MAIS UMA SUPER DICA DE SAÚDE E ESTÉTICA DA CLÍNICA PERFECTHA: CUIDADOS COM A PELE NO VERÃO
27 de dezembro de 2017

Durante o verão, aumentam as atividades realizadas ao ar livre. A radiação solar incide com mais intensidade sobre a Terra, aumentando o risco de queimaduras, câncer da pele e outros problemas. Por isso, não podemos deixar a fotoproteção de lado. Veja a seguir dicas para aproveitar a estação mais quente do ano sem colocar a saúde em risco.

Roupas e acessórios

Além do filtro solar, no verão é importante usar chapéu e roupas de algodão nas atividades ao ar livre, pois eles bloqueiam a maior parte da radiação UV.  Tecidos sintéticos, como o nylon, bloqueiam apenas 30%. Evite a exposição solar entre 10 e 16 horas (horário de verão). As barracas usadas na praia devem ser feitas de algodão ou lona, materiais que absorvem 50% da radiação UV.  Outro objeto que tem extrema importância são os óculos de sol, que previnem catarata e outras lesões nos olhos.

Filtro solar

O verão é o momento de intensificar o uso de filtro solar, que deve ser aplicado diariamente, e não somente nos momentos de lazer.  Os produtos com fator de proteção solar (FPS) 30, ou superior, são recomendados para uso diário e também para a exposição mais longa ao sol (praia, piscina, pesca etc.).

O produto deve proteger contra os raios UVA (indicado pelo PPD) e contra os raios UVB (indicado pelo FPS). Aplicar o produto 30 minutos antes da exposição solar, para que a pele o absorva. Distribuí-lo uniformemente em todas as partes de corpo, incluindo mãos, orelhas, nuca e pés. Reaplicar a cada duas horas. Porém, atenção, esse tempo diminui se houver transpiração excessiva ou se entrar na água.

Dica: o uso de fluidos siliconados nas pontas dos cabelos impede que eles se danifiquem com o vento, sol ou maresia.

É importante também proteger as cicatrizes, especialmente as novas, que podem ficar escuras se expostas ao Sol. Já as antigas também devem ser protegidas, pois há risco de desenvolvimento de tumores, apesar de ser um evento raro. A proteção pode ser feita com uso de barreiras físicas como adesivos, esparadrapos ou por meio do uso de filtro solar.

Em crianças, inicia-se o uso do filtro solar a partir dos seis meses de idade, utilizando um protetor adequado para a pele que é mais sensível, de preferência filtros físicos. Recomenda-se buscar orientação com pediatra ou dermatologista sobre qual o melhor produto para cada caso. É preciso que crianças e jovens criem o hábito de usar o protetor solar diariamente.

Alerta: pessoas de pele negra têm uma proteção “natural”, pela maior quantidade de melanina produzida, mas não podem se esquecer da fotoproteção, pois também estão sujeitas a queimaduras, câncer da pele e outros problemas. Assim como as pessoas de pele mais clara, precisam usar filtro solar, roupas e acessórios apropriados diariamente.

 

Hábitos diários

As temperaturas mais quentes exigem hidratação redobrada, por dentro e por fora. Portanto, deve-se aumentar a ingestão de líquidos no verão e abusar da água, do suco de frutas e da água de coco. Todos os dias, aplicar um bom hidratante, que ajuda a manter a quantidade adequada de água na pele.

Alguns alimentos podem ajudar na prevenção aos danos que o sol causa à pele, como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois contêm carotenóides, substância que se deposita na pele e tem importante ação antioxidante. Ela é encontrada em frutas e em legumes de cor alaranjada ou vermelha.

No verão estamos mais dispostos a comer de forma mais saudável, ingerindo carnes grelhadas, alimentos crus e cozidos; frutas e legumes com alto teor de água e fibras e baixo de carboidratos. Apostar nesses alimentos ajuda na hidratação do corpo, previne doenças e adia os sinais do envelhecimento.

No banho, recomenda-se usar sabonetes compatíveis com o tipo de pele, porém, sem excesso. A temperatura da água deve ser fria ou morna, para evitar o ressecamento.

 

Doenças da pele

A combinação sol, areia, praia, piscina e excesso de suor elevam o risco de algumas doenças da pele. Saiba mais a seguir:

  • Micoses: infecções causadas por fungos e que podem ocorrer na pele, unhas e cabelos.  Quando encontram condições favoráveis ao seu crescimento, como calor, umidade e baixa de imunidade, estes fungos se reproduzem e passam então a causar a doença. Os pés, a virilha e as unhas são os lugares mais comuns em que elas aparecem, mas isso não significa que outras partes do corpo estejam imunes. Vale lembrar que ninguém está livre delas, crianças, jovens, adultos e idosos. A melhor forma de evitá-las é manter hábitos de higiene, como: secar-se bem após o banho, principalmente áreas de dobras da pele, como virilha, entre os dedos dos pés e axilas. Deve-se também evitar andar descalço em pisos constantemente úmidos (lava-pés, vestiários, saunas). Recomenda-se, ainda, evitar calçados fechados o máximo possível, optando pelos mais largos e ventilados. Importante também é usar somente o seu material para manicure.
  • Brotoejas: pequenas bolinhas que surgem, especialmente em bebês, devido ao contato da pele com o suor, principalmente nas “dobrinhas” da própria pele ou das roupas. Podem ser bolhas transparentes com pouca coceira ou “bolinhas” avermelhadas que coçam bastante. Usar roupas leves e soltas e evitar locais muito abafados que propiciam a sudorese excessiva são algumas dicas para evitar brotoejas, sobretudo em pessoas predispostas.
  • Manchas e sardas brancas: as manchas e as sardas brancas surgem devagar e, quando menos se espera, lá estão elas.  Representam danos que os raios solares causaram na pele e aparecem gradativamente com o tempo, principalmente nas áreas expostas da pele.
    As manchas senis ou melanoses solares, em geral, são escuras, de coloração entre castanho e marrom. Surgem em áreas que ficam muito expostas ao sol, como a face, o dorso das mãos e dos braços, o colo e os ombros. Já as sardas brancas aparecem quando há ação acumulativa da radiação solar sobre áreas de pele expostas ao sol de forma prolongada e repetida ao longo da vida. A melhor forma de evitá-las é não se esquecer do protetor solar. Essas lesões são benignas, não evoluem para o câncer da pele, entretanto, recomenda-se avaliação pelo dermatologista para diferenciá-las de lesões suspeitas, que merecem uma avaliação mais detalhada.
  • Acne solar: provocada pela mistura da oleosidade aumentada da pele, sudorese, uso do filtro solar e da própria radiação solar. Recomenda-se lavar o rosto com um sabonete adequado para o tipo de pele, usar tônicos mais adstringentes e filtros solares com base aquosa ou em gel, o que pode diminuir a oleosidade.

 

Texto: Sociedade Brasileira de Dermatologia

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

26/05/2022 OZIEL OLIVEIRA HOMENAGEIA BARREIRAS PELOS 131 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA   O pré-candidato a deputado federal Oziel Oliveira postou em suas redes sociais um texto em homenagem a Barreiras. Segundo Oziel Barreiras é uma cidade que a todos acolhe. “Mãe generosa de uma região que respira a prosperidade que nasceu no teu solo! Berço de tantas histórias e tra ...
  • Compartilhe:

26/05/2022 JUSMARI PARABENIZA BARREIRAS PELO ANIVERSÁRIO DE EMANCIPÇÃO POLÍTICA A deputada Jusmari Oliveira utilizou as redes sociais para prestar suas homenagem aos 131 anos de Barreiras. A parlamentar escreveu que junto com a sua família e todo o povo, participou da história  da transformação e do desenvolvimento da cidade. Ela lembrou ainda que, pela generosidade do pov ...
  • Compartilhe:

25/05/2022 SÃO DESIDÉRIO É DESTAQUE NA XI EDIÇÃO DO PRÊMIO PREFEITO EMPREENDEDOR DO SEBRAE O município de São Desidério participou da XI Edição do Prêmio Prefeito Empreendedor realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) com o Projeto São Desidério Produtiva, na Modalidade Compras Governamentais e está entre os três melhores da Bahia nesta m ...
  • Compartilhe:

25/05/2022 BARREIRAS: ACADEMIAS DE LETRAS DA REGIÃO SE ENCONTRAM NA FLIB     Encontro é um dos eventos que acontecem hoje na Casa da ABL O último dia da Festa Literária de Barreiras (FLIB) deste ano tem hoje (25) uma programação variada em diversos locais do Centro Histórico. Na Casa da ABL tem oficina de criação literária Fogo e Água, com Roberth Nov ...
  • Compartilhe:

25/05/2022 ANVISA PEDE USO DE MÁSCARA PARA ADIAR CHEGADA DA VARÍOLA DOS MACACOS   Diante do aumento no número de casos da varíola dos macacos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu nota reforçando a necessidade de adoção de medidas “não farmacológicas”, como distanciamento físico, uso de máscaras de proteção e higienização frequente ...
  • Compartilhe:

25/05/2022 OPERAÇÃO FAROESTE: STJ MANTÊM AFASTAMENTO DE DESEMBARGADORA DO TJ PARA EVITAR INSTABILIDADE   Foto: Arquivo Pessoal O ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), manteve o afastamento da desembargadora Sandra Inês Rusciolelli, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), no curso da ação penal 953, oriunda da Operação Faroeste. Ao manter o afastamento, o relator a ...
  • Compartilhe:

25/05/2022 JEQUIÉ: PREFEITURA EMITE ALERTA APÓS VOLTA DE REGISTROS DE CASOS DE COVID EM UTI A prefeitura de Jequié, no Médio Rio de Contas, Sudoeste baiano, emitiu alerta na noite desta terça-feira (24) sobre o aumento de casos de Covid-19. A medida ocorreu após o município ter zerado os casos da doença no final de abril e pacientes serem hospitalizados com a virose em Unidade de Ter ...
  • Compartilhe:

25/05/2022 NOVO LOTE DO FGTS É LIBERADO: VEJA QUEM TEM DIREITO   A Caixa Econômica Federal libera, nesta semana, o saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) a 6,8 milhões de trabalhadores. O crédito será feito nesta quarta-feira (25) para nascidos em agosto e, no sábado (28), para aniversariantes de setembro. O banco liber ...
  • Compartilhe:

25/05/2022 ACRIOESTE PASSA A TER ATUAÇÃO EM TODO TERRITÓRIO BAIANO, UM DOS TEMAS DE SUA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA   Nessa sexta feira, dia 20 de Maio de 2022, o novo Conselho Administrativo da Acrioeste se reuniu em Assembleia Geral Extraordinária para deliberar acerca do novo estatuto da entidade, marcando assim a reestruturação, modernização e profissionalização da gestão triênio 2022/25. Um dos ...
  • Compartilhe:

22/05/2022 CONFIRA ALGUMA FOTOS DO PGP COM A PARTICIPAÇÃO DE OZIEL, JUSMARI, JERÔNIMO, OTTO E GERALDO JUNIOR                   Nas fotos acima momentos importantes do PGP – Programa de Governo Participativo. O pré-candidato a deputado federal Oziel Oliveira e a deputada Jusmari Oliveira mostraram grande força política e grande poder de mobilização lev ...
  • Compartilhe:

21/05/2022 OZIEL E JUSMARI COMEMORAM SUCESSO DO PGP EM BARREIRAS     O PGP = Plano de Governo Participativo realizado na manhã deste sábado, 21, atraiu uma multidão ao Espaço de Eventos do Gil França. Oziel e Jusmari – que foram muito aplaudidos pelo público presente, comemoraram o sucesso do evento que teve as participações de cerca de 10 ...
  • Compartilhe:

21/05/2022 OZIEL DISSE QUE CONSTRUÇÃO DO HOSPITAL VETERINÁRIO DE BARREIRAS É PRIORIDADE   A construção de um hospital veterinário. Esta foi a proposta que o pré-candidato a deputado federal Oziel Oliveira apresentou  na Plenária de Educação realizada nesta sexta-feira, 20, no Espaço Javan Modas com a as presenças dos pré-candidatos ao governo da Bahia Jerônimo Rodrigue ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 PLENÁRIA DA EDUCAÇÃO COM PRESENÇA DE JERÔNIMO, OZIEL, JUSMARI E OUTRAS LIDERANÇAS RECEBE GRANDE PÚBLICO A Plenária da educação que está sendo realizada neste momento no espaço Javan em Barreiras, recebe um grande um público para dialogar com o pré-candidato a governador Jerónimo Rodrigues, o seu futuro companheiro de chapa Geraldo Júnior, o pré-candidato a deputado federal Oziel Oliveira, a ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 BARREIRAS: COMEÇA DAQUI A POUCO NO ESPAÇO DE EVENTOS JAVAN MODAS, A PLENÁRIA DA EDUCAÇÃO   O pré-candidato a deputado federal Oziel Oliveira e a deputada Jusmari Oliveira estarão daqui a pouco, as 17 horas,  ao lado do pré-candidato a governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do vice- Geraldo Júnior, dos senadores Otto Alencar, Jaques Wagner e Ângelo Coronel e de diversas out ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 HOSPITAL DO OESTE INICIA ATENDIMENTO EM ONCOLOGIA       A espera semanal de 16 horas dentro de um ônibus chegou ao fim. A rotina de dona Maria Francisca há seis meses, após a descoberta de um câncer de mama em tratamento em Salvador, a 870 quilômetros de Barreiras, agora será transformada com o início dos atendimentos da UNACO ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 JERÔNIMO REFORÇA ALIANÇA COM LULA E DIZ QUE NÃO HÁ COMO SER NEUTRO DIANTE DA FOME E DO DESEMPREGO   “Nas eleições deste ano, teremos dois lados muito bem definidos. De um lado, está o presidente do desemprego, que é o pior presidente da história do Brasil. Do outro, temos Lula, o presidente da esperança, aquele que mais gerou empregos na história do Brasil”. A declaração é do ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 OZIEL E JUSMARI MOBILIZAM COMITIVAS DA REGIÃO QUE JÁ ESTÃO CHEGANDO PARA PARTICIPAR DO PGP EM BARREIRAS COM JERÔNIMO, GERALDO JÚNIOR, OTTO, VAGNER E ANGELO CORONEL   Foto de arquivo Oziel e Jusmari utilizam seu poder de mobilização junto a lideranças políticas das diversas cidades do território do Rio Grande que já estão chegando para participar do PGP -Programa de Governo Participativo – evento que acontecerá neste sábado, 21, as 9 da manh ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 ENTIDADES LANÇAM NOTA EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DA ELEIÇÃO     Entidades das áreas de ciência e imprensa divulgaram nota nesta quinta-feira (19) em defesa da democracia e do sistema eleitoral brasileiro, em um contexto de ataques desferidos às urnas eletrônicas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). O texto é assinado por SBPC (Sociedade Brasil ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 KALIL ANUNCIA ALIANÇA COM LULA EM MINAS APÓS IMPASSE E DESISTÊNCIA DE VICE   Pré-candidato ao Governo de Minas Gerais, Alexandre Kalil (PSD) anunciou nesta quinta-feira (19) a aliança com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no estado. Kalil se reuniu com o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), coordenador da campanha de Lula em Minas, e com o deputad ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 485.666 TRABALHADORES TÊM ABONO DO PIS PASEP PARA SACAR   Os trabalhadores têm R$ 443 milhões em abonos salariais do PIS e do Pasep que ainda podem ser sacados até o dia 29 de dezembro. O abono pago é de até R$ 1.212, dependendo da quantidade de meses trabalhados em 2020. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Previdência, 485.666 abonos d ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade