PROPORÇÃO DE PACIENTES ACIMA DE 80 ANOS DISPARA EM UTIS DE COVID-19
11 de fevereiro de 2022

As UTIs brasileiras voltaram a registrar um aumento da prevalência de pacientes idosos com Covid-19, especialmente os acima de 80 anos, depois de um período de queda iniciado em meados de setembro de 2021, quando a dose de reforço da vacina foi aplicada.

Dados inéditos do projeto UTIs brasileiras, que monitora 600 unidades públicas e privadas do país, mostra que, a partir da última semana epidemiológica de dezembro, a proporção das pessoas com 60 anos ou mais voltou a subir e disparou nas últimas duas semanas, atingindo 70% dos internados nas unidades de terapia intensiva. Os pacientes acima de 80 anos correspondem a mais de 30%.

Entre setembro e novembro de 2021, esse grupo representava menos de 19% do total de internados em UTIs de Covid. Dados das últimas semanas, ainda não consolidados, apontam para um aumento ainda maior.

No HCor, a média de idade de pacientes na UTI Covid hoje é de 79 anos, a maior desde o início da pandemia. Em 2020 e 2021, a média era de 66 anos. No hospital Albert Einstein, 86% dos pacientes na terapia intensiva têm acima de 60 anos, 45% com mais de 80.

“A proporção de octogenários nas UTIs caiu muito quando eles foram vacinados pela primeira vez [início de 2021]. Depois, quando o efeito da vacina vai se perdendo por conta da imunosenescência [envelhecimento do sistema imunológico], ela volta a subir. Com reforço vacinal, cai de novo, e, agora, explodiu. Talvez seja a hora de se pensar em uma nova dose de reforço”, diz o médico intensivista Ederlon Rezende, coordenador do projeto das UTIs.

Essa imunosenescência pode contribuir para que os níveis de imunidade conferidos pela vacina sejam menores nos idosos, independentemente do tipo de imunização recebida.

Esse foi um dos argumentos da prefeitura de Botucatu (interior paulista) para iniciar no último domingo (6) a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid em todos os idosos com 70 anos ou mais, que tenham tomado a 3ª dose há pelo menos quatro meses. Na segunda (7), o grupo de 60 ou mais foi também incluído.

Em nota técnica, a comissão de acompanhamento, controle, prevenção e tratamento da Covid-19 de Botucatu cita a “redução da efetividade das vacinas contra a Covid-19 com o passar do tempo, a partir de três a quatro meses de sua aplicação e de forma mais evidente após cinco meses”, a “transmissão elevada com aumento de casos graves, hospitalizações e óbitos” provocados pela ômicron e “um processo de envelhecimento do sistema imunológico dentre os idosos, o que pode contribuir para que os níveis de imunidade atingidos sejam menores”.

O Ministério da Saúde recomendou nesta quarta-feira (9) a aplicação de quarta dose da vacina da Covid-19 em pessoas imunocomprometidas acima de 12 anos. Antes a indicação era de reforçar a imunização apenas de adultos deste grupo.

O governador João Doria (PSDB) também anunciou que o estado vai aplicar a quarta dose, independente do aval do Ministério da Saúde, mas não definiu quando e nem se haverá grupos prioritários.

Segundo Miguel Cendoroglo Neto, diretor-superintendente médico e serviços hospitalares do Einstein, quanto maior o tempo desde a última dose da vacina, maior é o risco de o idoso pegar Covid mais grave e necessitar de UTI. “Isso sugere que talvez vamos precisar de uma estratégia de vacinação mais amiúde”, afirma.

Entre os com mais de 70 anos internados na UTI do Einstein, 56% tomaram a última dose da vacina entre 90 e 180 dias antes da internação. Outros 13% estavam vacinados há mais de 180 dias.

Fernando Torelly, presidente do Hcor, diz que, em geral, o fato de os idosos terem mais comorbidades também aumenta a chance de internações na UTI e de mortes. Desde o início da pandemia, o hospital registrou 13 óbitos de idosos, com idade média de 88 anos. Todos eles tinham três ou mais comorbidades.

Segundo Cendoroglo Neto, do Einstein, há três fatores relacionados ao perfil de pacientes internados atualmente na UTI Covid do hospital: idade, esquema vacinal e há quanto tempo foi a última dose.

O Einstein foi buscar na base do Ministério da Saúde a informação oficial do esquema vacinal dos doentes, mediante autorização prévia deles.

De um total de 92 pacientes da UTI que tiveram Covid como diagnóstico principal, cerca de um quarto (23,9%) não está vacinado com nenhuma dose; 3,3% têm a primeira dose, 17,4%, duas doses e 55,4% as três doses.

No Hcor, dos 81 pacientes internados na quarta, 25% deles não estavam vacinados, 43% estão com o esquema vacinal incompleto, e 32%, com as três doses.

“Se considerar que estamos falando de uma faixa etária média de 71 anos, e que, no Brasil, a grande maioria está vacinada, é muito significante o número de não vacinados internados”, diz Torelly

Ele reforça, no entanto, que não é possível afirmar que esses pacientes se agravaram apenas pelo fato de não estarem vacinados. “São pacientes com muitas doenças preexistentes, com condições clínicas graves. Mesmo entre os vacinados, a ômicron pode gerar um desequilíbrio no quadro clínico que pode levá-los a uma situação mais grave.”

No Einstein, em cerca de 40% dos pacientes com Covid na UTI ou na semi-intensiva, a doença é secundária. Ou seja, a internação ocorreu mais pelo agravamento de sintomas relacionados a outras doenças de base, como hipertensão descompensada e bronquite asmática, e não pela Covid em si.

Para a infectologista Mirian Dal Ben, do Hospital Sírio-Libanês, entre os pacientes internados com Covid, os que não estão vacinados (em torno de 20%) ou que estão com o esquema de vacinação incompleto tendem a evoluir pior em relação ao grupo de vacinados.

“São aqueles que internam com as características da doença pré-vacina, que fazem aquela piora rápida, expressiva, no sétimo dia da doença, com insuficiência respiratória e precisando de intubação. Cerca de 5% evoluem para insuficiência renal. É muito diferente a evolução do paciente vacinado e do não vacinado.”

Entre os pacientes vacinados com as três doses e que precisam de UTI, afirma a médica, em geral estão os imunossuprimidos graves, como os pacientes oncológicos e os transplantados. “É o grupo que tem uma resposta pior à vacina.”

Um outro dado extraído da base do projeto UTIs brasileiras mostra que o tempo médio de permanência dos pacientes com Covid teve uma redução nessa nova onda causada pela ômicron: de 13 dias, em média, ao longo da pandemia, para 8,7 dias desde meados de dezembro.

“Duas coisas mudaram: o vírus e o hospedeiro. No hospedeiro, a mudança foi a vacina. No vírus, foi a nova variante, a ômicron, que é muito mais contagiante, mas que, na grande maioria dos casos, não provoca uma doença tão grave. Não por conta do vírus apenas, mas porque o hospedeiro agora está vacinado.”

 

Cláudia Collucci, Folhapress

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

22/06/2024 COM PESAR COMUNICAMOS O FALECIMENTO DE DONA DINÔ, MÃE DA EX-VICE-PREFEITA REGINA FIGUEIREDO E DO EX-VEREADOR JORGE FIGUEIREDO   Com pesar o Mural do Oeste comunica o falecimento de Dona Eudina Rocha Figueiredo, conhecida como Dona Dinô. Ela dedicou sua vida a família, aos amigos e sempre foi uma pessoa muito respeitada na sociedade barreirense. Dona Dinô deixará muita saudades nos corações de seus filhos Regina ...
  • Compartilhe:

22/06/2024 DIVERSÃO, FORRÓ E ALEGRIA NO SÃO JOÃO DE BARREIRAS   Alcymar Monteiro, João Bosco e Vinicius, Thullio Milionário entre outras atrações animaram os amantes do forró e do sertanejo   Foi com muito forró pé de serra, baião, xote e o melhor do sertanejo que a Capital do Oeste deu início nesta quinta-feira (20), a festa mais esperada d ...
  • Compartilhe:

21/06/2024 BARREIRAS: GINCANA DO JEB 2024 CHEGA AO FIM COM VITÓRIA DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ITARAJÚ QUEIROZ DOS SANTOS       Encerrou nesta quinta-feira (20), a Gincana dos Jogos Estudantis Barreirense 2024 (JEB), e a grande campeã foi a Escola Municipal Professor Itarajú Queiroz dos Santos. A competição, que reuniu estudantes do ensino fundamental I, do segundo ao quinto ano, de 33 escolas munici ...
  • Compartilhe:

20/06/2024 ABERTAS INSCRIÇÕES PARA MAIS DE 14 MIL VAGAS EM CURSOS TÉCNICOS GRATUITOS NA BAHIA Estão abertas, a partir desta terça-feira (18), as inscrições para o sorteio de mais de 14 mil vagas para 44 cursos técnicos de Educação Profissional e Tecnológica nas formas integrada e subsequente ao nível médio. Os cursos, ofertados pela Secretaria da Educação do Estado, estão distri ...
  • Compartilhe:

20/06/2024 NÃO HAVIA MOTIVO PARA GREVE NAS UNIVERSIDADES, DIZ MINISTRO O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou nesta segunda-feira (17) que o governo tem dialogado com todas as categorias e que não havia motivo para a greve deflagrada por servidores e professores das universidades federais. Segundo o ministro, a expectativa é de que as instituições retome ...
  • Compartilhe:

20/06/2024 SÃO JOÃO DE BARREIRAS: O MAIOR FESTEJO JUNINO DA BAHIA COMEÇA HOJE (20) A Prefeitura de Barreiras está em contagem regressiva para o início do maior São João da Bahia. Amanhã (20), os festejos juninos serão lançados oficialmente e se estenderão até o domingo (23). A montagem da estrutura está sendo finalizada no Centro Esportivo Deputado Luiz Braga, Barreirinh ...
  • Compartilhe:

20/06/2024 BARREIRAS CONTINUA A LIDERAR O RANKING DAS CIDADES MAIS SEGURAS DO BRASIL A Capital do Oeste celebra mais uma conquista significativa ao não aparecer no Atlas da Violência, divulgado anualmente pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Este relatório, elaborado em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), apresenta um panorama atualiz ...
  • Compartilhe:

19/06/2024 ROGÉRIO TAVARES COMEMORA CHEGADA DA REURB AO BAIRRO RIBEIRÃO O bairro Ribeirão, localizado na cidade de Barreiras, está prestes a passar por uma transformação significativa com a implementação do programa de regularização fundiária. Esta iniciativa trará uma série de benefícios para os moradores, promovendo melhorias na qualidade de vida e garanti ...
  • Compartilhe:

19/06/2024 PREFEITURA ORGANIZA UM BELO ESPAÇO PARA O SÃO JOÃO. JÁ ESTA TUDO PRONTO.VAI SER UMA BELA FESTA     Roberto de Sena Mural do Oeste   Visitei nesta terça-feira, 19 de maio, o espaço que a prefeitura está preparando para a festa do São João. Fiquei impressionado com a beleza, a decoração, o espaço de shows, o planejamento de segurança e todas as ações que estão sendo d ...
  • Compartilhe:

19/06/2024 BATE PAPO AGRADÁVEL COM FILHAS DO SAUDOSO ALCYVANDO LUZ Tivemos um belo encontro com as filhas de Alcyvando Luz, Rita Luz e a Promotora de Justiça Cecília Luz. A conversa foi a respeito do Documentário sobre o genial músico barreirense Alcyvando Luz. Um papo agradabilíssimo, cordial e muito descontraído. Cecília se mostrou muito satisfeita com rea ...
  • Compartilhe:

18/06/2024 TOINHO O PISEIRO É CONFIRMADO COMO ATRAÇÃO PRINCIPAL NA INAUGURAÇÃO DA PAVIMENTAÇÃO EM SÍTIO DO HERMENEGILDO O cantor Toinho O Piseiro foi confirmado como a atração principal na inauguração da tão aguardada obra de pavimentação da comunidade de Sítio do Hermenegildo, localizada no município de Cristópolis. O evento está marcado para o dia 29 de junho, a partir das 18h e promete ser um marco na h ...
  • Compartilhe:

18/06/2024 HOSPITAL DO OESTE DIVULGA VAGA DE EMPREGO; SAIBA MAIS
  • Compartilhe:

18/06/2024 EM COMITIVA, PREFEITO ZITO BARBOSA VISITA A 18ª BAHIA FARM SHOW EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES     Na última sexta-feira (14), o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, junto com a comitiva formada de secretários e vereadores da Capital do Oeste visitou a 18ª Bahia Farm Show, realizada entre os dias 11 a 15 de junho, em Luís Eduardo Magalhães. Considerada uma das maiores feiras agrícolas ...
  • Compartilhe:

18/06/2024 ACIDENTE ENTRE MOTO E CARRO DEIXA UM MULHER FERIDA EM IBOTIRAMA Uma colisão entre uma moto e uma carreta deixou uma mulher ferida, na noite desta segunda-feira (17), em Ibotirama. O acidente aconteceu na intersecção da BR-242 com a Avenida Irmã Daniela. A moto deixava a avenida pra acessar a BR, momento em que encontrou a carreta. Conforme informações, no ...
  • Compartilhe:

18/06/2024 PREFEITURA DE SÃO DESIDÉRIO REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL DO 1° QUADRIMESTRE DE 224 Conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a Prefeitura de São Desidério realizou na manhã desta segunda-feira, 17, no auditório da Câmara de Vereadores uma Audiência Pública para apresentação das contas referente ao Primeiro Quadrimestre de 2024, Demonstração de Execuçã ...
  • Compartilhe:

18/06/2024 ILUMINA BARREIRAS INAUGURA O CENTRO DE CONTROLE OPERACIONAL DO PARQUE DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA DA CAPITAL DO OESTE   Desde o mês de janeiro, a Prefeitura de Barreiras por meio da Concessionária Ilumina Barreiras, realiza o maior projeto de modernização, manutenção e telegestão do Estado da Bahia no Município. Nesta sexta-feira (14), com objetivo de avançar ainda mais nas ações de controle e operacio ...
  • Compartilhe:

18/06/2024 DIA DO ALGODÃO 2024 CONFIRMA PROGRAMAÇÃO COM RENOMADOS ESPECIALISTAS DO SETOR AGRÍCOLA BRASILEIRO O evento será realizado no dia 20 de julho, na Fazenda Orquídeas, em Barreiras, no oeste da Bahia.   Com o compromisso de proporcionar aos cotonicultores o que há de melhor e mais moderno em pesquisa e tecnologia, o Dia do Algodão 2024 confirma a programação com renomados especialistas da cot ...
  • Compartilhe:

18/06/2024 HEITOR COSTA PASSA MAL DURANTE APRESENTAÇÃO NA BAHIA Sensação do Arrocha em 2024, o cantor Heitor Costa, de 21 anos, colhe os frutos do sucesso com uma das maiores agendas de shows do São João. No entanto, em meio às bonanças, o artista se deparou com o ônus de uma vida corrida na estrada e passou mal durante uma apresentação na Bahia. O [&he ...
  • Compartilhe:

18/06/2024 DETRAN-BA REALZA LEILÃO DE CARROS COM VALORES A PARTIR DE R$ 2 MIL O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) está com dois editais abertos com oferta de veículos a partir de R$2 mil. São 610 lotes com veículos conservados e sucatas aproveitáveis disponíveis em Salvador e mais oito cidades do interior do estado. Entre os destaques estão um Chevro ...
  • Compartilhe:

18/06/2024 VEREADORA PASTORA IVETE RICARDI: UM PILAR DO TRABALHO SOCIAL EM BARREIRAS A vereadora Pastora Ivete Ricardi tem se destacado como uma figura de grande relevância no cenário político e social de Barreiras. Com uma atuação marcada pelo contato direto com a população, Ivete Ricardi vai além das funções legislativas tradicionais, dedicando-se intensamente ao trabalh ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade