MANIFESTANTES SAEM ÀS RUAS APÓS A JUSTIÇA LIBERAR COMEMORAÇÕES DE 1964
31 de março de 2019

 

Manifestantes a favor e contra às comemorações alusivas ao 31 de março de 1964, quando foi instituído o governo militar no Brasil, saíram às ruas hoje (31) em várias cidades, incluindo Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. À noite, na Esplanada dos Ministérios, um grupo favorável às celebrações deve exibir 30 vídeos em um telão de 24 metros quadrados, mostrando a atuação das Forças Armadas de 1964 a 1985.

As manifestações foram convocadas após o presidente Jair Bolsonaro orientar a leitura de uma ordem do dia nas unidades militares em alusão à data. Segundo militares, a ordem do dia foi lida na sexta-feira (29), sem alterações de rotina.

Ontem (30) a Justiça Federal liberou as comemorações pela tomada de poder pelos militares e a deposição do ex-presidente João Goulart, há 55 anos.

O jornalista Felipe Porto, 58 anos, organizador do evento e ligado à União dos Movimentos de Brasília, chama o ato de apoio à “intervenção cívico-militar”. “Não é para comemorar excessos, que aconteceram nos dois lados”, disse se referindo ao que nomeia como “guerra” entre as forças do governo durante o regime militar (1964 e 1985) e movimentos guerrilheiros nas cidades e na zona rural que “poderiam levar o país ao comunismo e à ditadura do proletariado”.

A recepcionista de salão de beleza Rúbia Cristiana de Oliveira, 49 anos, que se considera “ativista das ruas há cinco anos”, chegou antes dos preparativos da exibição dos vídeos e elogiou a participação dos militares na política nacional desde a intentona comunista ao governo do presidente Jair Bolsonaro.

“É preciso muita perspicácia, paciência, cautela, sabedoria para nos unir nesse momento. Não interessa quem ergue o quê, sé é uma bandeira impeachminsta (sic), intervencionista ou petista. Interessa é tirar o povo da extrema pobreza, valorizar as nossas empresas, o nosso país, o que produzimos”.

O estudante Luiz Felipe Carmona, 16 anos, participou de uma manifestação contra as comemorações do 31 de março, no Eixo Rodoviário Norte, no Plano Piloto. “A gente debate bastante”, conta ao relatar o ambiente em sua escola, e lamentar que “também tem gente que não se importa”. De acordo com ele, a importância de estar na manifestação é “conhecer o passado”.

Fernanda Santana de Oliveira, doutorando em Desenvolvimento Sustentável na Universidade de Brasília também esteve no Eixão Norte e afirmou que o “31 de março é uma data de pesar e de reflexão para evitar que isso aconteça novamente na nossa história”.

No Rio de Janeiro, os manifestantes se concentraram a partir das 16h na Cinelândia, no centro. Com cartazes críticos, os manifestantes exibiram fotografias de vítimas do regime militar e relatos de episódios que aconteceram no período. O começo do ato foi marcado por músicas como Pra não dizer que não falei das flores, de Geraldo Vandré, CáliceApesar de você e Vai passar, de Chico Buarque.

No carro, de som, políticos, entidades estudantis e outras lideranças populares falaram sobre o período da história do Brasil, lembrando de atos como o incêndio da sede da União Nacional dos Estudantes (UNE), na Praia do Flamengo, ocorrido no dia 1º de abril de 1964.

Filho do cartunista Henfil, o cronista Ivan Cosenza de Souza disse que há uma tentativa de reescrever a história do Brasil. “É incrível que pessoas tentem passar panos quentes nessa página horrível da história do Brasil.”

A funcionária pública Anabela Rocha disse que o ato foi espontâneo: “Eu acho importante deixar claro que a gente não quer que nunca mais aconteça algo parecido”. “A gente repudia totalmente que haja qualquer tipo de comemoração.”

Em São Paulo, o Ministério Público Federal e outras entidades organizaram uma caminhada silenciosa no Parque Ibiraquera, zona sul, em homenagem às vítimas e o reconhecimento de atos de violências registrados durante o regime militar (1964-1985).

O ato começou às 16h na Praça da Paz, dentro do Ibirapuera, com apresentações musicais de Vicente Barreto, Eduardo Gudin e Fabiana Cozza. Os participantes, em sua maioria vestidos de preto, depositaram rosas vermelhas e retratos de desaparecidos políticos.

A procuradora-geral da República e presidente da comissão sobre mortos e desaparecidos políticos, Eugênia Augusta Gonzaga, disse que falta conscientização sobre o que ocorreu no Brasil.“Essas marchas silenciosas já acontecem em outros países. O Uruguai, por exemplo, já está na 23ª edição da caminhada silenciosa em memória das vítimas. Eu acho que o Brasil não fez a sua lição de casa.”Parentes de vítimas regime milit, como Ernesto José de Carvalho, que perdeu o pai Devanir José de Carvalho e a mãe Pedrina José de Carvalho, além de dois tios. “É emocionante e significativo participar desse evento, principalmente no momento em que a gente vive hoje”, afirmou. “Este ano, para nós familiares e para mim é importante estar aqui hoje.”

Mariluce Moura, perdeu o marido Gildo Lacerda, e disse ter sido torturada durante a gravidez. “A gente tem que redobrar a resistência democrática, o clamor por Justiça, verdade e memória. Se a gente já fazia essas movimentações no anos anteriores, faremos agora, mais do que nunca.”

 

Via: Agência Brasil

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

09/08/2022 BARREIRAS: PROFESSORA ZILNEIDE DECLARA APOIO A OZIEL E JUSMARI Uma das mais competentes profissionais da educação em Barreiras, Zilneide Silva Pianezzola declarou apoio a candidatura de Oziel para deputado federal e Jusmari para deputada estadual. Zilneide foi eleita três vezes, por eleição direta para o cargo de diretora escolar, sendo que, na última ele ...
  • Compartilhe:

09/08/2022 CONFIRA OS NÚMEROS ATUALIZADOS DA COVID-19 EM BARREIRAS   A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Desde o Boletim Nº 738, de 04 de agosto de 2022, não houve coletas de novas amostras de casos que indicam suspeição de coronavírus (Covid-19). Informa ainda, que foram conclu ...
  • Compartilhe:

09/08/2022 EM BARREIRAS, GOL INAUGURA BASE DE ATENDIMENTO NO AEROPORTO DOM RICARDO WEBERGER Nesta segunda-feira (8), a Capital do Oeste deu mais um grande passo para o futuro com a inauguração da estrutura própria de atendimento da GOL Linhas Aéreas no Aeroporto Dom Ricardo Weberberger. O objetivo, segundo a gerência é ofertar mais agilidade, conforto e segurança no processo de emba ...
  • Compartilhe:

09/08/2022 AMOR E ÓDIO MARCARAM CLIMA ELEITORAL EM CIDADES DE LULA E BOLSONARO   “Aqui é Bolsonaro!”, grita um homem ao passar pela feira livre de Garanhuns e ver eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) explicando seu voto e criticando Jair Bolsonaro (PL). Na terra natal do ex-presidente, a Folha ouviu defesas acaloradas do petista e reações de bolsonaristas, ...
  • Compartilhe:

08/08/2022 SEMIFINAL DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL EM SÃO DESIDÉRIO ATRAI UMA MULTIDÃO DE TORCEDORES Garra, determinação e muita emoção definiram os finalistas do Campeonato Municipal de Futebol de São Desidério. As equipes Rio Grande e Angico farão a grande final que acontecerá no próximo sábado, 13 de agosto a partir das 18h no Estádio Ocival Rodrigues de Souza. Os jogos pela fase da S ...
  • Compartilhe:

08/08/2022 JOÃO ROMA E EDUARDO BOLSONARO ESTARÃO EM BARREIRAS DIA 12 DE AGOSTO   O candidato ao governador da Bahia, João Roma e o filho do presidente Jair Bolsonaro, deputado Eduardo Bolsonaro estarão em Barreiras, dia 12 de agosto, as 19 horas em ato público no Hotel Solar das Mangueiras. Ambos vão falar sobre propostas para as próximas eleições.
  • Compartilhe:

08/08/2022 SAKAI MUSIC: GERALDO AZEVEDO E CHICO CÉSAR SE APRESENTAM EM BARREIRAS NO DIA 27 DE AGOSTO   Chico César e Geraldo Azevedo, dois dos mais representativos artistas da Música Popular Brasileira, se apresentam dia 27 de agosto no Sakai Gourmet em Barreias. A apresentação faz parte do projeto do Sakai de trazer grandes nomes da MPB para o Oeste Baiano, sendo esta a única casa com es ...
  • Compartilhe:

08/08/2022 BARREIRAS: BAILE DOS UNIVERSITÁRIOS MARCA REABERTURA DO ESPAÇO NEGO D’ÁGUA; EVENTO TERÁ TOINHO O PISEIRO, BAILINHO LUST, DJ IZZO E DJ WILL LOPES   O setor de eventos promete seguir movimentando o oeste baiano. No dia 20 de agosto, um dos locais mais tradicionais na recepção a festas de Barreiras, o Espaço Nego D’Água, que também ficou conhecido por sediar o restaurante Trapiche, será palco do Baile dos Universitários, event ...
  • Compartilhe:

08/08/2022 ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS BATE RECORD EM JULHO     O endividamento e a inadimplência das famílias brasileiras voltaram a subir e bateram recorde em julho, de acordo com pesquisa divulgada nesta segunda-feira (8) pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Segundo o levantamento, 78% das famílias bra ...
  • Compartilhe:

08/08/2022 TJ-BA DESIGNA OFICIAIS DE JUSTIÇA PARA CUMPRIR MAIS DE 6 MIL MANDADOS EM LUÍS EDUARDO Foto: Divulgação O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) designou oficiais de justiça avaliadores para um mutirão de cumprimento de mandados a ser realizado em Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado. A expectativa é cumprir mais de 6 mil mandados na região. A designação é em caráter ...
  • Compartilhe:

08/08/2022 BARREIRAS: SINEBAHIA DIVULGA VAGAS DE EMPREGO DISPONÍVEIS NESTA SEGUNDA-FEIRA (8)   O SineBahia, órgão estadual de intermediação de mão-de-obra, divulgou as vagas de emprego disponíveis nesta segunda-feira (8) para a cidade de Barreiras. Interessados devem buscar atendimento em uma das unidades do órgão. Não é preciso agendar; as senhas serão distribuídas conform ...
  • Compartilhe:

08/08/2022 BRUNO FERREIRA, UM CIDADÃO A SERVIÇO DA SEGURANÇA PÚBLICA A história dele não é diferente de uma boa parcela dos baianos de classe média. Filho de professores universitários, Bruno Ferreira nasceu em Salvador, em 1975. De seus pais, o que posteriormente incluiu seu padrasto, recebeu uma formação pautada em valores como honra, justiça, honestidade, ...
  • Compartilhe:

08/08/2022 FRUSTRADO COM DECISÃO DE NETO SOBRE VICE, ZÉ RONALDO SE PREPARA PARA DAR CAVALO DE PAU COM APOIO A JERÔNIMO Se não segurar a frustração de ter sido preterido para a vaga de vice e decidir romper com ACM Neto (União Brasil), o ex-prefeito de Feira de Santana José Ronaldo (União Brasil) tende a fechar apoio à candidatura esquerdista de Jerônimo Rodrigues (PT) e não à do bolsonarista João Roma (PL ...
  • Compartilhe:

08/08/2022 DR. AIRTON PINTO DEFENDE UMA SOCIEDADE LIVRE, JUSTA, IGUALITÁRIA, SOLIDÁRIA E DEMOCRÁTICA   Formado em Direito pela Universidade Católica do Salvador, mestre, doutor pela PUC de São Paulo, professor da UNEB em Barreiras , escritor e jurista Airton Pinto é candidato a deputado federal, sendo a única voz progressista da região. Mesmo com o sucesso profissional alcançado, ele nã ...
  • Compartilhe:

08/08/2022 AUXÍLIO BRASIL DE R$ 600 E VALE-GÁS DE R$ 110 COMEÇAM A SER PAGOS AMANHÃ (09/08) Os pagamentos ampliados do Auxílio Brasil e Vale-Gás começam esta semana. Especificamente, a partir da próxima terça-feira (9), os beneficiários de ambos os programas terão acesso ao benefício conforme o dígito final do Número de Identificação Social (NIS). Para as famílias contempl ...
  • Compartilhe:

08/08/2022 PRF RECUPERA 10 ANIMAIS SILVESTRES EM BOM JESUS DA LAPA Em mais um combate a crimes contra o meio ambiente, os policiais rodoviários federais conseguiram resgatar 10 pássaros silvestres, na manhã deste sábado (6), na BR-349, no trecho do município baiano de Bom Jesus da Lapa. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), os animais estavam em um ...
  • Compartilhe:

08/08/2022 JÔ SOARES: SEM FILHOS, SAIBA PARA QUEM DEVE IR A HERANÇA MILIONÁRIA   Em mais de seis décadas na televisão brasileira, Jô Soares fez história e acumulou um patrimônio incalculável. Para se ter ideia, o artista, que faleceu aos 84 anos na madrugada desta sexta-feira (5/8), chegou a ganhar o maior salário da TV Globo, cerca de R$ 500 mil. Ele também foi ...
  • Compartilhe:

08/08/2022 PRIMEIRO DEBATE AO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA REÚNE TRÊS CANDIDATOS Três candidatos ao governo do estado da Bahia participaram, na noite deste domingo (7), do primeiro debate da disputa estadual realizado pela TV Bandeirantes. Estiveram presentes nos estúdios da emissora Jerônimo Rodrigues (PT), João Roma (PL) e Kleber Rosa (PSOL). O debate foi dividido em cinc ...
  • Compartilhe:

08/08/2022 NOVA PESQUISA MOSTRA REDUÇÃO DA DISTÂNCIA ENTRE LULA E BOLSONARO EM DISPUTA DE INTENÇÕES DE VOTOS O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança nas intenções voto para as eleições de outubro, segundo a pesquisa realizada FSB Comunicação por encomenda do banco BTG divulgada nesta segunda-feira (8). O levantamento mostra também que a distância para o segundo colocado ...
  • Compartilhe:

08/08/2022 REPRESENTANTES DE SÃO DESIDÉRIO PARTICIPAM DO MAIOR EVENTO DE EMPRESAS INOVADORES DO BRASIL As representantes da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de São Desidério (SEAGRI), Vanderleia Mirton e Isterffannye Oliveira participam do Startup Summit 2022 em Florianópolis, Santa Catarina, nos dias 04 e 05 de agosto. O evento é realizado pelo Sebrae e reúne startups e ag ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade

Publicidade