SCORE DE CRÉDITO: O QUE É E COMO USÁ-LO PARA AUMENTAR SEU LIMITE E CONSEGUIR OS MELHORES CARTÕES DE CRÉDITO
14 de outubro de 2021

Você certamente já ouviu o termo “score de crédito”, “Serasa score“, “pontuação de crédito do consumidor” ou algo parecido. Mas você sabe o que ele significa ou como funciona? Quando você solicita aquele tão sonhado cartão de crédito que vai te dar acesso à salas VIP e gerar muitas milhas, a administradora do cartão pode aceitar ou recusar seu pedido. Entenda como isso é feito e veja como aumentar as suas chances de ser aprovado neste post.

O que é o Score de crédito?

O score é uma pontuação que varia entre 0 e 1.000 que indica a probabilidade de um consumidor pagar suas contas em dia. Essa métrica é utilizada por órgãos de proteção ao crédito que auxiliam as instituições financeiras a traçarem o perfil de risco de um determinado cliente para oferecerem as oportunidades de crédito mais adequadas. No Brasil, as principais empresas autorizadas pelo Banco Central a fazerem essa análise de dados são Serasa Experian, Boa Vista SCPC, SPC Brasil e Quod.

Em termos práticos, o score é como se fosse uma nota ou um “currículo” da sua vida financeira. Quanto maior for o seu score, maiores são as chances de você honrar seus compromissos financeiros. E, quanto menor ele for, maior será a probabilidade de você não cumpri-los. Mas calma, se o seu score estiver baixo, isso não quer dizer que você seja caloteiro ou algo desse tipo, mas a empresa pode ver você como um devedor de maior risco e lhe impor juros mais altos.

Como o Score de crédito é calculado?

Existem muitos mitos na internet sobre como as empresas calculam o score das pessoas. A verdade é que a pontuação é um calculo estatístico que se baseia nas informações financeiras que cada órgão possui sobre o consumidor como dados cadastrais e comportamentais. É importante saber que cada órgão utiliza fórmulas estatísticas e bancos de dados distintos, então é normal que o seu score na Serasa seja diferente do seu score na Boa Vista, por exemplo.

Dentre as informações comportamentais, são levadas em consideração os hábitos financeiros do consumidor tais como regularidade dos pagamentos dentro da data de vencimento, grau de relacionamento com o mercado, número de serviços financeiros contratados, participação societária em empresas e outros fatores. Dados como renda do consumidor e saldo bancário não são considerados pelas empresas.

As empresas não informam ao consumidor em detalhes como calculam as notas, mas relatam os critérios que são considerados. Em caso de score baixo, por exemplo, o usuário pode questionar se é devido a uma dívida em aberto, frequência de pagamentos feitos com atraso ou ausência de mais dados positivos.

Como consulto o meu Score de crédito?

A consulta ao seu score de crédito é grátis e pode ser feita mediante um cadastro simples nos sites Serasa Consumidor, Boa Vista SCPCSPC Brasil e Quod. Infelizmente, não há um sistema único que permita visualizar todos os scores em uma única consulta. Além dos sites, é possível também consultar pelos respectivos aplicativos para celular dos órgãos. É importante saber que não há cobrança para consultar o score e tampouco é possível aumentá-lo mediante pagamento. Caso receba algum e-mail ou SMS com informações nesse sentido, desconsidere pois trata-se de uma tentativa de fraude.

O score é dinâmico e leva em consideração os dados disponíveis na base de dados das empresas no momento da consulta. Caso você tenha dívidas em seu nome e tenha o hábito de pagar suas contas com atraso, uma mudança em seu comportamento financeiro não irá refletir de imediato em seu score. A evolução não é simultânea, ela acontece de forma gradual na medida em que o mercado financeiro volta a confiar no seu compromisso em honrar seus pagamentos em dia.

No Brasil, a pontuação do score é dividido em três faixas:

  • Score entre 701 e 1.000 pontos: Baixo risco de inadimplência
  • Score entre 301 e 700 pontos: Médio risco de inadimplência
  • Score entre 0 e 300 pontos: Alto risco de inadimplência

Vamos falar um pouco sobre como ter um bom score e se manter sempre na faixa verde.

Como ter um bom Score de crédito?

Ter um bom score de crédito é essencial tanto na hora de comprar um carro como ao solicitar crediário em uma loja de roupas. Existem várias dicas que podem ser seguidas que ajudam a manter um bom score de crédito. Veja algumas a seguir:

1- Limpe seu nome

Assim que consultar seu score, verifique também se existem dívidas ou protestos em seu nome. Muitas pessoas têm dívidas sem saber. Pode ser uma conta de luz ou a fatura de um cartão de crédito de alguma loja que foi extraviada e você esqueceu de pagar. Procure as empresas onde você tem valores em aberto e negocie o pagamento. Quanto antes você liquidá-las, mais rápido o seu nome ficará limpo e isso refletirá no seu score. No caso de dívidas antigas, algumas empresas podem até oferecer bons descontos para lhe incentivar a quitá-las.

2- Atualize seus dados cadastrais

Os órgãos de proteção ao crédito oferecem canais onde os consumidores podem atualizar seus dados como endereço residencial, telefone e e-mail para contato. Manter essas informações atualizadas mostra que você está acessível caso as empresas precisem entrar em contato com você. Caso mude seu nome devido casamento ou separação ou troque de endereço, atualize suas informações o quanto antes. Dados desatualizados ou incompletos podem prejudicar o seu score. Quanto mais exatas forem as suas informações pessoais, mais confiável será o seu cadastro e, consequentemente, a sua pontuação.

3- Manter-se no cadastro positivo

As quatro empresas possuem um serviço chamado “cadastro positivo”. Essa ferramenta autoriza que as empresas coletem dados positivos do consumidor tais como o pagamento antecipado e assiduidade no pagamento das contas. Antes do cadastro positivo, os órgãos só coletavam as informações negativas sobre o cliente como dívidas, pagamentos em atraso e protestos.

Até o primeiro semestre de 2019, esse serviço só era ativado mediante solicitação do consumidor. Mas depois que a Lei 12.414/11 foi alterada em 9 de julho de 2019, o serviço é ativado automaticamente para todos os usuários. Quem não deseja que suas informações sejam compartilhadas com as empresas pode solicitar a retirada do serviço. Mas para ver sua pontuação aumentar é fundamental manter o seu cadastro positivo ativado.

4- Use o crédito com consciência

Sempre que precisar de crédito, consulte as opções do mercado. A diferença entre a taxa de juros cobrada pelo cheque especial e por um empréstimo consignado, por exemplo, é enorme. Evite contratar um empréstimo para pagar um outro mais antigo. Hoje em dia somos bombardeados com anúncios de crédito fácil, rápido e descomplicado, mas essas opções geralmente são as mais caras e devem ser evitadas a todo custo.

Assumir várias parcelas e, consequentemente, comprometer a maior parte da sua renda com o pagamento de dívidas, pode prejudicar o seu score.

5- Pague suas contas em dia

Parece bem óbvio, mas é muito importante fazer seus pagamentos religiosamente até a data do vencimento. E o pagamento precisa ser feito sempre em valor integral. Pagar o mínimo do cartão de crédito, nem pensar! Um atraso de um ou dois dias no pagamento pode não ser o fim do mundo e pode não negativar seu nome, mas poderá impactar o seu score de crédito. Se necessário, troque a dia de vencimento das contas para a data do mês em que você recebe seu salário e caso não disponha de recursos para honrar seus pagamentos dentro do prazo, considere pagar contas utilizando o cartão de crédito. Essa pode uma opção mais barata do que pagar encargos e ainda ficar inadimplente.

Outra dica é ativar o serviço de débito automático. Essa ferramenta faz a cobrança dos seus pagamentos diretamente do saldo da sua conta corrente sem que você tenha que se preocupar. Apenas ativar o serviço por si só não irá ajudar o seu score, mas a ferramenta evita que você esqueça de fazer algum pagamento.

6- Tenha pelo menos uma conta de consumo em seu nome

Além de pagar todas as contas em dia, é muito valioso ter uma conta de consumo em seu nome como luz, água, telefone fixo ou gás. Esse tipo de cobrança é atrelado a um endereço, o que aumenta ainda mais a confiabilidade das empresas em conseguir entrar em contato com você em caso de inadimplência.

7- Tenha movimentação bancária

As contas corrente, poupança e investimentos são os produtos mais comuns oferecidos pelos bancos. Ter e utilizar esses serviços vai ajudar a contribuir positivamente para a sua pontuação, além de facilitar o dia a dia, evitando filas em agências bancárias ou lotéricas. Eu faço todos os meus pagamentos de forma online e a última coisa que quero é precisar entrar em uma agência bancária.

Se estiver preocupado com as tarifas cobradas pelos bancos, experimente uma das muitas contas digitais disponíveis no mercado. A maioria delas não cobra nada pelos serviços mais simples. Banco Inter, C6 Bank, Banco Pan e Neon são apenas alguns exemplos. Ou se preferir, vá a uma agência de um banco “tradicional” e solicite a abertura de uma conta corrente com a chamada “cesta de serviços essenciais”. Todos os bancos são obrigados pelo Banco Central a oferecer esse tipo de conta que não incide nenhuma cobrança pelos serviços mais básicos.

8- Não empreste seu nome, a não ser que possa pagar

Todos os serviços que forem contratados em seu nome como água, luz ou telefone e todo crédito que você contratar como empréstimos e financiamentos, refletirão única e exclusivamente no seu score mesmo que você não seja o usuário do serviço.

Caso algum parente ou amigo peça para você solicitar algum desses serviços, na hipótese de inadimplência ou pagamentos com atraso, o único prejudicado será você. Mesmo dentro de um ambiente familiar, isso é algo que pode gerar problemas, então tome cuidado.

Serasa Score

Vou dar destaque ao Serasa Score pois é a plataforma mais utilizada pelas empresas e o que mais acompanho dentre todas. Considero o site e o aplicativo intuitivos e fáceis de usar. Neles consigo acompanhar todos os pagamentos de cartão de crédito realizados e confirmar que todos foram quitados dentro do vencimento. Além de apresentar o meu score, o site também indica os fatores que mais estão influenciando o seu score no momento. No meu caso, é a quantidade de consultas que foram feitas em meu CPF nos últimos 6 meses. Por outro lado, os dados a meu favor também são apresentados como há quanto tempo tenho o meu cartão de crédito mais antigo e a porcentagem de faturas pagas em valor integral nos últimos 6 meses.

score de crédito

Serasa Anti-Fraude

Além disso, o Serasa também oferece serviços adicionais para monitorar as atividades e consultas no seu CPF. Eu contratei o plano Serasa Anti-Fraude Premium. Com ele, todas as consultas que são feitas no meu CPF são informadas por SMS e e-mail, assim como possíveis vazamentos de dados pessoais na Deep Web.

O serviço custa R$ 29,90 por mês ou, aderindo por um ano, ficam 12 parcelas de R$ 14,16. Uma dica é que a Serasa tem parceria com o programa Km de Vantagens dos postos Ipiranga. Com apenas 250 km resgatei um cupom de desconto que baixou o preço para 12 parcelas de R$ 8,55. No entanto, vi que eles mudaram a oferta recentemente que agora oferece 50% do valor pago de volta na forma de créditos em combustível no aplicativo Abastece Aí, que também é um bom negócio!

Considero o serviço super útil pois, caso outra pessoa esteja utilizando os meus dados para solicitar algum serviço em meu nome de forma fraudulenta, eu serei comunicado.

É importante saber que o score de crédito não é o único critério utilizado pelas empresas na concessão de crédito. Um score alto não significa, por exemplo, que você tem uma renda mensal compatível com o produto que você deseja adquirir como um financiamento de uma casa ou de um carro novo. A verdade é que as empresas se reservam no direito de não fazer negócio com consumidores que considerem de risco.

Uma dica que dei no post sobre como conseguir um bom cartão de crédito para acumular milhas e viajar é que não devemos ser fiel à nenhum banco. É importante diversificar os produtos bancários que utilizamos em mais de uma instituição e aproveitar as vantagens que cada uma oferece. Se você mantiver um bom relacionamento em mais de um banco, você terá mais de um banco enviando dados positivos sobre você para o seu score, o que é ótimo! Eu não perco nenhuma boa promoção para adquirir um novo cartão de crédito e nem por isso senti que esse hábito tenha prejudicado o meu score.

 

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

15/10/2021 BAHIA TEM SETE UNIDADES DE SAÚDE HABILITADAS PARA REALIZAR ABORTO LEGAL A Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA) pediu que a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) inclua, no site da pasta, os novos hospitais habilitados para realizar aborto legal. A solicitação foi divulgada nesta sexta-feira (15), e feita por ofício à Sesab e ao Gabinete da Delegada Geral da Políci ...
  • Compartilhe:

15/10/2021 GOVERNO FEDERAL ANTECIPA ENTREGA DE TRILHOS DA FIOL PARA EXTENSÃO ATÉ BARREIRAS   Viabilizado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura, o modelo de investimento cruzado, em que trechos de ferrovias são construídos como contrapartida para a renovação antecipada de concessão de outras estradas de ferro, começa a mostrar resultados. Nesta semana, ...
  • Compartilhe:

15/10/2021 REMÉDIOS PARA EMAGRECER: O QUE O STF VETOU E QUAIS ESTÃO LIBERADOS O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou, por 7 votos a 3, a lei que permitia a produção, a comercialização e o consumo de 3 medicamentos para emagrecimento: anfepramona, femproporex e mazindol. Isso significa que, agora, não será mais possível produzir, comercializar ou consumir esses r ...
  • Compartilhe:

15/10/2021 TARCÍSIO CONFIRMA QUE EMPRESÁRIOS ”INSUFLARAM” CAMINHONEIROS EM 7 DE SETEMBRO   O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, admitiu nesta sexta-feira (15) que as paralisações e os bloqueios realizados por caminhoneiros em 7 de Setembro não foram espontâneos. Em entrevista a O Globo, Tarcísio disse que os manifestantes foram “insuflados” por emp ...
  • Compartilhe:

15/10/2021 MESA DIRETORA DA ALBA APROVA INDICAÇÕES DE JUSMARI SOLICITANDO HEMOBA PARA BARRA E SANTA MARIA DA VITÓRIA Duas Indicações da deputada Jusmari Oliveira foram aprovadas pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia. Na primeira Indicação a parlamentar reivindica a implantação da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia – Hemoba – na cidade de Barra do Rio Grande.  Na seg ...
  • Compartilhe:

15/10/2021 BOM JESUS DA LAPA: MENINA DE 12 ANOS MORRE APÓS SER ATINGIDA POR TIRO ACIDENTAL DISPARADO POR IRMÃ   A Polícia Militar noticiou um delito de ato infracional análogo a homicídio culposo, ocorrido no Bairro Beira Rio, em Bom Jesus da Lapa, oeste baiano. O fato ocorreu nesta quinta-feira (14), por volta das 21h40. Uma  equipe da Polícia Civil, juntamente com a Polícia Técnica, deslocaram ...
  • Compartilhe:

15/10/2021 HOMENAGEM DO SINDSEMB AO MÊS DO SERVIDOR PÚBLICO   Outubro, mês do servidor público, carrega em si a força e luta de homens e mulheres que constroem uma cidade melhor para se viver. HOMENAGEM DO SINDSEMB
  • Compartilhe:

15/10/2021 CONFIRA LISTA ATUALIZADA DAS VAGAS DE EMPREGO PARA BARREIRAS, LUÍS EDUARDO MAGALHÃES E FAZENDAS     Confira abaixo as vagas de emprego disponíveis para Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e fazendas nesta sexta-feira, 15 de outubro. Para informações sobre especificações das vagas, assim como requisitos e habilidades necessárias, além de como se cadastrar para concorrer as vaga ...
  • Compartilhe:

15/10/2021 A ASCENSÃO DAS PLATAFORMAS DE STREAMING E DE APOSTAS NO CENÁRIO ESPORTIVO   Nos últimos tempos o meio esportivo tem ganhado força para além das transmissões televisas tradicionais. As competições e jogos, de diversas modalidades, que atualmente podem ser acompanhados em múltiplas plataformas, movimentam equipes e times, fornecedores de tecnologia e a mídia. A ...
  • Compartilhe:

15/10/2021 BOLSONARO DIZ QUE CHORA NO BANHEIRO: ”E MINHA ESPOSA ACHA QUE SOU O MACHÃO DOS MACHÕES” O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), afirmou nesta quinta-feira (14/10) que tem enfrentado muitos percalços durante a gestão e que “chora no banheiro” de casa. Ele ainda brincou dizendo que a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, nunca assistiu a esses momentos e o considera ...
  • Compartilhe:

