STF DECIDE POR UNANIMIDADE RESTRINGIR FORO ESPECIAL DE PARLAMENTARES
4 de maio de 2018

O Supremo Tribunal Federal decidiu, em sessão desta quinta-feira (3), por 11 votos a 0, restringir o foro especial para deputados federais e senadores. O assunto estava na pauta de ontem (2), mas a votação foi suspensa devido ao horário. Gilmar Mendes ficou para votar hoje. Agora,  a corte pode apenas processar e julgar casos nos quais os crimes foram cometidos em razão do cargo e durante o mandato.

Em seu voto, Mendes disse que, embora tenha convicção quanto ao caráter indevido de revisão da Constituição com a restrição do foro, se alinha à posição do voto do ministro Alexandre de Moraes, que restringe o foro para crimes cometidos durante o mandato, tendo relação com o cargo ou não.

Os outros dez ministros também concordaram que é necessário limitar o foro especial. No entanto, sete deles opinaram que o foro deve se restringir a crimes cometidos durante mandato e em razão do cargo. Não seria, por exemplo, o caso de um senador que agride a mulher.

Essa é a posição de Barroso e de outros seis colegas: Marco Aurélio, Rosa Weber, Edson Fachin, Luiz Fux, Celso de Mello e a presidente do tribunal, Cármen Lúcia.

Já Alexandre de Moraes sustentou que, mesmo que o crime não tenha relação com o cargo, a autoridade deve ser processada no Supremo – por exemplo, em caso de violência doméstica. Dias Toffoli concordou com Moraes e votou para que o político tenha foro no STF a partir do momento em que foi diplomado – não apenas depois de assumir o cargo.

Ricardo Lewandowski também seguiu o voto de Moraes. Para eles, crimes cometidos antes do mandato devem ficar de fora do STF, mesmo que o parlamentar assuma um cargo no Congresso. Hoje autoridades têm foro especial na Justiça, a depender do cargo que exercem. O presidente da República, ministros e congressistas, por exemplo, só podem ser processados criminalmente pelo STF. Governadores de estado, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Hoje, o processo tramita de um tribunal a outro, de acordo com o cargo que o investigado ocupa: se ele comete um crime sem ter mandato e depois é eleito deputado federal ou senador, por exemplo, o processo vai da primeira instância para o STF, mas quando deixa o cargo, o caso volta ao outro tribunal.

Essas idas e vindas entre diferentes instâncias da Justiça, apelidadas de “elevador processual”, sobrecarregam os tribunais superiores e atrasam o desfecho dos processos, aumentando a chance de os crimes prescreverem (ficarem sem punição), segundo Luís Roberto Barroso, relator da ação.

JULGAMENTO

O caso começou a ser julgado em 31 de maio de 2017. Moraes pediu vista (mais tempo para analisar o assunto) e devolveu o processo no fim de setembro.

O julgamento foi retomado em 23 de novembro e Dias Toffoli pediu vista, quando já havia maioria para restringir o foro especial. Ele devolveu o processo no fim de março.

Nessa quarta, Toffoli foi enfático ao criticar o ponto do voto de Barroso que trata sobre a necessidade de que o crime tenha sido cometido em função do cargo para permanecer no STF.

Ele deu um exemplo prático para ilustrar a dificuldade de separar o que seria em função do cargo ou por razão pessoal: se um deputado agride outro no plenário ou se agride um funcionário do gabinete, poderia ficar difícil de estipular se o crime foi cometido em função do mandato.

“Essa natureza, de ser relativa ou em função do cargo, é bastante relativa”, disse Toffoli.

ESTADOS

Toffoli destacou que praticamente todos os estados conferem foro especial ao vice-governador e aos secretários estaduais, sendo que muitas concedem também a procuradores e defensores públicos.

Ele deu exemplos de foro especial em alguns estados: Piauí e Rio de Janeiro conferem prerrogativa de foro a vereadores -alcançando, respectivamente, 2.143 e 1.190 membros do Poder Legislativo municipal-; em Roraima, além dos vereadores, os diretores-presidentes de entidades da administração estadual indireta também têm foro.

Já Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, São Paulo e Tocantins “conferem prerrogativa de foro ao comandante-geral da Polícia Militar, ao comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar e ao delegado-geral ou chefe da Polícia Civil.

“Como se observa, há uma profusão legislativa, estadual e distrital, conferindo prerrogativa de foro às mais variadas autoridades, o que torna o tema susceptível a críticas e, principalmente, reflexões sobre a necessidade de sua extinção”, disse Toffoli.

QUESTÃO DE ORDEM

A análise do tema foi levada ao plenário por Barroso, como questão de ordem para o julgamento de um caso concreto, o do ex-deputado Marquinho Mendes (PMDB-RJ), acusado de compra de votos nas eleições municipais de 2008, em Cabo Frio (RJ).

O caso chegou ao Supremo em abril de 2015, após Mendes assumir, como suplente, mandato de deputado na Câmara. Ele deixou o cargo em abril de 2016 e o reassumiu em setembro para substituir Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que foi cassado.

Em outubro, Mendes se elegeu prefeito de Cabo Frio. Pela regra vigente, o processo contra ele teria que ter voltado a instâncias inferiores. Porém, como estava pronto para ser julgado no STF, Barroso decidiu discutir esse vaivém com os demais ministros.

Pela tese de Barroso, o caso de Marquinho Mendes nunca deveria ter tramitado no STF porque o crime de que ele era acusado foi em 2008, quando ele era candidato a prefeito, e não deputado.

“O sistema [atual] traz impunidade. Penso que impunidade, em geral, no Brasil, é decorrente de sistema punitivo ineficiente, não apenas aqui, que fez com que o direito penal perdesse seu principal papel, que é o de funcionar como prevenção geral. As pessoas não praticam crimes pelo temor de que vão sofrer consequente negativa. Criamos um direito penal que produziu um país de ricos delinquentes, porque são honestos se quiserem. Se não quiserem, não acontece nada. É preciso enfrentar esse sistema”, disse.

De acordo com o ministro, há 37 mil pessoas beneficiadas por algum tipo de foro especial no país, no STF, no STJ (Superior Tribunal de Justiça), nos TRFs (tribunais regionais federais) ou nos TJs (tribunais de Justiça nos estados).

 

Com informações da Folhapress.

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

23/09/2023 É HOJE, AS 17 HORAS, O SARAU DA ACADEMIA BARREIRENSE DE LETRAS. NA PRAÇA DO CORETO, NO CORAÇÃO DA CIDADE   A ABL -Academia Barreirense de Letras – cumprindo a sua função de levar arte e cultura para todos, promove hoje, um Sarau, a partir das 17 horas, na Praça do Coreto de Barreiras.  De acordo com os organizadores Inácio Cordeiro e o professor Pádua, será um momento do exercício da ...
  • Compartilhe:

23/09/2023 BARREIRAS: HOMEM QUE ESTAVA DESAPARECIDO É ENCONTRADO PELA POLÍCIA CIVIL     Na tarde desta sexta-feira, 22, foi encontrado em Barreiras o homem que estava desaparecido desde a última quarta-feira. Os policiais do SI da 1ªDT de Barreiras tomaram conhecimento do desaparecimento de um homem de 53 anos, que segundo a família havia saído de casa no dia 20/09/20 ...
  • Compartilhe:

23/09/2023 PREFEITURA DE BARREIRAS SEGUE AVANÇANDO COM OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA E URBANIZAÇÃO DO SÃO JOSÉ DO CTI                         Após conclusão da limpeza e delimitação das extremidades das estradas do São José do CTI, distante 12km da sede, a Prefeitura de Barreiras segue com os serviços de sub-base e base, seguidas do rebaixamento da ...
  • Compartilhe:

23/09/2023 SÃO DESIDÉRIO SEDIOU O 4º ENCONTRO INTERSETORIAL DOS GESTORES MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DA BACIA DO RIO GRANDE O município de São Desidério sediou na manhã dessa sexta-feira,22, no Centro Cultural, o 4º Encontro Intersetorial dos Gestores Municipais de Assistência Social da Bacia do Rio Grande que reuniu vários representantes de municípios do Oeste da Bahia. O objetivo da reunião é discutir sobre p ...
  • Compartilhe:

