MERCADO DE IMÓVEIS ESTÁ EM ALTA E ATRAI INVESTIDORES DE OLHO EM ALUGUÉIS E VALORIZAÇÃO
2 de fevereiro de 2022


Mesmo em um cenário extremo que faça desabar todo o sistema financeiro global, uma porção de terra continuará sendo uma porção de terra. Essa mentalidade que chega a soar fora da realidade de tão drástica, é um dos fatores por trás do aquecimento do
mercado imobiliário nos últimos dois anos.

Em 2020, por exemplo, ano com o maior impacto das restrições trazidas pela Covid-19, as vendas de imóveis no país subiram 9,8%, de acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção. 

Em relação ao ano passado, a perspectiva de alta é de 12%, segundo uma prévia da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário. Na cidade de São Paulo, o aumento na venda de imóveis foi de 37,3% e o número de lançamentos aumentou 72,6%, conforme dados da Secovi-SP.

Bem, mas o que pode estar por trás desse aquecimento justamente em um momento crítico? Como tudo em economia, há uma série de fatores envolvidos, mas alguns deles se destacam no cenário dos últimos dois anos:

A busca por ativos tangíveis

Conforme dissemos lá no começo, terra é sempre terra. Em outras palavras, mantidas as noções vigentes de propriedade privada, um patrimônio posicionado em imóveis jamais irá derreter de uma hora para a outra, independentemente de cenários econômicos extremos.

A pandemia de Covid-19 foi um evento que abalou o mercado de ativos financeiros, especialmente aqueles de risco, como as ações – e ainda derrubou os juros, comprometendo a renda fixa.

Isso favoreceu a migração de investimentos para a compra de imóveis, uma prática muito tradicional entre brasileiros, especialmente os que viveram os tempos da hiperinflação.

A fuga da volatilidade

O apetite dos investidores por imóveis explica-se não só na busca por ativos reais, mas também pelo desejo de ter maior controle sobre seu patrimônio, seja na tomada de decisão, seja nos valores dos ativos.

Com a economia sensível a qualquer estímulo, até mesmo os fundos imobiliários, que vinham se tornando queridinhos na B3, sofreram com a pandemia e a alta dos juros no ano passado. O Ifix, principal índice de FIIs no Brasil, por exemplo, caiu 1,74% em 2021.

Na compra direta de imóveis, o proprietário, embora tenha entraves relacionados à liquidez e, muitas vezes, à burocracia, tem mais estabilidade.

Inflação: proteção e oportunidade ao mesmo tempo

A alta generalizada de preços na economia também é um fator que contribui para fazer girar o mercado de imóveis. Afinal, eles tradicionalmente são vistos como uma proteção contra o derretimento do poder de compra, já que seus valores são reajustados – inclusive muitas vezes acima da inflação – , o que beneficia o investidor de longo prazo.

Por outro lado, a inflação acabou beneficiando os proprietários que alugam seus imóveis. Isso porque o IGP-M, índice tradicionalmente usado para reajustar os aluguéis, chegou a bater os 30% em doze meses no primeiro semestre de 2021, o que provocou um reajuste muito acima do normal. O IPCA, índice oficial de inflação do país, que vem sendo adotado cada vez mais nas correções, também avançou para dois dígitos – fechou 2021 com variação acumulada de 10,06%.

Claro que as altas em geral não seguiram os índices, pois houve muitas negociações, especialmente diante das dificuldades dos inquilinos. Entretanto, houve margem para aumentos mais substanciais em determinadas situações.

Juros

Por ser um bem de alto valor agregado, em que a maioria das pessoas não têm capacidade financeira de comprar em grandes quantidades, os imóveis andam lado a lado com a disponibilidade de financiamentos no mercado.

E os financiamentos dependem diretamente da taxa de juros praticada no país. Para tentar estimular a atividade econômica no pico da pandemia, o Banco Central chegou a baixar os juros até 2% a.a., o que favoreceu a contração de dívidas para adquirir imóveis.

Agora, existe um movimento de alta da Selicpara controlar a inflação, o que traz um desafio para o mercado. Entretanto, a perspectiva de especialistas é de que as negociações de casas, terrenos e apartamentos, entre outros, devem seguir em alta.

As vantagens de possuir imóveis 

Os benefícios da compra direta de imóveis vão muito além da fuga da volatilidade que existe nos fundos imobiliários, por exemplo. Existe uma série de vantagens que, inclusive, leva muita gente a ignorar as questões burocráticas de cartório e a falta de liquidez, já que pode não ser tão fácil vender um imóvel de uma hora para a outra.

Para facilitar, fizemos uma lista dos principais atrativos que levam investidores a adquirir imóveis por inteiro:

  • Poder de decisão: Como dono único e exclusivo, o proprietário define o que acontece com o ativo tendo como base sua própria opinião e interesses;
  • Chance de encontrar excelentes negócios: A compra e venda direta de imóveis não passa por um processo de precificação tão bem distribuído como acontece com os fundos imobiliários, negociados em bolsa, por exemplo. Por conta disso, é extremamente comum encontrar casas, terrenos, galpões e apartamentos subavaliados e baratos. Os motivos podem ser vários: o imóvel pode estar um pouco degradado, mas nada que uma reforma não resolva; o vendedor pode estar necessitando de dinheiro e, dada a baixa liquidez, precisa vender por menos do que vale; etc;
  • Fatos relevantes podem valorizar muito o ativo: Melhorias nas condições de infraestrutura de uma região podem trazer grandes altas para o valor de mercado de um imóvel. A chegada de um shopping, de uma estação de metrô ou de uma grande empresa são bons exemplos;
  • Valorização além da inflação: Como já dissemos, o preço dos imóveis sobe constantemente e, muitas vezes, não só protege o patrimônio da perda do poder de compra como traz ótimos lucros para quem negocia;
  • Possibilidade de alugar: Os imóveis podem ser usados para alugar, gerando renda para o investidor, ao mesmo tempo que seu ativo tende a ganhar valor de mercado. Em novembro de 2021, por exemplo, a média de preços para aluguéis residenciais em 25 cidades brasileiras ficou em R$ 31,28 por m², segundo métricas de mercado.

Quanto investir em imóveis e o que observar antes de comprar

A participação do setor imobiliário na carteira do investidor depende do perfil de cada um e do tamanho do portfólio, segundo analistas e consultores de investimentos. Afinal, por conta do alto valor agregado, ter um imóvel próprio tende a ocupar uma participação relevante no patrimônio pessoal.

Em geral, eles são mais recomendados para quem já tem uma situação mais bem estabelecida – e não para quem precisa zerar suas posições para conseguir adquiri-los.

É necessário observar, por exemplo, a possibilidade de precisar do dinheiro de uma hora para a outra, o que é difícil no caso do mercado imobiliário, que tem baixa liquidez.

Para a escolha dos imóveis, o investidor deve procurar por características que façam sentido conforme seus objetivos. A ideia é reformar e vender, ganhando capital? Ou alugar para uso residencial? E comercial? Ou simplesmente ter uma reserva de valor que pode se valorizar?

A localização e a rede de estrutura dos entornos também são essenciais. Lojas, por exemplo, são mais fáceis de serem alugadas em áreas de grande fluxo de pessoas. Residências para famílias tendem a estar em lugares mais tranquilos, enquanto jovens solteiros preferem o fácil acesso às atividades oferecidas pela cidade. De nada adianta um bom imóvel se ele não pode ser explorado da melhor forma.

Outros aspectos, como as condições de conservação, a vizinhança, a regularização e também informações sobre o futuro da região são essenciais para uma boa tomada de decisão.

Via: Money Times

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

13/06/2024 PARTICIPAÇÃO DAS JUNINAS REMELEXINHO CEARENSE E LUAR DO SERTÃO ANIMAM O ARRAIÁ DA VILA DOS FUNCIONÁRIOS O mês de junho é contagiado pelo ritmo dos festejos juninos e neste sábado (10), a Vila dos Funcionários foi o destino da alegria contagiante do São João. As apresentações no Arraiá da Vila dos Funcionários contou com o apoio da Prefeitura de Barreiras, por meio dos recursos da Lei Aldir ...
  • Compartilhe:

13/06/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS ENCAMINHA AO LEGISLATIVO PROJETO DE LEI QUE VISA CONTRATAÇÃO DE CRÉDITO PARA CONCLUIR A CONSTRUÇÃO DO HOSPITAL MUNICIPAL Com mais de 13 mil metros quadrados de área construída, em uma área total de mais de 30 mil metros quadrados, o Hospital Municipal Edsonnina Neves de Souza é o maior Hospital Municipal em construção no interior do Estado e contará com seis módulos e capacidade para 150 leitos para internaç ...
  • Compartilhe:

13/06/2024 SECRETÁRIOS E EQUIPES DA GESTÃO MUNICIPAL DISCUTEM DETALHES SOBRE A ELABORAÇÃO DO ESTUDO TÉCNICO PARA PPP DO HOSPITAL MUNICIPAL, APRENSENTADO PELOS CONSULTORES DA FESPSP Secretários e demais equipes da gestão municipal de Barreiras participaram na quarta-feira (5), da visita técnica de estruturação do estudo de viabilidade técnica, operacional, econômica e jurídica, para a estruturação do projeto de Parceria Público-Privada (PPP), para concessão administ ...
  • Compartilhe:

13/06/2024 PREFEITURA DE SÃO DESIDÉRIO FAZ ÚLTIMOS PREPARATIVOS PARA O SÃO JOÃO DO SÍTIO GRANDE Muito forró, alegria e animação estão garantidos para o São João do Sítio Grande, organizado pela Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SECULT). A estrutura do circuito da festa já está preparada para duas noites de muita música e descontração. ...
  • Compartilhe:

13/06/2024 BAHIA FARM SHOW 2024: ESPAÇO DA AGRICULTURA FAMILIAR É ATRAÇÃO PARA OS VISITANTES Com o tema: Agro, Herança do Brasil, a Bahia Farm Show está aberta para visitação, desde terça-feira (11), com grande destaque para o espaço destinado para o artesanato e alimentos produzidos pela agricultura familiar. Este é um dos atrativos da feira de tecnologia agrícola, que deverá rece ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 GENERAL BRAGA NETO VISITA A BAHIA FARM SHOW O General Braga Neto foi recepcionado por David Schmidt e produtores durante a visita dele à Bahia Farm Show 2024. David Schmidt é uma figura proeminente do agronegócio e ex presidente do sindicato dos produtores rurais. A presença de Braga Neto na Bahia Farm Show não é uma agenda política e ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 CÂMARA MUNICIPAL DE BARREIRAS MUDA NOME DA PRAÇA DO SENTIDOS PARA JUVENAL FERNANDES DE SENA Na noite desta terça-feira, 11 de junho, a Câmara Municipal de Barreiras aprovou, por unanimidade, a mudança de nome da Praça dos Sentidos, localizada na Vila dos Sas, para Praça Juvenal Fernandes de Sena. A iniciativa visa homenagear o ilustre cidadão conhecido popularmente como Seu Vena, que ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 BARREIRAS: POR QUESTÕES HUMANITÁRIAS, CÂMARA NÃO PODE NEGAR EMPRÉSTIMO COM A FINALIDADE EXCLUSIVA DE CONCLUIR O HOSPITAL MUNICIPAL Todos sabem que, pela primeira vez em sua história, um prefeito de Barreiras teve a sensibilidade e a coragem de construir um Hospital Municipal para atender a população que mais precisa. Nesta terça-feira, 11 de junho, Zito Barbosa encaminhou à Câmara Municipal, um pedido de autorização par ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 POLÍCIA REGISTRA FEMINICÍDIO EM SERRA DO RAMALHO Foi noticiado na Unidade Policial  que nesta terça-feira (11), ocorreu um crime de feminicídio, tendo como vítima a Sra. MARIA MÁRCIA CONSTÂNCIA DA SILVA, de 39 anos. Fato este ocorrido na residência da vítima, situada na Travessa da Rua C, número 13, Agrovila 02, Serra do Ramalh/BA. O prin ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 PEELING DE FENOL: SAIBA O QUE É E QUAIS CUIDADOS DEVEM SER TOMADOS A morte de um jovem de 27 anos, em São Paulo, decorrente de complicações geradas por um peeling de fenol levantou o debate acerca do procedimento. O rapaz fez o procedimento em uma clínica estética. A dona do local não tinha especialidade ou autorização para fazer o peeling. A polícia inve ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 IBOTIRAMA: MORADORES ENCONTRAM JIBOIA DE MAIS DE UM METRO NO BAIRRO ALTO DO FUNDÃO Moradores da rua Tamburiu, no Alto do Fundão, em Ibotirama, foram surpreendidos nesta terça-feira (11) por um encontro inesperado: uma jiboia de mais de um metro de comprimento apareceu no quintal de uma casa da localidade. Os próprios moradores agiram rapidamente, mobilizando-se para garantir a ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS TRABALHA EM RITMO ACELERADO NA MONTGEM DA ESTRUTURA DA FESTA MAIS ESPERADA DO ANO Com data já confirmada para acontecer entre os dias 20 a 23 de junho, a Prefeitura de Barreiras concentra esforços na preparação do maior São João da Bahia com a montagem e estruturação da festa mais aguardada pela população do Oeste e de outros estados brasileiros, que aproveitam a data f ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 LANÇAMENTO DO PROJETO INTEGRACHAGAS BRASIL EM SÃO DESIDÉRIO REUNIU PROFISSIONAIS DA SAÚDE, PESQUISADORES, LIDERANÇAS DO MUNICÍPIO E PÚBLICO EM GERAL A Prefeitura de São Desidério, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde dessa segunda-feira, 10 de junho, no Centro Cultural, o lançamento do Projeto IntegraChagas Brasil. Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Saúde realizada em parceria com Instituto Nacional de Infe ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 CONCURSO SAÚDE VITÓRIA DA CONQUISTA: GRANDE OPORTUNIDADE PARA ENFERMEIROS Para você que é profissional da saúde e busca estabilidade e crescimento na carreira, Vitória da Conquista, na Bahia, traz notícias animadoras. Foi anunciado o edital do concurso público na área de saúde, especificamente para enfermeiros e técnicos de enfermagem. Esta é uma grande chance ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 CONFIRA A PREVISÃO DO TEMPO PARA TODO O PAÍS NESTA QUARTA-FEIRA (12)
  • Compartilhe:

11/06/2024 OTONIEL TEIXEIRA PARTICIPA DE LANÇAMENTO DA PRÉ-CANDIDATURA DE ADRIANA DO AÇOUGUE A VEREADORA DE BARREIRAS NO BAIRRO VILA BRASIL   Na noite desta segunda-feira, 10, o vereador e pré-candidato a prefeito de Barreiras, Otoniel Teixeira, marcou presença no evento de lançamento da pré-candidatura a vereadora de Adriana do Açougue, uma liderança conhecida e respeitada no bairro Vila Brasil. O evento reuniu um grande pú ...
  • Compartilhe:

11/06/2024 BURITIRAMA: CÂMARA APROVA HONRARIAS; SAIBA QUEM RECEBEU E QUEM FEZ AS INDICAÇÕES   Na tarde de ontem, dia 10 de junho de 2024, o Plenário da Câmara de Vereadores de Buritirama no oeste da Bahia, sob a condução do Senhor Presidente, Vereador Odair Ribeiro de Souza, aprovou as honrarias para pessoas vivas que prestaram e/ou prestam serviços no município, com reconhecime ...
  • Compartilhe:

11/06/2024 BURITIRAMA: PREFEITO ARIVAL VIANA PREFESTIGIA ENCERRAMENTO DE CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL RURAL EM AVICULTURA BÁSICA   O prefeito de Buritirama, Arival Viana, acompanhado do Secretário de Agricultura do município, Geraldo Cruz, esteve presente na sede da Associação dos Agricultores Familiares de São José para prestigiar o encerramento de mais um Curso de Formação Profissional Rural em Avicultura Bási ...
  • Compartilhe:

11/06/2024 PRIMEIRA ATRAÇÃO DO SÃO JOÃO DE BAIANÓPOLIS É DIVULGADA; CONFIRA   A Prefeitura de Baianópolis, liderada pela prefeita Jandira Xavier, anunciou recentemente a primeira grande atração do São João de Baianópolis 2024. A dupla Marcelo e Rayane, conhecida por seus sucessos no sertanejo e forró, foi confirmada e se apresentará no dia 29 de junho, prometen ...
  • Compartilhe:

11/06/2024 VIVEIRO MUNICIPAL DE PRODUÇÃO DE MUDAS RECEBE VISITA DOS ESTUDANTES E EQUIPES DA ESCOLA MUNICIPAL MIGUEL PEREIRA GOMES   Integrando as ações da Semana do Meio Ambiente em Barreiras, na quinta-feira (6), alunos e equipes da Escola Municipal Miguel Pereira Gomes, do Tatu, visitaram o Viveiro Municipal de Barreiras no Parque Natural Municipal Engenheiro Geraldo Rocha, em Barreirinhas. Além de ser referência em ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade