INICIADAS MATRÍCULAS DE ESTUDANTES APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS TÉCNICOS DO IFBA

22 de jun de 2021

A edição 2021 do processo seletivo para cursos técnicos integrados e subsequentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) foi realizada entre os meses de fevereiro e junho de 2021 e envolveu 19 unidades da instituição. Os números consolidados da seleção apontaram a predominância do público masculino (51,48%), de perfil étnico-racial pardo (52,52%) e com renda inferior a 1,5 salário mínimo per capita (44,58%).

Ao todo, foram realizadas 21.829 inscrições, sendo 12.278 (56%) na categoria cotistas. As primeiras posições de concorrência ficaram com os cursos subsequentes de enfermagem, em Barreiras e eletrotécnica, em Salvador e os integrados em informática, campus Camaçari, e geologia, Salvador.

Apesar da divulgação do resultado definitivo, no dia 4 de junho, o certame ainda não foi encerrado para o Departamento de Seleção de Estudantes (Desel), vinculado à Pró-Reitoria de Ensino (Proen). Isso porque o setor cumpre demandas referentes ao período de matrícula das (os) estudantes aprovadas (os) que envolvem, entre outras questões, a orientação aos campi quanto ao sistema utilizado para o procedimento.

Os desafios enfrentados pela equipe durante os meses de trabalho são destacados pela coordenadora do Desel, Mariucha Ponte. “Realizar este processo seletivo durante a pandemia significou, desde o princípio, um conjunto muito grande de desafios. Com a chegada de casos da Covid-19 no Brasil, e o início do trabalho remoto no IFBA, o primeiro desafio foi realizar um estudo nacional sobre os formatos de seleção já existentes e definir qual seria o formato a se utilizar, emergencialmente, na edição 2021. Ao mesmo tempo, enfrentamos o desafio de realizar este processo completamente novo no menor tempo possível, considerando a implantação de um sistema novo, treinamento de equipe, adaptação de todos os servidores ao serviço remoto e o atraso dos calendários acadêmicos. Sendo a primeira vez a se realizar esse formato de seleção, houve a natural descoberta na prática de situações específicas relativas a esse formato que não puderam ser previstas antecipadamente, mesmo tendo sido feitos testes prévios”, conta.

Mariucha menciona ainda que um relatório sobre a composição demográfica das novas turmas está sendo elaborado, a fim de avaliar, ao fim do 1º semestre de curso, mudanças e impactos ocasionados pela adoção do novo formato de seleção. Segundo a coordenadora, a próxima edição ainda não foi definida. “Ainda não está estabelecido o formato das próximas edições do Prosel, pois dialogaremos com a comunidade do IFBA com base na experiência recém-concluída para tal encaminhamento. Caso a próxima edição seja no mesmo formato – de análise de históricos escolares – há planejamento de uma maior simplificação do processo, tanto para candidatos e candidatas quanto para as equipes de trabalho das etapas do processo seletivo”, destaca.

O pró-reitor de Ensino, Jancarlos Lapa, frisa que a realização do processo seletivo durante a pandemia significou também “a preservação de condições mínimas de segurança sanitária contra a contaminação da população interessada no ingresso no IFBA, evitando aglomeração de servidores do IFBA durante as diversas etapas e, principalmente, evitando a aglomeração de candidatos e candidatas em salas de aulas para aplicação de provas presenciais”, embora pondere como um dos desafios gerenciados o auxílio presencial nos campi para as pessoas que tiveram mais dificuldades de realizar a inscrição on-line.

“Houve mudanças na relação de trabalho de gerenciamento do Prosel com os colaboradores dos campi, inicialmente devido à mudança do trabalho em si, decorrente da modificação do formato da seleção, mas também devido às condições impostas pela pandemia da Covid-19. Em especial, a seleção por análise de histórico escolar demandou a formação de uma nova equipe multicampi para desempenho da atividade específica. Outras atividades desempenhadas por servidores dos campi também foram readequadas ao novo formato e à condição pandêmica, tais como a atividade de divulgação que, nesta edição, precisou ser realizada sem acesso presencial à comunidade, principalmente às escolas, tendo sido então desempenhada de maneira inteiramente não presencial, com foco em redes sociais, reuniões virtuais com representantes locais, rádios, blogs, escolas e organizações comunitárias”, conclui.

MATRÍCULAS

As matrículas iniciaram em pelo menos cinco unidades do IFBA. Em outras, o procedimento está previsto para iniciar no final do mês de junho ou nos meses de julho e agosto. A orientação do Desel para as (os) estudantes aprovadas (os) na seleção é de que continuem acompanhando as informações na página do processo seletivo, pois há campus que iniciou o recebimento de documentos de matrícula por meios digitais não presenciais e que, posteriormente, solicitará a entrega dos documentos em formato físico, presencialmente na unidade, e também campus que só receberá a documentação presencialmente.

  • Compartilhe:

Publicidade