RISCO DE RECESSÃO COM INFLAÇÃO PERSISTENTE É OBSTÁCULO PARA BOLSONARO EM 2022, DIZEM ANALISTAS
24 de novembro de 2021

 

O risco de recessão econômica em 2022, acompanhada por inflação persistente, surge como um dos principais obstáculos para o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na corrida eleitoral do próximo ano, avaliam analistas.

Segundo eles, períodos de crise, como o que se desenha para o ano que vem, dificultam as pretensões de governantes que buscam permanecer no poder ou que tentam construir sucessores —e não só no Brasil.

“É claro que o eleitor não decide seu voto exclusivamente pela economia, mas essa talvez seja a área em que ele consiga estabelecer, com mais facilidade, relações de causa e efeito com o governo federal”, afirma o pesquisador Jairo Nicolau, do centro de pesquisas CPDOC, da FGV (Fundação Getulio Vargas).

“É mais difícil para o eleitor responsabilizar o governo federal se o trânsito está ruim no Rio de Janeiro, por exemplo. Então, nesse sentido, a crise econômica é um obstáculo para o atual presidente.”

O cientista político Creomar de Souza, da Consultoria Dharma, vai na mesma linha. “A degradação do ambiente econômico é um grande desafio ao presidente Bolsonaro”, diz.

“O risco de que a eleição tenha um recorte mais econômico do que ideológico é a maior ameaça a um governo que se especializou em fazer campanha durante seu mandato”, completa.

Às vésperas de 2022, o Brasil ainda amarga os prejuízos gerados pela crise da Covid-19, que elevou o desemprego, diminuiu a renda de parte da população e turbinou a inflação.

Ao longo da pandemia, cadeias produtivas foram desarticuladas, o que restringiu a oferta de bens e serviços, aumentando os preços de insumos diversos no mercado internacional.

A escalada inflacionária no Brasil teve ingredientes adicionais. Entre eles, estão a alta do dólar em meio a tensões políticas, o que elevou os custos de produtos como os combustíveis, e a crise hídrica, responsável por encarecer as contas de luz.

O cenário de dificuldades para 2022 ganhou novos capítulos nas últimas semanas com as incertezas fiscais.

As dúvidas com o rumo das contas públicas cresceram após o governo federal colocar em xeque o teto de gastos para pagar o Auxílio Brasil, o substituto do Bolsa Família.

Diante desse cenário, projeções de analistas para o PIB (Produto Interno Bruto) passaram a encolher, e a hipótese de recessão no próximo ano —ou seja, queda da atividade econômica— ficou mais forte.

“O cenário é muito ruim para a economia em 2022”, define o diretor da Asa Investments, Carlos Kawall, ex-secretário do Tesouro Nacional.

“Esse quadro econômico seria desfavorável à reeleição de qualquer um”, completa.

A Asa projeta PIB estagnado (0%) em 2022, mas não descarta eventuais mudanças para baixo ou para cima, segundo Kawall.

De acordo com a instituição financeira, a economia brasileira deve amargar uma recessão técnica no primeiro semestre de 2022. Juros mais altos, inflação ainda pressionada e incertezas da corrida eleitoral sustentam a projeção.

Recessão técnica é o termo usado por economistas para descrever dois trimestres consecutivos de queda do PIB.

Segundo Kawall, a piora das condições macroeconômicas e os riscos fiscais também colocam em xeque, no próximo ano, a incipiente melhora do mercado de trabalho.

“A crise afetou muito o emprego menos qualificado, de baixa renda. Vamos ter um ano bastante difícil para o mercado de trabalho, do ponto de vista econômico e social.”

O Itaú Unibanco e o Credit Suisse estão na lista de instituições financeiras que projetam recessão para o ano de 2022. Os dois bancos passaram a prever contração de 0,5% no período.

A mediana do boletim Focus, do BC (Banco Central), que traz as projeções de analistas do mercado financeiro, ainda indica avanço de 0,7%, mas vem recuando nas últimas semanas. Ao final de janeiro de 2021, por exemplo, a alta prevista para 2022 era de 2,5%.

Para complicar, o mercado vê uma inflação mais forte do que a esperada inicialmente para o ano eleitoral. Pelo boletim Focus, a mediana para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) subiu a 4,96%. A marca está bem próxima do teto da meta de inflação em 2022, de 5%.

“O cenário para o ano que vem está bastante complicado. Tem vários níveis de incertezas. A gente não está conseguindo aproveitar a oportunidade de crescimento na saída da pandemia”, analisa o economista-chefe da consultoria MB Associados, Sergio Vale.

A MB projeta estagnação do PIB (0%) em 2022 no cenário-base. Mas, diante das dificuldades, não descarta um resultado ainda pior, aponta Vale.

Segundo ele, a economia fragilizada em ano eleitoral joga contra Bolsonaro na disputa pela Presidência.

“Em 2022, ainda estaremos vendo resquícios da pandemia sobre a atividade econômica. O governo federal até conseguiu fazer a reforma da Previdência no primeiro ano de mandato [2019], mas a pandemia trouxe dificuldades a partir de 2020. O governo não soube responder”, analisa Vale.

Por causa dos riscos que assombram o país, a gestora de investimentos Rio Bravo passou a prever recessão para o PIB brasileiro de 2022.

A retração projetada é de 0,2%, diz o economista da instituição João Leal. Antes, a Rio Bravo estimava alta de 0,5%.

Leal sublinha que, historicamente, as incertezas relacionadas às eleições costumam empurrar a taxa de câmbio para cima, o que pressiona a inflação.

Para conter os preços, o BC é forçado a levar a taxa básica de juros, a Selic, a um nível mais alto. Atualmente, a taxa está em 7,75% ao ano.

Em 2022, a perspectiva é de Selic em 11,75%, projeta a Rio Bravo. A Asa enxerga uma taxa ainda maior, de 13%.

O avanço da Selic, lembra Leal, desafia o consumo das famílias e os investimentos das empresas, freando a economia. As incertezas políticas e os juros mais altos ajudam a explicar a projeção de recessão em 2022, aponta o analista.

“O cenário para 2022 é muito complicado. Temos vários pontos de incertezas. Isso não impacta só o mercado financeiro. Também afeta a economia real.”

Pela série histórica do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) iniciada em 1996, o PIB teve quatro anos de queda. A economia recuou em 2009 (-0,1%), 2015 (-3,5%), 2016 (-3,3%) e 2020 (-4,1%). em nenhum deles houve eleições presidenciais.

 

Leonardo Vieceli / Folha de São Paulo

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

15/04/2024 EXAME CRIMINOLÓGICO SERÁ OBRIGATÓRIO PARA A PROGRESSÃO DE REGIME DE PENA Uma comissão formada por 5 pessoas – um psiquiatra, um psicólogo, um assistente social e dois membros do próprio sistema penitenciário – avaliam as condições do preso antes dele passar para um regime com maior liberdade.   Com a publicação no Diário Oficial, os trechos sanc ...
  • Compartilhe:

15/04/2024 NÃO UTILIZAREMOS MAIS O NOME EXU. NOME DO PERSONAGEM AGORA PASSA A SER TAMANDUÁ TOMADOR DE PARTIDO   Em respeito as religiões de matriz africana não utilizaremos mais o nome EXU TOMADOR DE PARTIDO. O personagem agora passa a ser denominado Tamanduá Tomador de Partido, de cargos e mandatos. Somos defensores da pluralidade de religiões e respeitamos a fé de todas as pessoas. Agradecemos a ...
  • Compartilhe:

14/04/2024 PROFESSORES ANUNCIAM GREVE EM UNIVERSIDADES FEDERAIS A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA Professores de universidades, centros de educação tecnológicas e institutos federais das cinco regiões do Brasil decidiram entrar em greve a partir de segunda-feira (15). A categoria exige reajuste salarial de 22%, a ser dividido em três parcelas iguais de 7,06% —a primeira ainda para este an ...
  • Compartilhe:

14/04/2024 BAIANÓPOLIS: PREFEITA JANDIRA XAVIER ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA DO LOTEAMENTO MÁRIO BORGES Os moradores do Loteamento Mário Borges viveram um dia memorável na última quinta-feira, quando a prefeita de Baianópolis, Jandira Xavier, assinou a ordem de serviço para dar início à tão esperada pavimentação asfáltica das ruas do bairro. O ato, que aconteceu em uma cerimônia pública c ...
  • Compartilhe:

14/04/2024 CANSADO DAS BRIGAS ENTRE MINISTROS, LULA FAZ PEDIDO INUSITADO A RUI COSTA O presidente Lula (PT) quer dar um basta nas intrigas e confusões entre os ministros do seu governo. Além do clima de tensão entre Planalto e Congresso, o chefe do Executivo nacional não quer gerenciar desavenças internas na equipe e por isso fez um pedido inusitado ao ministro da Casa Civil, R ...
  • Compartilhe:

14/04/2024 LULA VETA TRECHO DE PROJETO QUE ACABA COM O FIM DAS SAIDINHAS DE PRESOS   O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, com o veto, nesta quinta-feira (11), o projeto de lei (PL) que acaba com as saídas temporárias de presos em feriados e datas comemorativas. A informação foi confirmada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O presidente vetou ...
  • Compartilhe:

14/04/2024 CATOLÂNDIA: GUARNIÇÃO DA 85ª CIPM É RECEBIDA A TIROS EM OCORRÊNCIA Por volta das 19h desta  sexta-feira, 12, uma Guarnição da 85ª CIPM empregada em Catolândia foi solicitada para averiguar o crime de ameaça onde em um bar estariam dois indivíduos de posse de arma de fogo. Na aproximação da guarnição um dos indivíduos passou a efetuar disparos contra os ...
  • Compartilhe:

14/04/2024 AERONAVE CAI EM ÁREA RURAL DO OESTE BAIANO; PILOTO MORREU APÓS O ACIDENTE Uma aeronave de pequeno porte caiu no povoado de São Pedro, na zona rural de Formosa do Rio Preto, município no oeste baiano. O piloto morreu após o acidente, ocorrido na noite de sexta-feira (12), de acordo com o Corpo de Bombeiros. A vítima estava sozinha na aeronave e foi identificada como Gu ...
  • Compartilhe:

14/04/2024 BARREIRAS: MULHER É ESFAQUEADA POR COMPANHEIRO DE CONVÍVIO NO BAIRRO VILA BRASIL Na tarde de hoje, domingo, 14, uma mulher foi vítima de golpes de faca, pelo companheiro de convívio, no bairro Vila Brasil, em Barreiras. Não há maiores detalhes do caso, a mesma foi socorrida por uma equipe do SAMU no local e encaminhada para a UPA.
  • Compartilhe:

14/04/2024 UNACON DO HO COMPLETA DOIS ANOS DE ACOLHIMENTO A PACIENTES COM CÂNCER   O Hospital do Oeste (HO), unidade vinculada ao governo estadual e administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) no município de Barreiras, completará, no próximo mês de maio, dois anos de funcionamento da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON). Voltada à prestação de aten ...
  • Compartilhe:

11/04/2024 SUBSTITUIÇÃO DE LÂMPADAS POR NOVA ILUMINAÇÃO EM LED AVANÇA EM BARREIRAS   A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Infraestrutura, acompanha de perto os trabalhos da empresa Ilumina Barreiras, responsável pela modernização, manutenção e telegestão de todo o Parque de Iluminação Pública do Município. As atividades de campo, iniciadas em janeiro des ...
  • Compartilhe:

10/04/2024 JUSTIÇA DO RIO DE JANEIRO SUSPENDE MULTA DE NEYMAR POR CONSTRUÇÃO DE LAGO ARTIFICIAL EM CASA O jogador Neymar não vai precisar pagar, pelo menos por enquanto, a multa de R$ 16 milhões pela construção de um lago artificial na casa que possui em um condomínio de luxo em Mangaratiba, na Costa Verde, no Rio de Janeiro. A Justiça do Rio suspendeu, nesta segunda-feira (8), a cobrança ant ...
  • Compartilhe:

10/04/2024 EVENTO COMEMORA OS 15 ANOS DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UFOB   ara celebrar os 15 anos do curso de Engenharia Civil da UFOB, estudantes e professores do Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias (CCET), em parceria com a Associação dos Engenheiros do Oeste da Bahia – ASSEOB, realizam a 2ª Semana de Engenharia Civil da UFOB. Até sexta-feira (12) ...
  • Compartilhe:

10/04/2024 MULHER É MORTA COM CERCA DE 100 TIROS EM SALVADOR Uma mulher, ainda sem identificação formal, foi morta com cerca de 100 tiros na noite de terça-feira (9) na Rua Neide Gama, no bairro do Engenho Velho da Federação, em Salvador. De acordo com a Record Bahia, a vítima teria sido morta por traficantes após gravar vídeos e tirar fotos supostam ...
  • Compartilhe:

10/04/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS EMITE NOTA DE PESAR PELA MORTE DO PROFESSOR E POLICIAL MILITAR EDUARDO CUNHA DO NASCIMENTO É com profundo pesar que lamentamos o falecimento do professor e policial militar Eduardo Cunha do Nascimento, ocorrido em Barreiras nesta terça-feira (9), vítima de infarto. Eduardo era servidor público municipal e atuava como professor de Língua Portuguesa na Escola Municipal Mirandolina Ribe ...
  • Compartilhe:

09/04/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS APOIA PRODUÇÃO DO DOCUMENTÁRIO SOBRE A VIDA DE ALCYVANDO LUZ, MULTI-INSTUMENTISTA BARREIRENSE, ATRAVÉS DA LEI PAULO GUSTAVO Em pleno processo de gravação, um documentário que retrata a vida do renomado multi-instrumentista barreirense Alcyvando Luz avança com o apoio da Lei Paulo Gustavo. Este projeto cultural foi contemplado no Edital de Chamamento Público nº 004/2023, promovido pela Prefeitura de Barreiras por me ...
  • Compartilhe:

09/04/2024 NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SENHOR JAILSON ALVES BATISTA Lamentamos com pesar o falecimento do senhor Jailson Alves Batista, aos 48 anos, esposo de Francisca Leite Batista, vice-diretora da Escola Municipal Professor Ivardo Pereira Bastos, ocorrido na noite desta segunda-feira (8). Jailson era operador de máquinas e muito querido por todos. Além de sua ...
  • Compartilhe:

09/04/2024 NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO ESTUDANTE LUCAS BONFIM BORGES DA SILVA Nota de Pesar pelo falecimento do estudante Lucas Bonfim Borges da Silva Recebemos com muita tristeza a notícia do falecimento precoce do pré-adolescente Lucas Bonfim Borges da Silva, aos 11 anos, ocorrido nesta terça-feira (9), em Barreiras. Lucas era um aluno querido, assíduo e dedicado da Esc ...
  • Compartilhe:

09/04/2024 SANTA RITA DE CÁSSIA SE TORNOU UM CANTEIRO DE OBRAS; VEJA VÍDEO
  • Compartilhe:

09/04/2024 GINÁSIO DE ESPORTES BALTAZARINO ARAÚJO ANDRADE SEDIA CAMPEONATO BARREIRENSE DE BASQUETE 2024   O fim de semana foi movimentado no Ginásio de Esportes Baltazarino Araújo Andrade com a primeira rodada de jogos do Campeonato Barreirense de Basquete 2024. Promovido pela Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer, a competição reúne nove equipes de b ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade