
A iniciativa conta com o apoio de acadêmicas de Enfermagem da FASB e equipe do Hospital da Mulher
Uma parceria entre a equipe do Hospital da Mulher e alunos do Curso de Enfermagem da Faculdade São Francisco de Barreiras – FASB, tem proporcionado a realização de diversas atividades relacionadas à Semana Mundial do Aleitamento Materno, que integra o Agosto Dourado, mês dedicado à intensificação de campanhas e eventos sobre o tema. Na tarde desta quinta-feira (09), ocorreu no Centro de Atendimento à Mulher (CAM), uma palestra sobre amamentação, pela psicóloga Jacira Franciosi, que teve as gestantes como público alvo.
“O primeiro leite, que chamamos de colostro, é o que vai dar imunidade à criança, protegendo de várias doenças. Isso demonstra a importância do aleitamento materno desde o início. E tem também o lado emocional fortalecido pelo ato de amamentar. A proximidade, o carinho e o aconchego vão estabelecer um forte vínculo entre a mãe e o bebê”, explicou a palestrante. Ela ressaltou ainda a relevância de cuidar da alimentação durante a gestação e fase de amamentação: “Um pouco de tudo o que a mãe ingere é repassado para o bebê. Por isso é fundamental ter uma alimentação equilibrada, sem bebidas alcoólicas, alimentos gordurosos ou com muito açúcar”, finalizou.
Dicas sobre a preparação do seio para a amamentação, a posição ideal para o conforto das mães e dos bebês e a alternância entre um seio e outro também foram abordadas durante a apresentação. “Essa palestra me ajudou bastante. Aqui eu percebi que a forma que me ensinaram estava errada. Aprendemos, entre tantas outras coisas, que o recém-nascido deve ficar um pouco mais ereto, e não deitado, como eu imaginava”, afirmou, Ana Vitória Santos, que está à espera do primeiro filho. Sara Raiane Oliveira Araújo, acadêmica do Curso de Enfermagem da FASB, também falou sobre a importância das orientações. “Algumas mulheres chegam ao hospital reclamando que não têm leite. Após a orientação, elas aprendem a preparar o seio e posicionar o bebê, e tudo ocorre com normalidade, então, muitas vezes é a falta do conhecimento que cria as dificuldades”, disse.
Celina Pereira Xavier, que acompanhava a filha na palestra, aprovou o conteúdo do evento: “Achei essa palestra ótima. Eu aconselho as mulheres mais jovens a amamentar seus filhos. Eu tive 11 filhos e amamentei todos, não me arrependo, porque ajudou a manter todos eles com saúde”, incentivou.
Campanhas e ações
Instituída no início da década de 1990 e promovida em 120 países, a Semana Mundial do Aleitamento Materno ressalta a importância da amamentação para a promoção da saúde da criança e do fortalecimento do vínculo familiar, com reflexos na educação, uma vez que esse período pode durar dois anos, ou mais. Em 2017, com o intuito de estender e intensificar ações de conscientização e esclarecimento sobre o tema, foi criado, por meio de um projeto de lei (PLC 24/2017), o Agosto Dourado, que incentiva a realização de palestras e eventos; divulgação de informações nas diversas mídias; reuniões; ações de divulgação em espaços públicos; iluminação ou decoração de espaços com a cor dourada.
Araticum Comunicação – 10/08/2018