QUASE UM QUARTO DOS JOVENS BRASILEIROS NÃO TRABALHA E NEM ESTUDA
19 de junho de 2019

Quase um quarto dos jovens brasileiros (23%) nem estuda nem trabalha, segundo os novos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad contínua) sobre educação, divulgados na manhã desta quarta-feira, 19. O porcentual é ainda mais alto na faixa etária que vai dos 18 aos 24 anos, idade em que, teoricamente, deveriam estar na universidade, chegando a 27,7%.

“Mas não chamem esses jovens de ‘nem, nem'”, pediu a pesquisadora Marina Águas, analista da Coordenação de Trabalho e Rendimento (Coren) do IBGE, responsável pela apresentação da pesquisa. “O fato de nem estarem estudando, nem trabalhando não significa que sejam inúteis. Uma grande parte das mulheres, por exemplo, está ocupada com o trabalho doméstico, com o cuidado de idosos e crianças. Há questões de gênero importantes por trás dessa estatística.”

A família Santos conhece bem essa realidade. Naturais do Recife, os gêmeos Maurício e Maurílio dos Santos, de 29 anos, já tiveram três filhos cada um. Por isso, suas mulheres tiveram que largar os estudos e os trabalhos para cuidar dos filhos e da casa. Elas ainda aceitaram morar em cima da casa da sogra, no bairro do Pina, zona sul da capital pernambucana, para se livrar do aluguel e fazer com que o pequeno rendimento dos maridos dure o mês inteiro.

“Moro aqui porque as contas são apertadas”, explicou Karla Campos da Silva, de 29 anos, admitindo que o que queria mesmo era trabalhar como enfermeira e ter uma casa própria. Esse sonho, no entanto, ficou pelo caminho quando engravidou de Maurício, sem planejar, aos 18 anos. “Eu estava no segundo ano do colégio, mas desisti porque não tinha com quem deixar a bebê”, conta a dona de casa, que, depois da gravidez, até chegou a concluir o ensino médio, mas nunca teve condições de começar o curso de enfermagem que tanto queria.

Com a primeira filha pequena, ela partiu, então, para outras ocupações. Não demorou muito para sair do trabalho, pois engravidou novamente. “Com três filhos, fica impossível arrumar um emprego. Não dá para pagar creche para três. E também não sobra tempo para estudar”, argumenta Karla, que hoje é cuida dos filhos de 11, 7 e 4 anos e da casa.

Ela depende do salário do marido, que é balconista de um supermercado, para pagar as contas. A cunhada Jéssica Cândido de Souza, de 28 anos, por sua vez, não tem a mesma sorte, pois o marido não tem um emprego fixo. Maurílio vive de bicos. Por isso, nem sempre consegue pagar as contas de casa, onde Jéssica passa o dia cuidando dos três filhos, de 11, 4 e 1 ano de idade, e dos afazeres domésticos.

“Queria trabalhar para ajudar. Faria qualquer coisa. Mas não consigo. Minha vida é cuidar dos meninos e limpar a casa”, diz Jéssica, admitindo que já teve que pedir ajuda à família e aos amigos nos dias mais críticos, quando chegou a faltar até comida dentro de casa. “Não voltei para a escola, porque não tinha com quem deixar o bebê.”

Jovens

A Pnad revela que o Brasil tem 47,3 milhões de jovens, de 15 a 29 anos de idade. Desse total, 13,5% estavam ocupados e estudando; 28,6% não estavam ocupados, porém estudavam; 34,9% estavam ocupados e não estudavam. Finalmente, 23% não estavam ocupados nem estudando. Os percentuais aferidos em 2018, segundo os pesquisadores, são similares aos de 2017.

“É importante ressaltar que elevar a instrução e a qualificação dos jovens é uma forma de combater a expressiva desigualdade educacional do País”, sustenta a pesquisa. “Além disso, especialmente em um contexto econômico desfavorável, elevar a escolaridade dos jovens e ampliar sua qualificação pode facilitar a inserção no mercado de trabalho, reduzir empregos de baixa qualidade e a alta rotatividade.”

A desigualdade se revela ainda mais acentuada quando aplicado o recorte por raça e gênero. Entre as pessoas brancas, 16,1% trabalhavam e estudavam – mais do que entre as pessoas autodeclaradas de cor preta ou parda (11,9%). Os percentuais de pessoas brancas apenas trabalhando (36,1%) e apenas estudando (29,3%) também superou o de pessoas pretas e pardas, 34,2% e 28,1%, respectivamente. Consequentemente, o porcentual de pessoas pretas ou pardas que não trabalhavam nem investiam em educação é de 25,8%, 7 pontos percentuais mais elevado que o de brancos.

Comparando homens e mulheres, o problema se repete de forma ainda mais grave. Entre as mulheres, a pesquisa mostrou que o porcentual das que não trabalhavam nem estudavam era de 28,4%. O de homens é bem menor: 17,6%.

De acordo com a pesquisadora, parte da explicação para este fenômeno está nos trabalhos domésticos. A realização de afazeres domésticos ou o cuidado com outras pessoas foram os motivos alegados por 23,3% das mulheres para não estarem estudando nem trabalhando. Entre os homens, esse porcentual é de meros 0,8%. Os números se mantêm estáveis desde 2017.

Águas cita como exemplo um outro indicador levantado pela pesquisa. A Pnad contínua divulgada nesta quarta aferiu pela primeira vez a frequência a creches, entre crianças de até um ano de idade (a educação é obrigatória no Brasil a partir dos 4 anos). No total, somente 12,5% frequentavam a creche. E os piores índices estavam, justamente, no Norte (3,0%) e no Nordeste (4,6%) – lugares onde a participação das mulheres no mercado de trabalho também é mais baixa.

Analfabetismo

Segundo a Pnad contínua, o Brasil tem 11,3 milhões de pessoas (com 15 anos ou mais) que são analfabetas – uma taxa de analfabetismo de 6,8%. Em relação a 2017, houve uma queda de 0,1 ponto porcentual, o que corresponde a uma redução de 121 mil analfabetos. Mais uma vez, os negros são mais afetados que os brancos: são 9,1% contra 3,9%.

O analfabetismo no País está diretamente associado à idade. Quanto mais velho o grupo populacional, maior a proporção de analfabetos; refletindo uma melhora da alfabetização ao longo dos anos. Segundo os números de 2018, eram quase 6 milhões de analfabetos com 60 anos ou mais, o que equivale a uma taxa de analfabetismo de 18,6% para este grupo etário.

“A taxa de analfabetismo em geral vem caindo, a situação melhorou para o Brasil todo”, afirmou Marina Águas. “O que a gente observa é uma questão de idade importante, um componente demográfico. Com esse grupo mais velho falecendo, a tendência é cair ainda mais.”

No Brasil, a proporção de pessoas de 25 anos ou mais que finalizaram a educação básica obrigatória, ou seja, concluíram, no mínimo, o ensino médio, manteve uma trajetória de crescimento e alcançou 47% da população. O estudo chama atenção para o porcentual de pessoas com o ensino superior completo, que passou de 15,7% em 2017 para 16,5% em 2018.

A média de anos de estudos dos brasileiros é de 9,3 anos – um número que vem crescendo, em média, 0,2 ao ano. A diferença em relação à raça permanece. Os brancos têm 10,3 anos de estudo, contra 8,4 dos negros. As diferenças regionais também acentuam a desigualdade. O número mais baixo é no Nordeste, 7,9, e o mais alto, no Sudeste, 10,0.

Rede Pública

A rede pública de ensino formou 74,3% dos alunos na creche e na pré-escola. O porcentual aumenta no ensino fundamental, chegando a 82,3%. No ensino superior, no entanto, a situação se inverte. A maior parte dos alunos é formada por escolas privadas, 74,2%.

“É natural que tendo cada vez mais gente com o ensino médio completo haja uma pressão para a expansão do ensino superior”, constata a pesquisadora. “E quem tem a maior capacidade de resposta é a rede privada.”

 

 

Via: Estadão

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

09/08/2022 BARREIRAS: PROFESSORA ZILNEIDE DECLARA APOIO A OZIEL E JUSMARI Uma das mais competentes profissionais da educação em Barreiras, Zilneide Silva Pianezzola declarou apoio a candidatura de Oziel para deputado federal e Jusmari para deputada estadual. Zilneide foi eleita três vezes, por eleição direta para o cargo de diretora escolar, sendo que, na última ele ...
  • Compartilhe:

09/08/2022 CONFIRA OS NÚMEROS ATUALIZADOS DA COVID-19 EM BARREIRAS   A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Desde o Boletim Nº 738, de 04 de agosto de 2022, não houve coletas de novas amostras de casos que indicam suspeição de coronavírus (Covid-19). Informa ainda, que foram conclu ...
  • Compartilhe:

09/08/2022 EM BARREIRAS, GOL INAUGURA BASE DE ATENDIMENTO NO AEROPORTO DOM RICARDO WEBERGER Nesta segunda-feira (8), a Capital do Oeste deu mais um grande passo para o futuro com a inauguração da estrutura própria de atendimento da GOL Linhas Aéreas no Aeroporto Dom Ricardo Weberberger. O objetivo, segundo a gerência é ofertar mais agilidade, conforto e segurança no processo de emba ...
  • Compartilhe:

09/08/2022 AMOR E ÓDIO MARCARAM CLIMA ELEITORAL EM CIDADES DE LULA E BOLSONARO   “Aqui é Bolsonaro!”, grita um homem ao passar pela feira livre de Garanhuns e ver eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) explicando seu voto e criticando Jair Bolsonaro (PL). Na terra natal do ex-presidente, a Folha ouviu defesas acaloradas do petista e reações de bolsonaristas, ...
  • Compartilhe:

08/08/2022 SEMIFINAL DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL EM SÃO DESIDÉRIO ATRAI UMA MULTIDÃO DE TORCEDORES Garra, determinação e muita emoção definiram os finalistas do Campeonato Municipal de Futebol de São Desidério. As equipes Rio Grande e Angico farão a grande final que acontecerá no próximo sábado, 13 de agosto a partir das 18h no Estádio Ocival Rodrigues de Souza. Os jogos pela fase da S ...
  • Compartilhe:

08/08/2022 JOÃO ROMA E EDUARDO BOLSONARO ESTARÃO EM BARREIRAS DIA 12 DE AGOSTO   O candidato ao governador da Bahia, João Roma e o filho do presidente Jair Bolsonaro, deputado Eduardo Bolsonaro estarão em Barreiras, dia 12 de agosto, as 19 horas em ato público no Hotel Solar das Mangueiras. Ambos vão falar sobre propostas para as próximas eleições.
  • Compartilhe:

08/08/2022 SAKAI MUSIC: GERALDO AZEVEDO E CHICO CÉSAR SE APRESENTAM EM BARREIRAS NO DIA 27 DE AGOSTO   Chico César e Geraldo Azevedo, dois dos mais representativos artistas da Música Popular Brasileira, se apresentam dia 27 de agosto no Sakai Gourmet em Barreias. A apresentação faz parte do projeto do Sakai de trazer grandes nomes da MPB para o Oeste Baiano, sendo esta a única casa com es ...
  • Compartilhe:

08/08/2022 BARREIRAS: BAILE DOS UNIVERSITÁRIOS MARCA REABERTURA DO ESPAÇO NEGO D’ÁGUA; EVENTO TERÁ TOINHO O PISEIRO, BAILINHO LUST, DJ IZZO E DJ WILL LOPES   O setor de eventos promete seguir movimentando o oeste baiano. No dia 20 de agosto, um dos locais mais tradicionais na recepção a festas de Barreiras, o Espaço Nego D’Água, que também ficou conhecido por sediar o restaurante Trapiche, será palco do Baile dos Universitários, event ...
  • Compartilhe:

08/08/2022 ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS BATE RECORD EM JULHO     O endividamento e a inadimplência das famílias brasileiras voltaram a subir e bateram recorde em julho, de acordo com pesquisa divulgada nesta segunda-feira (8) pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Segundo o levantamento, 78% das famílias bra ...
  • Compartilhe:

08/08/2022 TJ-BA DESIGNA OFICIAIS DE JUSTIÇA PARA CUMPRIR MAIS DE 6 MIL MANDADOS EM LUÍS EDUARDO Foto: Divulgação O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) designou oficiais de justiça avaliadores para um mutirão de cumprimento de mandados a ser realizado em Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado. A expectativa é cumprir mais de 6 mil mandados na região. A designação é em caráter ...
  • Compartilhe:

08/08/2022 BARREIRAS: SINEBAHIA DIVULGA VAGAS DE EMPREGO DISPONÍVEIS NESTA SEGUNDA-FEIRA (8)   O SineBahia, órgão estadual de intermediação de mão-de-obra, divulgou as vagas de emprego disponíveis nesta segunda-feira (8) para a cidade de Barreiras. Interessados devem buscar atendimento em uma das unidades do órgão. Não é preciso agendar; as senhas serão distribuídas conform ...
  • Compartilhe:

08/08/2022 BRUNO FERREIRA, UM CIDADÃO A SERVIÇO DA SEGURANÇA PÚBLICA A história dele não é diferente de uma boa parcela dos baianos de classe média. Filho de professores universitários, Bruno Ferreira nasceu em Salvador, em 1975. De seus pais, o que posteriormente incluiu seu padrasto, recebeu uma formação pautada em valores como honra, justiça, honestidade, ...
  • Compartilhe:

08/08/2022 FRUSTRADO COM DECISÃO DE NETO SOBRE VICE, ZÉ RONALDO SE PREPARA PARA DAR CAVALO DE PAU COM APOIO A JERÔNIMO Se não segurar a frustração de ter sido preterido para a vaga de vice e decidir romper com ACM Neto (União Brasil), o ex-prefeito de Feira de Santana José Ronaldo (União Brasil) tende a fechar apoio à candidatura esquerdista de Jerônimo Rodrigues (PT) e não à do bolsonarista João Roma (PL ...
  • Compartilhe:

08/08/2022 DR. AIRTON PINTO DEFENDE UMA SOCIEDADE LIVRE, JUSTA, IGUALITÁRIA, SOLIDÁRIA E DEMOCRÁTICA   Formado em Direito pela Universidade Católica do Salvador, mestre, doutor pela PUC de São Paulo, professor da UNEB em Barreiras , escritor e jurista Airton Pinto é candidato a deputado federal, sendo a única voz progressista da região. Mesmo com o sucesso profissional alcançado, ele nã ...
  • Compartilhe:

08/08/2022 AUXÍLIO BRASIL DE R$ 600 E VALE-GÁS DE R$ 110 COMEÇAM A SER PAGOS AMANHÃ (09/08) Os pagamentos ampliados do Auxílio Brasil e Vale-Gás começam esta semana. Especificamente, a partir da próxima terça-feira (9), os beneficiários de ambos os programas terão acesso ao benefício conforme o dígito final do Número de Identificação Social (NIS). Para as famílias contempl ...
  • Compartilhe:

08/08/2022 PRF RECUPERA 10 ANIMAIS SILVESTRES EM BOM JESUS DA LAPA Em mais um combate a crimes contra o meio ambiente, os policiais rodoviários federais conseguiram resgatar 10 pássaros silvestres, na manhã deste sábado (6), na BR-349, no trecho do município baiano de Bom Jesus da Lapa. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), os animais estavam em um ...
  • Compartilhe:

08/08/2022 JÔ SOARES: SEM FILHOS, SAIBA PARA QUEM DEVE IR A HERANÇA MILIONÁRIA   Em mais de seis décadas na televisão brasileira, Jô Soares fez história e acumulou um patrimônio incalculável. Para se ter ideia, o artista, que faleceu aos 84 anos na madrugada desta sexta-feira (5/8), chegou a ganhar o maior salário da TV Globo, cerca de R$ 500 mil. Ele também foi ...
  • Compartilhe:

08/08/2022 PRIMEIRO DEBATE AO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA REÚNE TRÊS CANDIDATOS Três candidatos ao governo do estado da Bahia participaram, na noite deste domingo (7), do primeiro debate da disputa estadual realizado pela TV Bandeirantes. Estiveram presentes nos estúdios da emissora Jerônimo Rodrigues (PT), João Roma (PL) e Kleber Rosa (PSOL). O debate foi dividido em cinc ...
  • Compartilhe:

08/08/2022 NOVA PESQUISA MOSTRA REDUÇÃO DA DISTÂNCIA ENTRE LULA E BOLSONARO EM DISPUTA DE INTENÇÕES DE VOTOS O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança nas intenções voto para as eleições de outubro, segundo a pesquisa realizada FSB Comunicação por encomenda do banco BTG divulgada nesta segunda-feira (8). O levantamento mostra também que a distância para o segundo colocado ...
  • Compartilhe:

08/08/2022 REPRESENTANTES DE SÃO DESIDÉRIO PARTICIPAM DO MAIOR EVENTO DE EMPRESAS INOVADORES DO BRASIL As representantes da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de São Desidério (SEAGRI), Vanderleia Mirton e Isterffannye Oliveira participam do Startup Summit 2022 em Florianópolis, Santa Catarina, nos dias 04 e 05 de agosto. O evento é realizado pelo Sebrae e reúne startups e ag ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade

Publicidade