SEGUNDA MULHER A ASSUMIR O CARGO, ROSA WEBER TOMA POSSE NA PRESIDÊNCIA DO TSE

14 de ago de 2018

Sessão das turmas do STF , ministro Rosa Weber. Brasilia, 20-06-2017. Foto: Sérgio Lima/PODER 360

Rosa Weber toma posse nesta terça-feira, às 20h, no cargo de presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em sessão solene no plenário da Corte. A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) será a segunda mulher a presidir o TSE em mais de 70 anos de criação do tribunal. A primeira foi Cármen Lúcia, em 2012. O primeiro desafio da ministra no novo cargo será a organização das eleições de outubro, que serão realizadas no dia 7.

Weber já ocupa a vice-presidência do tribunal e vai suceder a Luiz Fux, que concluiu período máximo de dois anos no cargo. O período de Fux na cadeira irá até agosto de 2020. De acordo com a Agência Brasil, na mesma sessão, serão empossados os ministros Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF),  e Jorge Mussi, do Superior Tribunal de Justiça. Barroso assume como vice-presidente do TSE e Mussi será corregedor-geral da Justiça Eleitoral. O TSE é formado por sete ministros, dos quais três são do STF, sendo um o presidente da Corte. Dois ministros são do STJ, um dos quais é o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, e dois juristas que representam os advogados e são nomeados pelo presidente da República.

A ministra nasceu em Porto Alegre e fez carreira como magistrada da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul. Antes de ser nomeada para o STF em 2011, Rosa ocupava o cargo de ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi juíza do Trabalho no período de 1981 a 1991, integrou o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) de 1991 a 2006. Rosa Weber assumiu a presidência do TRT da 4ª Região de 2001 a 2003. A solenidade de posse será transmitida ao vivo pela TV Justiça e pelo canal do TSE no YouTube.

 

Via: Bahia Notícias

  • Compartilhe:

Publicidade