QUASE UM QUARTO DOS JOVENS BRASILEIROS NÃO TRABALHA E NEM ESTUDA
19 de junho de 2019

Quase um quarto dos jovens brasileiros (23%) nem estuda nem trabalha, segundo os novos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad contínua) sobre educação, divulgados na manhã desta quarta-feira, 19. O porcentual é ainda mais alto na faixa etária que vai dos 18 aos 24 anos, idade em que, teoricamente, deveriam estar na universidade, chegando a 27,7%.

“Mas não chamem esses jovens de ‘nem, nem'”, pediu a pesquisadora Marina Águas, analista da Coordenação de Trabalho e Rendimento (Coren) do IBGE, responsável pela apresentação da pesquisa. “O fato de nem estarem estudando, nem trabalhando não significa que sejam inúteis. Uma grande parte das mulheres, por exemplo, está ocupada com o trabalho doméstico, com o cuidado de idosos e crianças. Há questões de gênero importantes por trás dessa estatística.”

A família Santos conhece bem essa realidade. Naturais do Recife, os gêmeos Maurício e Maurílio dos Santos, de 29 anos, já tiveram três filhos cada um. Por isso, suas mulheres tiveram que largar os estudos e os trabalhos para cuidar dos filhos e da casa. Elas ainda aceitaram morar em cima da casa da sogra, no bairro do Pina, zona sul da capital pernambucana, para se livrar do aluguel e fazer com que o pequeno rendimento dos maridos dure o mês inteiro.

“Moro aqui porque as contas são apertadas”, explicou Karla Campos da Silva, de 29 anos, admitindo que o que queria mesmo era trabalhar como enfermeira e ter uma casa própria. Esse sonho, no entanto, ficou pelo caminho quando engravidou de Maurício, sem planejar, aos 18 anos. “Eu estava no segundo ano do colégio, mas desisti porque não tinha com quem deixar a bebê”, conta a dona de casa, que, depois da gravidez, até chegou a concluir o ensino médio, mas nunca teve condições de começar o curso de enfermagem que tanto queria.

Com a primeira filha pequena, ela partiu, então, para outras ocupações. Não demorou muito para sair do trabalho, pois engravidou novamente. “Com três filhos, fica impossível arrumar um emprego. Não dá para pagar creche para três. E também não sobra tempo para estudar”, argumenta Karla, que hoje é cuida dos filhos de 11, 7 e 4 anos e da casa.

Ela depende do salário do marido, que é balconista de um supermercado, para pagar as contas. A cunhada Jéssica Cândido de Souza, de 28 anos, por sua vez, não tem a mesma sorte, pois o marido não tem um emprego fixo. Maurílio vive de bicos. Por isso, nem sempre consegue pagar as contas de casa, onde Jéssica passa o dia cuidando dos três filhos, de 11, 4 e 1 ano de idade, e dos afazeres domésticos.

“Queria trabalhar para ajudar. Faria qualquer coisa. Mas não consigo. Minha vida é cuidar dos meninos e limpar a casa”, diz Jéssica, admitindo que já teve que pedir ajuda à família e aos amigos nos dias mais críticos, quando chegou a faltar até comida dentro de casa. “Não voltei para a escola, porque não tinha com quem deixar o bebê.”

Jovens

A Pnad revela que o Brasil tem 47,3 milhões de jovens, de 15 a 29 anos de idade. Desse total, 13,5% estavam ocupados e estudando; 28,6% não estavam ocupados, porém estudavam; 34,9% estavam ocupados e não estudavam. Finalmente, 23% não estavam ocupados nem estudando. Os percentuais aferidos em 2018, segundo os pesquisadores, são similares aos de 2017.

“É importante ressaltar que elevar a instrução e a qualificação dos jovens é uma forma de combater a expressiva desigualdade educacional do País”, sustenta a pesquisa. “Além disso, especialmente em um contexto econômico desfavorável, elevar a escolaridade dos jovens e ampliar sua qualificação pode facilitar a inserção no mercado de trabalho, reduzir empregos de baixa qualidade e a alta rotatividade.”

A desigualdade se revela ainda mais acentuada quando aplicado o recorte por raça e gênero. Entre as pessoas brancas, 16,1% trabalhavam e estudavam – mais do que entre as pessoas autodeclaradas de cor preta ou parda (11,9%). Os percentuais de pessoas brancas apenas trabalhando (36,1%) e apenas estudando (29,3%) também superou o de pessoas pretas e pardas, 34,2% e 28,1%, respectivamente. Consequentemente, o porcentual de pessoas pretas ou pardas que não trabalhavam nem investiam em educação é de 25,8%, 7 pontos percentuais mais elevado que o de brancos.

Comparando homens e mulheres, o problema se repete de forma ainda mais grave. Entre as mulheres, a pesquisa mostrou que o porcentual das que não trabalhavam nem estudavam era de 28,4%. O de homens é bem menor: 17,6%.

De acordo com a pesquisadora, parte da explicação para este fenômeno está nos trabalhos domésticos. A realização de afazeres domésticos ou o cuidado com outras pessoas foram os motivos alegados por 23,3% das mulheres para não estarem estudando nem trabalhando. Entre os homens, esse porcentual é de meros 0,8%. Os números se mantêm estáveis desde 2017.

Águas cita como exemplo um outro indicador levantado pela pesquisa. A Pnad contínua divulgada nesta quarta aferiu pela primeira vez a frequência a creches, entre crianças de até um ano de idade (a educação é obrigatória no Brasil a partir dos 4 anos). No total, somente 12,5% frequentavam a creche. E os piores índices estavam, justamente, no Norte (3,0%) e no Nordeste (4,6%) – lugares onde a participação das mulheres no mercado de trabalho também é mais baixa.

Analfabetismo

Segundo a Pnad contínua, o Brasil tem 11,3 milhões de pessoas (com 15 anos ou mais) que são analfabetas – uma taxa de analfabetismo de 6,8%. Em relação a 2017, houve uma queda de 0,1 ponto porcentual, o que corresponde a uma redução de 121 mil analfabetos. Mais uma vez, os negros são mais afetados que os brancos: são 9,1% contra 3,9%.

O analfabetismo no País está diretamente associado à idade. Quanto mais velho o grupo populacional, maior a proporção de analfabetos; refletindo uma melhora da alfabetização ao longo dos anos. Segundo os números de 2018, eram quase 6 milhões de analfabetos com 60 anos ou mais, o que equivale a uma taxa de analfabetismo de 18,6% para este grupo etário.

“A taxa de analfabetismo em geral vem caindo, a situação melhorou para o Brasil todo”, afirmou Marina Águas. “O que a gente observa é uma questão de idade importante, um componente demográfico. Com esse grupo mais velho falecendo, a tendência é cair ainda mais.”

No Brasil, a proporção de pessoas de 25 anos ou mais que finalizaram a educação básica obrigatória, ou seja, concluíram, no mínimo, o ensino médio, manteve uma trajetória de crescimento e alcançou 47% da população. O estudo chama atenção para o porcentual de pessoas com o ensino superior completo, que passou de 15,7% em 2017 para 16,5% em 2018.

A média de anos de estudos dos brasileiros é de 9,3 anos – um número que vem crescendo, em média, 0,2 ao ano. A diferença em relação à raça permanece. Os brancos têm 10,3 anos de estudo, contra 8,4 dos negros. As diferenças regionais também acentuam a desigualdade. O número mais baixo é no Nordeste, 7,9, e o mais alto, no Sudeste, 10,0.

Rede Pública

A rede pública de ensino formou 74,3% dos alunos na creche e na pré-escola. O porcentual aumenta no ensino fundamental, chegando a 82,3%. No ensino superior, no entanto, a situação se inverte. A maior parte dos alunos é formada por escolas privadas, 74,2%.

“É natural que tendo cada vez mais gente com o ensino médio completo haja uma pressão para a expansão do ensino superior”, constata a pesquisadora. “E quem tem a maior capacidade de resposta é a rede privada.”

 

 

Via: Estadão

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

21/01/2022 BARREIRAS: JUSMARI E OZIEL PARTICIPAM DA TRADICIONAL FESTA DE SÃO SEBASTIÃO EM BARREIRINHAS       Mais uma vez o Diretor Geral da Adab, Oziel Oliveira e a Deputada Jusmari Oliveira, estiveram presentes na tradicional festa de São Sebastião em Barreirinhas. “É sempre importante participar de uma festividade religiosa tão importante para a população. A fé deve ser ...
  • Compartilhe:

20/01/2022 TRÊS NOVOS ÓBITOS POR COVID-19 SÃO CONFIRMADOS EM BARREIRAS   A Secretaria de Saúde de Barreiras informa o 330°, 331º e o 332° óbitos, ocorridos no domingo (16) e na segunda-feira (17), por consequência da Covid-19. Apesar de todo o zelo e empenho das equipes de saúde do Hospital do Oeste e do Pronto Atendimento Coronavírus localizado no Hospita ...
  • Compartilhe:

20/01/2022 GOVERNO FEDERAL CONFIRMA AUMENTO DO TETO DE APOSENTADORIA DO INSS   O governo federal publicou hoje no Diário Oficial da União a portaria interministerial que reajusta os benefícios pagos pelo INSS. Aposentados e pensionistas do instituto que recebem benefícios acima de um salário mínimo (R$ 1.212) terão aumento de 10,16% na remuneração. Co ...
  • Compartilhe:

20/01/2022 BAHIA: EX MATA ADOLESCENTE COM QUATRO FACADAS NO PEITO   Uma jovem, de 16 anos, foi morta com três facadas no peito e uma na axila, na noite de terça-feira (18), na residência onde morava, na cidade de Vereda, no Sul do estado. A polícia acredita que o responsável pelo crime é o ex-namorado dela. O suspeito, de 20 anos, fugiu do local após [ ...
  • Compartilhe:

20/01/2022 PREFEITURA DE BARREIRAS AVANÇA COM VACINAÇÃO INFANTIL CONTRA A COVID-19 NESTA QUARTA-FEIRA (19) A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, deu início às 08h desta quarta-feira (19), à vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos no município. A aplicação da primeira dose com o imunizante Pfizer/Comirnaty acontece para o público infantil de 11 anos, bem com ...
  • Compartilhe:

20/01/2022 SITE DA SSP-BA É INVADIDO POR HACKERS E FICA FORA DO AR O site da Secretaria de Segurança Pública (SSP) foi invadido por hackers na madrugada desta quinta-feira (20). De acordo com o G1, um grupo do Paraná assumiu a autoria do ataque. Durante a madrugada, o acesso ao portal exibia uma mensagem que comparava a violência na Bahia ao Rio de Janeiro, al ...
  • Compartilhe:

20/01/2022 LEM: POLÍCIA CIVIL CUMPRE MANDADO DE PRISÃO TEMPORÁRIA DE AUTOR POR HOMICÍDIO   Em uma ação conjunta envolvendo Policiais Civis integrantes da Delegacia Terriotorial de Luís Eduardo Magalhães – 11ª COORPIN/Barreiras e da Delegacia Territorial de Ruy Barbosa – 12ª COORPIN/Itaberaba, foi dado efetivo cumprimento ao Mandado de Prisão Temporária expedido pelo Jui ...
  • Compartilhe:

20/01/2022 DESVIO PROVISÓRIO É CONSTRUÍDO NA BA-449, ENTRE COTEGIPE E O DISTRITO DE JUPAGUÁ A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) está trabalhando em trechos de rodovias estaduais que precisaram ser interrompidos por conta das chuvas para permitir o tráfego de veículos. Na BA-449, o desvio provisório próximo a ponte sobre o Rio Água Piranga, entre Cotegipe e o distrito de ...
  • Compartilhe:

20/01/2022 BOMBEIROS DO 17° GBM ATUAM EM RESGATE VEICULAR NA BR-242 EM BARREIRAS Bombeiros militares do 17º Grupamento (17º GBM) resgataram uma mulher que ficou presa às ferragens, na tarde desta quarta-feira (19), após uma colisão envolvendo o carro que ela estava e outro veículo. A ocorrência foi registrada por volta das 17h10, na BR-242, próximo ao Balneário Três Bo ...
  • Compartilhe:

19/01/2022 CRIME BÁRBARO: HOMEM MATA ESPOSA, FILHA E SOGRA E LIGA PARA A PM: ”FIZ BESTEIRA”   Um crime bárbaro chocou Campinas (SP). Um homem foi preso em flagrante suspeito de matar a filha, de apenas 3 aninhos, a esposa e a sogra com golpes de pá e enxada na cabeça, na Vila Aeroporto. Logo depois, ele ligou para a Polícia Militar e disse que tinha feito “besteira”. De ac ...
  • Compartilhe:

19/01/2022 SISU E PROUNI ABREM INSCRIÇÕES EM FEVEREIRO; FIES, EM MARÇO O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje (18) o calendário de inscrições para os processos seletivos de ingresso ao ensino superior. Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem se organizar para concorrer às vagas. A previsão é que os editais dos três p ...
  • Compartilhe:

19/01/2022 NATÁLIA DO BBB 22 TEM VÍDEO ÍNTIMO VAZADO NAS REDES SOCIAIS Com apenas três dias confinada no BBB 22, Natália Deodato foi vítima de um crime virtual. Em meio à polêmica sobre suas declarações sobre a escravidão no Brasil, a mineira teve um vídeo íntimo vazado nas redes sociais, na noite desta terça-feira (18). Nas imagens, ela aparece fazendo s ...
  • Compartilhe:

19/01/2022 CANTORA MORRE APÓS CONTRAIR COVID-19 PROPOSITALMENTE PARA OBTER PASSAPORTE DE VACINAÇÃO Hana Horka, cantora do grupo tcheco Asonance, era contra a vacinação anticovid. Por isso, resolveu se contaminar deliberadamente e obter o passaporte de vacinação. Hana Horka tinha 57 anos e integrava a banda tcheca Asonance. Ela morreu de Covid-19 no último domingo (16) — Foto: Reprodução/ ...
  • Compartilhe:

19/01/2022 COVID-19: QUATRO ESTADOS TÊM OCUPAÇÃO DE LEITOS DE UTI ACIMA DE 80%   A escalada de novos casos da Covid-19 neste início de ano ampliou a pressão sobre os hospitais e fez com que quatro estados atingissem o patamar de 80% ou mais na ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). O cenário é parecido ao registrado em julho de 2021, quando a seg ...
  • Compartilhe:

19/01/2022 WEINTRAUB ATACA GOVERNO BOLSONARO E DIZ TER SIDO TROCADO PELO CENTRÃO Os ex-ministros do governo Jair Bolsonaro (PL) Abraham Weintraub (Educação) e Ernesto Araújo (Relações Exteriores) fizeram críticas nesta segunda-feira (17), durante uma live, à aliança do presidente com os partidos do centrão. Para o ex-titular da Educação, os conservadores foram “subs ...
  • Compartilhe:

19/01/2022 SECRETARIA DE SAÚDE DE BARREIRAS COMUNICA O 329º ÓBITO, EM DECORRÊNCIA DA COVID-19 A Secretaria Municipal de Saúde informa o 329º óbito decorrente da Covid-19, ocorrido no sábado (15), no Hospital do Oeste. Mesmo com todo empenho da equipe médica, o paciente de 84 anos, que fazia tratamento de diabetes e pneumopatia crônica, não resistiu ao avanço do novo Coronavírus. A ...
  • Compartilhe:

18/01/2022 ASTEROIDE GIGANTE VAI PASSAR PERTO DA TERRA NO COMEÇO DA NOITE DESTA TERÇA, DIZ NASA Um asteroide de aproximadamente um quilômetro de largura irá passar perto da Terra no começo da noite desta terça-feira (18). O ponto mais próximo desta trajetória está previsto para ser percorrido às 18h50 (horário de Brasília). Segundo a Agência Espacial Americana (Nasa), o objeto não ...
  • Compartilhe:

18/01/2022 CONFIRA A PREVISÃO DO TEMPO PARA TODO O NORDESTE DO PAÍS NESTA QUARTA-FEIRA (19)
  • Compartilhe:

18/01/2022 PREFEITURA DE BARREIRAS COMEÇA A VACINAR CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS CONTRA A COVID-19   A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, deu início nesta segunda-feira (17), à vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. De acordo com as orientações da Comissão Intergestores Bipartite – CIB e do Ministério da Saúde, as primeiras crianças a ...
  • Compartilhe:

18/01/2022 NOVO LOTE DE VACINAS PEDIÁTRICAS DA PFIZER SERÃO ENTREGUES NO DIA 24   O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (18), a antecipação de um lote de vacinas pediátricas produzidas pela Pfizer que estavam com a entrega prevista para o dia 27 de janeiro. De acordo com a pasta, o lote de 1,8 milhão do imunizante será entregue em 24 de janeiro. De acor ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade