IRMÃ DE RENATO RUSSO VENCE DISPUTA JUDICIAL CONTRA FILHO DO CANTOR
19 de novembro de 2018
Carmem Manfredini era processada por Giuliano Manfredini por causa de carta publicada na imprensa

Carmem Manfredini escreveu carta em que demonstrava descontentamento com o leilão de parte dos bens de Renato Russo (foto: Romulo Juracy/Esp. CB/D.A Press)
Carmem Manfredini, irmã do ídolo Renato Russo, saiu-se vencedora numa disputa judicial envolvendo seu sobrinho Giuliano Manfredini, filho do líder da Legião Urbana.
Incomodado com uma carta publicada pela imprensa redigida pela tia em seu desfavor, em que ela demonstrava descontentamento com o leilão de parte dos bens de Renato Russo, o sobrinho ajuizou ação requerendo retratação pública e danos morais da tia.
Na sentença, o magistrado do TJDFT julgou improcedentes os pedidos e condenou Giuliano a pagar as custas do processo e os honorários advocatícios ao advogado de Carmem, Paulo Cesar Cascão. Ainda cabe recurso.

Leia a carta na íntegra:

Desalento

Este leilão irá ocorrer no dia 7 de abril (sábado) a partir das 12:00, no Retiro dos Artistas, Rio de Janeiro.“Foi com profunda tristeza, mágoa e indignação, que eu e a minha mãe, Carminha Manfredini, soubemos por um amigo que no dia do aniversário de 58 anos de meu querido e amado irmão, Renato Russo/Renato Manfredini Júnior, haveria um leilão de todos os seus pertences e objetos pessoais, autorizado pelo seu filho Giuliano Manfredini.

A tristeza é muito grande porque esses objetos, ou seja, todo o seu acervo cultural e artístico, foi guardado com muito esmero e carinho pelo seu pai, Renato Manfredini, minha mãe e por mim desde a sua morte em 1996. Cuidávamos de tudo, absolutamente tudo: de uma frase escrita por ele em um papel, de seus diários, de suas roupas, instrumentos, livros, LPS, CDS, móveis e de tantos outros objetos daquele apartamento na Rua Nascimento e Silva. E mantivemos o apartamento com a mesma decoração,mobiliário,objetos,como se ele estivesse morando ainda ali.

 

 

Em 2004 fui curadora juntamente com Renata Azambuja, de uma exposição intitulada ‘Renato Russo Manfredini Júnior’, no CCBB de Brasília, em que este acervo foi mostrado a milhares de fãs pela primeira vez. Houve também a recente exposição do MIS, em São Paulo, ‘Renato Russo’. Ambas foram um sucesso de público, crítica e teve todo o apoio dos fãs, imprensa e de pessoas que gostavam e gostam do Renato.

Como pode Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo, que deveria zelar por todo esse patrimônio, leiloar simplesmente tudo? Se desfazer do mesmo como não significasse nada?

Muitos fatos que aconteceram já há alguns anos, não foram levados a público. Na verdade, minha mãe e eu, não queríamos que assuntos familiares fossem divulgados para gerar especulações envolvendo o nome do nosso querido Renato. Infelizmente, não tivemos outra opção a não ser vir a público, pedir ajuda e mostrar nossa profunda angústia e desalento.

Para se ter uma ideia, uma das atitudes de Giuliano Manfredini, foi a de trocar as fechaduras do apartamento do meu irmão no Rio de Janeiro, para que eu e a minha mãe Carminha, não tivéssemos mais acesso a nenhum pertence dele. Qual não foi a nossa surpresa, quando um dia fomos lá para passar a tarde, (para lembrarmos dele e dos ótimos momentos em família), ver e tocar as suas roupas,cadernos… e não conseguimos abrir as portas! A confirmação veio por uma amiga da família.

Minha mãe que é uma senhora de idade, ficou extremamente desolada já que, não pôde ali ter em suas mãos os pertences do seu filho…. Além disso, ele cortou todo o tipo de relação conosco. Não temos sequer ideia da razão desse afastamento. Ele não fala conosco há quase dois anos…

Vocês podem imaginar a dor da minha mãe, que o criou, não como um neto, mas como um filho, com todo o amor e carinho do mundo? Naturalmente, ela entrou em depressão, mas reagiu porque teve um primeiro filho, este sim, que a amou como se não houvesse amanhã.

Agora ele quer doar tudo como se nada valesse para nós? E os nossos sentimentos? E alguns objetos, que são meus também, por direito, como livros e LPS de infância, fotos? E também alguns que pertencem à minha mãe? E os fãs? Vocês que têm um carinho imensurável e amor incondicional pelo Renato e que nunca mais poderão ter a chance de ver uma outra exposição, pois todo esse espólio vai ser separado,espalhado e dilapidado.

É assim que uma pessoa cai no esquecimento, até desaparecer e enfim, morrer

Carminha Manfredini, mãe de Renato Russo

 

Toda a sua memória cultural e artística será desfeita. Giuliano deveria refletir melhor sobre as consequências que esse leilão trará. As futuras gerações não verão uma bata de show sequer, nem suas calças de couro, absolutamente nada. E para o meu desespero, muitos desses pertences nunca tiveram registro fotográfico.

Fico imaginando o sofrimento que o meu pai que faleceu ha 14 anos teria, e também, com certeza, o pesar que as famílias Manfredini e Oliveira sentirão. Todos os meus tios e primos, sem exceção. Ele não tem a mínima noção do que faz ou deve estar sendo muito mal aconselhado por terceiros para agir desta maneira.

Em hipótese alguma somos contra ajudar qualquer instituição. Muito pelo contrário. A minha mãe trabalha com caridade e projetos sociais há quase 45 anos em Brasília-DF.

O que questionamos aqui é o do porquê deste leilão, quando haveria outras alternativas para socorrer o Retiro dos Artistas, que abriga pessoas que merecem todo o nosso apreço, respeito e consideração. Doações, shows beneficentes, ou mesmo como o Renato Russo fez com o seu trabalho solo, ‘The Stonewall Celebration Concert'(1994), em que parte dos royalties do disco foram doados à Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, campanha organizada por Herbert de Souza. Há muitas formas de se fazer o bem verdadeiramente.

Giuliano pode e deve usar o nome de Renato Russo para quaisquer ações que venham a acudir pessoas merecedoras. Inclusive parte dessa herança deixada por meu irmão Renato, que igualmente tinha uma extrema preocupação por tudo o que guardava (não jogava absolutamente nada fora), poderia ser doada para o Espaço Cultural Renato Russo, em Brasília-DF. Este espaço será reinaugurado em junho de 2018 e terá salas para oficinas e apresentações de dança, teatros, biblioteca e gibiteca. Seria um presente para a cidade e os fãs de todo o país, que poderiam ver e apreciar roupas, manuscritos, instrumentos.

Renato sempre prezou e incentivou a educação e cultura, e ficaria feliz, sem dúvida, que os seus objetos ali estivessem.

Se Giuliano tem a intenção de ser generoso leiloando essas relíquias para o Retiro dos Artistas, porque faz exatamente o oposto, destratando e ignorando a mãe dele e a tia? E os tios,primos e amigos com os quais ele não fala mais?

Ele irá privar não só a minha mãe, a mim e aos incontáveis fãs desse tesouro, mas principalmente a si próprio, que poderia aprender e evoluir individual e intelectualmente com este legado. Sem esses objetos ao nosso alcance, perdem-se todas as referências por ele deixadas. Será praticamente impossível fazermos quaisquer pesquisas mais apuradas sobre o que lia, ouvia, assistia ou pesquisava.

Como disse Carminha Manfredini: ‘É assim que uma pessoa cai no esquecimento, até desaparecer e enfim, morrer…”.

Obrigada a todos, em meu nome e de minha mãe, por terem lido esse desabafo, e podem acreditar que o meu coração está em mil pedaços (rimou).

Que fiquemos com Deus, com a Luz e com os Anjos! Força Sempre!!!

Carmem Teresa Manfredini”.

 

MURAL DO OESTE / Com fonte do Correio Braziliense

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

20/05/2022 HOSPITAL DO OESTE INICIA ATENDIMENTO EM ONCOLOGIA       A espera semanal de 16 horas dentro de um ônibus chegou ao fim. A rotina de dona Maria Francisca há seis meses, após a descoberta de um câncer de mama em tratamento em Salvador, a 870 quilômetros de Barreiras, agora será transformada com o início dos atendimentos da UNACO ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 JERÔNIMO REFORÇA ALIANÇA COM LULA E DIZ QUE NÃO HÁ COMO SER NEUTRO DIANTE DA FOME E DO DESEMPREGO   “Nas eleições deste ano, teremos dois lados muito bem definidos. De um lado, está o presidente do desemprego, que é o pior presidente da história do Brasil. Do outro, temos Lula, o presidente da esperança, aquele que mais gerou empregos na história do Brasil”. A declaração é do ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 OZIEL E JUSMARI MOBILIZAM COMITIVAS DA REGIÃO QUE JÁ ESTÃO CHEGANDO PARA PARTICIPAR DO PGP EM BARREIRAS COM JERÔNIMO, GERALDO JÚNIOR, OTTO, VAGNER E ANGELO CORONEL   Foto de arquivo Oziel e Jusmari utilizam seu poder de mobilização junto a lideranças políticas das diversas cidades do território do Rio Grande que já estão chegando para participar do PGP -Programa de Governo Participativo – evento que acontecerá neste sábado, 21, as 9 da manh ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 ENTIDADES LANÇAM NOTA EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DA ELEIÇÃO     Entidades das áreas de ciência e imprensa divulgaram nota nesta quinta-feira (19) em defesa da democracia e do sistema eleitoral brasileiro, em um contexto de ataques desferidos às urnas eletrônicas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). O texto é assinado por SBPC (Sociedade Brasil ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 KALIL ANUNCIA ALIANÇA COM LULA EM MINAS APÓS IMPASSE E DESISTÊNCIA DE VICE   Pré-candidato ao Governo de Minas Gerais, Alexandre Kalil (PSD) anunciou nesta quinta-feira (19) a aliança com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no estado. Kalil se reuniu com o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), coordenador da campanha de Lula em Minas, e com o deputad ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 485.666 TRABALHADORES TÊM ABONO DO PIS PASEP PARA SACAR   Os trabalhadores têm R$ 443 milhões em abonos salariais do PIS e do Pasep que ainda podem ser sacados até o dia 29 de dezembro. O abono pago é de até R$ 1.212, dependendo da quantidade de meses trabalhados em 2020. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Previdência, 485.666 abonos d ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 PASSAGEIROS REAGEM A ASSALTO EM ÔNIBUS E CAPTURAM CRIMINOSO   Foto: Reprodução / TV Bahia Passageiros de um ônibus reagiram a um assalto a ônibus e conseguiram capturar o criminoso. A ação aconteceu na manhã desta sexta-feira (20), na região do Dique do Tororó.   De acordo com informações da TV Bahia, o homem anunciou o assalto e tomou o ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 86% CIPM COM REFORÇO DA CIPE CERRADO E CIPRV/BARREIRAS INTENSIFICA O POLICIAMENTO EM SANTA RITA DE CÁSSIA   Ontem, quinta-feira, 19, a 86ª CIPM com reforço da CIPE Cerrado e CIPRV/Barreiras intensifica o policiamento em Santa Rita de Cássia. Está sendo reforçado o policiamento mediante rondas, abordagens a veículos e pessoas em pontos estratégicos, com o objetivo de reduzir os índices de cr ...
  • Compartilhe:

19/05/2022 APÓS INDICAÇÃO DA VEREADORA TETEIA CHAVES, UNIDADE DE SAÚDE DO BAIRRO VILA DOS FUNCIONÁRIOS TERÁ SEDE PRÓPRIA E REFORMAS DAS QUADRAS POLIESPORTIVAS   A vereadora Teteia Chaves conquistou mais uma importante vitória do seu mandato. A parlamentar recebeu a confirmação nesta quinta-feira, que o bairro Vila dos Funcionários irá ser contemplada com a sede própria da Unidade de Saúde do Bairro. Além disso, a gestão municipal confirmou a ...
  • Compartilhe:

19/05/2022 PESQUISA GENIAL/QUAEST: DIFERENÇA ENTRE ACM NETO E JERÔNIMO RODRIGUES CAI PARA 13 PONTOS Fotos: Divulgação / Ascom A pesquisa Genial/Quaest mostrou que a diferença entre Jerônimo Rodrigues (PT) e ACM Neto (União Brasil) é de 13 pontos. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (17) pelo jornal A Tarde. Na pesquisa, Jerônimo aparece com 34% das intenções de voto quando tem ...
  • Compartilhe:

19/05/2022 BARREIRAS: OZIEL E JUSMARI PARTICIPAM COM JERÔNIMO, OTTO E GERALDO JÚNIOR DO PGP NESTE SÁBADO NO GIL FRANÇA     O fim de semana vai ser de intensa movimentação política em Barreiras. O pré-candidato a deputado federal Oziel Oliveira e a deputada Jusmari Oliveira estarão ao lado do pré-candidato ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do vice Geraldo Júnior, do senador Otto Alencar e do ...
  • Compartilhe:

18/05/2022 RIACHÃO DAS NEVES: EMBASA PROMOVE REUNIÃO COMUNITÁRIA NO DISTRITO DE CARIPARÉ Com o início da operação do abastecimento de água no distrito de Cariparé, em Riachão das Neves, a Embasa reuniu na última segunda-feira (9) os moradores para esclarecer as principais dúvidas sobre a prestação do serviço de abastecimento de água. Na oportunidade, a área de operação di ...
  • Compartilhe:

18/05/2022 ABL CONQUISTA UMA SEDE NO CENTRO HISTÓRICO     O local será incorporado aos espaços utilizados para a FLIB A Academia Barreirense de Letras (ABL) vai inaugurar oficialmente sua primeira sede na próxima segunda-feira (23) às 11h. A entidade completa 17 anos de fundação no dia 20 de maio, com um trabalho voltado para o fomento ...
  • Compartilhe:

18/05/2022 EM RIACHÃO DAS NEVES, COMUNIDADES RURAIS SÃO BENEFICIADAS COM A ABERTURA DE TANQUES PARA RESERVAÇÃO DE ÁGUA POR INICIATIVA DO DEPUTADO TITO O deputado Tito viabilizou a abertura de aguadas para as comunidades de Rio Branco e Rio Branco V, no município de Riachão das Neves, fortalecendo a agricultura familiar, trazendo mais dignidade para os agricultores e pecuaristas do município. Vale lembrar que uma das maiores preocupações do pa ...
  • Compartilhe:

18/05/2022 EX-JOGADOR DE FUTEBOL DE ORIGEM BARREIRENSE É LEITOR DO MURAL DO OESTE NO RIO DE JANEIRO   Silvininho Moreno, morador do Rio de Janeiro em Campo Grande, ex jogador do Campo Grande, origem familiar de Barreiras, porém carioca, todos anos vem a Barreiras no período do cajui, curtir o rio de ondas e saborear a cachaça da região, é um grande leitor do Mural do Oeste no Rio de Jan ...
  • Compartilhe:

18/05/2022 BARREIRAS 100% PAVIMENTADA: ESTRADA DO VAU DA BOA ESPERANÇA ESTÁ SENDO PAVIMENTADA E VAI DINAMIZAR ECONOMIA DA REGIÃO DO RIO DE ONDAS       A Prefeitura de Barreiras executa, desde o mês de março, a segunda etapa de pavimentação asfáltica da estrada do Val da Boa Esperança, zona rural do município. Na primeira fase da obra, a Gestão Municipal já havia concluído mais de três quilômetros de pavimentação ...
  • Compartilhe:

18/05/2022 FILHO DE LULA É ASSALTADO COM ARMA DE BRINQUEDO   Luís Cláudio (foto), filho de Lula, foi vítima de um assalto na rua Vergueiro, Zona Sul de São Paulo, na noite dessa terça terça-feira (17). Ele estava no trânsito quando foi abordado por quatro menores de idade. Dois deles bateram com uma arma de brinquedo no vidro do carro. Os cr ...
  • Compartilhe:

18/05/2022 INSCRIÇÕES PARA O ENEM 2022 TERMINAM NO SÁBADO Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até o próximo sábado (21) para fazer a inscrição, habilitando-se para as provas que serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro. As inscrições para o Enem 2022, tanto para a edição impressa como para a digital, d ...
  • Compartilhe:

18/05/2022 SOLIDARIEDADE TEM ENTRADA GARANTIDA NA BAHIA FARM SHOW Novamente, a Bahia Farm Show trará a marca da solidariedade junto com o que há de mais moderno em tecnologia agrícola. Com o retorno do evento presencial da feira, que será realizada entre os dias 31 de maio a 04 de junho, em Luís Eduardo Magalhães, o Ingresso Solidário continuará revertendo ...
  • Compartilhe:

18/05/2022 SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA DA BAHIA DEFENDE DESCRIMINALIZAÇÃO DA MACONHA O secretário da Segurança Pública da Bahia, Ricardo Mandarino, defendeu a descriminalização do uso de drogas como a maconha. O discurso, que viralizou nesta terça-feira (17), após ficar disponível no canal da Superintendência de Prevenção à Violência (SPREV), foi feito em um congresso, ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade