MUDANÇA PARA SALVADOR É ESPERANÇA DE ENGAJAMENTO DE LULA EM CAMPANHA DE DENICE SANTIAGO A PREFEITURA DE SALVADOR

14 de jul de 2020

A ideia de que o ex-presidente Lula se mude de malas e cuias para Salvador é real e anima o PT baiano, onde é voz corrente que ele poderá dar uma força e tanta à candidatura à Prefeitura da major Denice Santiago.

Na verdade, para muitos no PT a mudança está atrelada efetivamente à campanha. Segundo eles, o ex-presidente entende que a vitória em Salvador é tão importante quanto manter o governo da Bahia sob o controle do partido.

Entre os petistas, lista em que se inclui Lula, o Estado é visto como o mais seguro bastião do PT no país por causa do controle da máquina estadual.

Apesar da sólida base do partido no Sudeste, de onde têm saído as últimas candidaturas petistas à Presidência, o ex-presidente avaliaria que o partido precisa expandir suas bases a partir do Nordeste.

Trata-se de estratégia ainda mais importante no momento em que crescem as perspectivas de o presidente Jair Bolsonaro, por meio do auxílio-emergencial, entrar no eleitorado mais pobre do país.

Com efeito, trata-se de uma faixa de eleitores que o PT tornou cativo através de seus programas sociais. De acordo com uma liderança petista baiana, o ex-presidente já prometeu que vai subir e descer ladeiras com Denice em Salvador.

Por isso, há forte torcida para que Lula se mude o mais rápido para a capital baiana. Como a transferência estaria associada a seu casamento com a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, há pressão para que o casório ocorra logo.

Amigos recomendaram que Lula se instale na Vitória, bairro mais caro da cidade, para onde mudou-se Jaques Wagner quando ainda era governador da Bahia.

Mas Lula tem argumentado que Janja é uma mulher simples que preferiria morar numa casa em localidade menos sofisticada, como na região metropolitana.

 

Via: Política Livre

  • Compartilhe:

Publicidade