NA SEMANA EM HOMENAGEM AO DIA DA MULHER, JUSMARI FALA EMOCIONADA SOBRE SUA MÃE

09 de mar de 2021

No dia Internacional da Mulher, a deputada Jusmari Oliveira, postou nas redes sociais uma mensagem emocionada sobre sua mãe, dona Lídia, pioneira dos cerrados. Leia abaixo as palavras da deputada

“Mulheres que levantam outras mulheres”
Ouvi muito esta frase esta semana em alusão ao Dia Internacional das Mulheres!
E ontem observando o ato surpresa de minha mãe, Dona Lídia Maria, a pioneira dos cerrados, fiquei refletindo sobre como não nos damos conta, as vezes, de como tantos atos e atitudes nossas podem levantar mulheres!
E, refleti sobre a vida de minha mãe: Ela è na essência e de forma integral uma “levantadora de mulheres”!
Seu ato ontem foi prático e direto: doar máquinas para as mulheres se capacitarem. Ou foi indireto? Nos deu com sua leveza aos 83 anos de idade uma sacudida estrondosa de quanto podemos fazer mais umas pelas outras. Levantou nossa empatia, despertou nossa capacidade e nos encheu de desejos e de sonhos solidários!
Minha mãe levanta mulheres todos os dias quando doa centenas de cestas básicas para as que sofrem falta da provisão.
Minha mãe levanta mulheres todos os dias quando divide com sua auxiliar doméstica os afazeres da casa e ensina a todas que não tem trabalho que nos faça maior ou menor!
Minha mãe levanta mulheres todas as tardes quando vai pra fazenda e comanda a produção agrícola e pecuária, demonstrando a todas que não tem mundo que uma mulher não possa adentrar!
Mas minha mãe é responsável por levantar milhares de mulheres que vivem e que sobrevivem das riquezas geradas neste cerrado baiano. Porque foi ela , a primeira mulher a pisar neste solo com o objetivo de transformá-lo em celeiro produtivo!
Coordenando os filhos e filhas e apoiando o esposo, foi ela que abriu o primeiro rolo de lona preta e designou aquele espaço como seu novo lar!
Levantadora de mulheres, semeou as primeiras sementes, provou que produziam, filmou, fotografou e foi mostrar às amigas que ficaram no sul do país, trouxe todas para cá, e juntas semearam a semente deste município que tem sido o responsável pela sobrevivência de tantas mulheres, que caem, que levantam e que graças a Deus na sua maioria são levantadoras de mulheres tal qual minha heroína!

A todas as levantadoras de Mulheres meu abraço especial!

 

  • Compartilhe:

Publicidade