MUNICÍPIOS, ESTADOS E UNIÃO TERÃO 1 MILHÃO DE CARGOS PARA LIVRE NOMEAÇÃO NA REFORMA ADMINISTRATIVA
23 de junho de 2021

 

A reforma administrativa do governo Jair Bolsonaro afrouxa a regra para ocupação de cargos de confiança e fará com que municípios, estados e União tenham mais de um milhão de postos para livre nomeação —ao menos 207 mil a mais do que hoje.

O levantamento faz parte de nota técnica produzida pela Consultoria de Orçamentos Fiscalização e Controle do Senado, que questiona a flexibilização e afirma que a medida abre margem para indicações políticas.

O relator da proposta, deputado Arthur Maia (DEM-BA), se posicionou nesta terça-feira (22) contra o afrouxamento da norma e afirmou que pretende mudar o texto do governo para manter a regra vigente hoje.

“Essa questão que está sendo colocada na proposta de trazer para os cargos de chefia a condição de livre nomeação, eu me associo a todos aqueles que entendem que esse ponto deve ser modificado”, disse. “Não há razão para favorecer o aumento da intromissão indevida da política na administração pública”.

A proposta enviada pelo governo retira da Constituição a norma que reserva a servidores efetivos a nomeação para funções de confiança e estabelece que cargos em comissão serão preenchidos por servidores em percentuais mínimos definidos em lei —hoje, o patamar é de ao menos 50%.

O texto da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) se limita a dizer que esses postos “serão destinados às atribuições estratégicas, gerenciais ou técnicas”, sem menção à necessidade de ocupação por servidores.

Na prática, a proposta propõe a eliminação das restrições constitucionais existentes hoje e permite a ocupação de cargos em comissão e funções de confiança, sem limites, por pessoas que não têm vínculo com a administração pública.

Levantamento do consultor de Orçamentos do Senado Vinicius Amaral mostra que o total de cargos e funções desse tipo existentes hoje pode ultrapassar 1 milhão. São 175 mil na União, ao menos 180 mil nos estados e pelo menos 559 mil nos municípios.

A soma desses postos totaliza 915 mil, mas os dados dos governos regionais não incluem os números das assembleias legislativas e câmaras de vereadores, o que levaria o total a mais de um milhão. Desse montante, ao menos 207 mil são hoje ocupados por servidores efetivos.

Segundo dados de 2019 do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), os governos municipal, estadual e federal reúnem 10,9 milhões de vínculos, entre servidores e postos comissionados.

A nota afirma que após eventual aprovação da reforma, os servidores ocupantes desses postos poderão ser gradativamente substituídos por pessoas sem vinculação com a administração pública.

“Tanto a doutrina jurídica quanto estudos econômicos associam a ocupação de cargos em comissão por pessoas sem vínculo com a ocorrência de corrupção. A PEC, ao ampliar as possibilidades de ocupação desses cargos e das funções de confiança por pessoas sem vínculo, tende, portanto, a fomentar a prática da corrupção na administração pública brasileira”, diz o documento.

O Ministério da Economia informou que a PEC não fala em indicações políticas em nenhum momento. Segundo a pasta, o texto prevê que mesmo para os cargos de liderança e assessoramento deverão existir critérios mínimos de acesso e que a ocupação observará regras comuns a todos os entes.

A nota do ministério diz ainda que essas normas serão definidas por lei, a ser aprovada pelo Congresso, que poderá prever critérios mais rígidos do que os atuais.

Nos bastidores, técnicos da pasta que participaram da elaboração da proposta afirmam que a ideia não é afrouxar as regras. Um membro do ministério reconhece que o resultado dependerá do que os parlamentares aprovarem ao fim do processo.

O consultor do Senado vê com preocupação esse plano, que pode deixar um vácuo jurídico sobre o tema.

“Tudo depende de quando essa lei será aprovada. A reforma administrativa de 1998 também previu leis complementares que até hoje não existem. Essa regra pode ficar simplesmente em aberto por tempo indeterminado. Enquanto perdurar essa situação, o governo terá total liberdade para realizar essas nomeações”, afirmou.

Um exemplo similar foi a inclusão na Constituição em 1998 da regra que permite a demissão de servidores públicos por desempenho insatisfatório. Para ser colocada em prática, a medida depende de regulamentação pelos congressistas por meio de uma lei complementar.

Mais de 20 anos depois, a lei nunca foi aprovada pelo Legislativo e o governo não pode fazer demissões de servidores por esse mecanismo, apesar da previsão na Constituição.

O presidente da Fonacate (Fórum Nacional de Carreiras Típicas de Estado), Rudinei Marques, afirma que a flexibilização para nomeações é um dos mecanismos mais perigosos da PEC. Para ele, o governo é contraditório ao fazer discursos sobre meritocracia enquanto propõe uma mudança que permite colocar aliados políticos dentro da máquina pública.

“Não tem sentido o governo dizer que vai mudar agora a Constituição para depois encaminhar um projeto de lei. Não precisaria ter mexido nisso se não quisesse promover um aparelhamento sem limite”, disse.

O deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), membro da comissão especial que debate a PEC na Câmara, afirma que dispensar servidores concursados para adotar cargos comissionados em funções técnicas “é uma imoralidade”.

“Uma coisa é cargo comissionado para função de chefia, onde o indicado orienta as políticas públicas escolhidas pela população na urna. Outra coisa é dar brecha para que toda a administração pública torne-se um cabidão de empregos”, disse. “É o trem da alegria das indicações políticas.”

O deputado Gervásio Maia (PSB-PB) considera esse um dos pontos mais delicados e graves da PEC. “O servidor de carreira não só tem o conhecimento, porque ele passou no concurso público e estudou muito para chegar até lá. Na hora em que você retira o servidor de carreira e abre para indicação política, você abre espaço para colocar pessoas que não tenham conhecimento dentro de determinado órgão.”

O deputado federal Professor Israel Batista (PV-DF), presidente da Servir Brasil (Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público), critica a medida. “Isso não é um cabide de emprego, é um guarda-roupas inteiro”, afirmou.

“Atualmente, existe uma regulação para a concessão dos cargos em comissão. Com a PEC do jeito que está não existirá tal regulamentação de modo que a administração pública corre um sério risco de se tornar um enorme espaço de apadrinhados políticos.”

Em 1998, o então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) conseguiu aprovar uma reforma administrativa para modernizar a estrutura do Estado. Entre as mudanças, foram incluídas na Constituição restrições ao uso dessas vagas de livre nomeação.

Por isso, atualmente apenas servidores públicos efetivos, aqueles que passaram por concursos públicos, podem assumir funções de confiança na administração pública. Em troca de um adicional no salário, eles recebem mais responsabilidades.

Para os cargos comissionados, a regra é dividir proporcionalmente as posições entre funcionários de carreira e indicações fora do serviço público. Esses postos têm atribuições semelhantes às funções de confiança, ou seja, geralmente envolvem o comando de uma equipe.

 

Folhapress

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

27/09/2022 BARREIRAS: CORPO DE ADOLESCENTE É SEPULTADO. AULAS SEGUEM SUSPENSAS   O corpo da jovem cadeirante morta em um ataque a tiros em uma escola municipal de Barreiras, no Extremo Oeste, foi sepultado na manhã desta terça-feira. A cerimônia fúnebre ocorreu na comunidade Cantinho do Senhor dos Aflitos, zona rural do município. Geane da Silva Brito, de 19 anos, cu ...
  • Compartilhe:

27/09/2022 OTTO LUTA PELA DESONERAÇÃO DA CADEIA DO MILHO “A isenção de ICMS na Bahia deve servir de exemplo”, defende o senador A Bahia lidera a produçãol de milho no Nordeste, sobretudo nos municípios do Oeste. E para incentivar ainda mais toda a cadeia produtiva, o senador Otto Alencar (PSD/BA), tem se revelado um defensor da desoneração de i ...
  • Compartilhe:

23/09/2022 OZIEL E JUSMARI PROPÕEM QUE GOVERNO DO ESTADO RETOME PROGRAMA DE FINANCIAMENTO HABITACIONAL PARA POLICIAIS     O candidato a deputado federal Oziel Oliveira e a candidata a deputada estadual Jusmari Oliveira voltaram a defender que o governo do Estado retome o programa de financiamento habitacional da polícia. Para ambos,  “essa política deve fazer parte da valorização da polícia e ...
  • Compartilhe:

23/09/2022 JUSTIÇA DÁ 48 HORAS PARA PREFEITA DE BAIANÓPOLIS REINTEGRAR SERVIDORA     A Prefeitura de Baianópolis terá que reintegrar, imediatamente, a servidora afastada Renny Rocha, conforme determinação judicial. O caso é o seguinte: meses atrás, a Prefeitura de Baianópolis abriu um processo administrativo disciplinar contra a servidora Renny Rocha que culmino ...
  • Compartilhe:

23/09/2022 DATAFOLHA: LULA SOBE PARA 47% E VENCERIA AS ELEIÇÕES NO 1º TURNO. BOLSONARO FICA COM 33%   Foto: Ricardo Stuckert O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aumentou sua distância para o segundo colocado na corrida presidencial, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), e poderia vencer no 1º turno, caso as eleições fossem hoje. As informações são da nova pesquisa do inst ...
  • Compartilhe:

20/09/2022 OTTO DEFENDE A UNIVERSALIZAÇÃO DA INTERNET COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL   Segundo o IBGE divulgou nesta sexta (16), 3,6 milhões de estudantes não estão conectados A inclusão digital e, consequentemente, a social, passa necessariamente, segundo avaliação do senador Otto Alencar (PSD), presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, por investimentos ...
  • Compartilhe:

13/09/2022 ESTADO DA BAHIA CEDE TERRENO PARA AMPLIAÇÃO DO HOSPITAL ARISTIDES MALTEZ A cessão de um terreno no valor de R$ 1,5 milhão por parte do Estado da Bahia ao Hospital Aristides Maltez (HAM) possibilitará a ampliação da unidade, que é filantrópica e especializada em oncologia com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O termo de permissão de uso do imó ...
  • Compartilhe:

13/09/2022 NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SR. GUILHERME VENTURA DE LIMA É com imensa tristeza que recebemos a notícia do falecimento do Sr. Guilherme Ventura de Lima, aos 98 anos, pai da vice-diretora Cleonice Costa Lima lotada na Escola Municipal Antônio Bento de Freitas, ocorrido nesta segunda-feira (12), em Barreiras. Guilherme era natural de Santa Bárbara, mas r ...
  • Compartilhe:

13/09/2022 EMPRESÁRIO QUE NEGOU MARMITA A ELEITORA DE LULA RECEBEU MAIS DE 5 MIL DE AUXÍLIO EMERGENCIAL E RESPONDE A PROCESSOS NA JUSTIÇA Cassio Cenali gravou vídeo enquanto entregava alimentos em um bairro carente de Itapeva (SP). Conforme apuração do g1, empresário recebeu 15 parcelas de auxílio emergencial, benefício pago para garantir renda aos brasileiros em situação de vulnerabilidade. Por Júlia Nunes e Rafaela Zem, g1 ...
  • Compartilhe:

13/09/2022 JACOBINA: VEREADOR ACUSADO DE AGREDIR SERVIDORA RENUNCIA PARA EVITAR CASSAÇÃO   O vereador de Jacobina Valnei dos Anjos (PCdoB), que foi acusado de agressão contra a ex-servidora da Prefeitura, Ellen Mascarenhas, renunciou ao mandato nesta segunda-feira (12), durante sessão ordinária da Câmara Municipal que apreciava o relatório da Comissão de Ética e Decoro Parla ...
  • Compartilhe:

13/09/2022 SERVIDOR PÚBLICO PERDE MAIS RENDA DO QUE EMPREGADO DO SETOR PRIVADO NA PANDEMIA   A renda média do trabalho caiu mais para os empregados do setor público do que para os funcionários da iniciativa privada durante a pandemia no Brasil. É o que indicam dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), produzida pelo IBGE (Instituto Brasilei ...
  • Compartilhe:

13/09/2022 MORRE NO OESTE DA BAHIA O JOVEM GABRIEL AOS 19 ANOS. ELE FAZIA TRATAMENTO CONTRA DEPRESSÃO Um triste caso de suicídio aconteceu na noite de sexta-feira (09), em uma residência no Distrito de Cariparé, município de Riachão das Neves (Ba). Gabriel Carlos de Santana, 19 anos, natural de Brasília-DF foi encontrado já sem vida dependurado em um banheiro onde residia. A família foi pega ...
  • Compartilhe:

13/09/2022 PARTIDOS DESCUPREM COTA PARA MULHERES E NEGROS NA DISTRIBUIÇÃO DO FUNDO ELEITORAL   Os maiores partidos políticos não cumpriram até a véspera do prazo final a determinação da Justiça Eleitoral de repasse das verbas do fundo eleitoral para suas candidatas e para os que se declararam negros (pretos ou pardos). Após o generalizado atraso e descumprimento das cotas racia ...
  • Compartilhe:

13/09/2022 PRF FLAGRA MOTORISTA CONDUZINDO MOTOCICLETA EM VISÍVEL ESTADO DE EMBRIAGUEZ EM BARREIRAS O teste do etilômetro indicou o teor de 1.32 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões   Durante ronda no quilômetro 174 da BR 135, município de Barreiras (BA), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) identificou uma motocicleta que transitava no acostamento em movimento var ...
  • Compartilhe:

12/09/2022 OZIEL E JUSMARI MOSTRAM FORÇA POLÍTICA EM CARREATA DA CHAPA MAJORITÁRIA EM BAIANÓPOLIS, CRISTÓPOLIS E WANDERLEY                   Uma movimentação intensa com uma multidão marcou o domingo, 11 de setembro nas cidades de Baianópolis, Cristópolis e Wanderley. O candidato a deputado federal Oziel Oliveira e a deputada Jusmari Oliveira mobilizaram um grande númer ...
  • Compartilhe:

12/09/2022 TRT-BA DEFINE HORÁRIOS DE TRABALHO EM DIAS DE JOGOS DO BRASIL NA COPA DO MUNDO por Cláudia Cardozo / Leandro Aragão Foto: Cláudia Cardozo / Bahia Notícias Com pouco mais de dois meses de antecedência, o Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) definiu os horários de trabalho durante os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2022. O Mundial do Catar acon ...
  • Compartilhe:

12/09/2022 ELEIÇÕES 2022: DESISTÊNCIA DE CANDIDATURAS SUPERAM AS DE 2018     A um dia do prazo para que a Justiça Eleitoral julgue todos os registros de candidatura, o número de candidatos que desistiram da disputa nas Eleições 2022 chegou a 799, superando a quantidade de desistentes nas eleições gerais de 2018, quando 770 candidatos abandonaram a campanh ...
  • Compartilhe:

12/09/2022 GRANDE INCÊNDIO ATINGE SUPERMERCADO EM SERRA DO RAMALHO   Um supermercado do município de Serra do Ramalho, no Oeste da Bahia, foi atingido por um incêndio de grande proporção, na manhã desse domingo dia (11) de setembro. As chamas se espalharam com rapidez e acabaram que destruindo o estabelecimento, que fica situado na localidade Agrovila 2, ...
  • Compartilhe:

12/09/2022 LANÇAMENTO DA OPERAÇÃO SAFRA 2022/23 SERÁ NESTA QUINTA-FEIRA(15), EM BARREIRAS     Pelo nono ano consecutivo, o Oeste da Bahia será palco da Operação Safra, uma ação da Polícia Militar que visa reduzir o índice de criminalidade na região. A Operação será lançada oficialmente na próxima quinta-feira (15), às 09H30min, na sede da Bavan – Base Avançada ...
  • Compartilhe:

12/09/2022 MAIS DE 170 CONCURSOS PÚBLICOS COM INSCRIÇÕES ABERTAS REÚNEM 24 MIL VAGAS NO PAÍS. VEJA A LISTA Pelo menos 175 concursos públicos no país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (12) e reúnem mais de 24 mil vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 33.689,11 no Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais.   Além das vagas abertas, há c ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade

Publicidade