NEYMAR FOI CONTRATADO PELO GLOBO DURANTE COPA DO MUNDO DE 2014
19 de fevereiro de 2018

 

Jogador mais caro da história do futebol, Neymar manteve contrato com o Grupo Globo durante a Copa do Mundo no Brasil, em 2014. O acordo durou pelo menos até 2015 e previa participações do atleta na emissora.

“O contrato citado não existe mais. Firmado em 2014, referia-se a participações especiais de Neymar em programas e em campanhas da emissora, bem como ao uso de conteúdos audiovisuais produzidos pelo jogador”, informou o departamento de comunicação da Globo à Folha.

Questionado, Neymar disse que não tem nada a declarar sobre o assunto. Nenhuma das partes deu respostas sobre o valor do acordo.

A relação de parceria não impedia o atleta de atender outros veículos, mas dava regalias à Globo, como ter acesso a informações antes dos concorrentes, obter entrevistas exclusivas e outros privilégios.

O contrato entre Neymar e a emissora era de conhecimento dos assessores do atleta. A Folha teve acesso a documentos anexados a um processo de 6.342 páginas, que está em sigilo na Justiça e tem empresas do pai de Neymar como rés. O acordo é discutido em mensagens do estafe do atacante.

Em um e-mail de 21 de julho de 2015, o ex-assessor de Neymar Eduardo Musa alerta ao pai de Neymar sobre uma entrevista dada à apresentadora Xuxa, da TV Record.

“Ney, como te adiantei por telefone, a assessora da Xuxa me pediu para que ela fizesse uma visita no instituto junto com o Neymar Jr (…). Como você me orientou a agendar a visita, sugeri para ela na quinta-feira (…). Como te falei, estamos infringindo o contrato da Globo”, afirma Musa.

Apesar do receio, a entrevista foi concedida no mesmo mês e transmitida em programa que estreou em agosto daquele ano na TV Record.

Musa trabalhou com o jogador de 2011 a 2015. Após deixar a função de assessor, ele entrou na Justiça do Trabalho contra a Neymar Sports e Marketing S/S Ltda e a N&N Consultoria Esportiva Empresarial Ltda, que têm os pais do atacante como sócios. O caso foi encerrado após o acerto de um acordo, com pagamento de R$ 3 milhões ao ex-assessor.

Enquanto foi contratado da Globo, Neymar participou diversas vezes de programas da emissora. Foi ao “Domingão do Faustão”, em maio de 2014, além de ter enviado vídeos para participações esporádicas em outras ocasiões da atração, como em homenagens ao cantor e amigo Thiaguinho e à namorada, a atriz Bruna Marquezine.

No mesmo mês, deu entrevista ao apresentador Ivan Moré, do “Esporte Espetacular”. No mês seguinte, recebeu o apresentador Luciano Huck em sua casa, em Barcelona, na véspera da Copa do Mundo. Em julho, participou do “Fantástico”, com Tadeu Schmidt e Renata Vasconcellos. Em dezembro, voltou a atender o “Esporte Espetacular”, em Barcelona.

Em 2015, deu entrevistas exclusivas a profissionais da Globo e participou de um quadro do “Globoesporte”, em que atendeu a equipe do programa enquanto passeava de carro em Praia Grande (SP). Em agosto, fez uma participação especial na novela “A Regra do Jogo”.

PUBLICIDADE
O acordo com a Globo ainda vigorava em 2015, quando Neymar pai negociou parceria com o Facebook. Em email enviado a ele, Musa diz ser contra o acerto, pois o jogador já tinha contrato em moldes semelhantes com a emissora.

“Temos um contrato com o maior departamento comercial de publicidade brasileiro, que é o da Globo”, afirma o ex-assessor na mensagem.

Em outro e-mail, de outubro de 2014, um assessor das empresas de Neymar encaminha ao estafe do jogador uma solicitação de entrevista do Ego, site do Grupo Globo, e questiona: “A entrevista por e-mail ou telefone já entra no novo contrato da Globo?”.

Logo após a Copa de 2014, outro assessor de Neymar, Alex Bernardo, reclamou em um grupo de WhatsApp sobre a relação com a emissora.

“Tem que pedir para colocar alguém com poder de solução do lado de lá, não é? Se sempre que acontecer algo precisarmos ligar no ‘dono’ para resolver, fica difícil. O contrário não aconteceria. Quando alguém da Globo liga pedindo algo, qualquer um de nós resolve, ou fará de tudo para resolver. Tem que ser da mesma forma lá.”

Nessa conversa, o pai de Neymar se queixa da edição de entrevista do filho ao “Fantástico” logo após o Mundial.

“Tinha sido garantido que a entrevista seria gravada e, caso algum assunto, pergunta ou resposta não fosse adequada, poderia solicitar que fosse excluída”, afirma.

Segundo ele, “desde o convite que vocês fizeram ao meu filho para participar do ‘Fantástico’, deixamos claro que seria muito difícil uma entrevista, mas em respeito à parceria que sempre tivemos nos esforçaríamos para agendar”.

A conversa no Whatsapp ocorreu dez dias depois de o Brasil perder por 7 a 1 na semifinal contra a Alemanha. Lesionado, Neymar não jogou. A entrevista foi ao ar dois dias depois, mas trechos foram antecipados no site da Globo, o que irritou Neymar pai.

Esse expediente era comum durante o contrato. Auxiliares do atleta reclamavam a diretores de conteúdo de veículos ligados ao Grupo Globo. Documentos no processo também mostram envio de textos sobre o jogador para que os gestores de sua carreira avaliassem antes da publicação.

Questionadas sobre a interferência no conteúdo jornalístico da Globo ou se o acordo previa exclusividade, a emissora e as empresas de Neymar não responderam.

RELAÇÃO SE ESTREMECE APÓS FIM DO CONTRATO
Em 2016, após o contrato entre Globo e Neymar não ser renovado, a relação do atacante com a emissora começou a ter desgastes, que se tornaram públicos.

Criticado pelo principal narrador da empresa, Galvão Bueno, durante os os Jogos Olímpicos do Rio, o jogador do Paris Saint-Germain passou a não atender mais a emissora no gramado depois das partidas no torneio.

Após conquistar a medalha de ouro no Maracanã, Neymar foi até as câmeras da emissora e afirmou: “Vão ter que me engolir”, sem responder a nenhum jornalista na sequência.

Após a Olimpíada do Rio, a primeira entrevista exclusiva do atleta foi para a Record, principal concorrente da Globo na TV aberta, concedida ao humorista Fábio Porchat. O jogador rejeitou participação na Globo e não compareceu mais aos principais programas da emissora.

Em 2017, Neymar deu entrevista à Globo após se apresentar ao PSG, em agosto, mas sem privilégios. Aconteceu no mesmo dia que atendeu outros veículos, brasileiros e estrangeiros, no estádio Parque dos Príncipes.

Em outubro, Neymar deu entrevista exclusiva ao Multishow, emissora da TV paga do sistema Globosat, à apresentadora Tatá Werneck.

Em dezembro, gravou um amigo secreto solidário de Natal, organizado por seu instituto e transmitido por SBT e Fox Sports, rival do SporTV, outra emissora que pertence à Globo.

Na última semana, após críticas ao vivo de Casagrande, ex-jogador e comentarista de futebol da Globo, o pai de Neymar fez postagem no Instagram falando em “abutres” e relembrando também o episódio olímpico com Galvão e a Globo.

“Não conseguiram nas Olimpíadas do Rio, mas ficaram ali, aguardando a primeira oportunidade, para trazer seu mau agouro”, escreveu o pai e empresário do atacante da seleção brasileira.

 

Via: FolhaPress

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

26/01/2023 SÃO FÉLIX DO CORIBE: MOTORISTA MORRE APÓS CARRETA TOMBAR NA BR-349   Na noite de ontem quarta-feira, 25, por volta das 19h, uma carreta Scania 17.230 tombou na BR 349, na saida para Bom Jesus da Lapa, na cidade de São Felix do Coribe. O SAMU foi ao local e socorreu o motorista para o hospital municipal, onde, mesmo com os esforços da equipe médica, ele [&he ...
  • Compartilhe:

26/01/2023 PREFEITURA DE BAIANÓPOLIS CONFIRMA REALIZAÇÃO DE CARNAVAL E ANUNCIA AS ATRAÇÕES; CONFIRA
  • Compartilhe:

25/01/2023 BAHIA PRESENTE NO ENCONTRO DAS MÃES DA RESISTÊNCIA COM SECRETÁRIA NACIONAL LGBT, SYMMY LARRAT, EM BRASÍLIA   O encontro tratou das pautas que devem nortear os trabalhos da organização em 2023. A Associação Nacional Mães da Resistência, representada por sua Presidenta, Gi Carvalho (PE); pela Secretária, Leila D’Arc de Souza (DF) e pela Diretora do Núcleo de Direitos Humanos, Melyssa Chaves ...
  • Compartilhe:

25/01/2023 CORPO DE CRIANÇA QUE ESTAVA DESAPARECIDA É ENCONTRADO NO LOCAL DO ACIDENTE   O corpo de Sophia, criança que estava desaparecida após acidente próximo a Oliveira dos Brejinhos, foi encontrado no início da tarde desta quarta-feira. Segundo um familiar, a criança foi encontrada por um cão farejador. A mãe e a avó da criança precisaram ser hospitalizadas após a ...
  • Compartilhe:

24/01/2023 BARREIRAS: NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SENHOR JUVENAL FERNANDES DE SENA Foi com profundo pesar que tomamos conhecimento do falecimento do senhor Juvenal Fernandes de Sena, aos 86 anos, ocorrido no último sábado (22/01), em Barreiras. O senhor Vena, como era carinhosamente conhecido, era pai do editor chefe do site Mural do Oeste, Roberto de Sena. Seu Vena foi funcion ...
  • Compartilhe:

24/01/2023 COMANDANTE DO EXÉRCITO SUSPENDE NOMEAÇÃO DE EX-ASSESSOR DE BOLSONARO PIVÔ DE CRISE O comandante do Exército, Tomás Paiva, decidiu suspender a nomeação do tenente-coronel Mauro Cid para o comando do 1º Batalhão de Ações de Comando, em Goiânia. A decisão foi tomada nesta terça-feira (24) após conversa entre Tomás e Cid. Segundo relatos feitos à reportagem, o ajudante d ...
  • Compartilhe:

24/01/2023 DEPUTADA JUSMARI APRESENTA MOÇÃO DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SENHOR JUVENAL FERNANDES DE SENA A deputada que a esta subscreve, vem, nos termos regimentais, apresentar Moção de Pesar pelo falecimento do Senhor Juvenal Fernandes de Sena, ocorrida no sábado, 21 de janeiro de 2023 Seu Juvenal, ou VENA como era carinhosamente conhecido se destacou como mestre de obras da Prefeiturade Barreiras ...
  • Compartilhe:

24/01/2023 MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ACIDENTE QUE DEIXOU UM CAMINHONEIRO MORTO, UMA CRIANÇA DE QUATRO ANOS DESAPARECIDA E DOIS FERIDOS Um acidente entre uma carreta que transportava bobinas e um caminhão carregado de bois deixou uma pessoa morta e duas feridas na BR-242, no trecho da Serra da Mangabeira, próximo a cidade de Oliveira dos Brejinhos, no oeste da Bahia. A batida aconteceu na segunda-feira (23). Conforme a Polícia Ro ...
  • Compartilhe:

24/01/2023 COM RECORDE DE VENDAS EM 2022, DISTRIBUIDORA LARCO SE PREPARA PARA O MERCADO DO FUTURO Mesmo com todas as incertezas do cenário econômico pós-pandemia, a Larco, empresa genuinamente baiana, fez de 2022 um ano excepcional, batendo seus próprios recordes e despontando em uma posição histórica em um dos principais rankings de empresas do país. Atualmente, a Larco ocupa o 1º luga ...
  • Compartilhe:

24/01/2023 FESTA DE SÃO SEBASTIÃO É REALIZADA COM LOUVOR E DEVOÇÃO, EM BARREIRINHAS Em Barreiras, a sexta-feira (20) foi dedicada às comemorações do Dia de São Sebastião, padroeiro do bairro Barreirinhas, com a Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Moacir Arantes. O tema central “Celebrando nosso Padroeiro São Sebastião, somos chamados a despertar o dom da vocaç ...
  • Compartilhe:

24/01/2023 HOMEM TENTA MATAR IRMÃ A GOLPES DE FACÃO EM BARREIRAS Ocorreu uma tentativa de homicídio no interior de uma residência no bairro Vila Brasil, na noite deste domingo, 22, na cidade de Barreiras, Oeste da Bahia. De acordo com informações de familiares, após uma discussão, o irmão atingiu golpes de facão contra a irmã, vindo a cortar a orelha e d ...
  • Compartilhe:

23/01/2023 CONFIRA A PREVISÃO DO TEMPO PARA TODO O NORDESTE DO PAÍS NESTA TERÇA-FEIRA (24)
  • Compartilhe:

23/01/2023 GRAVES ACIDENTES SÃO REGISTRADOS NA SERRA DA MANGABEIRA, PRÓXIMO A OLIVEIRA DOS BREJINHOS Mais um grave acidente foi registrado na BR-242, à altura da Serra da Mangabeira, próximo a Oliveira dos Brejinhos, nesta segunda-feira (23). Desta vez, segundo informações de moradores do local, uma carreta bitrem colidiu com um caminhão, deixando uma vítima fatal. Imagens do local do acident ...
  • Compartilhe:

23/01/2023 BRASIL E ARGENTINA ESTUDAM CRIAÇÃO DE MOEDA ÚNICA, DIZ JORNAL Brasil e Argentina devem analisar a criação de uma moeda comum do Mercosul (Mercado Comum do Sul) durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao país, de acordo com o jornal britânico Financial Times. O plano seria impulsionar o comércio e reduzir a dependência do dólar. No ...
  • Compartilhe:

23/01/2023 DIVULGADO OS NÚMEROS ATUALIZADOS DA COVID-19 EM BARREIRAS A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Desde o Boletim Nº 778, de 19 de janeiro de 2023, não houve coletas de novas amostras de casos que indicam suspeição de coronavírus (Covid-19). Informa ainda, que foram concluídos 7 ...
  • Compartilhe:

23/01/2023 JERÔNIMO RODRIGUES GARANTE PAGAMENTO DO PISO NACIONAL DOS PROFESSORES NA BAHIA Em reunião realizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues garantiu que a Bahia vai pagar o piso nacional dos professores, definido pelo Governo Federal em R$ 4.420,55. A lei do piso estabelece para 2023 uma correção de 14,95% em relação ao piso ...
  • Compartilhe:

23/01/2023 AMERICANAS VÃO FALIR? As Americanas S.A emitiu um comunicado neste sábado (21) negando que vão falir. Segundo o grupo, todos canais de atendimento funcionarão normalmente.  “A Americanas segue operando normalmente, mantendo seu propósito de entregar a melhor experiência. Os clientes podem comprar produtos e s ...
  • Compartilhe:

23/01/2023 ZÉ NETO PASSA MAL E SHOW É CANCELADO; SERTANEJO É SOCORRIDO PELO SAMU Zé Neto, dupla de Cristiano, passou mal em seu camarim antes de subir ao palco da 27ª Festa do Peão de Santa Cruz do Rio Pardo, no interior de São Paulo, no sábado (21/1), e precisou ser atendido pela equipe de socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Com isso, não fo ...
  • Compartilhe:

23/01/2023 HORÓSCOPO 2023: CONFIRA A PREVISÃO DE HOJE (23/01) PARA O SEU SIGNO Áries (21/03 – 20/04) Fortaleça a posição na equipe, firme amizades ou entre com tudo num novo grupo. A semana favorecerá os negócios e as atividades em parceria. Você poderá formalizar um contrato profissional promissor e aumentar os rendimentos com um novo projeto. Conte com mais mob ...
  • Compartilhe:

23/01/2023 IDOSO É ASSASSINADO NA ZONA RURAL DE RIACHÃO DAS NEVES Na madruga deste sábado, 21, o idoso Alberto Cruz, 62 anos, natural de Itamari /BA, foi morto por disparos de arma de fogo, no interior de uma residência na localidade da Paulo Louro, no município de Riachão das Neves. Segundo informações, o provável autor seja um vizinho que teria cometido o ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade