IPHONE 13: NOVIDADES DO CELULAR APPLE QUE NEM TODOS PERCEBERAM; NOVO MODELO TEM ATÉ 1TB DE ARMAZENAMENTO
14 de outubro de 2021

O iPhone 13 deve desembarcar no Brasil com novidades diversas para os fãs. Dentre as inovações do celular da Apple estão o novo processador A15 Bionic e a capacidade de armazenamento de até 1 TB nos modelos Pro e Pro Max. No entanto, ainda há algumas características do smartphone que são pouco conhecidas pelos usuários, como pode-se conferir nas linhas abaixo.

Entre outros atributos que nem todos perceberam, destacam-se as variantes do chipset A15 Bionic e algumas limitações no modo cinematográfico e no ProRes. Além disso, o telefone da Apple agora também permite que o usuário tenha duas linhas ativas de eSIMs, o que descarta a necessidade de utilizar o slot para chip físico.

1. Suporte para Modo Noite na lente teleobjetiva

 

iPhone 13 tem modo noite na lente teleobjetiva, o que permite tirar fotos em ambientes com pouca luz — Foto: Reprodução/Apple

iPhone 13 tem modo noite na lente teleobjetiva, o que permite tirar fotos em ambientes com pouca luz — Foto: Reprodução/Apple

A Apple adicionou incluiu o suporte ao modo Noite na câmera teleobjetiva – que serve para captar objetos a longa distância – do iPhone 13 Pro e do Pro Max. A função que permite a captura de fotos com boa qualidade e mais detalhes mesmo em ambientes com pouca luz agora está presente em todos os sensores do celular.

2. Vídeo cinematográfico sem 4K

 

Modo cinema no iPhone 13 não grava emK — Foto: Divulgação/Apple

Modo cinema no iPhone 13 não grava emK — Foto: Divulgação/Apple

Uma das novidades da linha iPhone 13 é o fato de a lente grande-angular também ser equipada com o Modo Cinema (Cinematic Mode). Esse recurso utiliza a técnica chamada de rack focus, que altera o foco da lente durante uma tomada contínua. Isso significa que é possível se mover à vontade, sem perder o alvo no vídeo e mantendo o efeito de profundidade. O recurso permite ainda ajustar o nível bokeh (áreas borradas ao fundo) antes e após a captura.

Contudo, o que a Apple não revelou é que os novos smartphones se limitam a gravar vídeos cinematográficos apenas em Full HD (1080 pixels) a 30 frames por segundo (fps). Isso porque o processador de sinal de imagem (ISP) do chipset A15 Bionic é rápido, mas não o suficiente para suportar a resolução 4K.

3. Gravação ProRes 4K limitada

 

Gravação ProRes no iPhone 13 só suporta 4K para modelos com 256 GB ou mais — Foto: Apple/ Reprodução

Gravação ProRes no iPhone 13 só suporta 4K para modelos com 256 GB ou mais — Foto: Apple/ Reprodução

Outra grande novidade do iPhone 13 é a tecnologia ProRes, que permite comprimir vídeos para um formato menor sem perder a qualidade. Na prática, isso significa que o formato é capaz de reter mais detalhes em um arquivo de vídeo, especialmente de cores, com o objetivo de fornecer mais qualidade e rapidez na hora de usar programas de edição.

Um ponto que pode frustrar os consumidores é que a gravação em 4K ProRes é limitada apenas para os modelos iPhone 13 Pro e Pro Max com 256 GB ou mais de armazenamento. Para os modelos de 128 GB, a Apple limitou a gravação ao Full HD (1080p).

4. Modo Macro para lentes ultrawide

 

Modo Macro permite captar imagens a uma distância mínima de até 2 cm — Foto: Reprodução/Apple

Modo Macro permite captar imagens a uma distância mínima de até 2 cm — Foto: Reprodução/Apple

Ainda falando sobre câmeras, outra grande novidade trazida pela Apple está no modo macro. A lente traseira ultra wide tem 12 MP, abertura f/1.8, suporte para foco automático e distância mínima de até 2 cm. Com isso, é possível fotografar vários detalhes bem de perto, com riqueza de detalhes, mesmo sem ter um sensor dedicado a isso. O recurso causou reações pouco empolgadas na imprensa americana.

5. Gravação mais rápida em Dolby Vision

Sistema Dolby Vision, que permite gravar com maior riqueza de cores, ficou mais rápido no iPhone 13 — Foto: Divulgação/Apple

Sistema Dolby Vision, que permite gravar com maior riqueza de cores, ficou mais rápido no iPhone 13 — Foto: Divulgação/Apple

O iPhone 12 já contava com a tecnologia Dolby Vision, que garante imagens com cores mais vivas e fieis com uma ampla gama de tons, além de maior nitidez. A grande mudança em relação modelo de 2020 é que, graças ao processador de imagem mais poderoso do A15 Bionic, o lançamento da Apple agora pode gravar vídeos Dolby Vision HDR em 4K e 60 fps, uma evolução em relação aos 4K e 30 fps do passado.

6. Gráficos melhores no Pro e Pro Max

 

Chipset A15 Bionic tem GPU de 5 núcleos em modelos premium — Foto: Divulgação/Apple

Chipset A15 Bionic tem GPU de 5 núcleos em modelos premium — Foto: Divulgação/Apple

Geralmente a Apple usa o mesmo chipset para todos os modelos de iPhone. Contudo, desta vez a fabricante resolveu fazer diferente. Todos os modelos usam o processador A15 Bionic, mas com diferenças no processamento gráfico. O iPhone 13 Mini e o iPhone 13 têm GPU com 4 núcleos, com promessa de melhora de 30%, de acordo com a Apple.

Já os modelos Pro e Pro Max vêm com GPU de 5 núcleos de processamento, com aumento de desempenho de 50%. Segundo a Apple, isso se deve às funções específicas dos modelos premium, como resolução ProRes e taxa de atualização de 120 Hz da tela ProMotion.

7. Notch menor, porém mais alto

 

Notch do iPhone 13 ficou 20% menor e 1 mm mais alto — Foto: Divulgação/Apple

Notch do iPhone 13 ficou 20% menor e 1 mm mais alto — Foto: Divulgação/Apple

A nova linha do iPhone 13 vem com notch 20% menor. O recorte na área superior da tela era o mesmo desde o iPhone X, de 2017, para abrigar a câmera frontal e o sensor de biometria. Apesar da mudança, o notch ficou cerca de 1 mm mais alto.

8. Suporte a dual-eSIM

 

iPhone 13 vem com suporte para dual eSIM — Foto: Reprodução/ Apple

iPhone 13 vem com suporte para dual eSIM — Foto: Reprodução/ Apple

A linha do iPhone 12 já permitia que o usuário ativasse dois chips: um nano-SIM (físico) e um eSIM, que funciona como um chip digital. A mudança em relação ao iPhone 13 é que agora também existe a possibilidade de o usuário utilizar dois eSIMs, descartando a necessidade de preencher o slot para o chip físico do aparelho.

9. Carregamento de até 27 Watts no iPhone 13 Pro Max

 

iPhone 13 bateria — Foto: Divulgação/Apple

iPhone 13 bateria — Foto: Divulgação/Apple

De acordo com testes feitos pelo canal do YouTube ChargerLAB, o iPhone 13 Pro Max não só dura 2,5 horas a mais que o iPhone 12 Pro Max, mas também carrega mais rápido. O celular foi testado com diversos carregadores, indo de 20W a 100W, e em todas elas o aparelho atingiu 27W ao ser conectado na tomada. Essa força, contudo, não se mantém por muito tempo devido a um sistema de segurança contra superaquecimento.

O aparelho foi anunciado com recarga rápida de 20W, que promete reabastecer até 50% da bateria em até 30 minutos, além da recarga sem fio MagSafe de 15W. A compatibilidade de recarga de 27W não foi anunciada oficialmente pela fabricante.

10. Mais pesado

 

Linha do iPhone 13 está mais pesada e espessa — Foto: Divulgação/Apple

Linha do iPhone 13 está mais pesada e espessa — Foto: Divulgação/Apple

Os modelos da linha iPhone 13 também ganharam maior peso e espessura, já que a bateria ficou maior. Todos passaram de 7,4 mm para 7,7 mm, aumento de 0,3 mm de espessura. Em relação ao peso, o iPhone 13 passou de 164 para 174 gramas, o iPhone 13 Mini passou de 135 para 141 gramas e a versão Pro ganhou 15 gramas, chegando a 204 gramas. O Pro Max é o mais pesado, pulando de 228 para 240 gramas.

11. Câmeras protuberantes

O módulo de câmera do iPhone 13 Pro e do Pro Max ficaram maiores (7,65 mm contra 7,4 mm no modelo anterior). Na prática, o retângulo ocupa mais da metade da largura da traseira dos aparelhos. Isso significa que não será possível aproveitar as capinhas do iPhone 12 e nem mesmo do iPhone 13 e 13 Mini. Além disso, essa alteração pode também gerar incompatibilidade com dispositivos como o MagSafe utilizado na versão anterior.

Com informações de AppleBGRI Download Blog e iPhone Hacks

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

15/10/2021 BAHIA TEM SETE UNIDADES DE SAÚDE HABILITADAS PARA REALIZAR ABORTO LEGAL A Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA) pediu que a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) inclua, no site da pasta, os novos hospitais habilitados para realizar aborto legal. A solicitação foi divulgada nesta sexta-feira (15), e feita por ofício à Sesab e ao Gabinete da Delegada Geral da Políci ...
  • Compartilhe:

15/10/2021 GOVERNO FEDERAL ANTECIPA ENTREGA DE TRILHOS DA FIOL PARA EXTENSÃO ATÉ BARREIRAS   Viabilizado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura, o modelo de investimento cruzado, em que trechos de ferrovias são construídos como contrapartida para a renovação antecipada de concessão de outras estradas de ferro, começa a mostrar resultados. Nesta semana, ...
  • Compartilhe:

15/10/2021 REMÉDIOS PARA EMAGRECER: O QUE O STF VETOU E QUAIS ESTÃO LIBERADOS O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou, por 7 votos a 3, a lei que permitia a produção, a comercialização e o consumo de 3 medicamentos para emagrecimento: anfepramona, femproporex e mazindol. Isso significa que, agora, não será mais possível produzir, comercializar ou consumir esses r ...
  • Compartilhe:

15/10/2021 TARCÍSIO CONFIRMA QUE EMPRESÁRIOS ”INSUFLARAM” CAMINHONEIROS EM 7 DE SETEMBRO   O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, admitiu nesta sexta-feira (15) que as paralisações e os bloqueios realizados por caminhoneiros em 7 de Setembro não foram espontâneos. Em entrevista a O Globo, Tarcísio disse que os manifestantes foram “insuflados” por emp ...
  • Compartilhe:

15/10/2021 MESA DIRETORA DA ALBA APROVA INDICAÇÕES DE JUSMARI SOLICITANDO HEMOBA PARA BARRA E SANTA MARIA DA VITÓRIA Duas Indicações da deputada Jusmari Oliveira foram aprovadas pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia. Na primeira Indicação a parlamentar reivindica a implantação da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia – Hemoba – na cidade de Barra do Rio Grande.  Na seg ...
  • Compartilhe:

15/10/2021 BOM JESUS DA LAPA: MENINA DE 12 ANOS MORRE APÓS SER ATINGIDA POR TIRO ACIDENTAL DISPARADO POR IRMÃ   A Polícia Militar noticiou um delito de ato infracional análogo a homicídio culposo, ocorrido no Bairro Beira Rio, em Bom Jesus da Lapa, oeste baiano. O fato ocorreu nesta quinta-feira (14), por volta das 21h40. Uma  equipe da Polícia Civil, juntamente com a Polícia Técnica, deslocaram ...
  • Compartilhe:

15/10/2021 HOMENAGEM DO SINDSEMB AO MÊS DO SERVIDOR PÚBLICO   Outubro, mês do servidor público, carrega em si a força e luta de homens e mulheres que constroem uma cidade melhor para se viver. HOMENAGEM DO SINDSEMB
  • Compartilhe:

15/10/2021 CONFIRA LISTA ATUALIZADA DAS VAGAS DE EMPREGO PARA BARREIRAS, LUÍS EDUARDO MAGALHÃES E FAZENDAS     Confira abaixo as vagas de emprego disponíveis para Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e fazendas nesta sexta-feira, 15 de outubro. Para informações sobre especificações das vagas, assim como requisitos e habilidades necessárias, além de como se cadastrar para concorrer as vaga ...
  • Compartilhe:

15/10/2021 A ASCENSÃO DAS PLATAFORMAS DE STREAMING E DE APOSTAS NO CENÁRIO ESPORTIVO   Nos últimos tempos o meio esportivo tem ganhado força para além das transmissões televisas tradicionais. As competições e jogos, de diversas modalidades, que atualmente podem ser acompanhados em múltiplas plataformas, movimentam equipes e times, fornecedores de tecnologia e a mídia. A ...
  • Compartilhe:

15/10/2021 BOLSONARO DIZ QUE CHORA NO BANHEIRO: ”E MINHA ESPOSA ACHA QUE SOU O MACHÃO DOS MACHÕES” O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), afirmou nesta quinta-feira (14/10) que tem enfrentado muitos percalços durante a gestão e que “chora no banheiro” de casa. Ele ainda brincou dizendo que a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, nunca assistiu a esses momentos e o considera ...
  • Compartilhe:

15/10/2021 BRASIL VENCE O URUGUAI PELA 12ª RODADA DAS ELIMINATÓRIAS DA COPA DO MUNDO; CONFIRA OS MELHORES MOMENTOS
  • Compartilhe:

15/10/2021 HOMENAGEM DO SINDSEMB AO DIA DO PROFESSOR     15 de outubro- Dia do Professor Aos nossos professores, todas as nossas homenagens e felicitações. Obrigada por continuar acreditando no poder da educação, vocês fazem a diferença no ensino municipal! Uma homenagem do Sindsemb
  • Compartilhe:

15/10/2021 TECNOLOGIA: GOOGLE LANÇA ROTEADOR QUE PROMETE INTERNET NA CASA TODA; VEJA PREÇO O Google lança no Brasil, nesta quinta-feira (14), o Google Wifi. O roteador, que possui tecnologia mesh, promete Internet com cobertura na casa toda e o fim das “zonas mortas”, regiões da residência em que o sinal fica mais fraco. De acordo com a empresa, o produto conta com anten ...
  • Compartilhe:

15/10/2021 TURISMO E VIAGENS: 20 LUGARES IMPERDÍVEIS NA BAHIA PARA IR O QUANTO ANTES Existem inúmeros motivos para pensar que a Bahia é realmente uma terra sagrada. Cheia de cenários deslumbrantes, parece que os deuses foram mais generosos com esse trecho nordestino e arretado que encanta todos. É por essa razão, selecionamos lugares imperdíveis na Bahia para ir o quanto ant ...
  • Compartilhe:

15/10/2021 OPERAÇÃO FAROESTE: ADVOGADO DIZ TER RECEBIDO R$ 50 MIL PARA BENEFICIAR FILHO DO SENADOR ANGELO CORONEL O senador Angelo Coronel (PSD) é um dos citados no acordo de delação premiada homologado pela desembargadora Sandra Inês e seu filho Vasco Resciolelli nesta quinta-feira (14). Ele teria pago R$ 50 mil para que a magistrada beneficiasse a empresa alimentícia do seu filho, a Sabore e Cia. De acor ...
  • Compartilhe:

15/10/2021 PRESIDENTE DIZ QUE DETERMINARÁ REDUÇÃO DA BANDEIRA TARIFÁRIA NA LUZ O presidente Jair Bolsonaro afirmou na noite desta quinta-feira (14) que determinará ao Ministério de Minas e Energia (MME) que altere a bandeira tarifária de energia elétrica para rebaixá-la a um valor menor a partir do mês que vem. A declaração foi feita durante discurso na Conferência Gl ...
  • Compartilhe:

15/10/2021 CÂMARA APROVA MUDANÇA NA COBRANÇA DE ICMS SOBRE COMBUSTÍVEIS A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (13/10), por 392 votos a favor e 71 contra, o projeto de lei complementar (PLP) 11/2021 que altera a forma da cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis. O texto estabelece que o cálculo do ...
  • Compartilhe:

15/10/2021 ENEM 2021: DATA DA PROVA, HORÁRIO, LOCAL E TUDO SOBRE O EXAME   Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) surgiu em 1998 com o objetivo de avaliar os estudantes que concluíam a última etapa da formação básica. Ao longo dos anos, a prova passou por algumas alterações e, atualmente essa é a principal ferramenta para o ingresso de estudantes no ensino s ...
  • Compartilhe:

14/10/2021 ATIVISTA TIRA CALCINHA E USA PARA PRENDER JUMENTO EM RESGATE DO ANIMAL Uma ativista da causa animal usou a própria calcinha para prender um jumento durante o resgate de dois animais no Anel Viário, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. O caso aconteceu no domingo (10) e foi compartilhado nas redes sociais. Stefani Marinho Rodrigues, 41 anos, estava de ...
  • Compartilhe:

14/10/2021 OPERAÇÃO FAROESTE: DELAÇÃO DE DESEMBARGADORA BAIANA CITA MAGISTRADOS DO TJ-BA, ADVOGADOS E SENADOR BAIANO A delação premiada da desembargadora Sandra Inês Rusciolelli, e do filho dela, Vasco Rusciolelli, foi homologada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Og Fernandes, em junho deste ano e a TV Bahia teve acesso nesta quinta-feira. O acordo faz parte da Operação Faroeste, que desde ...
  • Compartilhe:

Publicidade