ORFÃOS DA TERCEIRA VIA JÁ DISCUTEM OUTRAS OPÇÕES ENTRE LULA E BOLSONARO
15 de maio de 2022

por Joelmir Tavares | Folhapress

O esfarelamento da chamada terceira via, com a dificuldade da construção de uma candidatura unitária e os resultados decepcionantes nas pesquisas, abriu espaço para discussões sobre uma escolha entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que hoje lidera a corrida, e o presidente Jair Bolsonaro (PL).
O assunto se tornou frequente entre articuladores de campanhas e representantes da sociedade e do empresariado que são entusiastas de uma alternativa competitiva aos dois favoritos, que têm juntos cerca de 70% das intenções de voto.
Por ora, no entanto, parte do debate está restrita aos bastidores, enquanto sobrevivem os últimos esforços para colocar de pé uma chapa do autodenominado centro democrático. Ciro Gomes (PDT), João Doria (PSDB) e Simone Tebet (MDB) tentam ser os escolhidos para a missão.
Enquanto os próprios pré-candidatos respondem com evasivas sobre sua opção em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, dando apenas indicações, opiniões de outros líderes políticos que passaram meses defendendo um caminho do meio começam a vir à luz.
O ex-presidente Michel Temer (MDB) já resolveu nesse cenário apoiar Bolsonaro, como antecipou em abril o Painel, da Folha. O vice de Dilma Rousseff (PT), que assumiu o Planalto após o impeachment, tem evitado se aprofundar no assunto porque, por enquanto, ainda aposta na colega de partido Tebet.
Tratada sob reserva, a possibilidade de outros setores e agentes envolvidos nas conversas abandonarem o barco antipolarização e declararem apoio à reeleição do atual mandatário está colocada, apesar do discurso de que o grupo repele igualmente os dois protagonistas do certame.
Lula também começa a atrair gente desse campo. O ex-ministro Aloysio Nunes Ferreira (PSDB) confirmou nesta sexta-feira (13) ao jornal O Estado de S. Paulo que apoiará o petista já no primeiro turno, no intuito de “salvar o Brasil da tragédia de Bolsonaro”.
As migrações em ambos os lados geralmente vêm acompanhadas de ressalvas, com a observação de que há discordâncias pontuais com o presidenciável, mas que o seu oponente é ainda pior.
A saga da terceira via teria na próxima quarta-feira (18) um capítulo derradeiro, com o anúncio de uma candidatura unificada, mas nada está assegurado. Um encaminhamento depende da análise de uma pesquisa encomendada para ver quem é mais forte entre Doria e Tebet.
O saldo até aqui foi marcado por tropeços. A expectativa em torno de Sergio Moro (primeiro no Podemos, depois na União Brasil) derreteu, Eduardo Leite (que negou convite do PSD e ficou no PSDB) fez um recuo estratégico, Luciano Bivar (União Brasil) rompeu com o grupo e se lançou pré-candidato.
Refratário à sua inclusão como parte da terceira via, Ciro ampliou o diálogo com os setores de centro-direita empenhados na fabricação da alternativa, mas seu nome sofre resistência principalmente por causa das divergências na seara econômica e pela fama de intransigente.
Presidenciável do Novo, Felipe d’Avila também se distanciou das tratativas sobre aglutinação e prega voto nulo caso se configure um embate direto entre Lula e Bolsonaro. “Nenhum dos dois tem credibilidade para honrar as propostas e o projeto do partido Novo”, diz o também cientista político.
A anulação do voto é também a proposta defendida pelo empresário João Amoêdo, que foi candidato do Novo à Presidência em 2018 e desistiu da campanha neste ano após conflitos com uma ala bolsonarista da sigla. “Não consigo apoiar nenhum dos dois”, diz.
Para Amoêdo, Bolsonaro é intragável “por todos os erros que cometeu do ponto de vista econômico, ambiental, internacional”, e Lula “tem um histórico muito ruim de corrupção do PT e em nenhum momento sinaliza reconhecer erros cometidos, passando a mensagem de que poderá repeti-los”.
Com a constatação de que dificilmente Lula e Bolsonaro deixarão o topo da corrida, um raciocínio de certa forma paliativo passou a circular entre diferentes atores desse segmento nas últimas semanas. A ideia é defender que haja uma ou mais candidaturas ao menos para elevar o nível do debate.”Tem muita gente que fala assim: ‘Mas [o candidato] pode não chegar no segundo turno’. Pode”, reconheceu Paulo Hartung, ex-governador do Espírito Santo que hoje transita entre os universos político e financeiro, em entrevista ao Canal Livre, da Band, no início deste mês.
A visão de Hartung, repetida por colegas dele na empreitada, é a de que a centro-direita não pode perder a oportunidade de levar seus projetos para a arena eleitoral e deve usar seu resultado nas urnas, qualquer que seja ele, para negociar apoio no segundo turno com base em agendas e propostas.
As projeções mais otimistas falam em alcançar um patamar de 10%, mas, diante do quadro hostil, uma fatia de 5% já seria comemorada.”Ele [candidato] vai ser influente no segundo turno, vai ajudar a decidir o rumo do país e o programa que o Brasil vai seguir de agora para a frente”, completou. A hipótese não é dita às claras por ninguém, mas a tendência, nesse caso, seria baixar as armas e buscar algum acordo com o PT.
O ex-governador, que foi do MDB, do PSB e do PSDB, já colaborou com o apresentador Luciano Huck (que trocou a política pela manutenção da carreira na TV Globo) e com Leite. A aposta da vez nos círculos que insistem na terceira via é mais Tebet do que Doria, pela alta rejeição do tucano entre eleitores.
“Eu não discuto segundo turno agora, antes do resultado do primeiro, nem sob tortura”, diz Hartung à Folha, sobre escolher entre Lula e Bolsonaro. “É hora de produzir uma alternativa à polarização”, segue ele, que em 2018 apoiou Fernando Haddad (PT) no segundo turno “pela questão democrática”.
O Derrubando Muros, grupo independente que reúne cerca de cem empresários, acadêmicos e profissionais de várias áreas, viu florescer entre os membros o apelo para que as forças não se dispersem. O movimento abriga simpatizantes de um nome alternativo e de Lula, mas abomina Bolsonaro.
A ideia de que é preciso baixar as expectativas sobre resultado eleitoral de uma candidatura alternativa aos polos e ajudar a qualificar o debate ganhou adesões na organização, segundo seu coordenador, o sociólogo e empresário José Cesar Martins.”Independentemente de crescer ou não, uma liderança do centro precisa estar lá para defender um programa liberal na economia e democrático nos costumes e na política”, diz ele.

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

18/03/2024 SÃO DESIDÉRIO: POLICIAL MILITAR É ASSASSINADO DURANTE BRIGA EM DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS Um soldado da Polícia Militar, identificado como Luís Ricardo da Costa Santos, foi assassinado durante briga numa distribuidora de bebidas, na noite de ontem, domingo, 17, em São Desidério. O autor, Charles, vulgo “Charlão” foi preso, mas, segundo informações policiais, tentou desarmar um ...
  • Compartilhe:

18/03/2024 CONFIRA AS ATRAÇÕES DO ANIVERSÁRIO DE 184 ANOS DE SANTA RITA DE CÁSSIA
  • Compartilhe:

18/03/2024 FORMOSA DO RIO PRETO: PREFEITURA REALIZA RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS NA ZONA RURAL A Prefeitura de Formosa do Rio Preto por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura promove a constante recuperação das estradas da zona rural. Dessa vez, a frente de trabalho está na estrada do Matadouro, sentido localidade de Retiro e região e na comunidade Ouro.
  • Compartilhe:

18/03/2024 ACOMPANHADO DO VICE-PREFEITO MIGUEL LELES, VEREADORES E LIDERANÇAS LOCAIS, EURES RIBEIRO VISITA COMUNIDADE DO SURUCUCU, EM BOM JESUS DA LAPA O deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro foi recebido mais uma vez com muito entusiasmo no interior do município! Neste sábado, (16/03), Eures visitou a comunidade do Surucucu, onde foi acolhido com muito carinho e um delicioso almoço na Residência d ...
  • Compartilhe:

18/03/2024 PM PRENDE SUSPEITO PORTANDO ARMA DE FOGO EM BURITIRAMA Neste sábado (16), durante intensificação do policiamento no povoado de Morrinhos, zona rural do município de Buritirama, quando por volta das 13h a guarnição de serviço do 3º Pelotão/Buritirama realizou abordagem a um indivíduo portando em seu bolso uma arma de fogo tipo pistola. Diante d ...
  • Compartilhe:

18/03/2024 PREFEITURA DE SÃO DESIDÉRIO AVALIA RESULTADOS DE DIAGNÓSTICOS ESCOLARES REALIZADOS PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Educação realizou dia 11, reunião com equipe de coordenadores pedagógicos escolares da Educação Infantil, Fundamental I e II para avaliar os dados colhidos pelo diagnóstico feito nas escolas da rede municipal. Com base nessas informaç ...
  • Compartilhe:

18/03/2024 BARREIRAS: COLISÃO ENTRE CARRO E CARRETA DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS NA BR-242 da manhã deste domingo, 17, por volta das 11h, ocorreu uma colisão envolvendo um carro de passeio e uma carreta na BR 242, próximo a empresa Mauricéia, no município de Barreiras. Após o impacto, a carreta, que estava carregada de laticínios acabou saindo da pista, tombando as margens da rodov ...
  • Compartilhe:

18/03/2024 BAHIA: CORPO PARCIALMENTE CARBONIZADO É ENCONTRADO EM PORTA-MALA DE CARRO QUEIMADO O corpo de um homem foi encontrado dentro de um carro totalmente queimado, em uma área de mata na cidade de Itabuna, no sul da Bahia. O caso ocorreu na noite de sábado (16) e é investigado pela Polícia Civil. O corpo estava parcialmente carbonizado no porta-malas do automóvel, que foi localizad ...
  • Compartilhe:

18/03/2024 HORÓSCOPO: CONFIRA A PREVISÃO DE HOJE (18/03) PARA O SEU SIGNO Áries (21/03 – 20/04) A entrada do Sol em seu signo nesta semana marcará o início do ano astrológico e inaugurará um novo ciclo em sua vida. Conte com mais vitalidade, brilho e poder. Projeto de vida e caminhos de maior realização pessoal ficarão iluminados. Entre num novo grupo e prom ...
  • Compartilhe:

18/03/2024 BARREIRAS: COLISÃO ENVOLVENDO QUATRO VEÍCULOS DEIXA QUATRO PESSOAS FERIDAS NA BR-135 o início da manhã deste domingo, 17, ocorreu uma colisão envolvendo quatro veículos na BR 135, próximo ao FRIBARREIRAS, na cidade de Barreiras, deixando quatro pessoas feridas. Não há mais detalhes do ocorrido e do estado de saúde das vítimas que foram socorridas pelo SAMU para uma unidade ...
  • Compartilhe:

17/03/2024 POEMA EM MEMÓRIA DO MEU IRMÃO ROMILDO SENA     Roberto de Sena Mural do Oeste Meu irmão ainda não consigo acreditar no que aconteceu parece mentira que você morreu   Você que era mais que um irmão, um conselheiro, um amigo Seu olhar nos dava abrigo Ficamos todos perdidos sem você   É uma dor que não passa Você  ...
  • Compartilhe:

16/03/2024 BARREIRAS SEGUE EXIBINDO NÚMEROS ROBUSTOS COMO CELEIRO DE GRÃOS, FRUTAS E FIBRAS DO BRASIL, APONTA IBGE   Nesta sexta-feira (15), o Jornal A Tarde lançou um caderno especial sobre o agronegócio, destacando Barreiras, como um dos sete municípios mais ricos do país nesse setor. Os dados analisados são referentes a 2022, já que a avaliação sobre 2023 ainda não foi lançada. A base é a pesq ...
  • Compartilhe:

16/03/2024 PROJETO MORAR LEGAL CHEGA À VILA BRASIL E POPULAÇÃO TIRA DÚVIDAS SOBRE REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS NO DIÁLOGO PÚBLICO PROMOVIDO PELA PREFEITURA DE BARREIRAS   Nesta quinta-feira (14), mais um bairro foi contemplado com os serviços do Projeto Morar Legal da Prefeitura de Barreiras. Desta vez, os moradores da Vila Brasil puderam conhecer por meio do Diálogo Público, coordenado pelo Núcleo de Regularização de Imóveis, detalhes do Projeto e das ...
  • Compartilhe:

16/03/2024 DIREITO DE RESPOSTA: CARMÉLIA DA MATA EMITE NOTA APÓS CITAÇÃO EM MATÉRIA SOBRE FAKE NEWS Após a publicação de uma matéria publicada pelo portal Falabarreiras.com e compartilhada com os devidos créditos pelo Mural do Oeste, em que a vereadora Carmélia da Mata é citada em um texto que aborda a suposta divulgação de fake news, a mesma exerceu seu direito de resposta, garantindo su ...
  • Compartilhe:

15/03/2024 NRI DE BARREIRAS REALIZA CAPACITAÇÃO PARA ALINHAR AÇÕES DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA Nesta quinta-feira (14), a Coordenação do Núcleo de Regularização de Imóveis (NRI) de Barreiras promoveu uma capacitação com o objetivo de alinhar informações sobre a regularização fundiária urbana (Reurb). O evento contou com a participação de servidores da Secretaria de Infraestrutu ...
  • Compartilhe:

15/03/2024 BARREIRAS: CENTRAL DE ABASTECIMENTO FARMACÊUTICO INFORMA SUSPENSÃO DE ATENDIMENTO DURANTE REALIZAÇÃO DE INVENTÁRIO   Situadas no bairro Barreirinhas, a Central de Abastecimento Farmacêutico e a Farmácia Cidadã I realizam o processo do inventário desde essa quarta-feira (13), e segue até sexta – feira (22), com atividades suspensas ao público em virtude da atividade administrativa. Através da po ...
  • Compartilhe:

15/03/2024 LEM: PROJETO SAÚDE DO BEM CHEGA AOS BAIRROS SOL DO CERRADO E SOLAR BURITIS   O PROJETO SAÚDE DO BEM chega aos Bairros Sol do cerrado e Solar Buritis neste final de semana com o Especial de Odontologia. Os atendimentos iniciam às 8 horas da manhã de sábado, 16 de março e de domingo , 17 de março na Praça Central e serão realizados por ordem de chegada ! [&helli ...
  • Compartilhe:

15/03/2024 PREFEITURA DE FORMOSA DO RIO PRETO EM PARCEIRA COM A AIBA PROMOVE OFICINA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA OLAVO BILAC A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) em parceria com a Prefeitura de Formosa do Rio Preto, através da Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria da Educação, promoveu nesta quinta-feira (14), na Escola Olavo Bilac, na comunidade Morrinhos, uma Oficina de Educação Amb ...
  • Compartilhe:

15/03/2024 PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE BOM JESUS DA LAPA, EURES RIBEIRO RECEBE APOIO DOS VEREADORES LÉO DE LIÓ E ERNESTO FRAGA O deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, recebeu nesta sexta-feira (15/03) o apoio dos vereadores Léo de Lió e Ernesto Fraga, juntamente com o empresário Ricardo Imóveis. “Com a dedicação dessas pessoas, estamos unindo forças para um projet ...
  • Compartilhe:

14/03/2024 APÓS APROVAÇÃO DE PROJETO NA CÂMARA, VEREADORES DE BARREIRAS SÃO ALVOS DE FAKE NEWS Em Barreiras, Oeste da Bahia, vereadores que nessa quarta-feira (13) votaram a favor do Projeto de Lei que autoriza a Prefeitura a contrair um empréstimo no valor de 60 milhões de reais junto à Caixa Econômica Federal, encontram-se agora no centro de uma tempestade de desinformação. Segundo o ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade