RIDER CASTRO DEBATE SAÚDE PÚBLICA E TERRENOS ABANDONADOS EM BARREIRAS

06 de abr de 2021

O vereador Rider Castro (DEM) debateu sobre a saúde pública de Barreiras. Em conversa com profissionais da área da Saúde, constatou que os números de pessoas infectadas pelo mosquito Aedes aegypti causador da Dengue, Zica e Chikungunya estão aumentando significativamente. Na última plenária do dia 30 de março, Rider abordou sobre o papel da população em relação a manutenção dos terrenos urbanos em Barreiras.

Nesses locais focos do mosquito são grandes e somente o trabalho da prefeitura não é suficiente para controlar a proliferação e consequentemente a contaminação das pessoas. “O que encontrei na legislação foi um processo burocrático, dificultando essa fiscalização. Conversei com o procurador geral do município de Barreiras, Túlio Viana, sobre soluções legais, dinâmicas e simplificadas para a limpeza dos imóveis”, comenta.

Após receber inúmeros pedidos de limpeza de terrenos urbanos, o vereador constatou que existem muitos lotes abandonados em todos os bairros. Em visita ao Centro de Controle de Zoonoses de Barreiras Rider Castro comprovou as ações de combate ao mosquito, com o uso do carro fumacê, mutirões com de agentes de saúde e sensibilização da população.

“É necessário mecanismos para cobrar do proprietário do terreno. Caso esteja em situação de abandono, a prefeitura realiza a limpeza e de alguma maneira e os custos irão para a dívida pública do imóvel, por exemplo”, observa Rider. Assim como outros problemas de saúde o mosquito Aedes aegypti também é um problema de todos, é preciso união e cooperação de todas as partes.

  • Compartilhe:

Publicidade