NEYMAR FOI CONTRATADO PELO GLOBO DURANTE COPA DO MUNDO DE 2014
19 de fevereiro de 2018

 

Jogador mais caro da história do futebol, Neymar manteve contrato com o Grupo Globo durante a Copa do Mundo no Brasil, em 2014. O acordo durou pelo menos até 2015 e previa participações do atleta na emissora.

“O contrato citado não existe mais. Firmado em 2014, referia-se a participações especiais de Neymar em programas e em campanhas da emissora, bem como ao uso de conteúdos audiovisuais produzidos pelo jogador”, informou o departamento de comunicação da Globo à Folha.

Questionado, Neymar disse que não tem nada a declarar sobre o assunto. Nenhuma das partes deu respostas sobre o valor do acordo.

A relação de parceria não impedia o atleta de atender outros veículos, mas dava regalias à Globo, como ter acesso a informações antes dos concorrentes, obter entrevistas exclusivas e outros privilégios.

O contrato entre Neymar e a emissora era de conhecimento dos assessores do atleta. A Folha teve acesso a documentos anexados a um processo de 6.342 páginas, que está em sigilo na Justiça e tem empresas do pai de Neymar como rés. O acordo é discutido em mensagens do estafe do atacante.

Em um e-mail de 21 de julho de 2015, o ex-assessor de Neymar Eduardo Musa alerta ao pai de Neymar sobre uma entrevista dada à apresentadora Xuxa, da TV Record.

“Ney, como te adiantei por telefone, a assessora da Xuxa me pediu para que ela fizesse uma visita no instituto junto com o Neymar Jr (…). Como você me orientou a agendar a visita, sugeri para ela na quinta-feira (…). Como te falei, estamos infringindo o contrato da Globo”, afirma Musa.

Apesar do receio, a entrevista foi concedida no mesmo mês e transmitida em programa que estreou em agosto daquele ano na TV Record.

Musa trabalhou com o jogador de 2011 a 2015. Após deixar a função de assessor, ele entrou na Justiça do Trabalho contra a Neymar Sports e Marketing S/S Ltda e a N&N Consultoria Esportiva Empresarial Ltda, que têm os pais do atacante como sócios. O caso foi encerrado após o acerto de um acordo, com pagamento de R$ 3 milhões ao ex-assessor.

Enquanto foi contratado da Globo, Neymar participou diversas vezes de programas da emissora. Foi ao “Domingão do Faustão”, em maio de 2014, além de ter enviado vídeos para participações esporádicas em outras ocasiões da atração, como em homenagens ao cantor e amigo Thiaguinho e à namorada, a atriz Bruna Marquezine.

No mesmo mês, deu entrevista ao apresentador Ivan Moré, do “Esporte Espetacular”. No mês seguinte, recebeu o apresentador Luciano Huck em sua casa, em Barcelona, na véspera da Copa do Mundo. Em julho, participou do “Fantástico”, com Tadeu Schmidt e Renata Vasconcellos. Em dezembro, voltou a atender o “Esporte Espetacular”, em Barcelona.

Em 2015, deu entrevistas exclusivas a profissionais da Globo e participou de um quadro do “Globoesporte”, em que atendeu a equipe do programa enquanto passeava de carro em Praia Grande (SP). Em agosto, fez uma participação especial na novela “A Regra do Jogo”.

PUBLICIDADE
O acordo com a Globo ainda vigorava em 2015, quando Neymar pai negociou parceria com o Facebook. Em email enviado a ele, Musa diz ser contra o acerto, pois o jogador já tinha contrato em moldes semelhantes com a emissora.

“Temos um contrato com o maior departamento comercial de publicidade brasileiro, que é o da Globo”, afirma o ex-assessor na mensagem.

Em outro e-mail, de outubro de 2014, um assessor das empresas de Neymar encaminha ao estafe do jogador uma solicitação de entrevista do Ego, site do Grupo Globo, e questiona: “A entrevista por e-mail ou telefone já entra no novo contrato da Globo?”.

Logo após a Copa de 2014, outro assessor de Neymar, Alex Bernardo, reclamou em um grupo de WhatsApp sobre a relação com a emissora.

“Tem que pedir para colocar alguém com poder de solução do lado de lá, não é? Se sempre que acontecer algo precisarmos ligar no ‘dono’ para resolver, fica difícil. O contrário não aconteceria. Quando alguém da Globo liga pedindo algo, qualquer um de nós resolve, ou fará de tudo para resolver. Tem que ser da mesma forma lá.”

Nessa conversa, o pai de Neymar se queixa da edição de entrevista do filho ao “Fantástico” logo após o Mundial.

“Tinha sido garantido que a entrevista seria gravada e, caso algum assunto, pergunta ou resposta não fosse adequada, poderia solicitar que fosse excluída”, afirma.

Segundo ele, “desde o convite que vocês fizeram ao meu filho para participar do ‘Fantástico’, deixamos claro que seria muito difícil uma entrevista, mas em respeito à parceria que sempre tivemos nos esforçaríamos para agendar”.

A conversa no Whatsapp ocorreu dez dias depois de o Brasil perder por 7 a 1 na semifinal contra a Alemanha. Lesionado, Neymar não jogou. A entrevista foi ao ar dois dias depois, mas trechos foram antecipados no site da Globo, o que irritou Neymar pai.

Esse expediente era comum durante o contrato. Auxiliares do atleta reclamavam a diretores de conteúdo de veículos ligados ao Grupo Globo. Documentos no processo também mostram envio de textos sobre o jogador para que os gestores de sua carreira avaliassem antes da publicação.

Questionadas sobre a interferência no conteúdo jornalístico da Globo ou se o acordo previa exclusividade, a emissora e as empresas de Neymar não responderam.

RELAÇÃO SE ESTREMECE APÓS FIM DO CONTRATO
Em 2016, após o contrato entre Globo e Neymar não ser renovado, a relação do atacante com a emissora começou a ter desgastes, que se tornaram públicos.

Criticado pelo principal narrador da empresa, Galvão Bueno, durante os os Jogos Olímpicos do Rio, o jogador do Paris Saint-Germain passou a não atender mais a emissora no gramado depois das partidas no torneio.

Após conquistar a medalha de ouro no Maracanã, Neymar foi até as câmeras da emissora e afirmou: “Vão ter que me engolir”, sem responder a nenhum jornalista na sequência.

Após a Olimpíada do Rio, a primeira entrevista exclusiva do atleta foi para a Record, principal concorrente da Globo na TV aberta, concedida ao humorista Fábio Porchat. O jogador rejeitou participação na Globo e não compareceu mais aos principais programas da emissora.

Em 2017, Neymar deu entrevista à Globo após se apresentar ao PSG, em agosto, mas sem privilégios. Aconteceu no mesmo dia que atendeu outros veículos, brasileiros e estrangeiros, no estádio Parque dos Príncipes.

Em outubro, Neymar deu entrevista exclusiva ao Multishow, emissora da TV paga do sistema Globosat, à apresentadora Tatá Werneck.

Em dezembro, gravou um amigo secreto solidário de Natal, organizado por seu instituto e transmitido por SBT e Fox Sports, rival do SporTV, outra emissora que pertence à Globo.

Na última semana, após críticas ao vivo de Casagrande, ex-jogador e comentarista de futebol da Globo, o pai de Neymar fez postagem no Instagram falando em “abutres” e relembrando também o episódio olímpico com Galvão e a Globo.

“Não conseguiram nas Olimpíadas do Rio, mas ficaram ali, aguardando a primeira oportunidade, para trazer seu mau agouro”, escreveu o pai e empresário do atacante da seleção brasileira.

 

Via: FolhaPress

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

06/10/2022 BARREIRAS: ALUNO ESFAQUEIA COLEGA NO COLÉGIO PADRE VIEIRA     A situação não tá fácil para os professores das escolas municipais de Barreiras controlarem os estudantes. O Mural do Oeste recebeu a informação de que um aluno esfaqueou um colega no Colégio Padre Vieira, no final da tarde desta quinta-feira, 06 de outubro. A vítima foi encam ...
  • Compartilhe:

06/10/2022 PREFEITOS DO PP DECLARARAM APOIO A JERÔNIMO NO SEGUNDO TURNO     O prefeito de Novo Horizonte, Djalma Anjos (PP), é mais um a anunciar apoio ao candidato a governador Jerônimo Rodrigues (PT) no segundo turno da eleição baiana. Djalma, que havia apoiado Acm Neto no primeiro turno, anunciou a decisão na tarde desta terça-feira (4), acompanhado p ...
  • Compartilhe:

06/10/2022 PREFEITO DO PSC DE VARZEDO ANUNCIA APOIO A JERÔNIMO RODRIGUES   O prefeito de Varzedo, Ari Bahia (PSC), anunciou, na manhã desta quinta-feira (6), apoio ao candidato a governador Jerônimo Rodrigues (PT). Integrante da coligação de ACM Neto, o gestor afirmou que agora “está com o time campeão”. “Vamos votar em massa em Jerônimo, para o time de ...
  • Compartilhe:

06/10/2022 EX-PREFEITO DE BURITIRAMA É PUNIDO PELO TCM-BA   Na sessão desta quinta-feira (06), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA) acataram denúncia formulada contra o ex-prefeito de Buritirama, Judisnei Alves de Souza, em razão da retenção indevida de valores descontados dos servidores para pagamento de empréstimos co ...
  • Compartilhe:

06/10/2022 BARREIRAS: LIDERANÇAS SE REÚNEM PARA ARTICULAR APOIO A JERÔNIMO NO SEGUNDO TURNO Nesta semana em Barreiras começaram as movimentações intensas com vistas ao apoio a candidatura de Jerônimo Rodrigues que vai enfrentar ACM Neto no segundo turno das eleições. Jerônimo, que vinha atrás em todas as pesquisas, quase vence no primeiro turno e isso está atraindo prefeitos, vere ...
  • Compartilhe:

06/10/2022 BARREIRAS: JERÔNIMO PODE TER APOIO DE LIDERANÇAS QUE FORAM ADVERSÁRIAS NO PRIMEIRO TURNO   Em Barreiras, o Mural do Oeste apurou que fortes lideranças que foram contra o candidato a governador Jerônimo estão prontas para pular de mala e cuia para o bloco de apoio ao candidato petista. Neste movimento já começa a se formar um bloco que pode sair forte para a disputa da eleiçã ...
  • Compartilhe:

06/10/2022 LULA PREPARA CARTA PARA AGRONEGÓCIO E LEVA TEBET A PALANQUE PARA RECONQUISTAR SETOR   O candidato do PT à presidência a República, Luiz Inácio Lula da Silva, prepara uma carta ao agronegócio. A redação do texto está na fase final. Segundo a Folha apurou, a carta vai reforçar o compromisso do PT em garantir segurança institucional e financiamentos ao agro, para que o ...
  • Compartilhe:

06/10/2022 BARREIRAS: APÓS PAI SER PRESO COM MOTO FURTADA, PRF PRENDE FILHO QUE COMPARECEU À DELEGACIA CONDUZINDO CARRO ROUBADO Um filho de 21 anos foi preso pela PRF com um carro roubado ao comparecer à delegacia de Barreiras para prestar apoio ao pai, de 42 anos, que momentos antes havia sido preso por receptação de uma moto furtada. A situação aconteceu nesta quarta-feira (5). De acordo com a PRF, a equipe dava encam ...
  • Compartilhe:

06/10/2022 BARREIRAS: MOTO COM REGISTRO DE APROPRIAÇÃO INDÉBITA É RECUPERADA PELA PRF NA BR 242   Uma motocicleta com ‘queixa’ de apropriação indébita foi recuperada, durante fiscalização da PRF na BR- 242, em Barreiras, na Região Oeste da Bahia. O caso aconteceu na noite desta quarta-feira (05/10). Policiais rodoviários federais fiscalizavam na altura do quilômetro 795 da rod ...
  • Compartilhe:

06/10/2022 EXCLUSIVO: CARMÉLIA DA MATA ANALISA ELEIÇÕES E DIZ QUE CHEGOU O MOMENTO DE LIBERTAR BARREIRAS DA OPRESSÃO     A vereadora e presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Barreiras, Carmélia da Mata, destaque do legislativo barreirense, concedeu uma entrevista exclusiva ao Mural do Oeste na manhã desta quinta-feira, 06. Carmélia analisou o resultado das eleições e afirmou que a cida ...
  • Compartilhe:

06/10/2022 PREFEITURA DE FORMOSA DO RIO PRETO REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA DO 2º QUADRIMESTRE DE 2023       Nessa sexta-feira, dia 30 de setembro, a prefeitura municipal de Formosa do Rio Preto, através da Secretaria de Administração, realizou a Audiência Pública do 2º quadrimestre de 2022, apresentando para a sociedade local a prestação de contas da gestão do período de mai ...
  • Compartilhe:

06/10/2022 JERÔNIMO E ACM NETO PODEM SE ENFRENTAR EM ATÉ CINCO DEBATES NA BAHIA; VEJA QUAIS Os candidatos a governador Jerônimo Rodrigues (PT) e ACM Neto (União Brasil) se enfrentar em até cinco debates no segundo turno das eleições deste ano. O primeiro encontro será já na próxima segunda-feira (10) na TV Band, a partir das 22h. A TV Aratu (SBT) e Record TV Itapoan também pla ...
  • Compartilhe:

06/10/2022 SAIBA A DATA E O NOVO HORÁRIO DO DEBATE ENTRE LULA E BOLSONARO NA GLOBO   A Globo antecipou, a pedido de representantes de Lula (PT, na foto) e Jair Bolsonaro (PL, na foto), o horário de seu debate com os dois candidatos à Presidência no segundo turno. O evento, marcado para 28 de outubro —a sexta-feira anterior ao domingo da votação, dia 30— começará à ...
  • Compartilhe:

05/10/2022 BARREIRAS: REUNIÃO DE APOIO A JERÔNIMO CONTA COM A PARTICIPAÇÃO DE TODA A BASE GOVERNISTA DA CIDADE     Uma reunião no início da noite desta quarta-feira, 05 de outubro, marcou o começo das articulações em torno da candidatura de Jerônimo para o segundo turno. Jerônimo foi o vencedor em Barreiras e o grupo pretende trabalhar firme para ampliar a vantagem. Todos os candidatos da ba ...
  • Compartilhe:

05/10/2022 URGENTE: GOVERNO BOLSONARO CONFISCA DINHEIRO DAS CONTAS BANCÁRIAS DE INSTITUTOS E UNIVERSIDADES FEDERAIS Governo Bolsonaro, conforme documento acima, confisca dinheiro das contas bancárias de Institutos e Universidades federais e as deixa sem ter como pagar funcionários e despesas! Decreto do Planalto confiscou R$ 2,4 bilhões das universidades federais!
  • Compartilhe:

05/10/2022 O VOTO DE CABRESTO CORREU SOLTO. TEVE GENTE QUE REAGIU   “Democracia é você votar em quem quiser. Educação é você aceitar opiniões contrárias sem ofender ninguém.” Desconhecido. Fica a reflexão para aqueles candidatos coronéis que acham que com pressão e ameaças podem fazem alguém votar em quem não quer.
  • Compartilhe:

05/10/2022 A EXTRAORDINÁRIA FRASE DE JOSÉ SARAMAGO QUE SE ENCAIXA PERFEITAMENTE NO ATUAL MOMENTO POLÍTICO DE BARREIRAS
  • Compartilhe:

05/10/2022 BARREIRAS: CARMÉLIA DA MATA DÁ ENTREVISTA AO MURAL DO OESTE NESTA QUINTA-FEIRA, 06 DE OUTUBRO   A vereadora Carmélia da Mata, que vem fazendo um mandato corajoso e recebendo muitos elogios da população pelos seus posicionamentos, dará uma entrevista nesta quinta-feira ao Mural do Oeste e fará uma análise profunda das eleições presidenciais, estaduais e sobre o fato de apenas um ...
  • Compartilhe:

05/10/2022 ESQUEMA ILEGAL DE RIFAS DE VEÍCULOS É DESARTICULADO NO OESTE DA BAHIA A Polícia Civil desarticulou um esquema de venda de rifas ilícitas de veículos em Correntina, região oeste da Bahia, na terça-feira (4). Quatro carros foram apreendidos durante uma operação, para cumprimento de mandados de busca e apreensão. As ordens judiciais foram cumpridas em casas de p ...
  • Compartilhe:

05/10/2022 TEMER É BOLSONARO   O ex-presidente da República Michel Temer (MDB) vai apoiar Jair Bolsonaro no 2º turno da disputa pelo Palácio do Planalto. A expectativa é que ele se manifeste até o final de semana por meio das redes sociais. No ano passado, o ex-presidente da República (foto, à direita) auxiliou o ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade

Publicidade