HISTÓRIAS POLÍTICAS DO OESTE BAIANO: TARCILO VIEIRA DE MELO E O ELEITOR QUE QUERIA SE APOSENTAR FORA DO TEMPO
12 de setembro de 2021

 

Roberto de Sena

Me contaram que essa história aconteceu lá pelos meados dos anos 50 do século XX. Tarcilo Veira de Melo, grande nome da política barreirense daquela época, era candidato a deputado federal. Bom de conversa, charmoso, elegante, carismático e muito inteligente, Tarcilo percorria a cidade e a zona rural com muita disposição indo de casa em casa garimpando cada voto do povo  com muita lábia. Quando dava ia de carro e, na maioria das vezes, ia a cavalo, de jegue, mula ou de carro de boi.

Pois bem. Uma certa feita, em uma dessas reuniões de campanha, um cidadão chamou Tarcilo para conversar em particular.

Experiente, Tarcilo já sabia que quando uma pessoa solicita uma conversa em particular a um político, só pode ser para pedir alguma coisa. E lá foi ele conversar com o eleitor num quarto da casa onde  estava acontecendo a reunião.

– Dr. Tarcilo, eu tô muito decepcionado com política.  Fiz uma jura que não votava mais em ninguém mas num homem sério como o senhor eu não posso deixar de  votar . Meu pedido é muito simples: só quero uma coisinha muito fácil de resolver. O senhor só não resolve se não quiser, cê tá me entendendo?

Tarcilo perguntou do que se tratava

– Quero que o senhor me aposente

Tarcilo olhou para o homem. Forte. Saudável, não tinha nem 40 anos e já queria se aposentar?

O deputado estranhou.

– Mas você tem algum problema de saúde?

– Não deputado. Não tenho nenhum problema. Tô muito bem de saúde.

– Mas então por qual razão o senhor quer se aposentar, tão novo assim?

– É o seguinte Dr. Tarcilo: eu sou funcionário público federal mas tenho uma rocinha, tenho um gado, uma plantação de mandioca lá na beira do Rio de Ondas e quero me dedicar a isso. Preciso cuidar das minhas coisinhas num sabe. Num quero mais ser funcionário público de jeito nenhum. Bater ponto todo dia num é comigo, isso num ficou pra mim não. Mas também num posso perder o salário. Resolve essa aposentadoria pra mim. É fácil. Eu sei que o senhor pode. É só querer.

O deputado olhou para um lado, olhou para o outro, coçou a cabeça e pensou em dizer que não tinha jeito a dar, que a lei não permitia, que isso era corrupção e que ele – Tarcilo – era contra todas as formas de corrupção. Mas antes que Tarcilo dissesse qualquer coisa, o eleitor deu a seguinte informação:

– Lá em casa são 50 votos. Eu sou o chefe da família, onde eu mandar todo mundo vota. É voto maciço, ligeirinho, todo mundo me segue. Onde eu votar todos votam.

Esse tipo de conversa é música nos ouvidos de qualquer político. Tarcilo engoliu o que ia dizer, deu uma de João Sem Braço e disse que, assim que fosse eleito, iria lutar para aposentar o homem. Afinal não podia perder aquela ninhada de votos. Veja bem: O deputado não prometeu que aposentaria o sujeito, disse que ia lutar, ou seja ia tentar.

– Pois Dr. Tarcilo nós vamos votar no senhor por o senhor ser um homem sério, nós num guenta mais votar em corrupto, em ladrão, a gente quer é homem da sua qualidade. Homem honesto e cumpridor da palavra.

Tarcilo ficou encabulado com o raciocínio enviesado do eleitor. O cara tava pedindo para ele dar um jeito de conseguir uma aposentadoria ao arrepio da lei e ainda dizia que queria político honesto? “Esse País não tem jeito não”, pensou o parlamentar desanimado com a situação.

Para encurtar a história Tarcilo se elegeu e foi morar no Rio de Janeiro que, na época, era a capital do Brasil.

Nem bem o deputado toma posse e, de surpresa, o cidadão que queria se aposentar aparece no Rio de Janeiro e foi direto procurar Tarcilo.

– Seu deputado vim aqui promode o senhor fazer a minha aposentadoria conforme nós combinamos na campanha. Não foi isso mesmo?

O deputado, constrangido com o negócio, pediu ao sujeito que desse um tempo, que ele tinha acabado de tomar posse e ainda estava se inteirando das coisas na capital.

“O senhor retorne à Barreiras e aguarde até que eu arranje uma forma de resolver o problema pelas vias legais. Quando tudo estiver resolvido eu mesmo mando lhe avisar. Não precisa vir de Barreiras para o Rio de Janeiro. É uma viagem longa e fica muito caro”, argumentou o parlamentar.

Momentaneamente convencido, o homem veio embora.

Quando Tarcilo pensa que cidadão havia se esquecido do compromisso, olha o homem de novo no Rio de Janeiro. E desta vez só tinha a passagem de ida e Tarcilo teve que bancar tudo, hospedagem, comida, passeios pela cidade maravilhosa, passagem de volta para Barreiras, etc e tal. Com seu famoso jogo de cintura, Tarcilo mais uma vez convenceu o rapaz a retornar a Barreiras e aguardar até que ele providenciasse a aposentadoria.

Mas não adiantava.

Daqui a pouco o sujeito tava de volta. Foram tantas viagens que, em pouco tempo, o homem já tinha se tornado conhecido na Câmara dos Deputados. Tarcilo já não aguentava mais aquela pressão miserável. “Se eu soubesse que esse cabra iria me dar tanto trabalho eu tinha dispensado o voto dele. Ô voto que tá me dando  dor de cabeça! Tem eleitor que é pior do que agiota,” pensava o saudoso deputado barreirense.

O caldo entornou de vez quando, num belo dia, o homem teve que ficar hospedado na casa de Tarcilo. Bebeu todos os vinhos do deputado, pintou e bordou. A mulher de Tarcilo ficou uma arara e ordenou que ele se livrasse daquele aborrecimento o mais rápido possível.

O deputado então tomou uma decisão. “Vou dar um jeito de aposentar este danado é hoje de qualquer jeito. Só assim essa praga me deixa em paz”

O deputado pensou, pensou e do seu privilegiado cérebro brotou uma ideia luminosa.

– Olha amigo vamos fazer o seguinte: eu vou levar você direto ao ministro, você vai chegar com a cueca por cima da calça, com uma parte da calça cortada no joelho, com a gravata voltada para as costas, com um pé calçado em uma bota e outro em uma chuteira, com uma espora no pescoço, com o cabelo cortado só em uma banda da cabeça, vai cumprimentar o ministro, dizer que tá com dor de barriga e, em seguida, você desce as calças, sobe na mesa do ministro e diz que vai fazer cocô em cima da mesa. Cê faz isso e o resto cê deixa comigo.

– Tem que ser assim mesmo deputado?

– Sim. Pra conseguir essa aposentadoria sua só se for desta forma. Não há outro caminho. Faça o que eu tô dizendo e pode confiar.

E assim foi feito.

Naquele dia o deputado foi a uma audiência com o ministro quando, de repente, entra o cidadão, naquelas condições que vocês já sabem. Vestido do jeito que Tarcilo havia orientado, parecendo mais um espantalho do que um ser humano. Todo desgrenhado. Tarcilo deu o alerta: “Ministro o governo cometeu um crime que pode custar caro, como é que deixa um homem nestas condições trabalhando? O homem tá doido, doido, doido. Num pode trabalhar, tem que ser aposentado urgente. Um funcionário trabalhando nestas condições pega mal para o governo. Manda aposentar este homem pelo amor de Deus ou a oposição vai cair toda em cima de nós. Se Carlos Lacerda descobre um negócio desses vai ser um escândalo.”

O eleitor (ou melhor: o espantalho), nem pestanejou, seguiu a risca as instruções de Tarcilo e foi logo dizendo “Bom dia ministro, me desculpe mas é que eu cheguei agora lá do Oeste Baiano onde sou funcionário do governo e eu tô me vendo aqui com uma dor de barriga danada. Daquelas que não esperam. O senhor me desculpe, não dá tempo eu ir ao banheiro,  eu vou cagar aqui em cima da sua mesa”. E dito isso,  pulou em cima da luxuosa mesa do ministro, baixou as calças, se agachou e começou a se espremer.

O ministro, horrorizado com a cena dantesca, saltou da cadeira, ficou a uns 10 metros de distância, soltou um grito desesperado, chamou o secretário e ordenou;

– Esse homem é doido, olhe a situação dele. Tá  defecando na minha mesa em cima de documentos importantes. Isso é uma desmoralização para mim e para o governo. Bata a aposentadoria dele agora. Aposente o homem, ligeiro. Vamos logo com isso.

O secretário ainda tentou argumentar

– Mas ministro, é preciso chamar o médico para fazer o laudo.

Descontrolado o ministro gritou ainda mais alto

– Que laudo médico que nada! Cê num tá vendo que o homem é doido de pedra, olha o que ele tá fazendo em cima da minha mesa. Num precisa de médico pra saber que o homem num bate bem da bola. Até eu que num sou médico sei que este homem tá doente da cabeça. Datilografe um documento urgente aposentando o homem. Datilografe agora ou você será demitido. Num precisa de médico não, bata logo, traga o carimbo que eu já assino e ele já sai daqui aposentado como louco. Ande rápido. Isso é uma ordem.

Resultado: O homem voltou a Barreiras com a aposentadoria debaixo do braço e, finalmente, deixou Tarcilo em paz.

E o ministro ainda agradeceu a Tarcilo que ficou com a moral lá em cima.

– Deputado muito obrigado por esta iniciativa! É de homens como o senhor que precisamos para que o nosso governo dê certo. O senhor fique atento se acontecer outros casos como esse lá em Barreiras, faça o que o senhor fez agora e nos avise imediatamente. Não podemos permitir que pessoas que não estão bem das suas faculdades mentais façam o governo perder o crédito com à população.

– Estou atento ministro. Pode contar comigo. Já pensou se sai no jornal do Carlos Lacerda uma manchete mais ou menos assim: governo na lama, funcionário defeca na mesa do ministro. Seria o fim do nosso governo, por isso estou atento nos mínimos detalhes. Pode acreditar seu ministro. Sou os olhos do governo na região.

Se despediram com um caloroso abraço e Tarcilo saiu da sala e ao chegar a rua deu boas risadas do caso.

Quanto ao eleitor, voltou para Barreiras, viveu longos anos aposentado e cuidando de sua terra na beira do Rio de Ondas. Quando alguém falava de política ele estufava o peito e dizia. “Para mim só existe um político sério e que cumpre a palavra. Tarcilo Vieira de Melo. O resto não presta.”
  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

15/04/2024 EXAME CRIMINOLÓGICO SERÁ OBRIGATÓRIO PARA A PROGRESSÃO DE REGIME DE PENA Uma comissão formada por 5 pessoas – um psiquiatra, um psicólogo, um assistente social e dois membros do próprio sistema penitenciário – avaliam as condições do preso antes dele passar para um regime com maior liberdade.   Com a publicação no Diário Oficial, os trechos sanc ...
  • Compartilhe:

15/04/2024 NÃO UTILIZAREMOS MAIS O NOME EXU. NOME DO PERSONAGEM AGORA PASSA A SER TAMANDUÁ TOMADOR DE PARTIDO   Em respeito as religiões de matriz africana não utilizaremos mais o nome EXU TOMADOR DE PARTIDO. O personagem agora passa a ser denominado Tamanduá Tomador de Partido, de cargos e mandatos. Somos defensores da pluralidade de religiões e respeitamos a fé de todas as pessoas. Agradecemos a ...
  • Compartilhe:

14/04/2024 PROFESSORES ANUNCIAM GREVE EM UNIVERSIDADES FEDERAIS A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA Professores de universidades, centros de educação tecnológicas e institutos federais das cinco regiões do Brasil decidiram entrar em greve a partir de segunda-feira (15). A categoria exige reajuste salarial de 22%, a ser dividido em três parcelas iguais de 7,06% —a primeira ainda para este an ...
  • Compartilhe:

14/04/2024 BAIANÓPOLIS: PREFEITA JANDIRA XAVIER ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA DO LOTEAMENTO MÁRIO BORGES Os moradores do Loteamento Mário Borges viveram um dia memorável na última quinta-feira, quando a prefeita de Baianópolis, Jandira Xavier, assinou a ordem de serviço para dar início à tão esperada pavimentação asfáltica das ruas do bairro. O ato, que aconteceu em uma cerimônia pública c ...
  • Compartilhe:

14/04/2024 CANSADO DAS BRIGAS ENTRE MINISTROS, LULA FAZ PEDIDO INUSITADO A RUI COSTA O presidente Lula (PT) quer dar um basta nas intrigas e confusões entre os ministros do seu governo. Além do clima de tensão entre Planalto e Congresso, o chefe do Executivo nacional não quer gerenciar desavenças internas na equipe e por isso fez um pedido inusitado ao ministro da Casa Civil, R ...
  • Compartilhe:

14/04/2024 LULA VETA TRECHO DE PROJETO QUE ACABA COM O FIM DAS SAIDINHAS DE PRESOS   O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, com o veto, nesta quinta-feira (11), o projeto de lei (PL) que acaba com as saídas temporárias de presos em feriados e datas comemorativas. A informação foi confirmada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O presidente vetou ...
  • Compartilhe:

14/04/2024 CATOLÂNDIA: GUARNIÇÃO DA 85ª CIPM É RECEBIDA A TIROS EM OCORRÊNCIA Por volta das 19h desta  sexta-feira, 12, uma Guarnição da 85ª CIPM empregada em Catolândia foi solicitada para averiguar o crime de ameaça onde em um bar estariam dois indivíduos de posse de arma de fogo. Na aproximação da guarnição um dos indivíduos passou a efetuar disparos contra os ...
  • Compartilhe:

14/04/2024 AERONAVE CAI EM ÁREA RURAL DO OESTE BAIANO; PILOTO MORREU APÓS O ACIDENTE Uma aeronave de pequeno porte caiu no povoado de São Pedro, na zona rural de Formosa do Rio Preto, município no oeste baiano. O piloto morreu após o acidente, ocorrido na noite de sexta-feira (12), de acordo com o Corpo de Bombeiros. A vítima estava sozinha na aeronave e foi identificada como Gu ...
  • Compartilhe:

14/04/2024 BARREIRAS: MULHER É ESFAQUEADA POR COMPANHEIRO DE CONVÍVIO NO BAIRRO VILA BRASIL Na tarde de hoje, domingo, 14, uma mulher foi vítima de golpes de faca, pelo companheiro de convívio, no bairro Vila Brasil, em Barreiras. Não há maiores detalhes do caso, a mesma foi socorrida por uma equipe do SAMU no local e encaminhada para a UPA.
  • Compartilhe:

14/04/2024 UNACON DO HO COMPLETA DOIS ANOS DE ACOLHIMENTO A PACIENTES COM CÂNCER   O Hospital do Oeste (HO), unidade vinculada ao governo estadual e administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) no município de Barreiras, completará, no próximo mês de maio, dois anos de funcionamento da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON). Voltada à prestação de aten ...
  • Compartilhe:

11/04/2024 SUBSTITUIÇÃO DE LÂMPADAS POR NOVA ILUMINAÇÃO EM LED AVANÇA EM BARREIRAS   A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Infraestrutura, acompanha de perto os trabalhos da empresa Ilumina Barreiras, responsável pela modernização, manutenção e telegestão de todo o Parque de Iluminação Pública do Município. As atividades de campo, iniciadas em janeiro des ...
  • Compartilhe:

10/04/2024 JUSTIÇA DO RIO DE JANEIRO SUSPENDE MULTA DE NEYMAR POR CONSTRUÇÃO DE LAGO ARTIFICIAL EM CASA O jogador Neymar não vai precisar pagar, pelo menos por enquanto, a multa de R$ 16 milhões pela construção de um lago artificial na casa que possui em um condomínio de luxo em Mangaratiba, na Costa Verde, no Rio de Janeiro. A Justiça do Rio suspendeu, nesta segunda-feira (8), a cobrança ant ...
  • Compartilhe:

10/04/2024 EVENTO COMEMORA OS 15 ANOS DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UFOB   ara celebrar os 15 anos do curso de Engenharia Civil da UFOB, estudantes e professores do Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias (CCET), em parceria com a Associação dos Engenheiros do Oeste da Bahia – ASSEOB, realizam a 2ª Semana de Engenharia Civil da UFOB. Até sexta-feira (12) ...
  • Compartilhe:

10/04/2024 MULHER É MORTA COM CERCA DE 100 TIROS EM SALVADOR Uma mulher, ainda sem identificação formal, foi morta com cerca de 100 tiros na noite de terça-feira (9) na Rua Neide Gama, no bairro do Engenho Velho da Federação, em Salvador. De acordo com a Record Bahia, a vítima teria sido morta por traficantes após gravar vídeos e tirar fotos supostam ...
  • Compartilhe:

10/04/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS EMITE NOTA DE PESAR PELA MORTE DO PROFESSOR E POLICIAL MILITAR EDUARDO CUNHA DO NASCIMENTO É com profundo pesar que lamentamos o falecimento do professor e policial militar Eduardo Cunha do Nascimento, ocorrido em Barreiras nesta terça-feira (9), vítima de infarto. Eduardo era servidor público municipal e atuava como professor de Língua Portuguesa na Escola Municipal Mirandolina Ribe ...
  • Compartilhe:

09/04/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS APOIA PRODUÇÃO DO DOCUMENTÁRIO SOBRE A VIDA DE ALCYVANDO LUZ, MULTI-INSTUMENTISTA BARREIRENSE, ATRAVÉS DA LEI PAULO GUSTAVO Em pleno processo de gravação, um documentário que retrata a vida do renomado multi-instrumentista barreirense Alcyvando Luz avança com o apoio da Lei Paulo Gustavo. Este projeto cultural foi contemplado no Edital de Chamamento Público nº 004/2023, promovido pela Prefeitura de Barreiras por me ...
  • Compartilhe:

09/04/2024 NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SENHOR JAILSON ALVES BATISTA Lamentamos com pesar o falecimento do senhor Jailson Alves Batista, aos 48 anos, esposo de Francisca Leite Batista, vice-diretora da Escola Municipal Professor Ivardo Pereira Bastos, ocorrido na noite desta segunda-feira (8). Jailson era operador de máquinas e muito querido por todos. Além de sua ...
  • Compartilhe:

09/04/2024 NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO ESTUDANTE LUCAS BONFIM BORGES DA SILVA Nota de Pesar pelo falecimento do estudante Lucas Bonfim Borges da Silva Recebemos com muita tristeza a notícia do falecimento precoce do pré-adolescente Lucas Bonfim Borges da Silva, aos 11 anos, ocorrido nesta terça-feira (9), em Barreiras. Lucas era um aluno querido, assíduo e dedicado da Esc ...
  • Compartilhe:

09/04/2024 SANTA RITA DE CÁSSIA SE TORNOU UM CANTEIRO DE OBRAS; VEJA VÍDEO
  • Compartilhe:

09/04/2024 GINÁSIO DE ESPORTES BALTAZARINO ARAÚJO ANDRADE SEDIA CAMPEONATO BARREIRENSE DE BASQUETE 2024   O fim de semana foi movimentado no Ginásio de Esportes Baltazarino Araújo Andrade com a primeira rodada de jogos do Campeonato Barreirense de Basquete 2024. Promovido pela Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer, a competição reúne nove equipes de b ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade