JUSMARI DIZ QUE VAI COM AS SEIS VEREADORAS ENTREGAR “CARTA DE BARREIRAS” AO GOVERNADOR E A MINISTRA DAMARES

11 de mar de 2021

Em uma reunião realizada nesta quarta-feira, na Câmara Municipal de Barreiras, a deputada Jusmari Oliveira se comprometeu a levar, junto com as vereadoras Irmã Silma, Dra. Graça, Carmélia da Mata, Ivete Ricardi, Beza e Teteia Chaves, a carta de Barreiras contendo várias reivindicações das mulheres da região. A principal delas é a construção de um novo prédio para a Delegacia das Mulheres. “Este é um compromisso que faço com todas a mulheres de Barreiras e do Oeste Baiano”, disse a deputada. Jusmari afirmou que nesta união entre ela e as seis vereadoras de Barreiras, ficou provado que, em muitos momentos, as siglas partidárias devem ser deixadas de lado em busca de um objetivo maior que é o bem comum. “Fico muito honrada em fazer este trabalho ao lado destas valorosas vereadoras e vamos juntas e unidas entregar a Carta de Barreiras ao governador Rui Costa e a Ministra Damares. A deputada lembrou ainda que todos os países governado por mulheres foram os que se saíram melhor no enfrentamento a Pandemia da Covid-19 como todos tendo um baixo número de mortes. “Isso mostra a sensibilidade da mulher, principalmente nas questões de saúde e do atendimento ao ser humano” ressaltou. Vale frisar que Jusmari foi a primeira mulher e presidir a Câmara Municipal de Barreiras onde começou sua vida política e se projetou sendo depois deputada estadual, deputada federal, prefeita de Barreiras e, agora, novamente, deputada estadual.

 

Na sessão às seis vereadores discursaram a agradeceram a deputada por aquele momento de reflexão sobre a situação da mulher não só em Barreiras mas em todo Oeste Baiano e em toda a Bahia. Jusmari disse que momentos como esse precisam se repetir não apenas na semana em que se comemora O Dia Internacional da Mulher, mas de forma permanente para que as mulheres alcancem o empoderamento, tenham espaço de poder e possam contribuir muito mais ainda com o desenvolvimento da sociedade. “Saio daqui com o coração muito feliz por termos conseguido realizar uma sessão tão produtiva e com falas tão importantes sobre um tema da mais alta relevância” disse ela.

A deputada agradeceu ao presidente da Casa, vereador Otoniel Teixeira, pela receptividade e desejou muito sucesso a ele a frente do Poder Legislativo.

Além da construção do novo prédio da Delegacia da Mulher, a carta de Barreiras deve conter também reivindicações enviadas pela população, tais como:

Criação do Centro de apoio a mulher empreendedora

Através de parceria com a UFOB,  UNEB, SESC, SENAR, SEBRAE, buscar  disponibilização de cursos e palestras, que capacitem a mulher a gerir o seu empreendimento.

Cursos profissionalizantes em diversos setores, para a inserção da mulher no mercado de trabalho.

Curso de formação política, com a finalidade de que as mulheres ocupem os espaços de poder e façam valer os seus direitos.

Acompanhamento psicológico para atendimento da mulher vítima de qualquer tipo de violência.

Buscar junto aos bancos, linhas de crédito facilitadas para a mulher empreendedora.

Ações que fortalecem a rede pública para atendimento especializado para mulheres grávidas, que ainda estejam no ambiente escolar e/ou sejam adolescentes.

Campanha de combate ao assédio sexual e moral no ambiente de trabalho ou mesmo na família e escola.

Apoio na ressocialização da mulheres que tenham passagem pelo sistema carcerário.

Realização de Ações contínuas de prevenção ao câncer de útero, de mama e de outras doenças relacionadas a mulher.

Recuperação da mulher usuária de álcool ou drogas.

Vale ressaltar que a sessão foi feita mantendo todos os protocolos determinados pelas autoridades sanitárias como uso de máscara, distanciamento social, entre outras.

 

 

 

 

 

 

 

  • Compartilhe:

Publicidade