15/10/2021 BRASIL VENCE O URUGUAI PELA 12ª RODADA DAS ELIMINATÓRIAS DA COPA DO MUNDO; CONFIRA OS MELHORES MOMENTOS
  • Compartilhe:

15/10/2021 HOMENAGEM DO SINDSEMB AO DIA DO PROFESSOR     15 de outubro- Dia do Professor Aos nossos professores, todas as nossas homenagens e felicitações. Obrigada por continuar acreditando no poder da educação, vocês fazem a diferença no ensino municipal! Uma homenagem do Sindsemb
  • Compartilhe:

15/10/2021 TECNOLOGIA: GOOGLE LANÇA ROTEADOR QUE PROMETE INTERNET NA CASA TODA; VEJA PREÇO O Google lança no Brasil, nesta quinta-feira (14), o Google Wifi. O roteador, que possui tecnologia mesh, promete Internet com cobertura na casa toda e o fim das “zonas mortas”, regiões da residência em que o sinal fica mais fraco. De acordo com a empresa, o produto conta com anten ...
  • Compartilhe:

15/10/2021 TURISMO E VIAGENS: 20 LUGARES IMPERDÍVEIS NA BAHIA PARA IR O QUANTO ANTES Existem inúmeros motivos para pensar que a Bahia é realmente uma terra sagrada. Cheia de cenários deslumbrantes, parece que os deuses foram mais generosos com esse trecho nordestino e arretado que encanta todos. É por essa razão, selecionamos lugares imperdíveis na Bahia para ir o quanto ant ...
  • Compartilhe:

15/10/2021 OPERAÇÃO FAROESTE: ADVOGADO DIZ TER RECEBIDO R$ 50 MIL PARA BENEFICIAR FILHO DO SENADOR ANGELO CORONEL O senador Angelo Coronel (PSD) é um dos citados no acordo de delação premiada homologado pela desembargadora Sandra Inês e seu filho Vasco Resciolelli nesta quinta-feira (14). Ele teria pago R$ 50 mil para que a magistrada beneficiasse a empresa alimentícia do seu filho, a Sabore e Cia. De acor ...
  • Compartilhe:

15/10/2021 PRESIDENTE DIZ QUE DETERMINARÁ REDUÇÃO DA BANDEIRA TARIFÁRIA NA LUZ O presidente Jair Bolsonaro afirmou na noite desta quinta-feira (14) que determinará ao Ministério de Minas e Energia (MME) que altere a bandeira tarifária de energia elétrica para rebaixá-la a um valor menor a partir do mês que vem. A declaração foi feita durante discurso na Conferência Gl ...
  • Compartilhe:

15/10/2021 CÂMARA APROVA MUDANÇA NA COBRANÇA DE ICMS SOBRE COMBUSTÍVEIS A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (13/10), por 392 votos a favor e 71 contra, o projeto de lei complementar (PLP) 11/2021 que altera a forma da cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis. O texto estabelece que o cálculo do ...
  • Compartilhe:

15/10/2021 ENEM 2021: DATA DA PROVA, HORÁRIO, LOCAL E TUDO SOBRE O EXAME   Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) surgiu em 1998 com o objetivo de avaliar os estudantes que concluíam a última etapa da formação básica. Ao longo dos anos, a prova passou por algumas alterações e, atualmente essa é a principal ferramenta para o ingresso de estudantes no ensino s ...
  • Compartilhe:

14/10/2021 ATIVISTA TIRA CALCINHA E USA PARA PRENDER JUMENTO EM RESGATE DO ANIMAL Uma ativista da causa animal usou a própria calcinha para prender um jumento durante o resgate de dois animais no Anel Viário, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. O caso aconteceu no domingo (10) e foi compartilhado nas redes sociais. Stefani Marinho Rodrigues, 41 anos, estava de ...
  • Compartilhe:

14/10/2021 OPERAÇÃO FAROESTE: DELAÇÃO DE DESEMBARGADORA BAIANA CITA MAGISTRADOS DO TJ-BA, ADVOGADOS E SENADOR BAIANO A delação premiada da desembargadora Sandra Inês Rusciolelli, e do filho dela, Vasco Rusciolelli, foi homologada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Og Fernandes, em junho deste ano e a TV Bahia teve acesso nesta quinta-feira. O acordo faz parte da Operação Faroeste, que desde ...
  • Compartilhe:

Publicidade