
Na manhã desta quarta-feira, 23, pouco depois das 8h, representantes do Sindicato dos Professores de LEM (SINPROLEM), professores e cidadãos participaram de uma caminhada pelas ruas do centro da cidade em apoio à classe que pede ao gestor municipal para cumprir a lei do piso salarial do magistério.
O movimento deu início na praça Sergio Alvim Mota, no centro da cidade, e percorreu várias ruas até chegar em frente ao gabinete do prefeito, localizado na rua Castro Alves, próximo a UPA.
Com cartazes cobrando seus direitos, a classe ainda pedia a saída do secretário de educação, Jeferson Café, além da saída do Secretário de Governo, Danilo Henrique.
“Quando o prefeito e o Secretário de Educação não eram nada, estavam conosco aqui nas ruas nos apoiando enquanto cobravamos os nossos direitos da gestação passada, e agora? Sumiram?”, indagou um professor.
Os professores não aceitaram a proposta do município tendo em vista um reajuste salarial de apenas 10,06%, distante do piso salarial do Magistério anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro, em 33,24%.
Os professores ainda relataram que o prefeito Junior Marabá ainda não recebeu a categoria desde a sua vitoria nas últimas eleições, e isso tem contribuído pelo estado de greve, devido a sua falta de comunicação.
“Quem é que não quer negociar aqui prefeito? Na verdade é a prefeitura que não quer negociar, ela falou que que já estava decidida”, criticou a presidente do SINPROLEM, Lurdes Hoff.
Professores ainda críticaram a nota da Secretaria de Educação e relataram que o sindicato foi atacado com palavras grosseiras e erros de português. Segue a nota da Secretaria de Educação na íntegra:
NOTA PÚBLICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES
A Secretaria de Municipal de Educação de Luís Eduardo Magalhães vem a público informar que amanhã, dia 23 de março de 2022, não haverá aulas na Rede Municipal de Ensino.
A suspensão das atividades escolares, por parte da Administração do Município, se dará em função da confirmação da paralização dos professores, imposta pelo Sindicato dos Professores através dos Ofícios nº027/2022 e 028/2022, assinado pela sindicalista Lurdes Hoff em 18 de março de 2022.
Portanto, os pais de alunos da Rede Municipal de Ensino não deverão levar seus filhos à escola amanhã, quarta-feira, dia 23 de março, pois as unidades escolares estarão fechadas, assim como ficará suspenso também o transporte escolar.
Aguardamos para quinta-feira, dia 24 de março, uma decisão da justiça referente a ilegalidade da greve imposta aos professores pelo SINPROLEM, pois os termos que definiram o movimento, que está retirando 20 mil alunos das salas de aulas, são meramente políticos e fruto de um movimento sindicalista ultrapassado.
Lamentamos que após dois anos fora das salas de aulas os alunos da Rede Municipal de Ensino ainda tenham que passar por este prejuízo educacional, imposto por um movimento irresponsável, que usa os alunos como arma para impor aumentos salariais ilegais.
A Secretaria de Municipal de Educação de Luís Eduardo Magalhães continua de portas abertas para negociar termos racionais, e dentro da legalidade, e afirma que jamais irá ceder a pressões sindicalistas em detrimento da ordem pública.
Luís Eduardo Magalhães-BA, 22 de março de 2022.
Jefferson Leite de Melo
Secretário de Educação.
Reportagem de Weslei Santos/blog do Sigi Vilares.
Fonte:Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares