SESAB VAI DETERMINAR SUSPENSÃO DE VACINA DA ASTRAZENECA PARA GESTANTES NA BAHIA

11 de maio de 2021

 

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) confirmou ao Bahia Notícias que vai seguir a orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e determinar a suspensão da vacina desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca, com a Universidade de Oxford, para mulheres grávidas. O órgão regulatório divulgou uma nota técnica na noite desta segunda-feira (11), recomendando que o imunizante seja aplicado conforme indica a bula, que não prevê o uso em gestantes.

A medida ocorre após o Ministério da Saúde abrir investigação para analisar o caso de uma grávida que veio a óbito após tomar essa vacina no Rio de Janeiro. Segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, houve relatos de outro caso na Bahia, mas o Ministério da Saúde confirmou apenas o óbito da gestante no Rio.

Procurada pelo BN, a Sesab reforçou que até o momento nenhum caso foi registrado em território baiano, mas apontou a existência de rumores de registros na Bahia e em São Paulo, “sem qualquer confirmação”.

Ainda assim, a pasta vai seguir a orientação técnica da Anvisa. A assessoria de comunicação da secretaria disse que os municípios estão sendo comunicados.

No caso de Salvador, em que gestantes estavam habilitadas para receber a vacina hoje, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou ao BN que já está seguindo a orientação.

por Ailma Teixeira/Bahia Notícias

  • Compartilhe:

Publicidade