GENERAL ESCOLHIDO POR BIDEN PODE SER O PRIMEIRO NEGRO A COMANDAR O PENTÁGONO

08 de dez de 2020

Veículos de imprensa americanos informaram, nesta segunda-feira (7), que o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, vai escolher o general Lloyd J. Austin III para ser o novo secretário de Defesa do país. De acordo com o G1, ele pode se tornar o primeiro homem negro a comandar o Pentágono na história.

 

Entretanto, para que a escolha se confirme, Austin precisa que seu nome seja aprovado pelo Congresso, pois militares que foram para a reserva há menos de sete anos normalmente passam por uma sabatina. O general saiu da ativa há quatro anos.

 

Austin ficou conhecido por sua atuação na Guerra do Iraque, quando liderou as forças de coalizão pró-EUA no Oriente Médio. Ele esteve presente no confronto desde o início, em 2003, e também foi assistente de uma das divisões de infantaria.

 

A relação entre o militar e Biden começou em 2008, durante o governo de Barack Obama. Em 2012, Austin foi vice-chefe de gabinete do Exército. No ano seguinte, assumiu o Comando Central dos EUA e desenvolveu a estratégia para combater terroristas do Estado Islâmico na Síria e no Iraque.

 

Vale lembrar que Biden vem nomeando integrantes do novo governo americano com a intenção de promover maior diversidade étnica. Donald Trump, atual presidente, porém, ainda não admitiu a derrota nas eleições de novembro.

  • Compartilhe:

Publicidade