23/09/2023 ENTIDADES AGRÍCOLAS DO OESTE BAIANO PARTICIPAM DE AUDIÊNCIA EM DEFESA DO PRODUTOR RURAL EM SALVADOR A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e a Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa), com o intuito de defender os interesses de seus associados, foram recebidos em audiência oficial, pela Procuradora Geral do Estado da Bahia (PGE), Dra. Bárbara Camardelli Loi, os ...
  • Compartilhe:

23/09/2023 EM AUDIÊNCIA NA SESAB, PREFEITO ZITO BARBOSA APRESENTA DEMANDAS DA SAÚDE MUNICIPAL   Acompanhado pelo deputado estadual Antônio Henrique Júnior, pela secretária e subsecretária de Saúde, Jamile Rodrigues e Juana Jamille, respectivamente, o prefeito Zito Barbosa esteve na sede da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), levando uma pauta de reivindicações na bus ...
  • Compartilhe:

22/09/2023 MARIANO CORRENTINA IMPULSIONA DESENVOLVIMENTO COM CONQUISTAS NA INFRAESTRUTURA DE CORRENTINA Reconhecido como um dos atuantes líderes políticos em Correntina, Mariano Correntina, tem desempenhado um papel crucial na busca por melhorias significativas na infraestrutura da cidade e suas vias de ligação. Em uma parceria estratégica ao lado do Deputado Federal José Rocha, eles recentement ...
  • Compartilhe:

22/09/2023 ADVOGADO WAGNER PAMPLONA CONVIDA PARA O LANÇAMENTO DO SEU PRIMEIRO LIVRO Dia 5 de Outubro está chegando e será um dia muito especial para mim: será o lançamento da minha mais nova obra jurídica. Conto com a sua presença para tornar esse dia ainda mais especial. Por favor, confirme sua presença aqui até o dia 30 de Setembro! 👇 https://festalab.com.br/niver-lanc ...
  • Compartilhe:

22/09/2023 MURAL DO OESTE ENTREVISTA: PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE SANTA RITA DE CÁSSIA, OGIÉ FURTADO, É O CONVIDADO DESTA SEMANA
  • Compartilhe:

22/09/2023 GAROTO DE 17 ANOS MORRE VÍTIMA DE AFOGAMENTO EM BOM JESUS DA LAPA Na tarde desta quarta-feira (20/09/2023), a comunidade de Bom Jesus da Lapa, foi abalada por uma trágica ocorrência envolvendo o jovem Gabriel Barbosa dos Santos, de apenas 17 anos, que veio a óbito devido a um afogamento. O Sr. Antonio, pai da vítima, compareceu à unidade policial local para r ...
  • Compartilhe:

22/09/2023 O CARINHO E O RESPEITO DO GOVERNADOR JERÔNIMO E TODA A SUA EQUIPE PELA SECRETÁRIA JUSMARI OLIVEIRA   Essa demonstração de carinho e respeito do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues e de toda a equipe de governo com a secretária de Desenvolvimento Urbano Jusmari Oliveira pode significar alguma sinalização política para 2024? É o que vamos ver de agora por diante. Vale ressaltar que ...
  • Compartilhe:

22/09/2023 SINEBAHIA: CONFIRA AS VAGAS DE EMPREGO DISPONÍVEIS EM BARREIRAS NESTA SEXTA-FEIRA (22) VAGAS DE BARREIRAS PARA DIA  22/09/2023 AGENTE DE PORTARIA (PCD) Vaga Exclusiva Para PCD Ensino médio completo Experiência mínima de 06 meses na carteira A empresa fornecerá: assistência medica e odontológica, vale refeição, vale transporte e uniforme 01 VAGA OPERADOR DE LOJA (PCD) Vaga Exc ...
  • Compartilhe:

22/09/2023 VEREADORA CARMÉLIA PROMOVE AÇÃO SOCIAL NA COMUNIDADE DO KM 30, EM BARREIRAS Destaque pelo seu empenho na busca por melhorias para toda a população, a vereadora Carmélia da Mata realizou neste sábado (16/09), uma Ação Solidária com diversos serviços de apoio e orientações para os moradores dos KM 30 e 32, zona rural de Barreiras. Com o apoio de amigos, parceiros ...
  • Compartilhe:

22/09/2023 SÃO DESIDÉRIO E OUTROS MUNICÍPIOS TÊM CONTAS DE 2021 APROVADAS   Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, em sessão plenária realizada nesta quinta-feira (21/09), emitiram pareceres indicando a aprovação, mesmo que com ressalvas, das contas das prefeituras baianas de Guanambi, Nazaré e São Desidério, referentes ao exercício f ...
  • Compartilhe:

22/09/2023 PASTOR SUSPEITO DE PRATICAR GOLPES PROMETENDO LUCROS MILIONÁRIOS É PRESO   O pastor Osório José Lopes Júnior foi preso no sul do Tocantins, após ser alvo de busca pela Polícia Civil do Distrito Federal, por ser alvo de um esquema de golpes financeiros que enganou mais de 50 mil vítimas no Brasil e no exterior.De acordo com a Polícia Civil do estado, ele foi ...
  • Compartilhe:

22/09/2023 MDB VAI COLOCAR KARLÚCIA MACÊDO COMO PRÉ-CANDIDATA A PREFEITA DE BARREIRAS NAS INSERÇÕES PARTIDÁRIAS NA TV     O MDB da Bahia tem uma lista com postulantes a prefeito nas eleições de 2024 que é classificada como irreversível dentro da sigla. Tanto que esses pré-candidatos serão as estrelas das inserções partidárias da legenda no Estado veiculados nas emissoras de rádio e TV em novembr ...
  • Compartilhe:

22/09/2023 EMPRESA DE ECHOENERGIA APRESENTA AO PREFEITO ZITO BARBOSA O PROJETO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL PARA NOVA FASE DO COMPLEXO SERTÃO SOLAR BARREIRAS   Presentes na Capital do Oeste desde 2019, as atividades do Complexo Sertão Solar Barreiras, um dos maiores parques de produção de energia solar do Brasil, dará início a mais uma importante etapa através do Projeto de Responsabilidade Social, apresentado nesta quarta-feira (20), ao prefe ...
  • Compartilhe:

22/09/2023 CÂMARA DE LEM FIRMA PARCERIA COM REDE LEGISLATIVA PARA IMPLANTAÇÃO DA RÁDIO CÂMARA Nesta quinta-feira, 21, os representantes da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães Reinildo Nery [Presidente] Cristiano Reis [Vice Presidente] Victor do Ferro Velho [Primeiro Secretario], estiveram em Brasília para um momento histórico. Foi assinado um acordo de cooperaç ...
  • Compartilhe:

22/09/2023 JOGOS ESTUDANTIS SEGUE PROMOVENDO INTEGRAÇÃO ENTRE ESTUDANTES DE BARREIRAS Aberto no dia 11 de agosto, os Jogos Estudantis Barreirenses – JEB 2023, reúne mais de 18 mil estudantes da rede municipal em disputas de futsal, voleibol, basquete, peteca, handebol, baleado e provas de atletismo. As competições estão sendo realizadas nas quadras poliesportivas das escolas mu ...
  • Compartilhe:

21/09/2023 SÃO DESIDÉRIO: GAROTA DE PROGRAMA SOFRE TENTATIVA DE HOMICÍDIO APÓS BRIGAR COM COLEGA POR CAUSA DE UM CLIENTE NO DISTRITO DE RODA VELHA Uma mulher que trabalha no ramo de entretenimento sexual em casa noturna, ficou gravemente lesionada na madrugada de quarta-feira (20), após brigar com uma de suas colegas em um estabelecimento localizado na Rua das Orquídeas, no bairro B13, distrito de Roda Velha, município de São Desidério. A ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade