MORRE A ESCRITORA LYGIA FAGUNDES TELLES, AOS 98 ANOS
4 de abril de 2022

 

Dama da literatura nacional, uma das mais amadas escritoras brasileiras, Lygia Fagundes Telles morreu na manhã deste domingo, 3, aos 98 anos. A informação foi confirmada ao Estadão por sua neta, Lúcia, que informou que a avó não passava por nenhum tratamento de doença e ainda não se sabe a causa da morte. “Ela estava velhinha, não sofreu nada”, disse.

Autora de uma obra de estilo elegante, ecos machadianos e um permanente estado de espírito que permite manipular a escrita com firmeza e serenidade, Lygia sempre ofereceu ao leitor a oportunidade de pensar sobre suas existências. E seus personagens, especialmente os femininos, exibiram a pluralidade das vozes das mulheres, tornando-se símbolo da luta contra a hipocrisia da sociedade.

A escritora Lygia Fagundes Telles descobriu a força que seus personagens exerciam sobre os leitores quando publicou a seleção Meus Contos Preferidos, lançada em 2004. “Uma moça, na barraca do caqui na feira, me reconheceu e cobrou a ausência de Herbarium; dias antes, um sujeito me parou na rua reclamando que não tinha selecionado outro conto, Boa Noite, Maria. Voltei para casa e a carta de uma moça dizia que eu tinha me esquecido de A Confissão de Leontina. Parecia um complô”, riu-se a escritora, que usava a escrita como testemunho da vida, da própria vida.

Muitos de seus livros se tornaram clássicos, como o romance As Meninas, de 1973, obra inspiradora pois reflete o impasse de jovens que viveram numa época obscura. A literatura sempre foi, para Lygia, um caminho para mudar o mundo. Pelas letras, ela transmitiu aos leitores a aventura de novos conhecimentos – seja pelos detalhes do cotidiano, pelo devaneio particular ou mesmo pela vida da imaginação.

Lygia de Azevedo Fagundes nasceu no dia 19 de abril de 1923, na rua Barão de Tatuí, no bairro de Santa Cecília, em São Paulo. Era a quarta filha de uma pianista, Zazita, e do procurador promotor público Durval de Azevedo Fagundes. Por conta da profissão do pai, ela e a família se mudaram para várias cidades paulistas. Se da mãe herdou a vocação artística, de Durval, Lygia descobriu uma de suas profissões.

“Decidi ser advogada por causa do meu pai, Durval, que também se formou na São Francisco. Era um homem lindo, adorável, mas que tinha um grande pecado: era um jogador contumaz. Adorava roleta. Ele me levava a um cassino em Santos e, enquanto eu, pequena, tomava uma enorme taça de sorvete, meu pai jogava as fichas e as perdia, uma a uma. Quando íamos embora, derrotados, ele sempre dizia: ‘Hoje perdemos, mas amanhã a gente ganha’. Eu o admirava muito”, relembrou Lygia ao Estadão, em 2013. “Mas não foi fácil estudar na São Francisco. Na minha turma, éramos apenas seis mulheres entre mais de cem homens. Todas virgens! Certa vez, um dos meus colegas me perguntou: ‘O que vocês, mulheres, querem aqui na faculdade? Casar?’ Respondi, de bate-pronto: ‘Também!’ Mal sabia ele que me casaria com um dos professores (Gofredo da Silva Telles Júnior).”

Lygia se matriculou na Faculdade de Direito em 1941. Lá, conheceu a poeta Hilda Hilst, que logo se tornou uma de suas melhores amigas – antes, ela se formou em educação física, também pela USP. Apesar dos dois cursos, a escrita começa a se impor no seu caminho, principalmente depois que começou a participar ativamente de debates literários.

Seu primeiro livro, Porão e Sobrado, foi publicado em 1938, em edição financiada pelo pai. Já o segundo, Praia Viva, saiu em 1944, um ano antes de seu bacharelado. Em 1949, três anos depois do término do curso de Direito, a escritora publicou seu terceiro livro de contos, O Cacto Vermelho, pelo qual recebeu o Prêmio Afonso Arinos da Academia Brasileira de Letras.

Do casamento com Gofredo da Silva Telles Júnior, em 1947, adquiriu o sobrenome e teve um filho que muito amou, o cineasta Goffredo Telles Neto, que morreu em 2006, aos 52 anos. Foi na década de 1950 que Lygia escreveu seu primeiro romance, Ciranda de Pedra (1954), que a tornou nacionalmente conhecida pelo público e reconhecida pela crítica – Antonio Cândido, por exemplo, considerava essa obra o marco de sua maioridade como escritora.

O segundo romance, Verão no Aquário, foi lançado em 1963, mesmo ano em que se casou com o crítico cinematográfico Paulo Emílio Sales Gomes. Na verdade, foi um escândalo, pois ela continuava oficialmente casada com Gofredo – a lei brasileira não admitia ainda o divórcio. Em meio a uma grande maledicência, o casal viveu bem e feliz, até a morte dele, em 1977.

Ao Estadão, Lygia gostava de se lembrar dessa fase de felicidade. “Paulo Emílio era um homem encantador, inteligente, vibrante, irônico. Ele me apelidou de Cuco, brincadeira com o relógio de uma velha tia cujo cuco sempre cantava as horas com atraso – eu sempre me atrasava para nossos compromissos. Também apelidou meu filho Goffredinho de Cré, pois, nas aulas de francês, quando o garoto errava feio, Paulo disparava: ‘Crétain!’ (cretino)”, contava, sorridente.

“Paulo sempre foi um grande incentivador da minha obra, especialmente nos momentos mais difíceis”, continuava. “Como em 1973, quando publiquei As Meninas. Era época pesada da ditadura militar e eu me inspirei, entre outras coisas, num panfleto que detalhava a violência física sofrida por um preso político. Coloquei isso no meio da trama e fiquei apreensiva quando o livro foi enviado para a censura. Enquanto aguardava, nervosa, o veredicto, fui surpreendida pela chegada, alegre, de Paulo, em nosso apartamento. Ele trazia uma garrafa de vinho e estava muito disposto a comemorar. Logo explicou: aborrecido com uma história em que não acontecia nada, o censor só lera algumas páginas, não chegara àquele ponto da tortura e liberava a obra.”

Nos contos, Lygia também exibia um talento único, como comprovam Antes do Baile Verde (1970), Seminário dos Ratos (1977), A Estrutura da Bolha de Sabão (1978), A Disciplina do Amor (1980), Mistérios (1981), A Noite Escura e Mais Eu (1998) e Invenção e Memória (2000). O que os torna tão intensos é a busca da escritora, a partir de seus personagens, das respostas que dão sentido à vida e que permitem às pessoas descobrir a melhor forma de interagir com o mundo externo. Lygia também cria seres que não se livram da memória, vivendo imersos na temporalidade.

Em 1985, ela foi eleita para ocupar a cadeira 16 da Academia Brasileira de Letras, iniciando uma fase de reconhecimento internacional, como se consagrando Comendadora da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal (1987) e, principalmente, com o recebimento, em 2005, do Prêmio Camões, o mais importante da literatura em língua portuguesa, pelo conjunto da obra.

Lygia sabia que o talento só era bem exercido com muito esforço – por isso, dizia que rasgava muito seus originais até conquistar o texto que considerava ideal. “Para escrever, você precisa se dedicar de corpo e alma a seu personagem, a seu enredo e à sua ideia”, ensinava. “É preciso que seja um ato de amor, uma doação absoluta, e é impossível sair do transe enquanto não dá a história por acabada, enquanto não decifra o humano. O detalhe é que o ser humano é indefinível. Por mais que tente, você não consegue defini-lo totalmente. O ser humano é inalcançável, inacessível e incontrolável, ele está sujeito a esses três ‘Is’.”

 

Ubiratan Brasil, Folhapress

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

27/03/2023 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E TURISMO DE SÃO DESIDÉRIO ENTREGA A POPULAÇÃO O PLANO MUNICIPAL DE TURISMO A Secretaria de Meio Ambiente realizou na manhã dessa segunda-feira, 27, no Plenário da Câmara de Vereadores, uma audiência pública para entrega do Plano Municipal de Turismo. O evento contou com a presença de secretários, vereadores e população em geral, além do Professor Dr. Paulo Baquei ...
  • Compartilhe:

27/03/2023 SOBROU PARA RUI COSTA O deputado federal Evair de Melo (PL-ES) quer que o ministro da Casa Civil, Rui Costa (à esquerda na foto), vá à Câmara explicar “o desejo do presidente Lula em f…” Sergio Moro (União-PR), informa a Crusoé. “‘A conduta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no presente caso viola a ...
  • Compartilhe:

27/03/2023 APÓS QUATRO MESES, BOLSONARO CONFIRMA QUE RETORNARÁ AO BRASIL NESTA QUINTA-FEIRA O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), anunciou que retornará ao Brasil nesta quinta-feira (30), por volta das 7h15. O anúncio foi realizado nesta segunda-feira (27), durante o programa Pânico, da Jovem Pan. O ex-presidente está nos Estados Unidos desde o dia 30 de dezembro. “No m ...
  • Compartilhe:

27/03/2023 PAULO COELHO DIZ QUE EMPENHO POR CAMPANHA DE LULA NÃO VALEU A PENA E FALA EM MANDATO “PATÉTICO” Apoiador do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o escritor Paulo Coelho disse neste domingo (26) que se arrepende de ter se empenhado na campanha do petista em 2022 e afirmou que seu mandato à frente do governo federal está “patético”. Em manifestação no Twitter, Coel ...
  • Compartilhe:

27/03/2023 BOLSA FAMÍLIA DARÁ EMPURRÃO NO PIB EM 2023 E VAI TIRAR TRÊS MILHÕES DA EXTREMA POBREZA   Relatório da XP estima que o Bolsa Família terá uma forte influência sobre a massa de renda disponível às famílias, informa reportagem do jornal “O Globo”. Segundo o documento, o programa vai tirar 3 milhões de pessoas da extrema pobreza. Os economistas Rodolfo Margato e Tiago Sba ...
  • Compartilhe:

27/03/2023 EMBASA DIVULGA RESULTADO FINAL DE CONCURSO PÚBLICO   A Embasa divulgou, no Diário Oficial do Estado do último sábado (25), o resultado final do concurso público de 2022, com a nota e respectiva classificação dos candidatos aprovados. A lista dos classificados consta no site da empresa (www.embasa.ba.gov.br) no menu Institucional/Trabalhe ...
  • Compartilhe:

27/03/2023 ESTUDANTE DE 13 ANOS ESFAQUEIA TRÊS PROFESSORES E UM COLEGA EM ESCOLA DE SÃO PAULO     Um estudante de 13 anos, aluno da Escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia, em São Paulo, atacou com uma faca três professores da unidade de ensino, além de um colega, na manhã desta segunda-feira (27). O agressor foi contido por policiais. Dois professores foram rapidame ...
  • Compartilhe:

27/03/2023 PRESIDENTE DO SINDSEMB CARMÉLIA DA MATA PARTICIPA DO 1º CONGRESSO DA FTE, EM SALVADOR A presidente Carmélia da Mata está participando desde quinta-feira (23/03) juntamente coma assessora jurídica Dra. Angela Ribeiro e membros do Sinprofe, do 1º Congresso da Federação dos Trabalhadores em Educação das Redes Públicas Municipais dos Municípios da Bahia – FTE-BA, no Fiesta Ho ...
  • Compartilhe:

27/03/2023 EMBASA TEM 140 VAGAS NO PROGRAMA PARTIU ESTÁGIO 2023   A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) disponibilizou 140 vagas para o Programa Partiu Estágio 2023, do Governo do Estado. As inscrições para essas e outras 5.917 vagas ofertadas por empresas e órgãos vinculados ao Estado poderão ser realizadas até o dia 28 de abril somente v ...
  • Compartilhe:

27/03/2023 NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE MARINEIDE SILVA CÂMARA Foi com pesar que recebemos a notícia do falecimento da senhora Marineide Silva Câmara, aos 55 anos, vítima de infarto ocorrido neste domingo (26), em São Desidério. Conhecida como Dona Neide, ela era esposa do servidor Carlito Alves da Câmara lotado na Secretaria Municipal de Infraestrutura, ...
  • Compartilhe:

27/03/2023 POR INICIATIVA DE JUSMARI EM PARCEIRA COM O PREFEITO ZEZO ARAGÃO, O SAC MÓVEL ATENDE O POVO DE SANTA RITA HOJE E AMANHÃ   Por solicitação da secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia, o SAC  Móvel com diversos serviços para facilitar a vida das pessoas estará  de hoje (27) até amanhã (28) de março em Santa Rita Cássia. A secretária afirmou que a iniciativa é uma parceria com o prefeito Zezo Ara ...
  • Compartilhe:

27/03/2023 GOVERNO ESTUDA AUMENTAR SUBSÍDIO E ZERAR ENTRADA PARA BAIXA RENDA NO MINHA CASA, MINHA VIDA Foto: Diego Dantas/Caixa Notícias O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estuda medidas para ampliar os subsídios do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida e, com isso, conseguir zerar o valor da entrada na compra de um imóvel na faixa 1 -que atende a população de mais ba ...
  • Compartilhe:

27/03/2023 EM SANTA RITA JUSMARI ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA CONSTRUÇÃO DE PRAÇA E COMPLEXO ESPORTIVO     A secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Jusmari Oliveira, o Coordenador Geral de Apoio às Superintendências do Ministério da Agricultura, Oziel Oliveira  estiveram em Santa Rita e  participaram dos festejos do aniversário da cidade, juntamente com o prefeito Zezo Aragã ...
  • Compartilhe:

26/03/2023 BAHIA: DOIS HOMEM MORREM APÓS TOMAREM BEBIDA CONTAMINADA EM ESTABELECIMENTO COMERCIAL; OUTROS DOIS ESTÃO EM ESTADO GRAVE Dois homens morreram na cidade de Igaporã, a 149 km de Brumado, na região sudoeste da Bahia, após ingerirem bebida contaminada, em um estabelecimento comercial, localizado na Avenida Ayrton Sena, na BR-430, trecho urbano do município. Os corpos das duas vítimas fatais serão encaminhados para o ...
  • Compartilhe:

26/03/2023 BAHIA: SECRETARIA CONVOCA 338 APROVADOS EM SELEÇÃO REDA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL   A Secretaria da Educação do Estado (SEC) publicou, no Diário Oficial deste sábado (25), a lista de 338 professores da Educação Profissional e Tecnológica aprovados no processo seletivo simplificado, pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).   Os candidatos foram convocado ...
  • Compartilhe:

26/03/2023 LEM: ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL É REGISTRADO NO BAIRRO MIMOSO I Na tarde deste sábado (25), por volta das 15h, um acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta CG 125 FAN e um caminhão VOLVO 220, pertencente a um supermercado, deixou um morto e outro ferido na rua Santa Catarina, cruzamento com a rua São Francisco, no bairro Mimoso I, em LEM. De acordo com ...
  • Compartilhe:

25/03/2023 MENSAGEM DO RESTAURANTE MANANCIAL BEIRA RIO EM HOMENAGEM AO ANIVERSÁRIO DE CORRENTINA, COMEMORADO NO DIA 30 DE MARÇO
  • Compartilhe:

24/03/2023 EMENDA DE JUSMARI OLIVEIRA GARANTE ÔNIBUS ESCOLAR PARA SANTA RITA DE CÁSSIA: PREFEITO ZEZO ARAGÃO AGRADECE SECRETÁRIA   A secretária Jusmari Oliveira entregou, na tarde desta sexta-feira (24), um presente para a cidade de Santa Rita de Cássia, que completa 183 anos de emancipação no próximo domingo, dia 26. Ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, a secretária entregou um ônibus escolar ao prefeito Ze ...
  • Compartilhe:

24/03/2023 BARREIRAS TERÁ CURSO DE ENERGIA SOLAR   Uma excelente notícia para você que está precisando se capacitar para trabalhar na Instalação de Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica. A Eletec Cursos traz para Barreiras e região, o treinamento considerado o mais completo do Brasil. Composto por aulas teóricas e práticas, apostila ...
  • Compartilhe:

24/03/2023 ALCIONE RODRIGUES, PRESIDENTE DA CAMARA MUNICIPAL DE BARREIRAS, PARTICIPA DE CONGRESSO EM BRASÍLIA   Buscando ampliar diálogos e soluções para modernizar a gestão pública, começou hoje em Brasília o I Congresso Nacional de Gestão Pública, cujos temas a serem debatidos contemplam os desafios inerentes à gestão fiscal e na administração de pessoal vinculado ao serviço público. O ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade