LULA LIDERA CORRIDA ELEITORAL DE 2022 E MARCA 55% CONTRA 32% DE BOLSONARO NO 2º TURNO, MOSTRA DATAFOLHA
12 de maio de 2021

 

Pouco mais de dois meses após ter seus direitos políticos restabelecidos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida para a Presidência com margem confortável no primeiro turno e venceria o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na segunda etapa, revela pesquisa Datafolha.

O petista alcança 41% das intenções de voto no primeiro turno, contra 23% de Bolsonaro.

Em um segundo pelotão, embolados, aparecem o ex-ministro da Justiça Sergio Moro (sem partido), com 7%, o ex-ministro da Integração Ciro Gomes (PDT), com 6%, o apresentador Luciano Huck (sem partido), com 4%, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que obtém 3%, e, empatados com 2%, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM) e o empresário João Amoêdo (Novo).

Somados, os adversários de Lula chegam a 47%, apenas seis pontos percentuais a mais do que o petista. Outros 9% disseram que pretendem votar em branco, nulo, ou em nenhum candidato, e 4% se disseram indecisos.

O levantamento foi realizado com 2.071 pessoas, de forma presencial, em 146 municípios, nos dias 11 e 12 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Num eventual segundo turno contra Bolsonaro, Lula levaria ampla vantagem, com uma margem de 55% a 32%. Ele receberia a maioria dos votos dados a Doria, Ciro e Huck, enquanto o presidente herdaria a maior fatia dos que optam por Moro, seu ex-ministro da Justiça e atual desafeto.

O petista também venceria na segunda etapa contra Moro (53% a 33%) e Doria (57% a 21%).

Já Bolsonaro empataria tecnicamente com Doria, marcando 39%, contra 40% para o tucano. E perderia para Ciro, obtendo 36%, contra 48% para o pedetista.

É a primeira pesquisa do Datafolha feita desde que o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, anulou as condenações judiciais do petista, com a justificativa de que a Justiça Federal em Curitiba não era o foro competente para as ações.

A decisão de Fachin depois foi referendada pelo plenário do STF, que deu a Lula outra vitória relacionada à Lava Jato: o reconhecimento de que o ex-juiz Sergio Moro foi parcial ao condenar o petista no caso do tríplex de Guarujá (SP).

As decisões do Supremo não significam a absolvição de Lula, uma vez que as quatro ações penais a que o ex-presidente responde na Lava Jato seguem tramitando, agora na Justiça de Brasília.

Na prática, o petista readquiriu o direito de disputar a Presidência no ano que vem, e não perdeu tempo em retomar contatos políticos.

Após ter sido imunizado com as duas doses contra a Covid-19, ele viajou a Brasília na semana passada, onde teve encontros com representantes de diversos partidos.

Além de contatos com a esquerda, também conversou com lideranças do centrão e até do MDB, partido que capitaneou o impeachment conta a ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016.

Assim que a pandemia permitir, ele pretende também realizar viagens por estados brasileiros, numa espécie de pré-campanha. Segundo aliados, Lula pretende se apresentar como um político moderado, de centro, e cogita repetir a fórmula de suas duas vitoriosas campanha presidenciais, em 2002 e 2006, com um empresário como vice.

Nesta pesquisa, Lula mantém seu padrão tradicional de apoio, com índices superiores de intenção de voto em segmentos de menor renda e escolaridade.

Ele marca 51% entre os que declaram ter ensino fundamental, e 47% na faixa de renda familiar de até dois salários mínimos mensais.

Por outro lado, seu índice cai para 30% nos que têm curso superior, e 18% no estrato mais rico, o de renda maior do que dez salários mínimos. Mais uma vez, o Nordeste demonstra ser o maior reduto eleitoral para o petista, onde ele atinge 56%.

Bolsonaro, por sua vez, vive um momento de abalo em sua imagem, em razão da criticada gestão da pandemia, que é objeto de uma CPI no Senado.

Ele tem 36% das intenções de voto entre os que declaram estar vivendo normalmente, mesmo com a pandemia, em empate técnico com Lula (33%). Bolsonaro tem promovido aglomerações, e muitas vezes dispensa o uso de máscaras.

Na outra ponta, aqueles que dizem estar totalmente isolados apoiam Lula de forma maciça (58%), contra apenas 8% dados a Bolsonaro.

O presidente tem mais apoio do que a média entre os homens (29%), os eleitores que têm ensino médio (26%) e os de renda de 5 a 10 salários mínimos (30%).

O presidente perde para o petista em todas as regiões, mas tem melhor desempenho no Sul e no Centro-Oeste/Norte, nas quais é forte o agronegócio, uma de suas grandes bases de apoio. Tem 28% em ambas.

Em outro segmento que costuma dar apoio ao presidente, o dos evangélicos, Bolsonaro tem 34%. Mas Lula também vai bem neste grupo, com 35% das intenções de voto, uma situação de empate técnico.

Bolsonaro também sofre os efeitos do aumento do desemprego e do repique da inflação, sobretudo a de alimentos.

No mês passado, o pagamento do auxílio emergencial pelo governo federal foi retomado, mas com um valor mais baixo, o que limitou a recuperação da popularidade do presidente. Dentre os que receberam o benefício, 22% declaram intenção de voto em Bolsonaro, o que não destoa da média geral aferida pelo instituto.

Entre os que se declaram desempregados à procura de trabalho, Bolsonaro tem apenas 16% das intenções de voto. O único estrato profissional em que ele lidera é o dos empresários, com 49% contra 26% de Lula.

Com o avanço da CPI da Covid, os apoiadores do presidente retomaram a participação em manifestações de rua, muitas vezes ignorando os protocolos de proteção contra a pandemia. Isso ocorreu em diversas cidades no Dia do Trabalho, enquanto o próprio presidente prestigiou um ato de motociclistas em Brasília no domingo (8).

As últimas semanas também viram uma intensa movimentação de Ciro, que busca dar uma guinada ao centro, após a volta de Lula ao cenário eleitoral.

Seu partido contratou o publicitário João Santana, que trabalhou com o PT, para mostrá-lo como uma alternativa à polarização representada por Lula e Bolsonaro. Em vídeos divulgados em redes sociais, Santana também tem buscado suavizar a imagem do ex-ministro, conhecido pelo pavio curto.

Ele se sai melhor entre os que têm ensino superior (11%) e no estrato mais rico (13%).

A pesquisa revela ainda que Doria segue tendo dificuldades para capitalizar politicamente o fato de ter trazido ao Brasil a Coronavac, parceria do Instituto Butantan com um laboratório chinês.

Até o momento, cerca de 80% das vacinas aplicadas no Brasil são fruto desta parceria, mas o tucano não tem conseguido transformar esse fato em intenções de voto.

Com relação aos demais candidatos, há dúvidas se vão mesmo concorrer. Huck teria de deixar um lucrativo contrato com a TV Globo, enquanto Moro desgastou-se após a série de derrotas sofrida pela Lava Jato.

Para se reeleger, Bolsonaro também terá de enfrentar um alto índice de rejeição, que ultrapassa metade do eleitorado e poderá ser um complicador, especialmente em um segundo turno. Dentre os entrevistados, 54% dizem que jamais votariam nele.

A rejeição de Lula é a segunda maior, com 36%, seguida pelas de Doria (30%), Huck (29%), Moro (26%) e Ciro (24%).

 

Fábio Zanini/Folhapress

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

14/08/2022 OZIEL E JUSMARI COMEMORAM O DIA DOS PAIS NA COMUNIDADE VEREDA DAS LAJES, NO KM 30 EM BARREIRAS             O candidato a deputado federal Oziel Oliveira e a deputada Jusmari Oliveira comemoram o Dia dos Pais do jeito que eles mais gostam: no meio do povo no quilômetro 30, em Barreiras. Eles participaram da comemoração do aniversário,  da APIAOB (Associação ...
  • Compartilhe:

13/08/2022 ASSALTANTES SUSPEITOS DE VÁRIOS DELITOS SÃO PRESOS APÓS OPERAÇÃO DA PM EM SERRA DO RAMALHO     Dois indivíduos suspeitos de vários furtos no município de Serra do Ramalho, no Oeste da Bahia, foram presos em flagrante após assaltarem um supermercado no povoado de Agrovila 6, zona rural do município. Trata-se de dois jovens, um de 18 e outro de 24 anos, os quais não tiveram ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 RENQUE ENVIESADO – POEMA DE ELTA MINEIRO, TALENTOSA ESCRITORA DE IBOTIRAMA         Renque enviesado Conheço todas as palavras tuas Desde “crivo a desavisada” Entre elas uma linguagem rebuscada Buscando o julgamento do verso na praça És catedrático, bem sei! Eu, atrevida, desatenta Posso aqui agora neste momento Encenar minhas estrofes, Ou, quem ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 PRODUTORES RURAIS DO OESTE DA BAHIA PREPARAM MAIOR OPERAÇÃO CONTRA INCÊNDIOS FLORESTAIS NO CERRADO BAIANO A região do Oeste Baiano se prepara para sediar o maior curso para pilotos agrícolas em combate aéreo a incêndios em Campos e Florestas, que ocorrerá de (15) a (18) em Luís Eduardo Magalhães e contará com a participação de 18 aeronaves inscritas. A abertura da capacitação será na próxi ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 ESTADO AUTORIZA INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA, DESENVOLVIMENTO URBANO E EDUCAÇÃO NA CIDADE DE CANÁPOLIS O Estado da Bahia anunciou a execução de diversas obras, nesta sexta-feira (12), no município de Canápolis, no oeste baiano. Nos povoados de Santo Antônio, Canabrava, Cafundó e Baixa das Cascas, foi autorizado o início dos trabalhos de pavimentação com paralelepípedo, que terá um investim ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 FORÇAS ARMADAS ESTÃO PREOCUPADAS COM O POSSÍVEL USO POLÍTICO DO 7 DE SETEMBRO POR BOLSONARO   Integrantes da cúpula militar afirmaram que existe a preocupação de uma ala significativa das Forças Armadas de que Bolsonaro se aproprie do 7 de Setembro para fazer campanha em cima dele, informa o blog de Bela Megale, do jornal “O Globo”. De acordo com a publicação, há ainda o me ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 BARREIRAS: MUITA COISA AINDA PARA ACONTECER NA POLÍTICA LOCAL     Tem muita coisa para acontecer na política de Barreiras nas próximos dias. É tapa, rasteira, dedo no olho e o diabo a quatro. Aguardem.
  • Compartilhe:

12/08/2022 PARABÉNS PARA O ADVOGADO DOURIVALDO AQUINO   O Mural do Oeste parabeniza o competente advogado Dorivaldo Aquino por mais um aniversário. Desejamos a ele muito sucesso em sua brilhante carreira. Dourivaldo Aquino foi Chefe de Gabinete na gestão do Prefeito Antonio Henrique e hoje se dedica a advocacia com muito profissionalismo e compe ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 USO DE MÁSCARAS SERÁ OBRIGATÓRIO EM FEIRA DE SANTANA APÓS CASO CONFIRMADO DE VARÍOLA DOS MACACOS, AFIRMA PREFEITO     Foi realizada na manhã desta quinta-feira (11), uma coletiva de imprensa promovida pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, junto com integrantes da Secretaria de Saúde, para transmitir as devidas orientações com relação à varíola dos macacos, já que ontem (10), o primei ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 MORRE O CANTOR ZELITO MIRANDA AOS 66 ANOS O cantor Zelito Miranda morreu na madrugada desta sexta-feira (12), aos 66 anos, vítima de problemas no pulmão. O forrozeiro passou mal, por volta das 5h, e foi socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu e morreu antes de chegar ao hosp ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 EX-MINISTRO DO STF, SOBRE 2° TURNO: ”VOTARIA EM BOLSONARO, EMBORA NÃO SEJA BOLSONARISTA” Marco Aurélio Mello, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), disse hoje, em entrevista ao UOL, que, num eventual segundo turno entre Jair Bolsonaro e Lula, escolheria o candidato à reeleição. Para justificar o voto em Bolsonaro, o ex-ministro citou a alternância de poder e o longo perí ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 PREFEITURA REALIZA MAIS UMA EDIÇÃO DA FERINHA LUAR DO CERRADO EM SÃO DESIDÉRIO Movimento da economia local, entretenimento, artesanato e muita gastronomia, foram os ingredientes que garantiram o sucesso de mais uma edição da Feirinha Luar do Cerrado que aconteceu na noite dessa quarta-feira,10, na Praça Abelardo Alencar. O evento é uma realização da Prefeitura de São De ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 CONFIRA OS NÚMEROS ATUALIZADOS DA COVID-19 EM BARREIRAS   A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Desde o Boletim Nº 739, de 08 de agosto de 2022, não houve coletas de novas amostras de casos que indicam suspeição de coronavírus (Covid-19). Informa ainda, que foram conclu ...
  • Compartilhe:

11/08/2022 CARTA PELA DEMOCRACIA REÚNE QUASE 2 MIL MILITARES E MAIS DE 8 MIL POLICIAIS   A carta em defesa da democracia que será lida nesta quinta-feira (11) na Faculdade de Direito da USP, em São Paulo, alcançou até mesmo policiais e militares, grupos que compõem a base do eleitorado do presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo levantamento feito por articuladores do documen ...
  • Compartilhe:

11/08/2022 WANDERLEY: SUSPEITO DE ESTUPRAR ENTEADA DE 12 ANOS ENQUANTO A MÃE DORMIA É PRESO Foto: Lo-Hanna Nunes/TV Oeste Um homem de 40 anos foi preso nesta quarta-feira (10), acusado de estuprar a enteada de 12 anos, no município de Wanderley. Segundo o g1, a prisão aconteceu após uma denuncia feita pela avó paterna da vítima. De acordo com o relato da criança à polícia, o acusad ...
  • Compartilhe:

11/08/2022 POLICIAIS FEDERAIS COBRAM BOLSONARO APÓS VETOS por Folhapress Foto: Flickr/Alan Santos/PR Após o presidente Jair Bolsonaro (PL) vetar, nesta quarta-feira (10), artigo da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2023 que garantia reajustes salariais de polícias, a Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais) publicou nesta quinta-fei ...
  • Compartilhe:

11/08/2022 SÃO DESIDÉRIO: PREFEITURA REALIZA MAIS UMA EDIÇÃO DA FEIRINHA LUAR DO CERRADO Movimento da economia local, entretenimento, artesanato e muita gastronomia, foram os ingredientes que garantiram o sucesso de mais uma edição da Feirinha Luar do Cerrado que aconteceu na noite dessa quarta-feira,10, na Praça Abelardo Alencar. O evento é uma realização da Prefeitura de São De ...
  • Compartilhe:

11/08/2022 FORMOSA DO RIO PRETO: REALIZADA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA SUGESTÕES JUNTO A COMUNIDADE PARA A ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO PÚBLICO DE 2023                       Na manhã desta quinta-feira, 11 de agosto, foi realizada em Formosa do Rio Preto, uma Audiência Pública para ouvir a sociedade e os colaboradores do governo com o objetivo de construir, de forma coletiva o Orçamento Pú ...
  • Compartilhe:

11/08/2022 BARREIRAS: VEREADORA CARMÉLIA DA MATA AVERIGUA DENÚNCIA DE IRREGULARIDADE NA MERENDA ESCOLAR   Nesta tarde de quarta-feira, 10 de agosto, a vereadora Carmélia da Mata recebeu denúncias sobre a duvidosa qualidade dos produtos alimentícios que estão sendo distribuídos na merenda escolar na rede municipal. No depósito da merenda escolar, a vereadora constatou a irregularidade sobre ...
  • Compartilhe:

11/08/2022 MARQUETEIRO JOÃO SANTANA TEM AVC E É INTERNADO EM SÃO PAULO   O jornalista baiano João Santana, marqueteiro da campanha de Ciro Gomes, candidato à Presidência da República do PDT, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico. Ele está internado em observação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade

Publicidade