IMPORTÂNCIA DA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS FOI TEMA DE ENCONTRO EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES

27 de jul de 2018

O Secretário de Saúde de Luís Eduardo Magalhães, Dr. Felipe Melhem, e parte do corpo técnico da secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães participaram hoje (27) de uma atividade sobre a importância da doação de órgãos. Durante a iniciativa promovida pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, os técnicos destacaram a importância de informar à família o desejo da doação e explicaram os procedimentos que devem ser tomados após a decisão. O treinamento explicou ainda que alguns órgãos podem ser doados em vida, como rim, parte do fígado e pulmão e medula óssea. As outras possibilidades são com a constatação da morte encefálica ou parada cardíaca.

De acordo com a Central de Transplantes, a Bahia tem hoje 1.500 pacientes na fila de espera por uma doação. A lista é um cadastro técnico com critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e normas iguais para todos os cidadãos.

“A Central de Transplantes identifica que pacientes receberão os órgãos de acordo com o cadastro do Sistema Nacional. A cirurgia de captação é realizada por uma equipe especializada que encaminha o órgão para o receptor”, explicou o secretário de Saúde de Luís Eduardo Magalhães, Dr. Felipe Melhem.

Quem desejar outras informações sobre a doação de órgãos pode ligar para o 0800 284 0444 ou acessar o site www.saude.ba.gov.br/transplantes.

  • Compartilhe:

Publicidade