simples, uma vez que em muitos casos as pessoas moram com as famílias naquelas regiões.

“É uma operação de guerra, com centenas, às vezes milhares de profissionais, e não só policiais, mas também assistentes sociais, psicólogos, médicos, auxílio dos conselhos tutelares. Há um trabalho pré-policial realizado para direcionamento das pessoas que lá invadira”, explicou.

Moraes ressaltou que a população indígena corre mais risco de contágio do coronavírus e que a Covid-19 pode provocar danos incalculáveis.

“Os povos em isolamento e de contato recente são realmente expostos ao risco de contágio maior e até de extinção em decorrência da pandemia. Isso não ocorre só em relação às comunidades indígenas brasileiras”, disse.

O ministro Ricardo Lewandowski defendeu dar 60 dias para o governo esclarecer a situação exata das terras indígenas em questão.

“Queremos saber quantos são os ocupantes das terras indígenas, onde estão localizados para eventualmente depois nós propormos uma solução para essa questão. Porque ninguém pretende, penso eu, travar uma verdadeira guerra civil na retirada desses ocupantes, absolutamente necessária das terras indígenas, mas essas operações podem ser feitas cirurgicamente, pontualmente”, disse.

O julgamento discute ação movida pela Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) e seis partidos políticos de oposição, na qual a administração do presidente Jair Bolsonaro foi acusada de omissão.

Folhapress

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

04/07/2022 CURTO CIRCUITO CAUSA INCÊNDIO EM UTI NEUROLÓGICA DO HOSPITAL ROBERTO SANTOS Um curto circuito causou um princípio de incêndio na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neurológica do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador. Segundo o G1, o caso, que aconteceu na noite deste domingo (3), não deixou feridos. Na ocasião, a assessoria de comunicação do hospital inf ...
  • Compartilhe:

04/07/2022 ACIDENTE DEIXA MOTORISTA FERIDO NA BR-242 Um acidente deixou o motorista ferido no KM-348, da BR-242, sentido Barreiras, cidade do oeste baiano, após o caminhão que ele dirigia sair da pista e tombar. O veículo transportava coco. O momento foi registrado por imagens de uma câmera de aparelho celular. No vídeo, é possível ver o tráfe ...
  • Compartilhe:

04/07/2022 HORÓSCOPO DO DIA (04/07): CONFIRA A PREVISÃO DE HOJE PARA O SEU SIGNO Equilíbrio de forças O sextil do Sol em Câncer com a Lua Nova em Virgem traz para hoje um equilíbrio de forças. O Sol, representando a Essência, vibra no campo emocional e a Lua, como receptáculo da luz solar, nos traz realização, trabalho e esforço material em Virgem. Polaridades masculin ...
  • Compartilhe:

04/07/2022 INSS OFERECE ATENDIMENTO PRESENCIAL COM NOVAS REGRAS A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA; VEJA COMO VAI FUNCIONAR A partir desta segunda-feira (4), os trabalhadores, aposentados e pensionistas que forem às agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão novas regras de atendimento. As mudanças abrangem horários de abertura ao público, tipo de agendamento, o direito a acompanhante, a entrega d ...
  • Compartilhe:

04/07/2022 CANTORA DIZ QUE TEVE SHOW ENCERRADO POR NÃO “MANDAR ALÔ” PARA PREFEITO A cantora Tayara Andreza usou suas redes sociais para fazer um desabafo na madrugada deste domingo (3/7). Ela afirmou, na ferramenta stories, que teve seu show interrompido porque não “estava mandando alô” para o prefeito Aluízio Xavier (PSD). A apresentação aconteceu em Tracunhaém, Zona d ...
  • Compartilhe:

04/07/2022 BARREIRAS: CARRO CAI EM CANAL NO BAIRRO VILA DOS FUNCIONÁRIOS Neste domingo (03), por volta das 05h30min, aconteceu um acidente com um veículo GM/Astra, cujo motorista perdeu o controle da direção e veio a cair em uma vala às margens da BR-135, no bairro Vila dos Funcionários, em Barreiras. O SAMU foi acionado e prestou socorro às quatro pessoas que esta ...
  • Compartilhe:

04/07/2022 NUBANK: VEJA COMO AUMENTAR O LIMITE DO SEU CARTÃO O cartão de crédito do Nubank é um dos mais solicitados do mercado financeiro atualmente. O cartão do banco digital não possui anuidade e disponibiliza diversos benefícios. No entanto, na maioria das vezes o limite concedido é abaixo do esperado. Portanto, confira abaixo algumas dicas para au ...
  • Compartilhe:

04/07/2022 RETORNO DAS AULAS É ADIADO EM CIDADE BAIANA POR CAUSA DA COVID-19 O retorno das aulas da rede municipal de ensino de Guanambi, cidade no sudoeste da Bahia, foi adiado em uma semana devido ao aumento de casos da Covid-19 no município. A informação foi divulgada pela prefeitura. Conforme análise dos dados divulgados pela prefeitura, o aumento de casos ativos em ...
  • Compartilhe:

04/07/2022 COMO ESCOLHER O COLCHÃO IDEAL? O colchão é determinante na qualidade do seu sono. Se ele não estiver de acordo com o seu biotipo ou estiver danificado por tempo de uso ou má qualidade, mesmo que você tenha todas as condições para dormir bem, não dormirá. Portanto, não poupe esforços nestes dois acessórios: colchão e ...
  • Compartilhe:

04/07/2022 MINISTÉRIO DA SAÚDE CONFIRMA 76 CASOS DE VARÍOLA DOS MACACOS NO BRASIL O Ministério da Saúde informou neste domingo (3) que 76 casos de varíola dos macacos foram confirmados no país. Os casos foram registrados em seis estados e no Distrito Federal. Apenas em São Paulo, foram contabilizados 52 casos. Também foi registrado um caso no Distrito Federal, um no Rio Gra ...
  • Compartilhe:

03/07/2022 SÃO JOÃO XANGÔ MENINO, CAETANO E GIL, MÚSICA BOA PARA O DOMINGO. VEJA VÍDEO
  • Compartilhe:

03/07/2022 CASAL DE IRECÊ É ENCONTRADO MORTO DENTRO DE HOTEL EM FEIRA DE SANTANA   Um casal foi encontrado morto dentro de um quarto de um hotel no centro de Feira de Santana. O crime aconteceu na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, por volta de 12h30.  Segundo informações da Polícia Militar, policiais militares da 64ª CIPM foram acionados por funcionários do hotel ...
  • Compartilhe:

03/07/2022 INADIMPLÊNCIA AUMENTA E ATINGE MAIS BRASILEIROS ACIMA DE 60 ANOS A fila de endividados acima de 60 anos —muitos deles aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)— cresceu entre 2021 e 2022, segundo dados da Serasa. Os números mais recentes, de abril, mostram que a lista dos devedores nesta faixa etária ganhou 751.745 pessoas em um ano. Em abri ...
  • Compartilhe:

03/07/2022 DETRAN-BA DIVULGA RESULTADO DE PROCESSO SELETIVO; CONFIRA O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) divulgou neste sábado (2) o resultado do Processo Seletivo do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). De acordo com o órgão, cerca de 53 mil candidatos disputaram as 540 vagas de níveis médio e superior. A lista completa dos ap ...
  • Compartilhe:

03/07/2022 JOVENS DE JABORANDI E TABOCAS DO BREJO VELHO MORREM EM COLISÃO ENTRE MOTOCICLETAS Na madrugada deste domingo, 3, por volta da 1h40, ocorreu uma colisão frontal entre duas motocicletas, na rua Piedade, no bairro Luar do Cerrado, na cidade de Luís Eduardo Magalhães. De acordo com informações, Ronildo Souza de Jesus de 18 anos, natural de Jaborandi/BA, pilotava uma moto Honda C ...
  • Compartilhe:

03/07/2022 MAIS UM BRASILEIRO MORRE NA GUERRA DA UCRÂNIA A embaixada brasileira na Ucrânia confirmou a morte do soldado voluntário brasileiro Douglas Rodrigues Búrigo (foto), de 40 anos, que se juntou às tropas na guerra. Ele foi morto na madrugada de sábado (2) durante um bombardeio russo na cidade de Kharkiv. Búrigo morava em São José dos Ausen ...
  • Compartilhe:

03/07/2022 POLICIAL MILITAR E AGENTE CIVIL FICAM FERIDOS EM ACIDENTE NA BR 242 Uma caminhonete que integrava um comboio de Forças de Segurança da Paraíba se envolveu num acidente, na BR-242, próximo a Ibotirama, na tarde desta sexta-feira (1º). A situação aconteceu à altura do km 605, no trecho de Muquém do São Francisco. A informação é de que o veículo saiu da p ...
  • Compartilhe:

03/07/2022 O RECADO DE GEDDEL VIEIRA LIMA PARA OS POLITICOS BAIANOS DA CAPITAL E DO INTERIOR   O líder do MDB na Bahia, Geddel Vieira Lima, disse neste sábado, 02 de julho, dia da Independência da Bahia que não reconhece autoridade política em ninguém para apontar o dedo contra ele. Como se sabe, Geddel foi preso depois que um apartamento, supostamente ligado a ele, foi descobert ...
  • Compartilhe:

02/07/2022 O MURAL LAMENTA O FALECIMENTO DE DONA IDALIA, VIÚVA DO EMPRESÁRIO ZÉ MARESIA E SOGRA DO VEREADOR VIVI BARBOSA   Foi com muito tristeza que o Mural do Oeste recebeu a notícia do falecimento de dona Idália, viúva do saudoso empresário José Maresia e sogra do ex-vereador Vivi Barbosa. Dona Idália tinha 90 anos,  8 filhos e cerca de 40 netos e fazia parte de uma das famílias pioneiras de Barreiras ...
  • Compartilhe:

02/07/2022 BARREIRAS: AIBA ENTREGA DOAÇÃO DE CHEQUE AO HOSPITAL DO OESTE         Pelo sétimo ano, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), entidade organizadora da Bahia Farm Show, fez o repasse do valor referente ao projeto ‘Ingresso Solidário’ da feira, às Obras Sociais Irmã Dulce, mantenedora do Hospital do Oeste (HO). O ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade

Publicidade