LEM: BLOG DO DOUGLAS BATISTA CRITICA VEREADOR POR TER DIVULGADO DENÚNCIA FALSA

20 de dez de 2018

Em resposta à acusação do edil Felipe Fernandes de que a matéria jornalística “Vereador não checa e acaba apresentando denúncia falsa( Fake News) em sessão na câmara”, veiculada no dia 12 de Dezembro de 2018, no sítio eletrônico Blog Douglas Batista atentou contra sua boa-fama, temos a dizer que o jornalismo é uma atividade protegida pela Constituição Federal, que assegura ao profissional o direito de expressar seu pensamento, sem sofrer qualquer restrição, e de ser protegido de censura de natureza política, ideológica e artística. (art. 220, caput e § 2.º da CF/88)

A matéria jornalística foi uma crítica ao trabalho do vereador que, em Sessão Legislativa do dia 11/12/2018, denunciou o Poder Executivo municipal de estar comprando óleo diesel para abastecer um veículo automotor movido a gasolina (Renault/Clio – Placa CON2018), o que seria malversação do dinheiro público, que ele mesmo denominou de “farra do combustível”.

A matéria jornalística evidencia que o vereador Felipe Fernandes não agiu com zelo ao denunciar o Poder Executivo, sem, antes, requisitar informações para a Prefeitura. Se assim tivesse agido, ele teria constatado que a informação CON2018 não dizia respeito a um veículo movido a gasolina, mas a um convênio firmado entre a Prefeitura e a ABAPA – Associação Baiana dos Produtores de Algodão, para recuperação de estradas vicinais, com intuito de ajudar no escoamento da safra.

Ao usar a Sessão Legislativa para denunciar uma informação que não corresponde a verdade, o vereador está divulgando uma “notícia falsa”, uma fake news. A nota que ele divulgou (após a crítica do Blog) acerta, quando se propõe a fiscalizar com mais escrutínio a origem da informação CON2018 no SIGA – Sistema Integrado de Gestão e Auditoria. Mas erra, novamente, quando não admite que foi, no mínimo precipitada, senão equivocada, a sua denúncia de que existia uma “farra do combustível”. Erra, principalmente, ao aproveitar a nota para dirigir críticas ao trabalho do Blog.

As eleições de 2018 mostraram que as fake news são um desserviço para a Democracia. Uma imprensa livre e investigativa é indispensável para combater esse mal. As críticas do vereador servem apenas para desviar o foco de que, na referida Sessão Legislativa, ele divulgou notícia falsa, ao afirmar que a Prefeitura Municipal comprou óleo diesel para o Renault/Clio, movido a gasolina. Suas críticas são uma clara tentativa de constranger e intimidar o jornalismo do Blog Douglas Batista.

Essa atitude deplorável do vereador não intimidará o Blog Douglas Batista de defender a liberdade de expressão e de imprensa, tão necessárias à construção de nossa Democracia. Tampouco intimidará o jornalismo investigativo do Blog de se contrapor à divulgação de notícias falsas em Luís Eduardo Magalhães.

  • Compartilhe:

Publicidade