SAÚDE INDÍGENA PERDERÁ 301 DE SEUS 372 MÉDICOS COM A SAÍDA DE CUBANOS
19 de novembro de 2018

O Amazonas é o que reúne o maior número (78), seguido por Mato Grosso (35), Pará e Roraima, ambos com 26 cada um

 

 

Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) perderá 301 dos seus 372 médicos com o fim da participação cubana no programa Mais Médicos, ou 81% total. Para especialistas, o êxodo repentino colapsará o atendimento ao segmento da população com alguns dos piores índices de saúde do país.

Os números foram enviados pelo Ministério da Saúde à Folha de S.Paulo na sexta-feira (16), mas a assessoria de imprensa informou que não há ninguém disponível para falar sobre o assunto.

Os médicos cubanos estão alocados em Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) espalhados por 19 estados. O Amazonas é o que reúne o maior número (78), seguido por Mato Grosso (35), Pará e Roraima, ambos com 26 cada um.

“Salvo por algumas terras indígenas relativamente próximas de cidades, nunca se conseguiu superar o vazio assistencial médico, em particular na Amazônia. Tal lacuna só foi parcialmente superada com a implantação do Mais Médicos. Agora, retornaremos ao nível anterior de desassistência”, afirma a médica sanitarista e antropóloga Luiza Garnelo, pesquisadora da Fiocruz no Amazonas.

“O problema é particularmente grave quando sabemos que o perfil de morbimortalidade indígena é um dos piores do país. Para todos os perfis de saúde para os quais dispomos de algum dado, os indicadores encontrados para a população indígena são os piores”, afirma a pesquisadora.

Entre as estatísticas mais graves, Garnelo cita níveis elevados de anemia materna e taxas de mortalidade infantil até 20 vezes maior do que a de crianças não indígenas. Dados obtidos pela BBC via Lei de Acesso à Informação mostram que 419 crianças indígenas de até 9 anos morreram de desnutrição entre 2008 e o início de 2014.

O número representa 55% dos óbitos por esse motivo no país durante o período, apesar de os índios serem somente 0,4% da população. A pesquisadora diz que, apesar de a Sesai não disponibilizar dados epidemiológicos, não há dúvidas de que os cubanos tiveram um impacto positivo na saúde indígena, pese problemas de logística e de infraestrutura para o atendimento.

“Entretanto havia uma resposta do estado no atendimento a esses povos. Agora, por razões que só posso qualificar como fúteis e insensíveis, de um governo que ainda nem assumiu e já provoca tamanho destroço na vida dos cidadãos, ocorre uma saída precipitada e sem qualquer planejamento de tão grande número de profissionais, sem qualquer substituição efetiva à vista.”

PIUNS E VOADEIRAS

Um dos DSEIs mais atingidos será o do Rio Tapajós, no oeste do Pará, região habitada pela etnia mundurucu. São dez médicos cubanos e apenas um brasileiro para uma população de quase 15 mil indígenas.

“Eles pegavam chuva e sol todos os dias, com piuns [espécie de mosquito], sem internet. Vários dias sentados nas voadeiras [lanchas], sem poder encostar as costas para descansar e muitas vezes comendo a comida a que não eram acostumados. Faziam com amor de estar ali com os pacientes. E agora????”, escreveu a liderança munduruku Alessandra Korap, em sua página pessoal no Facebook.

“É praticamente certo que haverá aumento nas taxas de mortalidade infantil e mortalidade materna. As gestantes não terão acesso a consultas pré-natal com médicos”, diz o médico Paulo Basta, supervisor do programa Mais Médicos no DSEI Tapajós e pesquisador em saúde pública na Fiocruz.

“Problemas de saúde que poderiam ser controlados e adequadamente manejados no território indígena terão de ser encaminhados para avaliação nas redes dos municípios de referência. Esse fato ocasionará um enorme impacto na rede municipal de saúde, com aumento da demanda por atendimento e nas filas de espera por consulta, dificuldades de acesso a exames complementares, entre outros problemas.”

“Ocorrerá uma enorme desestruturação do serviço de saúde prestado às populações mais vulneráveis do país. Após anos de trabalho duro, sério e comprometido, as conquistas serão perdidas”, lamenta o médico, que trabalha há duas décadas com saúde indígena.

FIM DA PARCERIA

O governo de Cuba anunciou na quarta-feira passada (14) o fim de sua participação do Mais Médicos no Brasil.

Em nota divulgada pelo Ministério da Saúde do país caribenho, a decisão foi atribuída a questionamentos feitos pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), à qualificação dos médicos cubanos e ao seu projeto de modificar o acordo, exigindo revalidação de diplomas no Brasil e contratação individual.

“Condicionamos a continuidade do programa Mais Médicos à aplicação de teste de capacidade, salário integral aos profissionais cubanos, hoje maior parte destinados à ditadura, e a liberdade para trazerem suas famílias. Infelizmente, Cuba não aceitou”, afirmou Bolsonaro, por meio de sua conta no Twitter, após a decisão anunciada pelo governo cubano.

“Além de explorar seus cidadãos ao não pagar integralmente os salários dos profissionais, a ditadura cubana demonstra grande irresponsabilidade ao desconsiderar os impactos negativos na vida e na saúde dos brasileiros e na integridade dos cubanos”, acrescentou, mais tarde, o presidente eleito.

Diferentemente do que acontece com os médicos brasileiros e de outras nacionalidades, os cubanos do Mais Médicos recebem apenas parte do valor da bolsa paga pelo governo do Brasil. Isso porque, no caso de Cuba, o acordo que permite a vinda dos profissionais é firmado com a Opas (Organização Panamericana de Saúde), e não individualmente com cada médico.

Pelo contrato, o governo brasileiro paga à Opas o valor integral do salário, que, por sua vez, repassa a quantia ao governo cubano. Havana paga uma parte aos médicos (cerca de um quarto), e retém o restante.

Um dos programas mais conhecidos na saúde, o Mais Médicos foi criado em 2013, na gestão da então presidente Dilma Rousseff (PT), para ampliar o número desses profissionais no interior do país. Ainda no lançamento, o programa gerou atrito com entidades médicas devido à dispensa de revalidação de diploma para médicos estrangeiros, contratados como “intercambistas”.

No ano passado, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que a ausência de revalidação de diploma era constitucional. Com informações da Folhapress.

MURAL DO OESTE / Com Notícias ao Minuto

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

18/05/2022 OZIEL E JUSMARI LAMENTAM MORTE DE SERVIDOR DA ADAB DE BARREIRAS   O pré-candidato a deputado federal Oziel Oliveira e a deputada estadual Jusmari Oliveira lamentaram o falecimento do servidor da ADAB, Jeferson Pereira dos Santos Silva, de apenas 28 anos de idade. “Ele era um excelente servidor, uma pessoa responsável e cumpridor dos seus deveres, pr ...
  • Compartilhe:

17/05/2022 BARREIRAS: FUXICO POLÍTICO CORRENDO SOLTO E O EXU TOMADOR DE CARGO AMOLANDO A FACA PARA PASSAR NO PESCOÇO DE GENTE     O fuxico político em Barreiras tá correndo solto. É vereador rompendo pela manhã e desrompendo a tarde, é espionagem em grupos políticos de candidatos adversários. O pau tá quebrando para todo lado. Enquanto isso, o Exu Tomador de Cargo está amolando a faca para passar no pesc ...
  • Compartilhe:

17/05/2022 BARREIRAS: VEREADOR RODRIGO DO MUCAMBO DIZ QUE NÃO ROMPEU COM ZITO     O vereador Rodrigo do Mucambo entrou em contato por telefone com o Mural do Oeste e disse que não rompeu com Zito. Ele afirmou que está aguardando algumas definições políticas.
  • Compartilhe:

17/05/2022 TRÊS PESSOAS MORREM E CINCO FICAM FERIDAS EM ACIDENTE NA BA-156 Três pessoas morreram e outras cinco ficaram feridas, após um grave acidente na BA-156, nas proximidades da cidade de Botuporã, no sudoeste da Bahia, a cerca de 700 quilômetros de Salvador. De acordo com a Polícia Militar que atendeu a ocorrência, oito pessoas estavam no veículo Pajero, que t ...
  • Compartilhe:

17/05/2022 TERRA TREME EM BARREIRAS: TRÊS VEREADORES TERIAM ROMPIDO COM O PREFEITO ZITO BARBOSA   Conforme o Mural do Oeste adiantou, esta semana será cheia de buxixos políticos. O primeiro buxixo aconteceu na manhã desta terça-feira, 17 quando três vereadores teriam rompido politicamente com o prefeito Zito Barbosa. O Mural do Oeste ouviu três fontes que confirmaram que os vereador ...
  • Compartilhe:

17/05/2022 ALCKMIN QUER ALIADOS NA COORDENAÇÃO DE CAMPANHA DE LULA Geraldo Alckmin (PSB) já afirmou ao comando da candidatura de Lula (PT) que deseja contar com aliados na coordenação de campanha e do programa de governo, diz a Folha. O ex-governador de São Paulo agora aguarda uma definição sobre o tamanho de seu estafe que terá à disposição. Segundo ...
  • Compartilhe:

17/05/2022 OAB DE BARREIRAS REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR A REATIVAÇÃO DAS COMARCAS DE ANGICAL, CRISTÓPOLIS E WANDERLEY     A OAB Subseção de Barreiras realizou na tarde de terça-feira (10), uma Audiência Pública com o objetivo de discutir as possibilidades de reativação das Comarcas de Angical, Cristópolis e Wanderley. A pauta já havia sido iniciada durante a gestão anterior com o Dr. Alessandro Brandão ...
  • Compartilhe:

17/05/2022 BARREIRAS: PROJETO POR UM SORRISO MAIS ALEGRE LEVA ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO PARA A ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS – APAE Na última quarta-feira (04/05), o projeto “Por Um Sorriso Mais Alegre”, realizou atendimento odontológico na APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, do município de Barreiras, atendendo até a sexta-feira, (06/05), com as duas unidades moveis odontológicas e suas respectivas ...
  • Compartilhe:

17/05/2022 LEM: VEREADOR FERNANDO FERNANDES E CRISTIANO REIS DISPUTAM NESTA TERÇA-FEIRA A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA Fernando Fernandes Depois de várias especulações de quem seriam os componentes das duas chapas para concorrer à presidência da Câmara de Vereadores de LEM para o biênio 2023/2024, conhecemos no início da noite desta segunda-feira, 16, os nomes dos vereadores que compõe a chapa da oposição ...
  • Compartilhe:

16/05/2022 BARREIRAS: ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO BENTO DE FREITAS IRÁ REALIZAR A QUARTA EDIÇÃO DA FESTA DA FAMÍLIA Família, reunião de pessoas com o mesmo propósito: crescer e viver com Amor. Amor é a palavra-chave para um pleno desenvolvimento do ser humano, e é na família que recebemos todo o cuidado, proteção e amor. Escola, lugar onde se ensina a ler, a escrever, as habilidades necessárias para comp ...
  • Compartilhe:

16/05/2022 BARREIRAS: ANANDA LIMA LANÇA QUINTO LIVRO NA FLIB, “2020 PARTINDO PARA ALTO MAR- UM CÂNCER E UMA PANDEMIA NA ROTA”                         O lançamento do livro da professora e escritora Ananda Lima será dia 23 de maio, às 19h, na sede da Academia Barreirense de Letras (ABL), na Festa Literária Internacional de Barreiras (FLIB). Com o tema ‘As vo ...
  • Compartilhe:

16/05/2022 ROMA GARANTE QUE IRÁ RESPEITAR RESULTADO DAS ELEIÇÕES: ‘DEFENDEMOS A DEMOCRACIA’ Pré-candidato a governador da Bahia pelo PL, o deputado federal João Roma garantiu, em entrevista à rádio Salvador FM na manhã desta segunda-feira (16), que irá reconhecer seja qual for o resultado das eleições. Segundo ele, o presidente Jair Bolsonaro (PL) “respeita a Constituição, mas ...
  • Compartilhe:

16/05/2022 OZIEL E JUSMARI TEM FIM DE SEMANA INTENSO VISITANDO VÁRIAS CIDADES DA REGIÃO     Oziel e Jusmari tiveram um fim de semana de intenso trabalho na região. Eles iniciaram a sua caminhada na sexta-feira, 13, em Bom Jesus da Lapa, onde participaram ao lado do governador Rui Costa da entrega do Colégio da Polícia Militar e em seguida se reuniramcom o vereador Leo de L ...
  • Compartilhe:

16/05/2022 CONFIRA A PREVISÃO DO TEMPO PARA TODO O NORDESTE DO PAÍS NESTA SEGUNDA-FEIRA (16)
  • Compartilhe:

16/05/2022 CONTA DE LUZ EXPLODE E DEFLAGRA DEBATE SOBRE COMO REDUZIR PREÇO   Após dois anos com medidas para segurar aumentos, os reajustes da conta de luz serão elevados em 2022. Os brasileiros vão pagar ao menos 12% mais na tarifa residencial na média do país, quase 4 pontos percentuais acima do reajuste do ano passado, que foi de 8%. O cálculo, feito pela TR ...
  • Compartilhe:

16/05/2022 BRASIL: ME DIZ QUANTOS BRASIS EXISTEM EM VOCÊ? POEMA DE RONALDO SENA     Eu queria tanto te encontrar pra te falar da nossa amizade verdade, o mundo é diferente a tecnologia, a democracia, a liberdade que um dia eu sonhava mas o mundo me agredia ditadura novamente o povo inocente na pura putaria virou gado marcado sem escrúpulo e calado Medo, medo do futu ...
  • Compartilhe:

15/05/2022 LEITORES DO MURAL DO OESTE EM BRASÍLIA   Tive a grata satisfação de encontrar com dois leitores do Mural do Oeste. Ricardo Pamplona e sua esposa Valéria. Eles moram em Brasília mas acompanham diariamente as notícias de Barreiras pelo Mural do Oeste. O nosso encontro foi num local abençoado: o tradicional Cantinho do Senhor dos ...
  • Compartilhe:

15/05/2022 BARREIRAS: FESTA LITERÁRIA E INAUGURAÇÃO DA SEDE DA ABL MOVIMENTAM A CULTURA DA CIDADE     Lançada no governo de Antônio Henrique, a Festa Literária de Barreiras, tendo como idealizadores, os professores Adalto Soares e Márcia Rasia, no ano de 2016, quando aconteceu a primeira edição, chega agora a sua quinta edição com previsão de lançamento de mais de 25 livros d ...
  • Compartilhe:

15/05/2022 ORFÃOS DA TERCEIRA VIA JÁ DISCUTEM OUTRAS OPÇÕES ENTRE LULA E BOLSONARO por Joelmir Tavares | Folhapress O esfarelamento da chamada terceira via, com a dificuldade da construção de uma candidatura unitária e os resultados decepcionantes nas pesquisas, abriu espaço para discussões sobre uma escolha entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que hoje lidera a corrida ...
  • Compartilhe:

15/05/2022 BUXIXOS POLITICOS DEVEM VOLTAR FORTES EM BARREIRAS E LEM A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA Os buxixos políticos deverão voltar com toda força a partir desta segunda-feira em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. Em Barreiras o assunto é a fidelidade de alguns vereadores ao prefeito Zito Barbosa. Em Lem a expectativa é pela eleição  da  mesa diretora da Câmara Municipal. Vamos ag ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade