STF DECIDE POR UNANIMIDADE RESTRINGIR FORO ESPECIAL DE PARLAMENTARES
4 de maio de 2018

O Supremo Tribunal Federal decidiu, em sessão desta quinta-feira (3), por 11 votos a 0, restringir o foro especial para deputados federais e senadores. O assunto estava na pauta de ontem (2), mas a votação foi suspensa devido ao horário. Gilmar Mendes ficou para votar hoje. Agora,  a corte pode apenas processar e julgar casos nos quais os crimes foram cometidos em razão do cargo e durante o mandato.

Em seu voto, Mendes disse que, embora tenha convicção quanto ao caráter indevido de revisão da Constituição com a restrição do foro, se alinha à posição do voto do ministro Alexandre de Moraes, que restringe o foro para crimes cometidos durante o mandato, tendo relação com o cargo ou não.

Os outros dez ministros também concordaram que é necessário limitar o foro especial. No entanto, sete deles opinaram que o foro deve se restringir a crimes cometidos durante mandato e em razão do cargo. Não seria, por exemplo, o caso de um senador que agride a mulher.

Essa é a posição de Barroso e de outros seis colegas: Marco Aurélio, Rosa Weber, Edson Fachin, Luiz Fux, Celso de Mello e a presidente do tribunal, Cármen Lúcia.

Já Alexandre de Moraes sustentou que, mesmo que o crime não tenha relação com o cargo, a autoridade deve ser processada no Supremo – por exemplo, em caso de violência doméstica. Dias Toffoli concordou com Moraes e votou para que o político tenha foro no STF a partir do momento em que foi diplomado – não apenas depois de assumir o cargo.

Ricardo Lewandowski também seguiu o voto de Moraes. Para eles, crimes cometidos antes do mandato devem ficar de fora do STF, mesmo que o parlamentar assuma um cargo no Congresso. Hoje autoridades têm foro especial na Justiça, a depender do cargo que exercem. O presidente da República, ministros e congressistas, por exemplo, só podem ser processados criminalmente pelo STF. Governadores de estado, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Hoje, o processo tramita de um tribunal a outro, de acordo com o cargo que o investigado ocupa: se ele comete um crime sem ter mandato e depois é eleito deputado federal ou senador, por exemplo, o processo vai da primeira instância para o STF, mas quando deixa o cargo, o caso volta ao outro tribunal.

Essas idas e vindas entre diferentes instâncias da Justiça, apelidadas de “elevador processual”, sobrecarregam os tribunais superiores e atrasam o desfecho dos processos, aumentando a chance de os crimes prescreverem (ficarem sem punição), segundo Luís Roberto Barroso, relator da ação.

JULGAMENTO

O caso começou a ser julgado em 31 de maio de 2017. Moraes pediu vista (mais tempo para analisar o assunto) e devolveu o processo no fim de setembro.

O julgamento foi retomado em 23 de novembro e Dias Toffoli pediu vista, quando já havia maioria para restringir o foro especial. Ele devolveu o processo no fim de março.

Nessa quarta, Toffoli foi enfático ao criticar o ponto do voto de Barroso que trata sobre a necessidade de que o crime tenha sido cometido em função do cargo para permanecer no STF.

Ele deu um exemplo prático para ilustrar a dificuldade de separar o que seria em função do cargo ou por razão pessoal: se um deputado agride outro no plenário ou se agride um funcionário do gabinete, poderia ficar difícil de estipular se o crime foi cometido em função do mandato.

“Essa natureza, de ser relativa ou em função do cargo, é bastante relativa”, disse Toffoli.

ESTADOS

Toffoli destacou que praticamente todos os estados conferem foro especial ao vice-governador e aos secretários estaduais, sendo que muitas concedem também a procuradores e defensores públicos.

Ele deu exemplos de foro especial em alguns estados: Piauí e Rio de Janeiro conferem prerrogativa de foro a vereadores -alcançando, respectivamente, 2.143 e 1.190 membros do Poder Legislativo municipal-; em Roraima, além dos vereadores, os diretores-presidentes de entidades da administração estadual indireta também têm foro.

Já Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, São Paulo e Tocantins “conferem prerrogativa de foro ao comandante-geral da Polícia Militar, ao comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar e ao delegado-geral ou chefe da Polícia Civil.

“Como se observa, há uma profusão legislativa, estadual e distrital, conferindo prerrogativa de foro às mais variadas autoridades, o que torna o tema susceptível a críticas e, principalmente, reflexões sobre a necessidade de sua extinção”, disse Toffoli.

QUESTÃO DE ORDEM

A análise do tema foi levada ao plenário por Barroso, como questão de ordem para o julgamento de um caso concreto, o do ex-deputado Marquinho Mendes (PMDB-RJ), acusado de compra de votos nas eleições municipais de 2008, em Cabo Frio (RJ).

O caso chegou ao Supremo em abril de 2015, após Mendes assumir, como suplente, mandato de deputado na Câmara. Ele deixou o cargo em abril de 2016 e o reassumiu em setembro para substituir Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que foi cassado.

Em outubro, Mendes se elegeu prefeito de Cabo Frio. Pela regra vigente, o processo contra ele teria que ter voltado a instâncias inferiores. Porém, como estava pronto para ser julgado no STF, Barroso decidiu discutir esse vaivém com os demais ministros.

Pela tese de Barroso, o caso de Marquinho Mendes nunca deveria ter tramitado no STF porque o crime de que ele era acusado foi em 2008, quando ele era candidato a prefeito, e não deputado.

“O sistema [atual] traz impunidade. Penso que impunidade, em geral, no Brasil, é decorrente de sistema punitivo ineficiente, não apenas aqui, que fez com que o direito penal perdesse seu principal papel, que é o de funcionar como prevenção geral. As pessoas não praticam crimes pelo temor de que vão sofrer consequente negativa. Criamos um direito penal que produziu um país de ricos delinquentes, porque são honestos se quiserem. Se não quiserem, não acontece nada. É preciso enfrentar esse sistema”, disse.

De acordo com o ministro, há 37 mil pessoas beneficiadas por algum tipo de foro especial no país, no STF, no STJ (Superior Tribunal de Justiça), nos TRFs (tribunais regionais federais) ou nos TJs (tribunais de Justiça nos estados).

 

Com informações da Folhapress.

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

15/04/2024 EXAME CRIMINOLÓGICO SERÁ OBRIGATÓRIO PARA A PROGRESSÃO DE REGIME DE PENA Uma comissão formada por 5 pessoas – um psiquiatra, um psicólogo, um assistente social e dois membros do próprio sistema penitenciário – avaliam as condições do preso antes dele passar para um regime com maior liberdade.   Com a publicação no Diário Oficial, os trechos sanc ...
  • Compartilhe:

15/04/2024 NÃO UTILIZAREMOS MAIS O NOME EXU. NOME DO PERSONAGEM AGORA PASSA A SER TAMANDUÁ TOMADOR DE PARTIDO   Em respeito as religiões de matriz africana não utilizaremos mais o nome EXU TOMADOR DE PARTIDO. O personagem agora passa a ser denominado Tamanduá Tomador de Partido, de cargos e mandatos. Somos defensores da pluralidade de religiões e respeitamos a fé de todas as pessoas. Agradecemos a ...
  • Compartilhe:

14/04/2024 PROFESSORES ANUNCIAM GREVE EM UNIVERSIDADES FEDERAIS A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA Professores de universidades, centros de educação tecnológicas e institutos federais das cinco regiões do Brasil decidiram entrar em greve a partir de segunda-feira (15). A categoria exige reajuste salarial de 22%, a ser dividido em três parcelas iguais de 7,06% —a primeira ainda para este an ...
  • Compartilhe:

14/04/2024 BAIANÓPOLIS: PREFEITA JANDIRA XAVIER ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA DO LOTEAMENTO MÁRIO BORGES Os moradores do Loteamento Mário Borges viveram um dia memorável na última quinta-feira, quando a prefeita de Baianópolis, Jandira Xavier, assinou a ordem de serviço para dar início à tão esperada pavimentação asfáltica das ruas do bairro. O ato, que aconteceu em uma cerimônia pública c ...
  • Compartilhe:

14/04/2024 CANSADO DAS BRIGAS ENTRE MINISTROS, LULA FAZ PEDIDO INUSITADO A RUI COSTA O presidente Lula (PT) quer dar um basta nas intrigas e confusões entre os ministros do seu governo. Além do clima de tensão entre Planalto e Congresso, o chefe do Executivo nacional não quer gerenciar desavenças internas na equipe e por isso fez um pedido inusitado ao ministro da Casa Civil, R ...
  • Compartilhe:

14/04/2024 LULA VETA TRECHO DE PROJETO QUE ACABA COM O FIM DAS SAIDINHAS DE PRESOS   O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, com o veto, nesta quinta-feira (11), o projeto de lei (PL) que acaba com as saídas temporárias de presos em feriados e datas comemorativas. A informação foi confirmada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O presidente vetou ...
  • Compartilhe:

14/04/2024 CATOLÂNDIA: GUARNIÇÃO DA 85ª CIPM É RECEBIDA A TIROS EM OCORRÊNCIA Por volta das 19h desta  sexta-feira, 12, uma Guarnição da 85ª CIPM empregada em Catolândia foi solicitada para averiguar o crime de ameaça onde em um bar estariam dois indivíduos de posse de arma de fogo. Na aproximação da guarnição um dos indivíduos passou a efetuar disparos contra os ...
  • Compartilhe:

14/04/2024 AERONAVE CAI EM ÁREA RURAL DO OESTE BAIANO; PILOTO MORREU APÓS O ACIDENTE Uma aeronave de pequeno porte caiu no povoado de São Pedro, na zona rural de Formosa do Rio Preto, município no oeste baiano. O piloto morreu após o acidente, ocorrido na noite de sexta-feira (12), de acordo com o Corpo de Bombeiros. A vítima estava sozinha na aeronave e foi identificada como Gu ...
  • Compartilhe:

14/04/2024 BARREIRAS: MULHER É ESFAQUEADA POR COMPANHEIRO DE CONVÍVIO NO BAIRRO VILA BRASIL Na tarde de hoje, domingo, 14, uma mulher foi vítima de golpes de faca, pelo companheiro de convívio, no bairro Vila Brasil, em Barreiras. Não há maiores detalhes do caso, a mesma foi socorrida por uma equipe do SAMU no local e encaminhada para a UPA.
  • Compartilhe:

14/04/2024 UNACON DO HO COMPLETA DOIS ANOS DE ACOLHIMENTO A PACIENTES COM CÂNCER   O Hospital do Oeste (HO), unidade vinculada ao governo estadual e administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) no município de Barreiras, completará, no próximo mês de maio, dois anos de funcionamento da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON). Voltada à prestação de aten ...
  • Compartilhe:

11/04/2024 SUBSTITUIÇÃO DE LÂMPADAS POR NOVA ILUMINAÇÃO EM LED AVANÇA EM BARREIRAS   A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Infraestrutura, acompanha de perto os trabalhos da empresa Ilumina Barreiras, responsável pela modernização, manutenção e telegestão de todo o Parque de Iluminação Pública do Município. As atividades de campo, iniciadas em janeiro des ...
  • Compartilhe:

10/04/2024 JUSTIÇA DO RIO DE JANEIRO SUSPENDE MULTA DE NEYMAR POR CONSTRUÇÃO DE LAGO ARTIFICIAL EM CASA O jogador Neymar não vai precisar pagar, pelo menos por enquanto, a multa de R$ 16 milhões pela construção de um lago artificial na casa que possui em um condomínio de luxo em Mangaratiba, na Costa Verde, no Rio de Janeiro. A Justiça do Rio suspendeu, nesta segunda-feira (8), a cobrança ant ...
  • Compartilhe:

10/04/2024 EVENTO COMEMORA OS 15 ANOS DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UFOB   ara celebrar os 15 anos do curso de Engenharia Civil da UFOB, estudantes e professores do Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias (CCET), em parceria com a Associação dos Engenheiros do Oeste da Bahia – ASSEOB, realizam a 2ª Semana de Engenharia Civil da UFOB. Até sexta-feira (12) ...
  • Compartilhe:

10/04/2024 MULHER É MORTA COM CERCA DE 100 TIROS EM SALVADOR Uma mulher, ainda sem identificação formal, foi morta com cerca de 100 tiros na noite de terça-feira (9) na Rua Neide Gama, no bairro do Engenho Velho da Federação, em Salvador. De acordo com a Record Bahia, a vítima teria sido morta por traficantes após gravar vídeos e tirar fotos supostam ...
  • Compartilhe:

10/04/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS EMITE NOTA DE PESAR PELA MORTE DO PROFESSOR E POLICIAL MILITAR EDUARDO CUNHA DO NASCIMENTO É com profundo pesar que lamentamos o falecimento do professor e policial militar Eduardo Cunha do Nascimento, ocorrido em Barreiras nesta terça-feira (9), vítima de infarto. Eduardo era servidor público municipal e atuava como professor de Língua Portuguesa na Escola Municipal Mirandolina Ribe ...
  • Compartilhe:

09/04/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS APOIA PRODUÇÃO DO DOCUMENTÁRIO SOBRE A VIDA DE ALCYVANDO LUZ, MULTI-INSTUMENTISTA BARREIRENSE, ATRAVÉS DA LEI PAULO GUSTAVO Em pleno processo de gravação, um documentário que retrata a vida do renomado multi-instrumentista barreirense Alcyvando Luz avança com o apoio da Lei Paulo Gustavo. Este projeto cultural foi contemplado no Edital de Chamamento Público nº 004/2023, promovido pela Prefeitura de Barreiras por me ...
  • Compartilhe:

09/04/2024 NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SENHOR JAILSON ALVES BATISTA Lamentamos com pesar o falecimento do senhor Jailson Alves Batista, aos 48 anos, esposo de Francisca Leite Batista, vice-diretora da Escola Municipal Professor Ivardo Pereira Bastos, ocorrido na noite desta segunda-feira (8). Jailson era operador de máquinas e muito querido por todos. Além de sua ...
  • Compartilhe:

09/04/2024 NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO ESTUDANTE LUCAS BONFIM BORGES DA SILVA Nota de Pesar pelo falecimento do estudante Lucas Bonfim Borges da Silva Recebemos com muita tristeza a notícia do falecimento precoce do pré-adolescente Lucas Bonfim Borges da Silva, aos 11 anos, ocorrido nesta terça-feira (9), em Barreiras. Lucas era um aluno querido, assíduo e dedicado da Esc ...
  • Compartilhe:

09/04/2024 SANTA RITA DE CÁSSIA SE TORNOU UM CANTEIRO DE OBRAS; VEJA VÍDEO
  • Compartilhe:

09/04/2024 GINÁSIO DE ESPORTES BALTAZARINO ARAÚJO ANDRADE SEDIA CAMPEONATO BARREIRENSE DE BASQUETE 2024   O fim de semana foi movimentado no Ginásio de Esportes Baltazarino Araújo Andrade com a primeira rodada de jogos do Campeonato Barreirense de Basquete 2024. Promovido pela Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer, a competição reúne nove equipes de b ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade