MAIS UMA SUPER DICA DE SAÚDE E ESTÉTICA DA CLÍNICA PERFECTHA: CUIDADOS COM A PELE NO VERÃO
27 de dezembro de 2017

Durante o verão, aumentam as atividades realizadas ao ar livre. A radiação solar incide com mais intensidade sobre a Terra, aumentando o risco de queimaduras, câncer da pele e outros problemas. Por isso, não podemos deixar a fotoproteção de lado. Veja a seguir dicas para aproveitar a estação mais quente do ano sem colocar a saúde em risco.

Roupas e acessórios

Além do filtro solar, no verão é importante usar chapéu e roupas de algodão nas atividades ao ar livre, pois eles bloqueiam a maior parte da radiação UV.  Tecidos sintéticos, como o nylon, bloqueiam apenas 30%. Evite a exposição solar entre 10 e 16 horas (horário de verão). As barracas usadas na praia devem ser feitas de algodão ou lona, materiais que absorvem 50% da radiação UV.  Outro objeto que tem extrema importância são os óculos de sol, que previnem catarata e outras lesões nos olhos.

Filtro solar

O verão é o momento de intensificar o uso de filtro solar, que deve ser aplicado diariamente, e não somente nos momentos de lazer.  Os produtos com fator de proteção solar (FPS) 30, ou superior, são recomendados para uso diário e também para a exposição mais longa ao sol (praia, piscina, pesca etc.).

O produto deve proteger contra os raios UVA (indicado pelo PPD) e contra os raios UVB (indicado pelo FPS). Aplicar o produto 30 minutos antes da exposição solar, para que a pele o absorva. Distribuí-lo uniformemente em todas as partes de corpo, incluindo mãos, orelhas, nuca e pés. Reaplicar a cada duas horas. Porém, atenção, esse tempo diminui se houver transpiração excessiva ou se entrar na água.

Dica: o uso de fluidos siliconados nas pontas dos cabelos impede que eles se danifiquem com o vento, sol ou maresia.

É importante também proteger as cicatrizes, especialmente as novas, que podem ficar escuras se expostas ao Sol. Já as antigas também devem ser protegidas, pois há risco de desenvolvimento de tumores, apesar de ser um evento raro. A proteção pode ser feita com uso de barreiras físicas como adesivos, esparadrapos ou por meio do uso de filtro solar.

Em crianças, inicia-se o uso do filtro solar a partir dos seis meses de idade, utilizando um protetor adequado para a pele que é mais sensível, de preferência filtros físicos. Recomenda-se buscar orientação com pediatra ou dermatologista sobre qual o melhor produto para cada caso. É preciso que crianças e jovens criem o hábito de usar o protetor solar diariamente.

Alerta: pessoas de pele negra têm uma proteção “natural”, pela maior quantidade de melanina produzida, mas não podem se esquecer da fotoproteção, pois também estão sujeitas a queimaduras, câncer da pele e outros problemas. Assim como as pessoas de pele mais clara, precisam usar filtro solar, roupas e acessórios apropriados diariamente.

 

Hábitos diários

As temperaturas mais quentes exigem hidratação redobrada, por dentro e por fora. Portanto, deve-se aumentar a ingestão de líquidos no verão e abusar da água, do suco de frutas e da água de coco. Todos os dias, aplicar um bom hidratante, que ajuda a manter a quantidade adequada de água na pele.

Alguns alimentos podem ajudar na prevenção aos danos que o sol causa à pele, como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois contêm carotenóides, substância que se deposita na pele e tem importante ação antioxidante. Ela é encontrada em frutas e em legumes de cor alaranjada ou vermelha.

No verão estamos mais dispostos a comer de forma mais saudável, ingerindo carnes grelhadas, alimentos crus e cozidos; frutas e legumes com alto teor de água e fibras e baixo de carboidratos. Apostar nesses alimentos ajuda na hidratação do corpo, previne doenças e adia os sinais do envelhecimento.

No banho, recomenda-se usar sabonetes compatíveis com o tipo de pele, porém, sem excesso. A temperatura da água deve ser fria ou morna, para evitar o ressecamento.

 

Doenças da pele

A combinação sol, areia, praia, piscina e excesso de suor elevam o risco de algumas doenças da pele. Saiba mais a seguir:

  • Micoses: infecções causadas por fungos e que podem ocorrer na pele, unhas e cabelos.  Quando encontram condições favoráveis ao seu crescimento, como calor, umidade e baixa de imunidade, estes fungos se reproduzem e passam então a causar a doença. Os pés, a virilha e as unhas são os lugares mais comuns em que elas aparecem, mas isso não significa que outras partes do corpo estejam imunes. Vale lembrar que ninguém está livre delas, crianças, jovens, adultos e idosos. A melhor forma de evitá-las é manter hábitos de higiene, como: secar-se bem após o banho, principalmente áreas de dobras da pele, como virilha, entre os dedos dos pés e axilas. Deve-se também evitar andar descalço em pisos constantemente úmidos (lava-pés, vestiários, saunas). Recomenda-se, ainda, evitar calçados fechados o máximo possível, optando pelos mais largos e ventilados. Importante também é usar somente o seu material para manicure.
  • Brotoejas: pequenas bolinhas que surgem, especialmente em bebês, devido ao contato da pele com o suor, principalmente nas “dobrinhas” da própria pele ou das roupas. Podem ser bolhas transparentes com pouca coceira ou “bolinhas” avermelhadas que coçam bastante. Usar roupas leves e soltas e evitar locais muito abafados que propiciam a sudorese excessiva são algumas dicas para evitar brotoejas, sobretudo em pessoas predispostas.
  • Manchas e sardas brancas: as manchas e as sardas brancas surgem devagar e, quando menos se espera, lá estão elas.  Representam danos que os raios solares causaram na pele e aparecem gradativamente com o tempo, principalmente nas áreas expostas da pele.
    As manchas senis ou melanoses solares, em geral, são escuras, de coloração entre castanho e marrom. Surgem em áreas que ficam muito expostas ao sol, como a face, o dorso das mãos e dos braços, o colo e os ombros. Já as sardas brancas aparecem quando há ação acumulativa da radiação solar sobre áreas de pele expostas ao sol de forma prolongada e repetida ao longo da vida. A melhor forma de evitá-las é não se esquecer do protetor solar. Essas lesões são benignas, não evoluem para o câncer da pele, entretanto, recomenda-se avaliação pelo dermatologista para diferenciá-las de lesões suspeitas, que merecem uma avaliação mais detalhada.
  • Acne solar: provocada pela mistura da oleosidade aumentada da pele, sudorese, uso do filtro solar e da própria radiação solar. Recomenda-se lavar o rosto com um sabonete adequado para o tipo de pele, usar tônicos mais adstringentes e filtros solares com base aquosa ou em gel, o que pode diminuir a oleosidade.

 

Texto: Sociedade Brasileira de Dermatologia

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

31/01/2023 PREFEITURA DE SÃO DESIDÉRIO LANÇA CHAMADA PÚBLICA PARA AQUISIÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR PARA A MERENDA ESCOLAR Com o objetivo de atender o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e aos alunos da rede municipal de ensino, a Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), lançou o Edital da Chamada Pública 2023 para aquisição de produtos da Agr ...
  • Compartilhe:

31/01/2023 COMEÇA MONTAGEM DA MEGAESTRUTURA DO BARREIRAS FOLIA 2023 NO CIRCUITO AGUINALDO PEREIRA, NA BR 242   Maior Carnaval do Interior da Bahia acontece de 17 a 21 de fevereiro Depois de adiantar a montagem da estrutura da Festa de Momo no Circuito Zé de Hermes no Centro Histórico, onde é realizado o tradicional carnaval cultural, a Prefeitura de Barreiras deu início nesta segunda-feira (30), ...
  • Compartilhe:

30/01/2023 SANTA MARIA DA VITÓRIA: PF IDENTIFICA AUTOR DE POSTAGEM QUE ANUNCIAVA ATENTADO EM ESCOLA   Foto: Divulgação / Polícia Federal Uma operação da Polícia Federal (PF) foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (30) em Santa Maria da Vitória, na Bacia do Rio Corrente, Oeste baiano. Intitulada de Sentinela, a operação visa reprimir e prevenir casos de atentados em escolas. &nb ...
  • Compartilhe:

30/01/2023 ÔNIBUS COM TIME DE FUTEBOL CAI DE PONTE E DEIXA QUATRO MORTOS EM MG Um ônibus caiu de uma ponte e deixou quatro mortos e 29 feridos na BR-116, em Além Paraíba, no interior de Minas Gerais, nesta segunda (30).  A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o veículo levava o time de futebol Esporte Clube Vila Maria Helena de Ubaporanga (MG) para Duque de Ca ...
  • Compartilhe:

30/01/2023 LULA NOMEIA 122 MILITARES PARA CARGOS NO GSI APÓS DEMISSÕES   Lula (foto) nomeou 122 membros das Forças Armadas para cargos no Gabinete de Segurança Institucional (GSI). As medidas foram assinadas na última sexta-feira (27) e publicadas no Diário Oficial da União nesta segunda (30). As nomeações ocorrem após uma série de demissões no GSI, dia ...
  • Compartilhe:

30/01/2023 SANTA MARIA DA VITÓRIA: POLÍCIA FEDERAL DEFLAGRA OPERAÇÃO VISANDO PREVENÇÃO DE MASSACRES EM ESCOLAS Barreiras/BA – Na manhã desta segunda-feira (30/01), a Polícia Federal deflagrou, na cidade de Santa Maria da Vitória/BA, a Operação Sentinela, que visa à repressão e prevenção de massacres em escolas. A investigação foi iniciada a partir de trabalho de inteligência da Divisão de Repr ...
  • Compartilhe:

30/01/2023 MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A MORTE DE TRABALHADORES EM FAZENDA ÀS MARGENS DA BR-242, EM BARREIRAS Dois trabalhadores morreram após caírem em um silo de farelo de soja – espécie de reservatório onde grãos são armazenados fora dos sacos–, em uma fazenda às margens da BR-242, no trecho da cidade de Barreiras, oeste da Bahia. A situação foi registrada no sábado (28). As duas vítimas ...
  • Compartilhe:

30/01/2023 BARREIRAS RECEBE INVESTIMENTOS PARA AMPLIAR ATENDIMENTO DO SISTEMA DE ESGOTO     Cidade pólo do Oeste da Bahia, Barreiras continua sendo contemplada com investimentos para a expansão da prestação do serviço de esgotamento sanitário. O Governo do Estado, por meio da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vem investindo R$ 2,7 milhões, de recursos próprios, ...
  • Compartilhe:

30/01/2023 BLOCOS ALLANBICK E GATO CONFIRMAM ATRAÇÕES PARA O CARNAVAL DE BARREIRAS DESTE ANO Os blocos Allanbick e Gato confirmaram na noite desta quinta-feira, 19, as suas atrações para o Carnaval de Barreiras deste ano. O bloco do Gato anunciou o cantor Robyssão e a banda Turma da Bregadeira. Já o bloco Allanbick terá a banda Lá Fúria, O Poeta e Oh Polêmico como atrações do maio ...
  • Compartilhe:

30/01/2023 BARREIRAS: BOMBEIROS MILITARES RESGATAM DOIS CORPOS DE TRABALHADORES VÍTIMAS DE ENGOLFAMENTO EM FAZENDA Bombeiros militares do 2º Subgrupamento (2º SGBM – 17º GBM) resgataram os corpos de dois trabalhadores vítimas de engolfamento, em uma fazenda à altura do km 542 da BR-242, no trecho de Barreiras, no último sábado (28). Dada à profundidade do silo, cerca de 20 metros, a guarnição que ...
  • Compartilhe:

30/01/2023 TSE PLANEJA PARA 2023APLICATIVO QUE FACILITA CRIAÇÃO DE PARTIDOS TSE planeja para 2023 aplicativo que facilita criação de partidos Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) incluiu em seu planejamento para 2023 implementar um sistema digital que facilitaria a coleta de assinaturas para a criação de partidos políticos. A muda ...
  • Compartilhe:

30/01/2023 TRABALHADORES LEVAM 2,8 ANOS A MAIS PARA SE APOSENTAR APÓS REFORMA   Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estão levando, em média, 2,8 anos a mais para conseguir se aposentar após a aprovação da reforma da Previdência. O adicional é maior para os homens (3,5 anos) e menor no caso das mulheres (2 anos). Os dados foram retratados em ...
  • Compartilhe:

27/01/2023 PREFEITURA DE BARREIRAS INTERDITA TRECHO DA BR 242 PARA MONTAGEM DA ESTRUTURA DO BARREIRAS FOLIA 2023   A Prefeitura Municipal de Barreiras interditou o trecho da BR 242 entre  a Rotatória do Galego Lanches e a Câmara de Vereadores para montagem da  estrutura do Barreiras Folia. Segundo o prefeito Zito Barbosa este será um  dos melhores carnavais do interior da Bahia.
  • Compartilhe:

27/01/2023 GOVERNADOR JERÔNIMO INCLUI BR-242 EM OBRAS PRIORITÁRIAS PARA GOVERNO LULA; DEPUTADA JUSMARI EXALTA DECISÃO O trecho entre Barreiras e Luís Eduardo Magalhães será duplicado A deputada estadual Jusmari Oliveira e o ex-prefeito de Luís Eduardo Magalhães (LEM) e liderança política Oziel Oliveira exaltaram, nesta sexta-feira (27), a inclusão da recuperação e duplicação da BR-242 na Bahia no grupo ...
  • Compartilhe:

27/01/2023 FOI DADO PASSO INICIAL PARA RECUPERAÇÃO DA BARRAGEM DE OURIÇANGA EM ANGICAL   Após a barragem do povoado de Ouriçanga no assentamento de Reforma Agrária de Angical ter sido destruída nas enchentes de 2021, na data de hoje o presidente da associação local, Sr Cirsino Porto, esteve na Codevasf/Barreiras em audiência agendada pelo presidente do PT Nado com o Gerent ...
  • Compartilhe:

27/01/2023 PF CUMPRE 11 MANDADOS DE PRISÃO CONTRA SUSPEITOS DE ATAQUE GOLPISTA   A Polícia Federal cumpre nesta sexta-feira (27) um total de 11 mandados de prisão preventiva e 27 de busca e apreensão para identificar participantes, financiadores e apoiadores dos atos golpistas do dia 8 de janeiro, em Brasília. A terceira fase da Operação Lesa Pátria foi determinada ...
  • Compartilhe:

27/01/2023 PRIMEIRO PEDIDO DE IMPEACHMENT DE LULA É PROTOCOLADO NA CÂMARA Como adiantamos, o deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS) protocolou hoje o primeiro pedido de impeachment do presidente Lula (PT, à direita na foto). Na peça, o parlamentar argumenta que o petista cometeu crime de responsabilidade ao associar a um golpe de Estado o impeachment da ex-presidente Dilma ...
  • Compartilhe:

27/01/2023 CONHEÇA A FAREJADORA DO CORPO DE BOMBEIROS UTILIZADA NO RESGATE A VÍTIMAS DE ACIDENTE NA SERRA DA MANGABEIRA Esta é a farejadora Cristal, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). A cadela é especialista em detectar  pessoas em óbito. A atuação da dela na triste ocorrência da Serra da Mangabeira foi fundamental para, mesmo diante da dor, amenizar a angústias de familiares e de todas as pessoa ...
  • Compartilhe:

27/01/2023 REPRESENTANTES DO NETOS DE MOMO SÃO RECEBIDOS POR GESTORES MUNICIPAIS E EQUIPE TÉCNICA DO BARREIRAS FOLIA Os detalhes sobre o desfile dos foliões do Netos de Momo, bloco que se transformou em uma das principais manifestações culturais de Barreiras, com 43 anos de tradição, foram discutidos durante reunião entre os representantes do bloco, Dr. Wagner Pamplona de forma presencial e Gil Pamplona de f ...
  • Compartilhe:

27/01/2023 ESTUDANTE DE MEDICINA MORRE NO HOSPITAL DO OESTE APÓS ACIDENTE NA BR-020 No final da tarde desta quinta-feira, 26, médicos do Hospital do Oeste constataram a morte de Mariani Fernandes Campanholi, de 21 anos, que não resistiu aos graves ferimentos sofridos no acidente da manhã desta quinta-feira, 26, na BR 020, entre LEM e Roda Velha. De acordo com informações de pe ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade