ROUBO DE PROVA A RECEITA DE MIOJO: 10 MOMENTOS MAIS MARCANTES DA HISTÓRIA DO ENEM
14 de novembro de 2021

 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 será realizado nos dias 21 e 28 de novembro, tanto na versão impressa quanto na versão digital. E, em 23 anos de história, o exame coleciona uma série de inovações, marcos e polêmicas.

Criado em 1998, na gestão de Paulo Renato Souza frente ao Ministério da Educação, no governo de Fernando Henrique Cardoso, o exame tinha apenas 63 questões (atualmente são 180) e contou, no primeiro ano, com apenas 115.575 participantes.

A nota só podia ser utilizada em duas instituições de educação superior, e a prova era mais considerada como uma “avaliação de desempenho do aluno”. De 1998 a 2021 diversas mudanças tornaram o Enem uma das principais portas de entrada ao ensino superior.

Em 2000, mais universidades começaram a usar a nota do Enem como complemento nos seus vestibulares. A nota do vestibulando era aumentada com a soma do resultado na prova do Enem.  A PUC-RJ e a Universidade Federal de Ouro Preto foram as primeiras universidades a aceitarem as notas.

Confira, abaixo, os momentos mais marcantes do exame:

Isenção de inscrição

O Ministério da Educação (MEC) passou a conceder isenção da taxa de inscrição aos estudantes da rede pública em 2001. Também foram contemplados com a isenção os bolsistas de colégios particulares.

Com isso, houve um salto no número de participantes, e no ano seguinte o Enem registrou 1.829.170 inscritos.

Prouni

A popularização do exame pode ser explicada pela própria mudança de função da prova. Se antes o Enem servia para avaliar o desempenho do aluno ao fim da educação básica, em 2004 virou pré-requisito para quem quisesse participar de programas de acesso ao ensino superior.

O recém-criado Programa Universidade para Todos (Prouni) começou a usar a nota do Enem para concessão de bolsas de estudos integrais e parciais aos participantes.

Sisu e Fies

O MEC propôs, em 2009, às universidades federais um vestibular unificado por meio do Enem. Mais de 50 aderiram à ideia e cerca de 47 mil vagas de instituições públicas de ensino superior foram oferecidas aos estudantes por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Com a criação do Sisu, o Enem mudou para o formato usado até hoje, com 180 questões e uma redação, com objetivo de substituir o vestibular das federais.

Para 2011 houve outra mudança: a participação no Enem seria obrigatória para quem quisesse financiar seus estudos por meio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

Roubo de prova

Um dos maiores escândalos da história do Enem foi o roubo, vazamento e tentativa de venda das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009.

O Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP) pediu a condenação dos cinco envolvidos no caso. Funcionários do consórcio responsável pela aplicação do exame roubaram o material de dentro da gráfica e a prova teve que ser adiada às vésperas da aplicação, prejudicando 4,1 milhões de inscritos.

O prejuízo estimado com o furto e adiamento da prova é de R$ 45 milhões. A prova do Enem 2009 só foi aplicada dois meses depois, com um alto índice de abstenção. Pelo atraso, muitas instituições de ensino desistiram de utilizar a nota do exame em seus processos seletivos, para não prejudicar o calendários dos vestibulares. Foi o caso da Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Gabarito errado

Em 2010, o MEC teve que reaplicar o Enem aos alunos que foram prejudicados pelos erros de montagem dos cadernos de prova amarelos, que não continham todas as 90 questões. O erro ocorreu em todos os cartões, distribuídos aos 3,3 milhões de participantes.

Outro problema ocorreu na folha em que os estudantes marcam as respostas das questões, que estava com o cabeçalho das duas provas trocado. O exame teve 90 questões, sendo a primeira metade de ciências humanas e o restante, de ciências da natureza. Mas, na folha de marcação, as questões de 1 a 45 eram identificadas como de ciências da natureza e as de 46 a 90, como de ciências humanas.

Já em relação ao problema nos cartões de resposta, o edital previa que um representante do Inep deveria revisar o material antes da impressão. Uma das explicações para o erro é que na edição do ano anterior a prova tinha a ordem inversa da aplicada no ano de 2010.

Vazamento de dados dos candidatos

O MEC confirmou, em 2010, o vazamento de dados de 11,7 milhões de estudantes que se inscreveram no Enem entre 2007 e 2009. Informações como o nome completo do aluno, o número da inscrição, a carteira de identidade, o CPF e o nome completo da mãe do candidato ficaram com acesso livre no dia 3 de agosto.

De acordo com uma nota publicada, os dados dos inscritos ficam armazenados em banco do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e são colocados em uma área reservada do site, liberada apenas para as instituições de ensino superior e secretarias de Educação que solicitarem as informações.

Após o vazamento, o Inep optou por mudar o modelo de acesso às notas para evitar novas falhas.

Receita de Miojo e hino do Palmeiras na redação

A correção das redações do Enem passou a ser mais rigorosa em 2013. As providências foram tomadas para que casos como inserção de receita de miojo ou hino do Palmeiras – que receberam nota acima 500 ou mais (metade da nota máxima), como aconteceu na edição daquele ano – não sejam tolerados.

No mesmo ano, o então presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, defendeu a punição de candidatos que apresentarem alguma forma de deboche nas redações do Enem.

Em 2013, segundo o presidente, foram contabilizadas cerca de 300 redações que continham algum tipo de inserção indevida.

Recorde de abstenção durante pandemia

O segundo dia de aplicação do Enem 2020 teve 55,3% de faltas, abstenção recorde no exame, de acordo com o Inep. Do total de 5.523.029 inscritos no exame, menos da metade, 2.470.396, compareceu aos locais de prova.

A prova foi aplicada em janeiro de 2021, já que a aplicação em 2020 precisou ser adiada devido à pandemia de Covid-19.

 

Via: CNN Brasil

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

29/02/2024 EXU TOMADOR DE CANDIDATURA ATACA EM SANTA RITA DE CÁSSIA E TOMA CANDIDATURA DE FILHO DE EX-PREFEITO   O Exu Tomador de Candidatura fez um estrago em Santa Rita de Cássia. Um bafô danado. O negócio é o seguinte: Rómulo Setúbal, filho do ex-prefeito Romualdo Setúbal, era o candidato a prefeito do grupo da Barca. Estava todo empolgado fazendo campanha. Certa tarde, ele estava na draga qua ...
  • Compartilhe:

29/02/2024 WANDERLEY: EX-CANDIDATO A PREFEITO GILBERTO ESTÁ SENDO ACUSADO DE TRAIÇÃO   imagem wikipedia O vereador Geremias, um dos mais atuantes de Wanderley, conversou com o Mural do Oeste e informou que a oposição está sendo vítima de traição por parte de Gilberto que seria o pré-candidato a prefeito que estava sendo trabalhado pelos oposicionistas para enfrentar o gr ...
  • Compartilhe:

29/02/2024 “QUEM AMA BARREIRAS, DEVE SE DEDICAR POR UMA CIDADE AINDA MELHOR PARA SE VIVER”, DIZ ROGÉRIO TAVARES, PRÉ-CANDIDATO A VEREADOR Em meio às movimentações políticas rumo às eleições municipais, a figura de Rogério Tavares volta ao centro do debate político como um candidato comprometido com o progresso de Barreiras. Servidor público de longa data e apaixonado pela cidade, Tavares anuncia sua pré-candidatura a veread ...
  • Compartilhe:

29/02/2024 O MURAL DO OESTE TEM NOVIDADES BOMBÁSTICAS SOBRE WANDERLEY E SANTA RITA DE CÁSSIA   Tá um fuzuê danado na política de Santa Rita de Cássia. Em Santa Rita o grupo da barca liderado pelo ex-prefeito Romualdo Setúbal parece que entrou em parafuso. Já em Wanderley há acusações de traições de um pré-candidato, adversário ferrenho da prefeita mas parece que agora mudo ...
  • Compartilhe:

29/02/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS INICIA CONSTRUÇÃO DE NOVA PONTE NO POVOADO DE CANTINHO Mantendo o ritmo de investimentos e o cuidado com a infraestrutura do município na cidade e no campo, a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes, deu início nesta terça-feira (27), a construção de uma nova ponte no povoado Cantin ...
  • Compartilhe:

29/02/2024 APÓS PERÍODO CHUVOSO, PREFEITURA DE BARREIRAS TRABALHA NA RECUPERAÇÃO DA ESTRADA DO RIO BRANCO E OUTRAS LOCALIDADES Nesta semana a Prefeitura de Barreiras iniciou amplas ações de recuperação e conservação das estradas vicinais do município. As intervenções, coordenadas pela Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes, se concentram nas estradas da Região do Rio Branco que sof ...
  • Compartilhe:

29/02/2024 PARCERIA ENTRE PREFEITURA DE BARREIRAS E INSTITUTO DE VIROLOGIA DA BAHIA (IVOB) ASSEGURA AGILIDADE EM TESTES LABORATORIAIS DE ARBOVIROSES Em 2023, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, estabeleceu um termo de cooperação técnica com o Instituto de Virologia do Oeste da Bahia (IVOB), vinculado à Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), com o objetivo de agilizar a realização de exames e testes labora ...
  • Compartilhe:

29/02/2024 SECRETARIA DA FAZENDA DE BARREIRAS REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS DO TERCEIRO QUADRIMESTRE DE 2023 Nesta quarta-feira (28), a Secretaria Municipal da Fazenda de Barreiras promoveu uma audiência pública no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores. O objetivo foi apresentar e avaliar os relatórios referentes ao terceiro quadrimestre de 2023, prestando contas à sociedade sobre as ações e p ...
  • Compartilhe:

29/02/2024 BARREIRAS INICIA VACINAÇÃO CONTRA A DENGUE PARA PRÉ-ADOLESCENTES Nesta terça-feira (27), a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, deu início à vacinação contra a dengue para pré-adolescentes de 10 a 11 anos, em razão do número limitado de doses disponíveis. O município recebeu 4.758 doses da primeira remessa da vacina, que foram dist ...
  • Compartilhe:

29/02/2024 PREFEITURA DE BURITIRAMA, EM PARCERIA COM O CONSID, REALIZA INTERVENÇÕES PARA MELHORIAS DE ESTRADAS E MANUTENÇÃO DE BARRAGEM A Prefeitura de Buritirama, em parceria com o CONSID, realizou nesta terça-feira, 27, a abertura e conclusão de um novo Sangradouro na Barragem de São José. Além disso, foi realizada também a escavação de cascalho nesta terça e quarta-feira para utilização nas Estradas da Região de ...
  • Compartilhe:

29/02/2024 PARTICIPE DO II CONCURSO FOTOGRÁFICO DE PAISAGENS TURÍSTICAS NATURAIS E CULTURAIS DE SANTA RITA DE CÁSSIA O concurso é na categoria amador. Para participar se inscreva no link da página do Instagram da SEMATUR:  @sematur_src O resultado final será divulgado no dia do aniversário da cidade, 26 de março. Siga as orientações e participe!
  • Compartilhe:

29/02/2024 EM PRÉ-CAMPANHA A PREFEITO DE BOM JESUS DA LAPA, EURES RIBEIRO MANTÉM DIÁLOGO COM A POPULAÇÃO PARA ESCUTAR DEMANDAS Nesta quarta-feira, 29, o deputado estadual Eures Ribeiro retomou as andanças pelo interior de Bom Jesus da Lapa para escutar demandas, anseios e desejos da população. A escolha do Projeto Formoso para esse novo começo não é por acaso, foi o povo do Projeto que projetou Eures na polític ...
  • Compartilhe:

29/02/2024 CONHEÇA A PROTEÇÃO VEICULAR COM ASSISTÊNCIA 24 HORAS E IDEAL PARA SUA SEGURANÇA Num cenário onde a proteção do veículo é essencial, a escolha da empresa certa pode fazer toda a diferença. É nesse contexto que a Redento, empresa especializada em proteção veicular, se destaca como uma opção que oferece segurança, cobertura e economia para seus clientes. Di ...
  • Compartilhe:

29/02/2024 FORMOSA DO RIO PRETO: ESTÁ ABERTO O CADASTRAMENTO NO PROGRAMA BRASIL SORRIDENTE   A Prefeitura de Formosa do Rio Preto informa que está aberto o período de cadastramento no Programa Brasil Sorridente (prótese dentária). Os interessados deverão procurar o Posto de Saúde que atende a sua região levando os seguintes documentos: cópia do cartão do SUS e compr ...
  • Compartilhe:

29/02/2024 BAIANÓPOLIS: PREFEITA JANDIRA XAVIER ASSINA CONTRATO DE FINANCIAMENTO PARA EXECUÇÃO DE PAVIMENTAÇÃO DO BAIRRO MÁRIO BORGES Na manhã desta terça-feira, 27/02, a prefeita Jandira Xavier assinou o contrato de financiamento com o Desenbahia para a execução da pavimentação asfáltica do bairro Mário Borges. Essa obra é de extrema importância para todos os moradores e busca sanar os problemas de infraestrut ...
  • Compartilhe:

29/02/2024 GRAVAÇÕES DO DOCUMENTÁRIO SOBRE ALCYVANDO LUZ SÃO REINICIADAS. OS TRABALHOS FICARAM PARADOS POR CONTA DA MORTE DO IRMÃO DO IDELIZADOR DO PROJETO     Roberto de Sena, idealizador do projeto classificado em primeiro lugar na Lei Paulo Gustavo de incentivo a cultura, retornou esta semana as gravações do documentário sobre a vida do compositor barreirense Alcyvando Luz. Sena havia paralisados todas as atividades por conta do falecim ...
  • Compartilhe:

28/02/2024 INSTITUTO NOVA VIDA: 31 ANOS DE COMPROMISSO COM A PROMOÇÃO DA CIDADANIA Há três décadas, o Instituto Nova Vida tem sido um farol de esperança em Barreiras, na região Oeste da Bahia, no combate ao uso de substâncias psicoativas. Fundado com a missão de oferecer tratamento e suporte a usuários de drogas, o Instituto se consolidou como uma referência essencial na ...
  • Compartilhe:

28/02/2024 ESTUDANTE DE 5 ANOS MORRE APÓS CAIR DE VAN EM MOVIMENTO EM CIDADE BAIANA Uma criança de cinco anos morreu após cair de uma van escolar em movimento na cidade de Ipirá, a cerca de 210 km de Salvador. O acidente aconteceu na terça-feira (27), enquanto estudantes da rede municipal de ensino eram levados para casa. A vítima foi identificada como Yasmin dos Santos Olivei ...
  • Compartilhe:

28/02/2024 FAUSTÃO PASSA POR TRANSPLANTE DE RIM EM SÃO PAULO O apresentador Fausto Silva, o Faustão, passou por um transplante de rim na segunda-feira (26), no Hospital Albert Einstein, na zona Sul de São Paulo. Em nota divulgada na terça (27), o hospital informou que a cirurgia correu bem e sem intercorrências. Veja abaixo o que sabemos sobre o novo tran ...
  • Compartilhe:

28/02/2024 OZIEL OLIVEIRA GARANTE INVESTIMENTO ESTADUAL PARA A POLÍCIA TÉCNICA DE LEM Oziel demonstra incansável dedicação ao desenvolvimento do município de Luís Eduardo Magalhães. Ele, que foi responsável pela emancipação do município e por obras estruturantes que o consolidaram como a verdadeira capital do agronegócio, também se empenha incessantemente na melhoria dos ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade