LIVRO ‘ÁGUAS DO OESTE BAIANO’, DE ROBERTO DE SENA É REFERENCIADO EM TESE DE DOUTORADO DE DIRETORA DA UFOB DE SANTA MARIA DA VITÓRIA

09 de abr de 2021

 

 

Texto de Silvana Costa

A tese de doutorado Arte Cultura e Religiosidade nas pinturas rupestres da Serra do Sarapó/Tapuias, localizada no povoado de Canudos – município de Riachão das Neves, foi apresentada à Pontifícia Universidade Católica de Goiás, pela doutora Vera Regiane Brescovici, atual diretora do Campus da Universidade Federal do Oeste da Bahia, de Santa Maria da Vitória. A pesquisa realizada em 2018 teve como objetivo analisar e descrever os traços, linhas, cores e formas, presentes nas pinturas e gravuras rupestres no sítio Sarapó/Tapuias. Um lugar pouco conhecido, mas que guarda uma grande riqueza arqueológica. 

O escritor e poeta barreirrense  Roberto de Sena foi citado no primeiro capítulo da tese, onde a pesquisadora contextualiza a região Oeste, e discorre sobre: Região Oeste Baiana: uma pluralidade regional; Oeste da Bahia: o bioma cerrado; Oeste Baiano: formação e desenvolvimento; Agronegócio: desenvolvimento e paradoxos – tópico em que a discussão é relacionada  à preservação dos rios que são prejudicados por diversos fatores, dentre eles, a agricultura irrigada, e fragmento da poesia ‘Águas do Oeste Baiano, é usado como embasamento teórico para fazer uma reflexão do assunto.  

Eu conhecia alguma coisa já, escrita pelo Roberto de Sena, e aí eu fiz uma busca e encontrei. E disse! Já que eu estou falando do Oeste baiano, quero trazer as pessoas, fazer uma referência, e encontrei essa poesia dele. O objetivo é realmente valorizar o que a gente tem e como ele debate Meio Ambiente, coloquei na minha tese. Eu queria que ficasse mais poética, já que a gente está falando do Oeste”, disse Vera Brescovici.  

A poesia ‘Águas do Oeste Baiano’ foi publicada em 2007 e o autor faz um passeio pelas dezenas de rios da região até chegar no Rio São Francisco – o maior deles, cada um com sua importância, com sua beleza. Uma poesia composta por palavras que informamdenunciam o descaso, e carregam sentimento de paixão pelos rios do município de Barreiras e da região. Palavras que carregam o desejo de preservação para o bem de todos. Roberto de Sena, é um dos mais renomados escritores do Oeste e totaliza oito publicações.  

Sinto-me honrado em ter o meu livro ‘Águas do Oeste Baiano’ incluído em uma tese de doutorado, da diretora do Campus da UFOB de Santa Maria da Vitória. Para mim, isso representa muito. É como se fosse um selo de qualidade e um reconhecimento pelo trabalho que realizo há muitos anos na Literatura da região Oeste. Foi como se eu tivesse recebido um prêmio”, disse Roberto de Sena.     

A Pesquisa      

A tese de doutorado Arte, Cultura e Religiosidade nas pinturas rupestres da Serra do Sarapó/Tapuias, aprovada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás já é de domínio público. Nela, Vera Brescovici registrou, com detalhe, as pinturas e as gravuras rupestres. Em traços, linhas, cores e formas, estão inscritas informações sobre os povos da pré-história, das tribos que moraram ou passaram pela região OesteO estudo analisou aspectos relacionados à arte, cultura e religiosidade.  

A Serra do Sarapó/Tapuias é um lugar de difícil acessoPara chegar até o sítio arqueológico é preciso ir a pé, pois a estrada é irregular, com vegetação densa. Mas ao chegar, o encontro com a história e com a beleza da natureza, é inevitável. O trabalho é importante para a região, pois, até hoje, de acordo com a pesquisa não há registros referentes a grupos ou datação sobre os vestígios rupestres encontrados. Não há registros no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), nem na cidade de Riachão das Neves.     

Espero que esta pesquisa possa contribuir no sentido de dar visualidade para que pesquisadores da área aprofundem os estudos na perspectiva arqueológica para que essas representações não fiquem sem uma catalogação. É necessário dar voz a essa história que está no alto da Serra do Sarapó, de conhecimento de apenas uma minoria”, disse Vera. 

Vera Brescovici pesquisa sobre arte rupestre desde 2012 e além do livro sobre as pinturas rupestres na Serra do Sarapó, tem outro lançado sobre os sítios arqueológicos do município de São DesidérioAgora já está iniciando pesquisa sobre as pinturas rupestres na cidade de Santa Maria da Vitória, Santana e Porto Novo, no Oeste da Bahia. Além de diretora do Campus da UFOB de Santa Maria da Vitória, a doutora Vera Brescovicié professora do curso de Artes Visuais e dPrograma de Pós-graduação em Ensino. 

 

  • Compartilhe:

Publicidade