RISCO DE RECESSÃO COM INFLAÇÃO PERSISTENTE É OBSTÁCULO PARA BOLSONARO EM 2022, DIZEM ANALISTAS
24 de novembro de 2021

 

O risco de recessão econômica em 2022, acompanhada por inflação persistente, surge como um dos principais obstáculos para o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na corrida eleitoral do próximo ano, avaliam analistas.

Segundo eles, períodos de crise, como o que se desenha para o ano que vem, dificultam as pretensões de governantes que buscam permanecer no poder ou que tentam construir sucessores —e não só no Brasil.

“É claro que o eleitor não decide seu voto exclusivamente pela economia, mas essa talvez seja a área em que ele consiga estabelecer, com mais facilidade, relações de causa e efeito com o governo federal”, afirma o pesquisador Jairo Nicolau, do centro de pesquisas CPDOC, da FGV (Fundação Getulio Vargas).

“É mais difícil para o eleitor responsabilizar o governo federal se o trânsito está ruim no Rio de Janeiro, por exemplo. Então, nesse sentido, a crise econômica é um obstáculo para o atual presidente.”

O cientista político Creomar de Souza, da Consultoria Dharma, vai na mesma linha. “A degradação do ambiente econômico é um grande desafio ao presidente Bolsonaro”, diz.

“O risco de que a eleição tenha um recorte mais econômico do que ideológico é a maior ameaça a um governo que se especializou em fazer campanha durante seu mandato”, completa.

Às vésperas de 2022, o Brasil ainda amarga os prejuízos gerados pela crise da Covid-19, que elevou o desemprego, diminuiu a renda de parte da população e turbinou a inflação.

Ao longo da pandemia, cadeias produtivas foram desarticuladas, o que restringiu a oferta de bens e serviços, aumentando os preços de insumos diversos no mercado internacional.

A escalada inflacionária no Brasil teve ingredientes adicionais. Entre eles, estão a alta do dólar em meio a tensões políticas, o que elevou os custos de produtos como os combustíveis, e a crise hídrica, responsável por encarecer as contas de luz.

O cenário de dificuldades para 2022 ganhou novos capítulos nas últimas semanas com as incertezas fiscais.

As dúvidas com o rumo das contas públicas cresceram após o governo federal colocar em xeque o teto de gastos para pagar o Auxílio Brasil, o substituto do Bolsa Família.

Diante desse cenário, projeções de analistas para o PIB (Produto Interno Bruto) passaram a encolher, e a hipótese de recessão no próximo ano —ou seja, queda da atividade econômica— ficou mais forte.

“O cenário é muito ruim para a economia em 2022”, define o diretor da Asa Investments, Carlos Kawall, ex-secretário do Tesouro Nacional.

“Esse quadro econômico seria desfavorável à reeleição de qualquer um”, completa.

A Asa projeta PIB estagnado (0%) em 2022, mas não descarta eventuais mudanças para baixo ou para cima, segundo Kawall.

De acordo com a instituição financeira, a economia brasileira deve amargar uma recessão técnica no primeiro semestre de 2022. Juros mais altos, inflação ainda pressionada e incertezas da corrida eleitoral sustentam a projeção.

Recessão técnica é o termo usado por economistas para descrever dois trimestres consecutivos de queda do PIB.

Segundo Kawall, a piora das condições macroeconômicas e os riscos fiscais também colocam em xeque, no próximo ano, a incipiente melhora do mercado de trabalho.

“A crise afetou muito o emprego menos qualificado, de baixa renda. Vamos ter um ano bastante difícil para o mercado de trabalho, do ponto de vista econômico e social.”

O Itaú Unibanco e o Credit Suisse estão na lista de instituições financeiras que projetam recessão para o ano de 2022. Os dois bancos passaram a prever contração de 0,5% no período.

A mediana do boletim Focus, do BC (Banco Central), que traz as projeções de analistas do mercado financeiro, ainda indica avanço de 0,7%, mas vem recuando nas últimas semanas. Ao final de janeiro de 2021, por exemplo, a alta prevista para 2022 era de 2,5%.

Para complicar, o mercado vê uma inflação mais forte do que a esperada inicialmente para o ano eleitoral. Pelo boletim Focus, a mediana para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) subiu a 4,96%. A marca está bem próxima do teto da meta de inflação em 2022, de 5%.

“O cenário para o ano que vem está bastante complicado. Tem vários níveis de incertezas. A gente não está conseguindo aproveitar a oportunidade de crescimento na saída da pandemia”, analisa o economista-chefe da consultoria MB Associados, Sergio Vale.

A MB projeta estagnação do PIB (0%) em 2022 no cenário-base. Mas, diante das dificuldades, não descarta um resultado ainda pior, aponta Vale.

Segundo ele, a economia fragilizada em ano eleitoral joga contra Bolsonaro na disputa pela Presidência.

“Em 2022, ainda estaremos vendo resquícios da pandemia sobre a atividade econômica. O governo federal até conseguiu fazer a reforma da Previdência no primeiro ano de mandato [2019], mas a pandemia trouxe dificuldades a partir de 2020. O governo não soube responder”, analisa Vale.

Por causa dos riscos que assombram o país, a gestora de investimentos Rio Bravo passou a prever recessão para o PIB brasileiro de 2022.

A retração projetada é de 0,2%, diz o economista da instituição João Leal. Antes, a Rio Bravo estimava alta de 0,5%.

Leal sublinha que, historicamente, as incertezas relacionadas às eleições costumam empurrar a taxa de câmbio para cima, o que pressiona a inflação.

Para conter os preços, o BC é forçado a levar a taxa básica de juros, a Selic, a um nível mais alto. Atualmente, a taxa está em 7,75% ao ano.

Em 2022, a perspectiva é de Selic em 11,75%, projeta a Rio Bravo. A Asa enxerga uma taxa ainda maior, de 13%.

O avanço da Selic, lembra Leal, desafia o consumo das famílias e os investimentos das empresas, freando a economia. As incertezas políticas e os juros mais altos ajudam a explicar a projeção de recessão em 2022, aponta o analista.

“O cenário para 2022 é muito complicado. Temos vários pontos de incertezas. Isso não impacta só o mercado financeiro. Também afeta a economia real.”

Pela série histórica do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) iniciada em 1996, o PIB teve quatro anos de queda. A economia recuou em 2009 (-0,1%), 2015 (-3,5%), 2016 (-3,3%) e 2020 (-4,1%). em nenhum deles houve eleições presidenciais.

 

Leonardo Vieceli / Folha de São Paulo

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

29/05/2024 BARREIRAS DÁ INÍCIO A CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE Barreiras iniciou na segunda-feira (27) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, unindo-se aos demais municípios brasileiros no combate à doença. A mobilização segue até o dia 14 de junho, com a Secretaria Municipal de Saúde planejando vacinar 12.203 crianças de zero a quatr ...
  • Compartilhe:

29/05/2024 30 NOVOS LIVROS SÃO LANÇADOS DURANTE A FLIB 2024 A Festa Literária de Barreiras (Flib) trouxe uma programação movimentada na sede da Academia Barreirense de Letras (ABL), com rodas de conversa, contação de histórias e mesas de debates, além do lançamento de 30 livros inéditos. Os novos títulos abrangeram diversos gêneros e estilos liter ...
  • Compartilhe:

29/05/2024 SAÚDE EM AÇÃO NA PRAÇA: MUTIRÃO DE ULTRASONOGRAFIAS DE SAÚDE ESTÁ SENDO REALIZADO NA PRAÇA CASTRO ALVES, EM BARREIRAS  A Secretaria de Saúde de Barreiras iniciou nesta terça-feira (28), mais um mutirão de atendimentos à população na Praça Castro Alves, no centro da cidade. Denominado “Saúde em Ação na Praça”, o evento traz uma série de serviços médicos gratuitos, com destaque para a reali ...
  • Compartilhe:

29/05/2024 BARREIRAS: UMA MULTIDÃO COMPARECE AO LANÇAMENTO DA PRÉ- CANDIDATA A VEREADORA DICÍOLA BAQUEIRO. OTONIEL TEIXEIRA MARCOU PRESENÇA   Com a presença do pré-candidato a prefeito de Barreiras, Otoniel Teixeira, e diante de uma multidão, a pré-candidata a vereadora Dicíola Baqueiro fez o lançamento da sua pré-candidatura a vereadora pelo partido União Brasil nesta terça-feira, 29 de maio. O evento foi comandada por He ...
  • Compartilhe:

29/05/2024 LEM: ACIDENTE NO BAIRRO TROPICAL VILLE II DEIXA MENOR GRAVEMENTE FERIDO   No início da tarde desta quarta-feira, 29 de maio, por volta das 13h, um grave acidente ocorreu na Avenida Rio São Francisco, no cruzamento com a Rua das Avencas, no bairro Tropical Ville II, em Luís Eduardo Magalhães. Um menor de 16 anos ficou gravemente ferido após colidir sua motocicl ...
  • Compartilhe:

29/05/2024 FORMOSA DO RIO PRETO REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA DO 1º QUADRIMESTRE DE 2024 E REFORÇA COMPROMISSO COM A TRANSPARÊNCIA       Nesta quarta-feira, a cidade de Formosa do Rio Preto sediou sua Audiência Pública do 1º Quadrimestre de 2024, reafirmando seu compromisso com a transparência e a participação cidadã na gestão pública. A audiência, que foi realizada na Câmara Municipal, contou com a pr ...
  • Compartilhe:

29/05/2024 HOMEM É CONDENADO A QUASE 20 ANOS DE PRISÃO POR MATAR COMPANHEIRA A FACADAS EM BARREIRAS Um homem foi condenado a 18 anos e 10 meses de prisão por matar a companheira, Mariluz Antunes Pereira, de 51 anos, a facadas após uma discussão, na cidade de Barreiras. O crime aconteceu em 12 de maio de 2022 e o júri popular foi realizado na terça-feira (28). O julgamento de Carlos Teles de [ ...
  • Compartilhe:

29/05/2024 AGORA: PREFEITO DE BARREIRAS EMITE NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO ESTUDANTE WEVERTON RIBEIRO PEREIRA Foi com profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento do jovem estudante Weverton Ribeiro Pereira, aos 14 anos, ocorrido na noite desta terça-feira (28), em Barreiras. Weverton era estudante do 6º ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Valdete Piedade de Holanda. Morador da c ...
  • Compartilhe:

29/05/2024 CÂMARA REDUZ EXIGÊNCIA PARA POSSE DE ARMA E AUTORIZA CLUBES DE TIRO A MENOS DE 1 KM DE ESCOLAS A Câmara dos Deputados aprovou, nessa terça-feira (28), a suspensão dos trechos do decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a regulamentação de posse e colecionismo de armas e clube de tiro. O projeto também autoriza a instalação de clubes de tiro a uma distância inferior ...
  • Compartilhe:

29/05/2024 DESBLOQUEIE SEU BOLSA FAMÍLIA: COMO ATIVAR SEU BENEFÍCIO EM BLOQUEIO O programa Bolsa Família desempenha um papel crucial na redução da pobreza no Brasil, oferecendo suporte financeiro a famílias que enfrentam grandes dificuldades econômicas. Essencial para milhões, o programa, contudo, segue rigorosos critérios de elegibilidade e verificações constantes, ...
  • Compartilhe:

29/05/2024 LÍDER DO GOVERNO DEFENDE MUDANÇAS NA GESTÃO LULA: ‘SE ESTIVESSE BEM, TERIA 80% DE ACEITAÇÃO’   Líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE) defendeu uma renovação na Esplanada dos Ministérios e uma chacoalhada geral no PT para o enfrentamento do bolsonarismo nas ruas e nas redes sociais. “Toda renovação é bem-vinda. Evidentemente que o presidente é qu ...
  • Compartilhe:

29/05/2024 JUSTIÇA ELEITORAL PUBLICA EDITAL DE CONCURSO UNIFICADO COM 395 VAGAS E SALÁRIO INICIAL DE ATÉ R$ 13,9 MIL Publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (29), o edital do concurso unificado da Justiça Eleitoral prevê 395 vagas, sendo 126 para cargos de analista judiciário e 269 para cargos de técnico judiciário, além da formação de cadastro reserva. O período de inscrições vai de ...
  • Compartilhe:

28/05/2024 UM ATO DE AMOR: RELAÇÃO ENTRE A HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS E OS VALORES DO DULCISMO É TEMA DE ENCONTRO NA OSID Qual a relação entre os gestos do dia a dia com o jeito Dulce de pensar, ser e agir? De que maneira a perseverança, a humildade e a fé se aproximam do ato de higienizar as mãos? Pensando na relação entre o controle de infecções hospitalares e a imersão nos valores do Dulcismo, foi realizad ...
  • Compartilhe:

28/05/2024 GLOBO ARRECADA BILHÕES EM 3 MESES; VEJA O VALOR   A Rede Globo, maior emissora de televisão do Brasil, registrou um crescimento de 12% em sua receita líquida no 1TRI24, quando comparado anualmente. Além disso, a empresa arrecadou o total de R$ 3,7 bilhões no período. Entre outros resultados financeiros, o Ebitda (lucro antes de juro ...
  • Compartilhe:

28/05/2024 SECRETARIA DE CULTURA DE SÃO DESIDÉRIO REALIZA CONSULTA PÚBLICA SOBRE LEI ALDIR BLANC 2024 A prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer realizou no dia 23, na Biblioteca Municipal a primeira Escuta Pública – PNAB/24. Visando coletar informações e definir as estratégias que guiarão a distribuição dos recursos da Política Nacional Aldir Bl ...
  • Compartilhe:

28/05/2024 PREFEITO DE BARREIRAS EMITE NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DA SENHORA MAILDES VERÔNICA DE MEDEIROS Lamentamos com muita tristeza o falecimento de Maildes Verônica de Medeiros, irmã do servidor público municipal, GCM Francisco de Assis Dantas, ocorrido na madrugada desta terça-feira, (28). Aos 82 anos, Maildes Verônica deixa um grande legado em sua cidade natal, Várzea (PB), onde foi vereado ...
  • Compartilhe:

28/05/2024 BAHIA FARM SHOW 2024 TERÁ ABERTURA OFICIAL NA SEGUNDA-FEIRA, 10 DE JUNHO Nesta 18ª edição, a abertura da Bahia Farm Show 2024 será realizada na segunda-feira, 10 de junho, às 10 horas. A solenidade é destinada a autoridades, convidados, expositores e ao público em geral. Pela primeira vez, a cerimônia oficial ocorrerá um dia antes da abertura dos portões para v ...
  • Compartilhe:

28/05/2024 BARREIRAS: COMAFLEX DIVULGA NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE COLABORADOR VÍTIMA DE ACIDENTE DE TRÂNSITO NESTA SEGUNDA-FEIRA
  • Compartilhe:

28/05/2024 GALERIA: CONFIRA AS PRINCIPAIS IMAGENS DOS SHOWS DE NAIARA AZEVEDO E ESCANDURRAS NA PRAÇA LANDULFO ALVES   Fotos: DIRCOM/Barreiras
  • Compartilhe:

28/05/2024 BAHIA: POLICIAIS INFLUENCERS SÃO PRESOS APÓS COMPARTILHAMENTO NAS REDES SOCIAIS; SAIBA MAIS Os policiais militares e influenciadores Alexandre Lázaro “Tchaca” e Ivan Leite cumprirão 15 dias de detenção no Batalhão de Polícia de Choque/ BPChq, em Lauro de Freitas. De acordo com a Polícia Militar, a prisão dos agentes se deu após conclusão do processo de apuração de conduta ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade