ORFÃOS DA TERCEIRA VIA JÁ DISCUTEM OUTRAS OPÇÕES ENTRE LULA E BOLSONARO
15 de maio de 2022

por Joelmir Tavares | Folhapress

O esfarelamento da chamada terceira via, com a dificuldade da construção de uma candidatura unitária e os resultados decepcionantes nas pesquisas, abriu espaço para discussões sobre uma escolha entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que hoje lidera a corrida, e o presidente Jair Bolsonaro (PL).
O assunto se tornou frequente entre articuladores de campanhas e representantes da sociedade e do empresariado que são entusiastas de uma alternativa competitiva aos dois favoritos, que têm juntos cerca de 70% das intenções de voto.
Por ora, no entanto, parte do debate está restrita aos bastidores, enquanto sobrevivem os últimos esforços para colocar de pé uma chapa do autodenominado centro democrático. Ciro Gomes (PDT), João Doria (PSDB) e Simone Tebet (MDB) tentam ser os escolhidos para a missão.
Enquanto os próprios pré-candidatos respondem com evasivas sobre sua opção em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, dando apenas indicações, opiniões de outros líderes políticos que passaram meses defendendo um caminho do meio começam a vir à luz.
O ex-presidente Michel Temer (MDB) já resolveu nesse cenário apoiar Bolsonaro, como antecipou em abril o Painel, da Folha. O vice de Dilma Rousseff (PT), que assumiu o Planalto após o impeachment, tem evitado se aprofundar no assunto porque, por enquanto, ainda aposta na colega de partido Tebet.
Tratada sob reserva, a possibilidade de outros setores e agentes envolvidos nas conversas abandonarem o barco antipolarização e declararem apoio à reeleição do atual mandatário está colocada, apesar do discurso de que o grupo repele igualmente os dois protagonistas do certame.
Lula também começa a atrair gente desse campo. O ex-ministro Aloysio Nunes Ferreira (PSDB) confirmou nesta sexta-feira (13) ao jornal O Estado de S. Paulo que apoiará o petista já no primeiro turno, no intuito de “salvar o Brasil da tragédia de Bolsonaro”.
As migrações em ambos os lados geralmente vêm acompanhadas de ressalvas, com a observação de que há discordâncias pontuais com o presidenciável, mas que o seu oponente é ainda pior.
A saga da terceira via teria na próxima quarta-feira (18) um capítulo derradeiro, com o anúncio de uma candidatura unificada, mas nada está assegurado. Um encaminhamento depende da análise de uma pesquisa encomendada para ver quem é mais forte entre Doria e Tebet.
O saldo até aqui foi marcado por tropeços. A expectativa em torno de Sergio Moro (primeiro no Podemos, depois na União Brasil) derreteu, Eduardo Leite (que negou convite do PSD e ficou no PSDB) fez um recuo estratégico, Luciano Bivar (União Brasil) rompeu com o grupo e se lançou pré-candidato.
Refratário à sua inclusão como parte da terceira via, Ciro ampliou o diálogo com os setores de centro-direita empenhados na fabricação da alternativa, mas seu nome sofre resistência principalmente por causa das divergências na seara econômica e pela fama de intransigente.
Presidenciável do Novo, Felipe d’Avila também se distanciou das tratativas sobre aglutinação e prega voto nulo caso se configure um embate direto entre Lula e Bolsonaro. “Nenhum dos dois tem credibilidade para honrar as propostas e o projeto do partido Novo”, diz o também cientista político.
A anulação do voto é também a proposta defendida pelo empresário João Amoêdo, que foi candidato do Novo à Presidência em 2018 e desistiu da campanha neste ano após conflitos com uma ala bolsonarista da sigla. “Não consigo apoiar nenhum dos dois”, diz.
Para Amoêdo, Bolsonaro é intragável “por todos os erros que cometeu do ponto de vista econômico, ambiental, internacional”, e Lula “tem um histórico muito ruim de corrupção do PT e em nenhum momento sinaliza reconhecer erros cometidos, passando a mensagem de que poderá repeti-los”.
Com a constatação de que dificilmente Lula e Bolsonaro deixarão o topo da corrida, um raciocínio de certa forma paliativo passou a circular entre diferentes atores desse segmento nas últimas semanas. A ideia é defender que haja uma ou mais candidaturas ao menos para elevar o nível do debate.”Tem muita gente que fala assim: ‘Mas [o candidato] pode não chegar no segundo turno’. Pode”, reconheceu Paulo Hartung, ex-governador do Espírito Santo que hoje transita entre os universos político e financeiro, em entrevista ao Canal Livre, da Band, no início deste mês.
A visão de Hartung, repetida por colegas dele na empreitada, é a de que a centro-direita não pode perder a oportunidade de levar seus projetos para a arena eleitoral e deve usar seu resultado nas urnas, qualquer que seja ele, para negociar apoio no segundo turno com base em agendas e propostas.
As projeções mais otimistas falam em alcançar um patamar de 10%, mas, diante do quadro hostil, uma fatia de 5% já seria comemorada.”Ele [candidato] vai ser influente no segundo turno, vai ajudar a decidir o rumo do país e o programa que o Brasil vai seguir de agora para a frente”, completou. A hipótese não é dita às claras por ninguém, mas a tendência, nesse caso, seria baixar as armas e buscar algum acordo com o PT.
O ex-governador, que foi do MDB, do PSB e do PSDB, já colaborou com o apresentador Luciano Huck (que trocou a política pela manutenção da carreira na TV Globo) e com Leite. A aposta da vez nos círculos que insistem na terceira via é mais Tebet do que Doria, pela alta rejeição do tucano entre eleitores.
“Eu não discuto segundo turno agora, antes do resultado do primeiro, nem sob tortura”, diz Hartung à Folha, sobre escolher entre Lula e Bolsonaro. “É hora de produzir uma alternativa à polarização”, segue ele, que em 2018 apoiou Fernando Haddad (PT) no segundo turno “pela questão democrática”.
O Derrubando Muros, grupo independente que reúne cerca de cem empresários, acadêmicos e profissionais de várias áreas, viu florescer entre os membros o apelo para que as forças não se dispersem. O movimento abriga simpatizantes de um nome alternativo e de Lula, mas abomina Bolsonaro.
A ideia de que é preciso baixar as expectativas sobre resultado eleitoral de uma candidatura alternativa aos polos e ajudar a qualificar o debate ganhou adesões na organização, segundo seu coordenador, o sociólogo e empresário José Cesar Martins.”Independentemente de crescer ou não, uma liderança do centro precisa estar lá para defender um programa liberal na economia e democrático nos costumes e na política”, diz ele.

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

06/07/2022 LIBERADO EXTRATO DO FGTS APÓS DÉBITO DO SAQUE EXTRAORDINÁRIO DE R$ 1 MIL O Governo Federal liberou entre os meses de abril e junho os depósitos do saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). A modalidade contemplou todos os trabalhadores que possuem saldo disponível em suas contas vinculadas ao fundo. De acordo com o Ministério do Trabalho ...
  • Compartilhe:

06/07/2022 NOVA PESQUISA MOSTRA INTENÇÕES DE VOTO PARA PRESIDENTE NA BAHIA O ex-presidente Lula (PT) lidera, com quase 50% das intenções de voto, a corrida eleitoral na Bahia, de acordo com levantamento da Paraná Pesquisas divulgado nesta terça-feira 5. De acordo com o instituto, o petista tem 49,8%, quase o dobro do presidente Jair Bolsonaro (PL), que aparece com 26,5 ...
  • Compartilhe:

06/07/2022 EXAMES DE LEISHMANIOSE EM CÃES SÃO SUSPENSOS TEMPORARIAMENTE EM BARREIRAS; SAIBA O MOTIVO   Os testes rápidos para detectar a leishmaniose visceral canina estão temporariamente suspensos em Barreiras, devido à falta de insumos do kit DPP proveniente do governo federal. O desabastecimento ocorreu devido à aquisição realizada ao laboratório responsável não ter sido entregue d ...
  • Compartilhe:

06/07/2022 BANDA LIMÃO COM MEL SOFRE ACIDENTE DE ÔNIBUS NA BAHIA Os integrantes da banda Limão com Mel sofreram um acidente de ônibus na tarde desta terça-feira (5/7) na Bahia. Em um vídeo publicado no perfil oficial da banda no Instagram, os vocalistas Edson Lima e Adma Andrade afirmam que ninguém da equipe teve ferimentos.  O caso ocorreu em um trecho d ...
  • Compartilhe:

05/07/2022 HOSPITAL COTEFI AGORA CONTA COM PRONTO-SOCORRO CLÍNICO 24 HORAS; SAIBA MAIS Referência há 23 anos no Oeste da Bahia em atendimento médico, o Hospital COTEFI inova mais uma vez. Desde o início de julho, o Hospital passa a oferecer mais 2 novos serviços: – Pronto-socorro Clínico 24 horas. – Pronto-socorro Pediátrico até às 22h. – Pronto-socorro Orto ...
  • Compartilhe:

05/07/2022 DR. AIRTON PINTO PARABENIZA O MUNICÍPIO DE ANGICAL PELOS 132 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA   O pré-candidato a deputado federal Dr. Airton Pinto publicou uma mensagem nas suas redes sociais nesta terça-feira, 05 de julho, data em que se comemora o aniversário de emancipação política de Angical. Airton destacou a história e a cultura do município em suas felicitações. No ani ...
  • Compartilhe:

05/07/2022 DETRAN REALIZA LEILÃO VIRTUAL DE VEÍCULOS E SUCATAS EM CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran) realiza um novo leilão virtual nesta semana, onde são negociados veículos conservados e sucatas. Os lances podem ser dados até a próxima sexta-feira (8) e tem lotes custodiados nas cidades de Teixeira de Freitas, Senhor do Bonfim e Conc ...
  • Compartilhe:

05/07/2022 PREFEITURA DE BARREIRAS E COMUNIDADE DE BARROCÃO DE BAIXO REALIZAM FESTEJOS DE SÃO PEDRO Com o objetivo valorizar, difundir, incentivar e manter viva as tradições juninas e a cultura popular, a Prefeitura de Barreiras realizou nos dias 01 e 02 de julho, os festejos de São Pedro no povoado do Barrocão de Baixo. Foram dois dias de muita animação e alegria, onde o público marcou pre ...
  • Compartilhe:

05/07/2022 AIBA AVANÇA EM TRATATIVAS DO TERMO DE COOPERAÇÃO ASSINADO ENTRE GOVERNOS DA BAHIA E TOCANTINS A demanda em relação à segurança jurídica entre os estados da Bahia e Tocantins e que vem sendo conduzida pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), há 14 anos, teve um grande desdobramento com a assinatura do Termo Declaratório de Divisa Territorial assinado entre os gov ...
  • Compartilhe:

05/07/2022 BAHIA VOLTA A REDUZIR ICMS SOBRE COMBUSTÍVEIS   Decreto publicado pelo Governo do Estado nesta sexta-feira (1°) reduziu, mais uma vez, as bases de cálculo do ICMS ((imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação) sobre com ...
  • Compartilhe:

05/07/2022 CONFIRA OS NÚMEROS ATUALIZADOS DA COVID-19 EM BARREIRAS A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Desde o Boletim Nº 728, de 30 de junho de 2022, não houve coletas de novas amostras de casos que indicam suspeição de coronavírus (Covid-19). Informa ainda, que foram concluídos 344 ...
  • Compartilhe:

05/07/2022 41 PRAIAS PARADISÍACAS PARA CONHECER NO NORDESTE Quem não sonha em descansar em um lugar tão bonito que parece até ter saído de um cenário de filme? Viver essa experiência pode estar bem pertinho de você. No Brasil existem inúmeros lugares encantadores, mas as praias sempre estão entre as atrações prediletas e mais procuradas pelos tur ...
  • Compartilhe:

04/07/2022 SÃO DESIDÉRIO: FESTEJO DE SÃO PEDRO EM RODA VELHA DE BAIXO REÚNE GRANDE PÚBLICO   O São Pedro em Roda Velha de Baixo foi marcado por emoções, forró e muita animação. Um grande público curtiu a festa durante as duas noites de 01 e 02 de julho. Shows com as bandas Gatinha Manhosa e Lambasaia foram prestigiados por uma multidão, e a programação incluiu também apresenta ...
  • Compartilhe:

04/07/2022 CURTO CIRCUITO CAUSA INCÊNDIO EM UTI NEUROLÓGICA DO HOSPITAL ROBERTO SANTOS Um curto circuito causou um princípio de incêndio na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neurológica do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador. Segundo o G1, o caso, que aconteceu na noite deste domingo (3), não deixou feridos. Na ocasião, a assessoria de comunicação do hospital inf ...
  • Compartilhe:

04/07/2022 ACIDENTE DEIXA MOTORISTA FERIDO NA BR-242 Um acidente deixou o motorista ferido no KM-348, da BR-242, sentido Barreiras, cidade do oeste baiano, após o caminhão que ele dirigia sair da pista e tombar. O veículo transportava coco. O momento foi registrado por imagens de uma câmera de aparelho celular. No vídeo, é possível ver o tráfe ...
  • Compartilhe:

04/07/2022 HORÓSCOPO DO DIA (04/07): CONFIRA A PREVISÃO DE HOJE PARA O SEU SIGNO Equilíbrio de forças O sextil do Sol em Câncer com a Lua Nova em Virgem traz para hoje um equilíbrio de forças. O Sol, representando a Essência, vibra no campo emocional e a Lua, como receptáculo da luz solar, nos traz realização, trabalho e esforço material em Virgem. Polaridades masculin ...
  • Compartilhe:

04/07/2022 INSS OFERECE ATENDIMENTO PRESENCIAL COM NOVAS REGRAS A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA; VEJA COMO VAI FUNCIONAR A partir desta segunda-feira (4), os trabalhadores, aposentados e pensionistas que forem às agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão novas regras de atendimento. As mudanças abrangem horários de abertura ao público, tipo de agendamento, o direito a acompanhante, a entrega d ...
  • Compartilhe:

04/07/2022 CANTORA DIZ QUE TEVE SHOW ENCERRADO POR NÃO “MANDAR ALÔ” PARA PREFEITO A cantora Tayara Andreza usou suas redes sociais para fazer um desabafo na madrugada deste domingo (3/7). Ela afirmou, na ferramenta stories, que teve seu show interrompido porque não “estava mandando alô” para o prefeito Aluízio Xavier (PSD). A apresentação aconteceu em Tracunhaém, Zona d ...
  • Compartilhe:

04/07/2022 BARREIRAS: CARRO CAI EM CANAL NO BAIRRO VILA DOS FUNCIONÁRIOS Neste domingo (03), por volta das 05h30min, aconteceu um acidente com um veículo GM/Astra, cujo motorista perdeu o controle da direção e veio a cair em uma vala às margens da BR-135, no bairro Vila dos Funcionários, em Barreiras. O SAMU foi acionado e prestou socorro às quatro pessoas que esta ...
  • Compartilhe:

04/07/2022 NUBANK: VEJA COMO AUMENTAR O LIMITE DO SEU CARTÃO O cartão de crédito do Nubank é um dos mais solicitados do mercado financeiro atualmente. O cartão do banco digital não possui anuidade e disponibiliza diversos benefícios. No entanto, na maioria das vezes o limite concedido é abaixo do esperado. Portanto, confira abaixo algumas dicas para au ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade

Publicidade