NOVA REITORA DO IFBA TOMA POSSE DE CARGO MAIS DE UM ANO APÓS SER ELEITA

12 de jan de 2020

A nova reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) assumiu oficialmente o cargo nesta sexta-feira (10), durante uma cerimônia realizada na reitoria da instituição, no bairro do Canela, em Salvador. A posse ocorreu mais de um ano após Luzia Mota ser eleita.

Luzia Mota foi eleita com 32,2% dos votos válidos, para comandar a instituição entre 2019 a 2023, no dia 13 de dezembro de 2018. Apesar disso, ela não foi empossada naquela ocasião.

Em dezembro do ano passado, a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), que integra o Ministério Público Federal (MPF), questionou ao Ministério da Educação (MEC) o motivo da demora sobre a posse da reitora.

Na ocasião, o MEC informou ao G1 que a demora foi porque foram encontradas “inconsistências no rito eleitoral”, o que impediu a nomeação até que as pendências fossem sanadas.

Conforme um comunicado publicado no site do Ifba no dia 2 de janeiro deste ano, a nomeação da nova reitora, no entanto, só foi feito no dia 24 de dezembro de 2019. O Termo de Posse, por sua vez, foi foi assinado sete dias depois, no dia 31 de dezembro.

Além de Luzia, os pró-reitores de ensino, Philipe Murillo Carvalho, de extensão, Nivea Cerqueira, e de pesquisa, Jancarlos Lapa, bem como aos diretores gerais eleitos de 17 campi foram empossados nesta sexta.

G1

  • Compartilhe:

Publicidade