PAULO GUEDES É ‘TIGRÃO’ COM APOSENTADOS E ‘TCHUTCHUCA’ COM PRIVILEGIADOS, AFIRMA DEPUTADO
4 de abril de 2019

 

A audiência com o ministro da Economia, Paulo Guedes, na Câmara, terminou em confusão, pouca defesa da reforma da Previdência por parte dos deputados e reclamação de líderes do centrão.

Com a base desarticulada, Guedes enfrentou nesta quarta-feira (3) na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) a tropa de choque da oposição. O estopim do tumulto, com empurra-empurra entre parlamentares do PT e PSL, foi uma provocação do deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR). Ele é filho do ex-ministro José Dirceu.

Às 20h23, ao questionar o ministro sobre a proposta de reforma, Zeca afirmou que o ministro é tigrão com uns e tchutchuca com outros, sugerindo que Guedes privilegia banqueiros e rentistas. Ele queria estudos da equipe econômica para que o governo decidisse priorizar o endurecimento das regras de aposentadoria, em vez de propor mudanças no sistema bancário.

“Eu estou vendo que o senhor é tigrão quando é com os aposentados, com os idosos, com os portadores de necessidade. É tigrão quando é com agricultores, com professores. Mas é tchutchuca quando mexe com a turma mais privilegiada do nosso país. O cargo público que você ocupa exige uma outra postura”, afirmou Dirceu.

O deputado foi logo interrompido por aliados do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Guedes também reagiu. O ministro se ofendeu e revidou: “Tchutchuca é a mãe, tchutchuca é a avó!”. Depois, pediu respeito: “Eu te respeito. Você me respeita!”. Tchutuca e tigrão são referências a um funk dos anos 2000, da banda Bonde do Tigrão.

Irritado, o ministro pegou o celular e já ameaçava ir embora. Ao lado dele estava o secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho. Marinho cochichou no ouvido com o presidente da CCJ, Felipe Francischini (PSL-PR).

Instaurou-se um caos generalizado no plenário da comissão e, após seis horas e meia de audiência, a sessão foi encerrada antes mesmo que metade dos deputados inscritos conseguissem falar. O bate boca continuou. O deputado Éder Mauro (PSD-PA) disparava para Zeca Dirceu: “Vai falar assim na sua casa”. Delegado Waldir (PSL-GO), líder do partido na Casa, disse que iria embora. “Não vou ficar com bandido aqui”, disse.

Em meio aos empurrões, o ministro saiu escoltado por parlamentares aliados e foi embora por uma escada lateral do anexo 2 da Câmara. Segundo o deputado petista, a confusão foi uma estratégia do ministro para deixar a audiência. “Ele queria encerrar há tempos, usou isso como desculpa para fugir do debate”, disse. A confusão continuou entre deputados e assessores. A deputada Maria do Rosário (PT-RS) acusou a assessora especial do ministro, Daniella Marques, de agressão.

Marques foi levada ao departamento de polícia da Câmara. “Aqui é o local de trabalho dos parlamentares, não vou permitir que seja agredida aqui”, disse a deputada. Segundo ela, deputadas da oposição se aproximaram da mesa depois do fim da sessão para tentar retomar a audiência, mas foram empurradas pela assessora. Ao longo da audiência, a temperatura foi subindo, e o ministro recebeu críticas ao deixar de responder questões técnicas dos deputados. O ministro tem assumido o papel de articulador político da reforma, mas o esperado era que respondesse a dúvidas sobre o texto em si.

O governo, porém, quer deixar o debate do mérito da proposta apenas para a comissão especial. Por isso, uma corrente defendia que Guedes nem sequer fosse à CCJ. Guedes, no entanto, fez uma defesa política da reforma, e deu respostas evasivas sobre questões econômicas. A posição desagradou membros da CCJ, mesmo entre aqueles que não fazem parte da oposição.

A deputada Clarissa Garotinho (PROS-RJ), por exemplo, cobrou que o ministro respondesse sobre os efeitos, em 12 anos, do gatilho previsto para aumentar automaticamente a idade mínima para aposentadoria a cada quatro anos. De acordo com a proposta, a idade mínima subirá proporcionalmente ao aumento do tempo de sobrevida -quantos anos uma pessoa de 65 anos vive a mais.

“Espero que o ministro tenha boa memória, porque fiz várias perguntas e não vi nenhuma anotação”, afirmou ela. Horas depois, porém, o ministro desceu da mesa para entregar respostas escritas à deputada em gesto de conciliação. Na frente de Guedes, deputados favoráveis à PEC cobraram respostas sobre o impacto de cada medida prevista na reforma da Previdência. A equipe econômica decidiu revelar esses números apenas futuramente. Fora do plenário da comissão a estratégia do ministro também desagradou.

“Talvez seja preciso que Paulo Guedes volte à CCJ da Câmara. Há dúvidas sobre a nova Previdência e os impactos das novas regras. O governo precisa intensificar o convencimento dos parlamentares e da população de que a reforma precisa cortar privilégios”, disse nas redes sociais o líder do DEM, Elmar Nascimento (BA). Guedes se envolveu em embates em diversos momentos. Com menos de 30 minutos de reunião, o ministro respondeu a deputados que gritavam que o Brasil se tornaria o Chile caso a reforma fosse aprovada.

“O Chile tem US$ 26 mil dólares de renda per capita, o dobro do Brasil. A Venezuela deve estar melhor, né?”, afirmou, gerando caos no colegiado. Deputados do PSOL levantaram cartazes, gritos tomaram o plenário e o presidente da comissão, Felipe Francischini (PSL-PR), tentava acalmar os ânimos: “Isso aqui não é briga de rua”.

O clima voltou a esquentar quando Guedes atacou deputados de esquerda após ser interrompido por Ivan Valente (PSOL-SP), que fez pergunta sobre eventual retirada de direitos de domésticas. “Vocês estão há quatro mandatos no poder. Por que não votaram imposto sobre dividendos? Por que deram benefícios para bilionários? Por que deram dinheiro para a JBS? Por que deram dinheiro para o BNDES?”, disse.

O ponto de maior tensão aconteceu quando o ministro afirmou que quem acha que não é preciso fazer uma reforma da Previdência precisa de internação psiquiátrica. “Quem acha que [a reforma da Previdência] não é necessária é um problema sério. É caso de internamento”, afirmou. O ministro pareceu perplexo com a reação de deputados, que se ofenderam com o comentário. Houve gritaria, e Francischini ameaçou encerrar a sessão. Entre os membros do centrão que estão na comissão, o jeito “pavio curto” do ministro incomodou. Além disso, a ausência de líderes partidários chamou a atenção de deputados.

Guedes chegou à comissão escoltado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e líderes ligados ao parlamentar, como Baleia Rossi (MDB-SP) e Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Maia permaneceu à mesa durante a maior parte da reunião, em atitude que não é praxe do presidente da Câmara.

 

Via: Folha Press

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

21/01/2022 BARREIRAS: JUSMARI E OZIEL PARTICIPAM DA TRADICIONAL FESTA DE SÃO SEBASTIÃO EM BARREIRINHAS       Mais uma vez o Diretor Geral da Adab, Oziel Oliveira e a Deputada Jusmari Oliveira, estiveram presentes na tradicional festa de São Sebastião em Barreirinhas. “É sempre importante participar de uma festividade religiosa tão importante para a população. A fé deve ser ...
  • Compartilhe:

20/01/2022 TRÊS NOVOS ÓBITOS POR COVID-19 SÃO CONFIRMADOS EM BARREIRAS   A Secretaria de Saúde de Barreiras informa o 330°, 331º e o 332° óbitos, ocorridos no domingo (16) e na segunda-feira (17), por consequência da Covid-19. Apesar de todo o zelo e empenho das equipes de saúde do Hospital do Oeste e do Pronto Atendimento Coronavírus localizado no Hospita ...
  • Compartilhe:

20/01/2022 GOVERNO FEDERAL CONFIRMA AUMENTO DO TETO DE APOSENTADORIA DO INSS   O governo federal publicou hoje no Diário Oficial da União a portaria interministerial que reajusta os benefícios pagos pelo INSS. Aposentados e pensionistas do instituto que recebem benefícios acima de um salário mínimo (R$ 1.212) terão aumento de 10,16% na remuneração. Co ...
  • Compartilhe:

20/01/2022 BAHIA: EX MATA ADOLESCENTE COM QUATRO FACADAS NO PEITO   Uma jovem, de 16 anos, foi morta com três facadas no peito e uma na axila, na noite de terça-feira (18), na residência onde morava, na cidade de Vereda, no Sul do estado. A polícia acredita que o responsável pelo crime é o ex-namorado dela. O suspeito, de 20 anos, fugiu do local após [ ...
  • Compartilhe:

20/01/2022 PREFEITURA DE BARREIRAS AVANÇA COM VACINAÇÃO INFANTIL CONTRA A COVID-19 NESTA QUARTA-FEIRA (19) A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, deu início às 08h desta quarta-feira (19), à vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos no município. A aplicação da primeira dose com o imunizante Pfizer/Comirnaty acontece para o público infantil de 11 anos, bem com ...
  • Compartilhe:

20/01/2022 SITE DA SSP-BA É INVADIDO POR HACKERS E FICA FORA DO AR O site da Secretaria de Segurança Pública (SSP) foi invadido por hackers na madrugada desta quinta-feira (20). De acordo com o G1, um grupo do Paraná assumiu a autoria do ataque. Durante a madrugada, o acesso ao portal exibia uma mensagem que comparava a violência na Bahia ao Rio de Janeiro, al ...
  • Compartilhe:

20/01/2022 LEM: POLÍCIA CIVIL CUMPRE MANDADO DE PRISÃO TEMPORÁRIA DE AUTOR POR HOMICÍDIO   Em uma ação conjunta envolvendo Policiais Civis integrantes da Delegacia Terriotorial de Luís Eduardo Magalhães – 11ª COORPIN/Barreiras e da Delegacia Territorial de Ruy Barbosa – 12ª COORPIN/Itaberaba, foi dado efetivo cumprimento ao Mandado de Prisão Temporária expedido pelo Jui ...
  • Compartilhe:

20/01/2022 DESVIO PROVISÓRIO É CONSTRUÍDO NA BA-449, ENTRE COTEGIPE E O DISTRITO DE JUPAGUÁ A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) está trabalhando em trechos de rodovias estaduais que precisaram ser interrompidos por conta das chuvas para permitir o tráfego de veículos. Na BA-449, o desvio provisório próximo a ponte sobre o Rio Água Piranga, entre Cotegipe e o distrito de ...
  • Compartilhe:

20/01/2022 BOMBEIROS DO 17° GBM ATUAM EM RESGATE VEICULAR NA BR-242 EM BARREIRAS Bombeiros militares do 17º Grupamento (17º GBM) resgataram uma mulher que ficou presa às ferragens, na tarde desta quarta-feira (19), após uma colisão envolvendo o carro que ela estava e outro veículo. A ocorrência foi registrada por volta das 17h10, na BR-242, próximo ao Balneário Três Bo ...
  • Compartilhe:

19/01/2022 CRIME BÁRBARO: HOMEM MATA ESPOSA, FILHA E SOGRA E LIGA PARA A PM: ”FIZ BESTEIRA”   Um crime bárbaro chocou Campinas (SP). Um homem foi preso em flagrante suspeito de matar a filha, de apenas 3 aninhos, a esposa e a sogra com golpes de pá e enxada na cabeça, na Vila Aeroporto. Logo depois, ele ligou para a Polícia Militar e disse que tinha feito “besteira”. De ac ...
  • Compartilhe:

19/01/2022 SISU E PROUNI ABREM INSCRIÇÕES EM FEVEREIRO; FIES, EM MARÇO O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje (18) o calendário de inscrições para os processos seletivos de ingresso ao ensino superior. Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem se organizar para concorrer às vagas. A previsão é que os editais dos três p ...
  • Compartilhe:

19/01/2022 NATÁLIA DO BBB 22 TEM VÍDEO ÍNTIMO VAZADO NAS REDES SOCIAIS Com apenas três dias confinada no BBB 22, Natália Deodato foi vítima de um crime virtual. Em meio à polêmica sobre suas declarações sobre a escravidão no Brasil, a mineira teve um vídeo íntimo vazado nas redes sociais, na noite desta terça-feira (18). Nas imagens, ela aparece fazendo s ...
  • Compartilhe:

19/01/2022 CANTORA MORRE APÓS CONTRAIR COVID-19 PROPOSITALMENTE PARA OBTER PASSAPORTE DE VACINAÇÃO Hana Horka, cantora do grupo tcheco Asonance, era contra a vacinação anticovid. Por isso, resolveu se contaminar deliberadamente e obter o passaporte de vacinação. Hana Horka tinha 57 anos e integrava a banda tcheca Asonance. Ela morreu de Covid-19 no último domingo (16) — Foto: Reprodução/ ...
  • Compartilhe:

19/01/2022 COVID-19: QUATRO ESTADOS TÊM OCUPAÇÃO DE LEITOS DE UTI ACIMA DE 80%   A escalada de novos casos da Covid-19 neste início de ano ampliou a pressão sobre os hospitais e fez com que quatro estados atingissem o patamar de 80% ou mais na ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). O cenário é parecido ao registrado em julho de 2021, quando a seg ...
  • Compartilhe:

19/01/2022 WEINTRAUB ATACA GOVERNO BOLSONARO E DIZ TER SIDO TROCADO PELO CENTRÃO Os ex-ministros do governo Jair Bolsonaro (PL) Abraham Weintraub (Educação) e Ernesto Araújo (Relações Exteriores) fizeram críticas nesta segunda-feira (17), durante uma live, à aliança do presidente com os partidos do centrão. Para o ex-titular da Educação, os conservadores foram “subs ...
  • Compartilhe:

19/01/2022 SECRETARIA DE SAÚDE DE BARREIRAS COMUNICA O 329º ÓBITO, EM DECORRÊNCIA DA COVID-19 A Secretaria Municipal de Saúde informa o 329º óbito decorrente da Covid-19, ocorrido no sábado (15), no Hospital do Oeste. Mesmo com todo empenho da equipe médica, o paciente de 84 anos, que fazia tratamento de diabetes e pneumopatia crônica, não resistiu ao avanço do novo Coronavírus. A ...
  • Compartilhe:

18/01/2022 ASTEROIDE GIGANTE VAI PASSAR PERTO DA TERRA NO COMEÇO DA NOITE DESTA TERÇA, DIZ NASA Um asteroide de aproximadamente um quilômetro de largura irá passar perto da Terra no começo da noite desta terça-feira (18). O ponto mais próximo desta trajetória está previsto para ser percorrido às 18h50 (horário de Brasília). Segundo a Agência Espacial Americana (Nasa), o objeto não ...
  • Compartilhe:

18/01/2022 CONFIRA A PREVISÃO DO TEMPO PARA TODO O NORDESTE DO PAÍS NESTA QUARTA-FEIRA (19)
  • Compartilhe:

18/01/2022 PREFEITURA DE BARREIRAS COMEÇA A VACINAR CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS CONTRA A COVID-19   A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, deu início nesta segunda-feira (17), à vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. De acordo com as orientações da Comissão Intergestores Bipartite – CIB e do Ministério da Saúde, as primeiras crianças a ...
  • Compartilhe:

18/01/2022 NOVO LOTE DE VACINAS PEDIÁTRICAS DA PFIZER SERÃO ENTREGUES NO DIA 24   O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (18), a antecipação de um lote de vacinas pediátricas produzidas pela Pfizer que estavam com a entrega prevista para o dia 27 de janeiro. De acordo com a pasta, o lote de 1,8 milhão do imunizante será entregue em 24 de janeiro. De acor ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade