
A deputada estadual Jusmari Oliveira protocolou na Assembleia Legislativa da Bahia, Moção de Aplausos e Congratulações pelos 50 anos de excelentes serviços prestados pelo 4º Batalhão de Engenharia e Construção (4º BEC) a a região Oeste da Bahia e a outras regiões do Estado e até mesmo em outras partes do País. Ela utilizou a Moção para homenagear também a chegada dos cearenses em Barreiras, no ano de 1972.
JUSTIFICATIVA
Na Justificativa Jusmari escreveu que 4º Batalhão de Engenharia e construção (4º BEC) é protagonista de uma linda história em Barreiras, na região e até em outras partes do País. Fundado no Ceará, em 30 de dezembro de 1957, recebeu sua denominação histórica atual, 4º BATALHÃO DE ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO, que abarcava a gama de missões prioritárias para cumprir. Em 03 de julho de 1972, foi transferido para o Município de Barreiras, na Bahia, com o objetivo de estabelecer a ligação entre Salvador e a Capital Federal. Esta data histórica jamais sairá do coração do povo barreirense pelo impulso e pelo desenvolvimento que o 4º BEC deu e continua dando a cidade e a região.
Ao longo dos nos foram milhares de km, vencidos com o suor de muitos homens e mulheres que fazem parte desta grande instituição. O 4º BEC construiu estradas, açudes, aguadas, prestou socorro às pessoas em épocas de grandes secas e também nas enchentes, realizando um extraordinário serviço social. No entanto, uma frase pesquisada na história do Batalhão resume todo o trabalho feito com amor e dedicação: “Mais do que estradas e açudes, o 4º BEC construiu vidas.” Uma grande verdade.
No dia 31 de março de 1973 deu-se a instalação oficial do 4º BEC em seu quartel em Barreiras. No dia 16 de agosto de 1994, o 4º BEC recebeu a denominação histórica de Batalhão General Argolo em homenagem ao ilustre filho da Bahia, Alexandre Gomes de Argolo Ferrão Filho, responsável por brilhantes feitos da recém-nascida Engenharia Militar Brasileira.
Ao longo de sua história, o 4º BEC conta com um imenso acervo de obras, pois contribuiu para o desenvolvimento do Nordeste, desde as adjacências de Crateús, Barreiras, e até mesmo em outros estados brasileiros.
No desempenho de suas variadas missões, o 4º BEC mantém uma memória que fica naqueles que deram o máximo para o cumprimento da missão.
Ferrovias; açudes; barragens; poços tubulares; sistemas urbanos de abastecimento de água; sistemas de irrigação; redes de distribuição de água; drenagens superficiais e profundas; implantação de rodovias; pavimentação; estradas vicinais; pontes; trabalhos de conservação e restauração; terraplenagem; construção de escolas, casas e quartéis; recuperação de aeroportos, são só alguns dos trabalhos da nobre Arma da Engenharia realizados pelo 4° BEC ao longo de mais de 50 anos de história neste Novo Oeste.
Além de seus trabalhos de construção, o 4º BEC têm realizado um papel de amplo alcance social, fazendo parcerias com a sociedade, e dando empregos diretos e indiretos para a formação cívico-militar do cidadão barreirense. Este é um pequeno resumo da atuação do 4º BEC, tomando por base pesquisa de textos publicados na internet,
O 4º BEC foi responsável também pela chegada dos cearenses em Barreiras. Eram, em sua maioria funcionários da instituição e para os quais foi construída a tradicional Vila dos Funcionários, agradável ponto de Barreiras onde ainda reside a maior colônia cearense de nossa cidade.
A CHEGADA DOS CEARENSES: HOMENAGEM DE OZIEL E JUSMARI
A vinda deles para Barreiras foi uma verdadeira saga, já que vinham para um lugar que não conheciam e. ao chegarem não tinham laços familiares e nem amizades. Mas logo com muita simpatia, cordialidade souberam se integrar ao povo barreirense, através da dedicação ao trabalho, da honradez, da responsabilidade, dos esportes, dos estudos, da política, prestando assim, uma grande contribuição ao desenvolvimento de Barreiras e da região, promovendo uma integração cultural que ainda hoje se expande na cidade.
Os cearenses fazem parte da história de Barreiras e da região por tudo que fizeram a fazem com o seu trabalho, com seu jeito de fazer amizade. São por tudo isso, juntamente com o 4º BEC merecedores desta singela mas carinhosa Moção de Aplausos e Congratulações, feita com muito amor e reconhecimento por tudo que significam na v ida do povo de Barreiras e da região.